Letícia Martendal

As inscrições para a edição 2021 dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) irão abrir na próxima segunda-feira, dia 7 de junho.

Saiba os prazos e como realizar a inscrição: 

Prazo Inicial: 7 de junho

Prazo Final: 12 de agosto

Link para inscrição dos PARAJASC: clique aqui 

Informações: (48) 3665-6155

Gerência de Esporte de Rendimento: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Visita ilustre na Fesporte: Remador Odilon Maia Martins participou da primeira edição dos JASC, segue competindo aos 92 anos.

Odilon Martins é um exemplo de sucesso na vida e nos esportes. Aos 92 anos de idade, pratica esportes todos os dias e ainda compete no remo.

Ele participou da primeira edição dos jogos abertos em 1960, curiosamente, como atleta da natação, seu segundo esporte. “Lembro que era inverno e a água estava muito gelada, frio de agosto”, falou o atleta veterano, em visita essa semana ao presidente da Fesporte, Kelvin Soares.

No Remo, foram mais de 25 medalhas em campeonatos mundiais e outras centenas em competições pelo Brasil. Muitas, nos jogos abertos de Santa Catarina. Seu Odilon ficou feliz em saber que os JASC foram marcados para Novembro, em São José. Ele lembrou dos momentos difíceis da pandemia, disse que contraiu o vírus, mas recuperou-se rápido e ficou sem sequelas. Também lembrou da última competição em que participou. Em 2019, antes da pandemia, o Mundial Master de Budapeste, na Hungria. “Saudades de competir”, disse o atleta que segue remando diariamente em Florianópolis. 

 

O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, anuncia que São José será a cidade sede da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira, o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, explicou os motivos da escolha e detalhou questões relacionadas aos protocolos sanitários que precisam ser cumpridos para realização dos jogos.

"Estamos construindo protocolos que garantem a retomada segura das atividades e acredito que estamos no caminho certo de buscar esse equilíbrio. O esporte é muito importante para a saúde física e mental e certamente a realização dos Jasc é um passo importante", afirma o governador Carlos Moisés.

Santa Catarina foi pioneira na questão do regramento para práticas esportivas, sendo referência no país, em relação as medidas sanitárias e de retomada das atividades em meio a pandemia do Coronavírus. O anúncio antecipado leva em consideração as questões operacionais necessárias para a realização dos jogos e que precisam ser encaminhadas ao longo do ano, sempre analisando vários cenários. 

O processo de retomada dos esportes em Santa Catarina tem o acompanhamento da Fesporte e da Secretaria da Saúde do estado, sempre alinhado com as melhores práticas definidas pelo Governo do Estado levando em consideração as análises de risco.

Ainda nesta semana, em reunião com a Secretaria da Saúde, Santur e o Governo do Estado, serão tomadas medidas relacionadas a realização de eventos teste tendo em vista a retomada das atividades, sempre obedecendo aos protocolos.

“Não temos a garantia que os jogos irão acontecer. Trabalhamos com vários cenários. A certeza é que, se realizado, deverá ser uma edição diferente. Provavelmente sem público e obedecendo a portaria 441, cuidadosamente preparada em conjunto com a Secretaria da Saúde”, destacou Kelvin.

O anúncio repercutiu positivamente no meio esportivo, um dos setores econômicos mais afetados pela pandemia. Federações e entidades esportivas aos poucos estão retomando suas atividades de forma regrada e obedecendo a portaria 441 de 27/04/2021. O bom andamento dos eventos regrados pelas portarias do Governo do Estado servirão como balizador para a evolução gradativa desta retomada. Afinal, estamos vivendo um momento completamente atípico, em relação aos outros anos.

O Governo do Estado convida a população a conhecer a portaria que regula a retomada dos esportes em Santa Catarina. Ela está publicada no site da Fesporte(fesporte.sc.gov.br).

Durante o mês de junho será veiculada uma campanha publicitária com a intenção de dar maior divulgação a esta portaria.

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) contarão com cinco novas modalidades, a partir deste ano. São elas: ginástica artística, caratê, vôlei de praia, taekwondo e atletismo adaptado (Classe T20 - deficiências intelectuais). 

Segundo a Gerente de Esporte de Base e Inclusão, Josélia Teixeira, a adição destes esportes são consequências das alterações nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb's), a fim de que mais atletas catarinenses sejam selecionados para o evento nacional.

Além das novas modalidades, outra mudança também foi feita para as competições de 2021: somente atletas de 12 a 14 anos irão participar dos jogos, com exceção do Moleque Bom de Bola, que este ano traz a novidade de incluir os atletas de 15 a 17 anos.

Os Jesc estão previstos para acontecer do dia 14 a 18 de agosto, no modo individual, e do dia 23 a 27 de agosto, no modo coletivo, em Timbó.

As inscrições dos jogos escolares ainda estão abertas! Caso sua escola não tenha recebido o link para as inscrições, você pode entrar em contato com a Gerência Escolar: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (48) 3665-6135.