Saltar as barreiras. Essa sempre foi uma meta na vida de Lays Silva. Atleta desde os 11 anos de idade, segundo ela por conta de uma “olimpíada” na escola onde estudava, a joinvillense, se sagrou campeã mundial nos 100 metros com barreiras com o tempo de 13s36 segundos nos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, realizado na Normandia, França. Lays é estudante do 3º Ano do Ensino Médio na escola estadual Bailarina Liselott Thinks em Joinville.

A Gymnasiade 2022 é o maior evento esportivo do segmento estudantil no mundo e acontece de dois em dois anos, reunindo mais de 100 países em cada edição e organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

O maior obstáculo de sua carreira foi uma lesão em 2019. Sem condições para cuidar da lesão, Lays não conseguia treinar direito e nem competir. E depois com a pandemia do covid-19, a dor continuava ali. “Apesar de tudo que passei, em 2021 dei a volta por cima, consegui patrocínio e o acompanhamento da fisioterapeuta Mariana Arins. Meu rendimento melhorou 100% depois que ela passou a cuidar de mim”, reconhece Lays.

A partir daí, a atleta só se aperfeiçoou, ficando em 2º lugar no brasileiro sub-20 e sendo campeã no sul-americano sub-18 em 2021. Em 2022, ela colecionou os títulos da seletiva que a classificou ao mundial, bem como o recorde estadual sub-20, campeã brasileira sub-20 e campeã mundial na Gymnasiade, estabelecendo o novo recorde brasileiro escolar na prova dos 100 metros com barreiras.

“Foi incrível participar desse mundial, foi inexplicável o que senti! Eu sabia que tinha meninas muito fortes, mas eu queria melhorar minha marca e o resto era consequência. É gratificante ver que todo o trabalho duro do dia a dia finalmente estava sendo recompensado”, declarou a campeã mundial.

Lays faz parte dos contemplados do Projeto Bolsa Atleta, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, com um investimento previsto de R$ 8,4 milhões ao ano e que tem por meta, atender mais de 1.000 atletas, subsidiando as despesas esportivas, possibilitando ao atleta – especialmente os que estão em idade escolar –, uma situação mais confortável para dedicarem-se mais aos treinamentos.

A área escolar da Fesporte comunica que foram estabelecidos novos prazos finais para inscrição aos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos e 15 a 17. Na categoria 15 a 17 o prazo final agora é dia 24 de abril e não mais dia 8. Já na faixa etária 12 a 14 anos o prazo final é 13 de maio e não mais 30 de abril.

O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol - Moleque Bom de Bola – não sofreu alteração nos prazos. Continua dia 30 de junho como prazo final para as duas faixas etárias.

A gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, Josélia Teixeira, esclarece que,  para se inscrever e participar dos Jesc, e também do Moleque Bom de Bola, conforme o regulamento, a escola deverá escolher seus representantes por modalidade e evento e entrar em contato com o órgão municipal de esporte de sua cidade para verificar sobre como acontecerá a etapa municipal da competição, pois somente poderá participar da etapa Microrregional após a escola se classificar na etapa municipal.

Josélia explica que para obter atualizações o dirigente escolar deve acessar o site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov.br), onde estarão as informações atualizadas sobre o cadastro das escolas, alunos-atletas, inscrições, calendário e regulamentos.

“Porém, salientamos que só poderão participar os alunos-atletas ou escolas indicadas pelo órgão municipal de esporte”, esclarece Josélia enfatizando que é “importante destacar que o compromisso inicial da escola é inscrever seus atletas, pois os eventos escolares são uma política pública do Governo do Estado de Santa Catarina”.

Segue, para conhecimento, o que será oferecido pela Fesporte em cada etapa pelas:

Microrregional: Alimentação (Almoço e/ou Lanche) e Premiação. (somente Jesc/Moleque)

Regional: Alimentação (Café da manhã, almoço, janta e/ou lanche), transporte, alojamento em escola e premiação.

Estadual: Alimentação (Café da manhã, almoço, Janta e/ou Lanche), transporte, alojamento em escola, hospedagem em hotel e premiação.

Festival Escolar Dança Catarina

Para se inscrever e participar do Festival Escolar Dança Catarina – On-line e Presencial seguem abaixo as instruções: 

Inicialmente todos os alunos/bailarinos deverão se cadastrar no sistema único de inscrições da Fesporte, assim como cada escola/entidade e seus responsáveis. Com a abertura do prazo de inscrições do Festival Escolar Dança Catarina Presencial e On-line a escola irá se inscrever nas categorias e modalidade na qual tiverem representação, conforme as regras e divisões explícitas nos regulamentos 2022. 

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line será realizado em etapa única, já o Festival Escolar Dança Catarina Presencial a inscrição inicial será para participar das etapas Mesorregionais e os classificados destas etapas irão se inscrever posteriormente para as Etapas Regionais.

Para maiores informações segue os contatos:

Jesc/ Moleque Bom de Bola: (48) 3665- 6135, 3665-61119 ou 3665-6120 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Dança Catarina: (48) 3665-6152 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os regulamentos técnico e geral dos Jesc e Moleque Bom de Bola já estão disponíveis no site da Fesporte. Clique aqui.

  


Resumindo - Prazos finais de inscrições:

JESC 15 a 17 → 24 de abril

JESC 12 a 14 → 13 de maio

JASTI → 17 de abril

Moleque Bom de Bola → não sofreu alteração nos prazos

 

 

A Fesporte altera o edital do Bolsa Atleta SC nos itens que referem-se a publicação dos resultados e prazos para recursos.

A lista dos contemplados será divulgada no dia 19 de abril e não mais no dia 31 de março como previa inicialmente o edital.

Também ficou definido que o prazo para recursos será de 15 dias úteis após a publicação do resultado. Anteriormente, o edital previa apenas 5 dias úteis para recursos. Sendo assim, os proponentes terão até o dia 10 de maio para recorrerem da decisão inicial. O julgamento dos recursos com a nova lista será divulgado em diário oficial (DOE) até o dia 18 de maio.

 



Resumindo:

Lista dos contemplados → 19 de Abril
Prazo para recursos → até 10 de Maio
Divulgação dos julgamentos dos recursos (DOE) → até 18 de Maio

 

Edital de seleção das entidades para o PIDE é publicado.

O Governo do Estado, por meio da Fesporte, publicou na sexta-feira (11/03), o edital de seleção das entidades sem fins lucrativos para atuarem como unidades executoras do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), desenvolvido em parceria com Instituições de Ensino Superior.

Poderão participar deste Chamamento Público, as unidades escolares públicas, prefeituras, secretarias ou fundações municipais, além de entidades sem fins lucrativos com sede no estado de Santa Catarina. No processo de seleção será fundamental que essas unidades tenham em seu quadro funcional, ao menos um profissional de educação física com registro e instalações adequadas para realização das atividades, entre outros requisitos previstos no edital.

As Unidades Executoras selecionadas irão ceder o espaço físico e quadro de horários para as aulas do PIDE. As atividades serão ministradas por monitores, acadêmicos de educação física, cedidos em parceria com Instituições de Ensino Superior, previamente cadastradas. As unidades executoras serão classificadas em ordem decrescente, de acordo com a pontuação total obtida nos critérios de classificação. Cerca de 500 acadêmicos estão sendo selecionados para atuarem no PIDE.  A idéia é atender com o PIDE, cerca de 20 mil jovens e adolescentes em todo o estado. “A formação em idade escolar tem papel central na construção dos conhecimentos e hábitos da população. Será um aprendizado que as crianças irão levar para a vida, promovendo saúde, qualidade de vida e contribuindo para o aprendizado escolar”, avalia o Presidente da Fesporte Kelvin Soares.

O início das atividades deverá ocorrer ainda no primeiro semestre. O Edital completo já está disponível no Portal de Compras do Governo do Estado de Santa Catarina – www.portaldecompras.sc.gov.br e no site da FESPORTE em www.fesporte.sc.gov.br. O cadastramento das Unidades executoras poderá ser feito até o dia 11 de Abril.

 


 

A Fesporte publicou hoje (11/03) ajustes no edital do programa Bolsa Atleta relacionados a concessão de bolsas.  

As mudanças alteram e incluem algumas competições indicadas por Federações, Confederações e entidades do paradesporto, e que validam concessões de bolsas.  

Todas as alterações, descritas no documento, foram amplamente discutidas com essas entidades e tem como objetivo o aprimoramento do edital publicado anteriormente. 

 

→ Acesse aqui a retificacao completa 

 Acesse aqui o edital retificado

Arenas de Verão movimentam o Litoral de Santa Catarina

Novidade da temporada em Santa Catarina, as Arenas de Verão estão agitando as praias em 12 municípios do litoral catarinense. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 5 milhões para construir as estruturas, operadas em uma parceria com as prefeituras. Os espaços contam com quadras esportivas, espaço kids, áreas para descanso e academias. Professores de educação física e de dança ajudam a entreter os turistas, com atividades diárias. O projeto vai até o dia 5 de março nas cidades de Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Rincão, Laguna, Imbituba, Palhoça, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.

Na Praia Central de Barra Velha, no Litoral Norte, a piauiense Edilene Barreira, 42 anos, aproveitava o Espaço Relax da Arena. Moradora de Porto Alegre, ela se disse impressionada com o espaço.

“O lugar é muito atrativo e organizado. Está também muito limpo. Tem o espaço dos esportes e cada local tem uma pessoa responsável, para dar todo o suporte. Eu achei a iniciativa fantástica e o Governo do Estado está de parabéns”, elogia a turista.


Edilene Barreira, 42 anos, aproveitava o espaço relax em Barra Velha

Proporcionar um espaço convidativo para os turistas e moradores é uma das ideias do projeto, além de fomentar a prática dos exercícios físicos, como relata o governador Carlos Moisés. Iniciado em janeiro, a iniciativa já é considerada um sucesso pelas prefeituras.

“Nós estamos recebendo um retorno muito positivo das pessoas que estão aproveitando as Arenas de Verão. Os espaços estão sendo frequentados por famílias e também por atletas, por conta das arenas esportivas. Com todo esse sucesso, poderemos expandir o número de locais atendidos na próxima temporada”, conta o governador.

O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Kelvin Soares, diz que o momento é de retomada das atividades esportivas após os fechamentos no começo da pandemia de Covid-19. “O Governo do Estado está investindo maciçamente no fomento das atividades físicas. Estamos muito felizes com o resultado das Arenas de Verão. Está sendo um sucesso em todas as cidades”, diz Soares.

Turistas elogiam estrutura

O paranaense Everton Porazzi aproveitou a estrutura montada na Praia Central de Piçarras junto com a família e amigos. Ele diz que tem a intenção de vir morar em Santa Catarina por conta da qualidade de vida e relata que não conheceu em nenhuma outra praia brasileira uma estrutura pública como aquela.

“Nas praias do Paraná, não tem uma estrutura como essa. O turista aqui tem todo o suporte, até mesmo sanitário, com banheiros à disposição. Está tudo muito caprichado e organizado. Na parte da noite, tem shows ao vivo. O pessoal está mesmo preparado para receber turistas aqui”, diz o advogado.

Na Praia Alegre, em Penha, a estrutura é muito usada por jovens que praticam aulas de vôlei. O Espaço Kids também é bastante disputado. O pescador Eduardo dos Santos (foto), 50 anos, trouxe os netos pequenos para brincar no local. Segundo ele, o local é ideal para as crianças, pois alia um mar calmo a uma estrutura de lazer.

“Gostei muito. Tem espaço para gente descansar, as crianças são acompanhadas e podem brincar e pintar à vontade. Tem muita coisa legal para eles aproveitarem. Eu espero que isso continue e seja expandido também para outras praias”, diz.

:: Veja onde estão as 12 Arenas de Verão 

 

Rincão: 
Em frente à R. Rita Dal Bó Benedet, 1530 - Centro, Içara - SC, 88820-000
 
Laguna:
Em frente à Av. Rio Grande do Sul, 1297-1187 - Mar Grosso, Laguna - SC, 88790-000
 
Imbituba: 
Em frente à Rua Manoel Antônio de Sousa – Praia da Vila

Araranguá:
Em frente à R. Badejo, 16 - Balneário Morro dos Conventos, Araranguá - SC, 88900-000

Arroio do Silva:
Em frente à Av. Beira Mar, 425, Balneário Arroio do Silva - SC, 88914-000

Barra Velha: 
Próximo a Av. Avelino José Borges - Beira Mar, 43-1 - Itingá I, Barra Velha - SC, 88390-000

São Francisco do Sul: 
Av. Atlântica, 1354 - Praia da Enseada, São Francisco do Sul - SC, 89240-000

Piçarras: 
Em frente à Av. José Temistócles de Macedo, 1975, Balneário Piçarras - SC, 88380-000

Navegantes: 
Em frente à Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 495 - São Pedro, Navegantes - SC, 88370-053

Penha: 
R. Ivo Silveira, 273 - Centro Penha - SC, 88385-000

Balneário Barra do Sul: 
R. Boca da Barra, 339, Balneário Barra do Sul - SC, 89247-000

Palhoça: 
Próximo a R. 504 - Mar Azul (Ens Brito), Palhoça - SC

 

 

Pagina 1 de 2