Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival Escolar Dança Catarina On-Line é nesta terça e quarta

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line ocorre nesta terça (8) e quarta-feira (9), a partir das 19h30 horas por meio da plataforma Vimeo. Neste ano serão 20 grupos escolares de dança participando da competição.

As apresentações serão avaliadas por um grupo de jurados formado por três profissionais da área da dança, que após as apresentações avaliarão a performance dos bailarinos para a posterior divulgação dos vencedores.

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line é uma Promoção do Governo de Santa Catarina por intermédio da Fesporte.

 

Clique aqui e assista o festival

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Escolas brilham no Dança Catarina em Campo Alegre

Choro, emoção e sinergia entre bailarinos e público foi à tônica vivenciada para quem foi assistir a etapa regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, nos dias 28 e 29 em Campo Alegre. A competição, promovida pela Fesporte em parceria com a prefeitura local, reuniu 22 escolas oriundas de 19 municípios na praça do Calçadão da Cascatinha no centro do município e brindou o público com espetáculos de dança de qualidade divididos em nove categorias. Competiram as escolas classificadas na quinta, sétima, oitava, nona e 15ª mesorregiões do festival.

Somados os dois dias de competições, as escolas dos municípios Piratuba e Irineópolis, com dois troféus de campeão cada, foram as grandes destaques do festival. O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, prestigiou o festival participando ativamente do cerimonial de premiação, assim como a prefeita do município Alice Bayerl Grosskopf.

 Os bailarinos de Irineópolis venceram com o Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, com a coreografia “Dança dos Pescadores da região de Kaachubi”, na categoria dança popular infantil, e na dança de salão infantil com o casal Kauã Plugge e Naiara Ribeiro, do Grupo Escolar Zélia Milles. Já os piratubenses foram campeões com a Escola Estadual Carlos Chagas, com a coreografia “Gingado da Sanfona”, na categoria dança popular juvenil, e também na categoria dança de salão juvenil, com o casal João Pedro Sales e Vitória Molin.

Vitória ficou tão emocionada e nervosa com a conquista, que teve que ser amparada pela equipe médica que estava de plantão. Por fim, recuperada, disse que as duas medalhas de ouro conquistadas por ela foi algo inexplicável. “Eu chorei de emoção na hora de receber as medalhas. A dança é tudo pra mim desde criança e esse título vai ficar para sempre na minha história”, disse.

Cores, harmonia e diversidade cultural foram apresentadas ao público (Foto: Antonio Prado)

Alice Bayerl Grosskopf, prefeita de Campo Alegre, aprovou o evento. “Estou muito feliz com o Festival Escolar Dança Catarina em nosso município. “Foi uma surpresa positiva para nós, afinal a dança é alegria, é energia boa, é confraternização. E tudo isso nós vimos aqui neste festival”, destacou.

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, destacou a qualidade do festival. “Tivemos aqui em Campo Alegre apresentações fantásticas com um corpo de jurados qualificado. E assim terminamos a edição 2022 do Dança Catarina com grande êxito e proporcionando cidadania à crianças e adolescentes por intermédio da dança”.  

A etapa regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, em Campo Alegre, foi a quarta e última etapa do festival. Antes já haviam sido realizadas as etapas regionais Oeste, em Xanxerê; a Leste-Norte, em Presidente Getúlio, e a etapa Regional Sul, em Lauro Múller.

 

Conheça as escolas campeãs 

Categoria Dança Popular Infantil

Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder (Ireneópolis) – Coreogafia: “Dança dos Pescadores da região de Kaachubi

Coreógrafa: Adriana Koman

 

Categoria Dança de Salão Infantil

Grupo Escolar Zélia Milles (Ireneópolis) – Bailarinos: Kauã Plugge e Naiara Ribeiro

Coreógrafa: Adriana Koman

 

Categoria Dança Livre Infantil

Colégio Marista Frei Rogério (Joaçaba) – Coreografia: “Cyber Punk”

Coreógrafo: Luiz Israel

 

Categoria Dança Popular Juvenil

EEB Carlos Chagas (Piratuba) – Coreografia: “Gingado da sanfona”

Coreógrafa: Andreia Rosana Raizer

 

Categoria Dança Urbana Juvenil

EEB Frei Rogério (Ponte Alta do Norte) – Coreografia: “Eles fazem por vocês”

Coreógrafo: Adrian Mainaroski

 

Categoria Dança de Salão Juvenil

EEB Carlos Chagas (Piratuba) – Bailarinos: João Pedro Sales e Vitória Molin

Coreógrafa: Andreia Rosana Raizer

 

Categoria Dança Livre Juvenil

EEM Valmir Omarques Nunes (Bom Retiro) – Coreografia: “Desbravadores dos sete mares”

Coreógrafos: Róbson da Cruz e Alice Seemann

 

 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Leste-Norte do Dança Catarina contagia Presidente Getúlio

Uma noite marcada por emoção e lindas coreografias. Assim foi a realização da etapa regional Leste-Norte do Festival Escolar Dança Catarina, no município de Presidente Getúlio, no sábado dia 22 no Ginásio Waldemiro Thomas Pereira (Pereirão).  No total foram 18 apresentações representadas por 16 escolas, oriundas das mesorregiões 11ª ,12ª , 13ª  e 14ª  do festival.

A grande vencedora do Festival foi a Escola Estadual Giovani Trentini, do município de Rio dos Cedros, que levou dois troféus de campeão e dois troféus como destaque da noite, além do troféu como bailarino destaque.

Os bailarinos foram campeões com as coreografias “Consumo e seus efeitos do lixo”, na categoria infantil urbana, e “Shiva Natajara”, na categoria juvenil livre. Nas duas coreografias receberam o troféu de destaque da noite.  O time campeão recebeu também o troféu de bailarino destaque, com Theo Ferreira. 

Alunos da Escola Estadual Giovani Trentini, de Rio dos  Cedros, comemoram o título. Foto  Antônio Prado

“Para mim é uma sensação muito especial ser campeão nesta noite porque eu participo do Dança Catarina desde os meus nove anos e agora eu faço parte como professor dessa escola.  Então é um orgulho muito grande ver essa geração  dar continuidade a um trabalho que começou bem antes e  ver que eles estão  crescendo, evoluindo no Dança Catarina junto comigo”, disse o coreógrafo da escola Giovani Trentini, Natan Vasselai.

Para a coordenadora do Festival Escolar Dança Catarina, Mapi Cravo, a etapa Regional Leste- Norte foi bastante positiva: “A noite foi muito linda com grandes apresentações. Depois de uma pandemia nos reinventamos. Isso é o resultado do trabalho da Fesporte. Trouxemos ao palco alegria e a oportunidade das crianças exercerem suas cidadanias por meio da dança. Por isso o Festival Escolar Dança Catarina é algo Fantástico”, disse. 

Outro que elogiou a noite foi o vice-prefeito de Presidente Getúlio José Adálcio Krieger. “Quero parabenizar a Fesporte pela realização deste lindo evento. Foi uma noite memorável. Nosso município está muito grato por esta competição muito bem organizada. Estaremos sempre à disposição da Fesporte para realizarmos parceria para a realização deste evento de dança escolar”. 

 

Conheça as escolas campeãs 1º lugar

Categoria Infantil Urbana

EM Giovani Trentini (Rio dos Cedros) – Coreografia: Consumo e seus efeitos do lixo”

Coreógrafo: Natan Vasselai

 

Categoria Infantil Popular

EM Plácido Xavier Vieira (Joinville) – Coreografia: “Frevo”

Coreógrafa: Letícia Viana 

 

Categoria Infantil Livre

CE Giácomo Zommer (Mirim Doce) – Coreografia:  “Vítimas da Guerra: um apelo em busca da paz!” 

Coreógrafa: Viviane Borghezan

 

Categoria Juvenil Livre

EEB Giovani Trentini (Rio dos Cedros) – Coreografia “Shiva Natajara”

Coreógrafo: Natan Vasselai

 

 

Categoria Infantil Salão

EM Tancredo Neves - Presidente Getúlio – Bailarinos: Jéssica Ferreira e Andyara Zimmerman

Coreógrafa: Mayara Odorizi

 

Categoria Juvenil Salão

EEB Professora Semíramis Bosco (Witmarsun) – Bailarinos: Raul Schulze e Ana Erika Berri

Coreógrafa: Andriele Welnecker