Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Tema anti-homofóbico leva Lauro Müller a título

A segunda noite do Festival Escolar Dança Catarina na região Sul deu o título aos donos da casa. O grupo de dança da Escola Emília Mamede Soares, de Lauro Müller, conquistou o título na categoria infantil livre com a obra “Não Recomendado”. Usando a música homônima, de autoria de Caio Prado, a coreografia, de Davi Cunha, traz à tona um tema bastante atual: a homofobia. Ousada e questionadora, todavia de bom nível técnico, a apresentação da equipe lauro-milense arrancou aplausos dos presentes e dos concorrentes.

O Colégio Recriarte, de Camboriú, ficou em segundo lugar, com mais uma bela apresentação. Com uma concepção mais intimista, a coreógrafa Roberta Guimarães abordou o universo feminino, com a obra “Múltiplas Faces”. Já a Escola Professora Maria da Glória Silva, de Içara, terceira colocada, usou a música “Maria da Vila Matilde”, de Elza Soares, para retratar a violência contra a mulher, com a coreografia “Um Oito Zero”, de Walter Gobbo.

Os destaques na categoria infantil livre ficaram com Maria Luíza Martins (bailarina), da Escolar Recriarte; Bruno Tomé (bailarino), da Escola Professor André de Souza, de Imbituba; Escola Professora Maria da Glória Silva (grupo), de Içara; e Davi Cunha (coreógrafo), da Escola Emília Mamede Soares, de Lauro Müller.

A categoria juvenil popular teve inscrição única e apresentou a coreografia “Mistifório do Oriente”, de Tuanny Rafaela dos Santos, do Centro Educacional Marista São José, de São José. Além do troféu de primeiro lugar, também recebeu destaque para o grupo, para a coreógrafa e para os bailarinos Maria Vitória Furtado dos Santos e Matheus Teixeira Nascimento.

Na dança de salão juvenil, o troféu de campeão foi para a dupla Ana Laura Fontoura e Jorge Luiz Pacheco Júnior, da Escola Prefeito Luiz Carlos Luiz, de Garopaba. Para uma noite com ousadias, contestações e inovações, essa categoria também deixou sua marca: uma dupla com duas bailarinas, Sophia Martinez e Iohanna Dietrich, do Colégio Recriarte, ficou em segundo lugar. E o terceiro lugar foi ocupado por Gabriel Joaquim de Almeida e Noêmia Joana de Souza, da Escola Professora Maria da Glória Silva, de Içara.

O Dança Catarina fecha a etapa regional em Presidente Getúlio, nos dia 22 e 23 de novembro. Mas a edição 2019 não para por aí. O maior evento de dança escolar do mundo tem algo a mais reservado para a comemoração de seus 20 anos: a Noite de Gala, que acontece no dia 4 de dezembro. O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado – @governosc –, realizado por intermédio da Fesporte.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Festival define primeiros campeões em Lauro Müller

Equilíbrio e qualidade técnica marcaram a primeira noite da etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina, em Lauro Müller, na região Sul do estado, em que se definiram os primeiros campeões, na sexta-feira (26). Foram quatro concorrentes na dança popular infantil, nove na dança livre juvenil e três na dança de salão infantil. Representantes de Nova Veneza, Garopaba e Camboriú foram os grandes vencedores da noite.

A abertura oficial do evento contou com a presença da coordenadora-geral, Mapi Cravo, representando a Fesporte, do Prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, e da secretária de Educação do Município Heloísa Ribeiro Fontanella, entre outras autoridades. Mapi Cravo destacou os 20 anos do evento. “Vocês coreógrafos e professores são os pilares do Dança Catarina e fazem a história da dança em nosso estado. Este é um palco solidário, é um palco para a cidadania da dança”, disse a coordenadora.

Heloísa Ribeiro destacou que foi a primeira vez que o município sediou o evento em sua etapa regional “É uma honra receber tamanha confiança e prestígio do Governo do Estado e da Fesporte. A dança também traz aprendizado na escola. Nós ensinamos disciplina pela dança e regras essenciais para uma boa formação do ser humano. Nós, como educadores, precisamos apoiar eventos como esse”, declarou.

O prefeito Fontanella destacou a importância das ações da Secretaria de Educação, como a parceria com a Fesporte para a realização do Dança Catarina em Lauro Müller. “Estamos felizes por estar sediando um dos maiores eventos escolares de nosso estado e por acolher a todos vocês”, disse ele, dando as boas-vindas aos participantes.

Na dança popular infantil, o primeiro lugar ficou a Escola Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, com a coreografia “Guerreiros Maculelê”, de Vanessa da Silva e Jussara Savio. Em segundo, ficou o Colégio Recriarte, de Camboriú, com a coreografia “Festa do Rock in  Roll”, de Waldir Coral. E na terceira colocação, ficou a Escola Gregório Manoel de Bem, de Laguna, com “Festejando a Vida”, da coreógrafa Laís Vitorino Oliveira.

Na modalidade de dança livre juvenil, a Escola Luiz Carlos Luiz, de Garopaba ficou com o título, pela coreografia “Contágio”, de Elza Helena de Souza. O Colégio Recriarte, de Camboriú, compôs o pódio nas duas colocações seguintes, com as coreografias “Trajetos”, em segundo, e “Relações”, em terceiro, ambas da coreógrafa Roberta Guimarães.

Na dança de salão infantil, aconteceu um empate na primeira colocação. O Colégio Recriarte, com a dupla André Ferreira e Lanai Januário, e Escola Professor André de Souza, de Imbituba, com Gustavo de Souza e Maria Eduarda Senardo, empataram na primeira colocação. Gustavo Garcia e Suelen Jonk, também do Colégio Recriarte, completaram o pódio. 

Os destaques na categoria infantil popular ficaram com o bailarino Jeferson José Cardoso Júnior, da Escola Gregório Manoel de Bem, de Laguna; a bailarina Aléxia Cardoso, da Escola Maria Duarte Vasconcelos, der Sangão; a coreógrafa Jussara Sávio, da Escola Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, que também obteve destaque como grupo, pela coreografia "Guerreiros Maculelê". Na categoria juvenil livre, Roberta Guimarães, do Colégio Recriarte, de Camboriú, foi destaque como coreógrafa. O grupo de Garopaba, da Escola Prefeito Luiz Carlos Luiz, foi destaque na categoria juvenil livre, com a obra "Contágio", e os bailarinos Maria Eduarda Pereia e Carlos Eduardo Porciúncula como baliarino. Roberta Guimarães voltou a receber destaque como coreógrafa.

O Dança Catarina volta ao Centreventos Nelson Righetto, em Lauro Müller, a partir das 19h deste sábado (26), para a segunda noite de apresentações, desta vez com as modalidades de  dança popular e de salão, na categoria juvenil, e dança livre, na infantil. O evento é uma promoção do Governo do Estado – @governosc –, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Lauro Müller.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Etapa regional do Dança Catarina chega a Lauro Müller

A terceira sede da etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina movimentará as noites de sexta e sábado (25 e 26) no Centreventos Nelson Righetto, em Lauro Müller. A cidade já havia sido uma das sedes na etapa microrregional, no dia 8 de outubro. Os grupos classificados das sedes microrregionais do Sul do estado voltam a se apresentar nesta e na próxima noite, para a disputa dos troféus regionais.

Nesta sexta, acontecem as apresentações de dança popular e de salão infantis, além da dança livre juvenil. No sábado, as apresentações são de dança popular e de salão juvenis, além da dança livre infantil. São cerca de 300 alunos de 19 escolas envolvidos no concurso. Ao todo, serão 35 apresentações de obras de 23 coreógrafos concorrendo a seis premiações. Além disso, também serão premiados como destaque o coreógrafo, bailarino e bailarina, de cada modalidade e categoria, e o grupo da dança popular e livre, em ambas as categorias.

A etapa regional já aconteceu em Itá (27 e 28 de setembro) e Campos Novos (18 e 19 de outubro). Depois de Lauro Müller, a Fesporte cumpre a etapa regional na cidade de Presidente Getúlio, na divisão Leste-Norte. O evento é uma promoção do Governo do Estado – @governosc –, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Lauro Müller.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Mais de 550 bailarinos se apresentaram em Campos Novos

O Festival Dança Catarina, etapa regional Centro-Oeste, encerrou com chave de ouro na noite deste sábado (19). O evento sediado no Município de Campos Novos, nos dias 18 e 19, contou com a participação de 26 unidades escolares de 17 cidades: Alto Bela Vista, Bom Retiro, Caçador, Campo Alegre, Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Fraiburgo, Irineópolis, Joaçaba, Lages, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília, São Bento do Sul, São José do Cerrito, Urubici e Campos Novos.

O evento é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Esportes- Fesporte e coordenado pela Supervisão Regional de Educação em parceria com a Prefeitura. De acordo com a comissão organizadora, mais de 550 bailarinos se apresentaram nos palcos desta etapa, tanto na categoria competitiva, quanto na categoria mostra.

Para muitos bailarinos dançar nos palcos do Dança Catarina é a realização de um sonho, pois a mega estrutura de som, iluminação, palco e uma banca de alto nível de jurados oferecida pela Fesporte, faz com que eles se sintam ainda mais prestigiados e valorizados.

O Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro ressaltou a alegria em sediar um evento desta magnitude. “O Dança Catarina é o maior Festival de Dança Escolar, que neste ano completa 20 anos, sendo esta a primeira vez que o Município sedia uma Etapa Regional. O que vimos aqui foram verdadeiros espetáculos, com nível técnico muito alto. Este evento ficará marcado em nossa história e desde já nos colocamos à disposição para receber o evento novamente em nossa cidade, pois essa parceria entre Administração Municipal, Governo do Estado, Fesporte e Supervisão Regional de Educação foi um sucesso”, pontuou.

Confira os resultados da segunda noite do evento:

Categoria Juvenil Dança Popular e Folclórica

1° lugar

Escola: EEB Horácio Nunes

Coreografia: Cantos e danças da região de Rzeszow

Coreógrafo (a): Quelson Brito

Município: Irineópolis

2° lugar

Escola: EEB Irmã Irene

Coreografia: Negrinho do Pastoreio

Coreógrafo (a): Marinei Pedon

Município: Santa Cecília

3° lugar

Escola: EEB Mauro Gonçalves Farias

Coreografia: Chacarrera do tempo

Coreógrafo (a): Rosangela Muniz

Município: São José do Cerrito

Destaques da Categoria

Bailarina: Marcela da Silva de Freitas

Bailarino: Diogo Waden

Grupo: Chacarrera do Tempo

Coreógrafo (a): Quelson Marcelo Brito

Categoria Infantil Dança Livre

1° lugar

Escola: EEB Ilza Amaral de Oliveira

Coreografia: Meu presente me condena

Coreógrafo (a): Diana Demartini Martins

Município: Lages

2° lugar

Escola: EEB Teixeira de Freitas

Coreografia: “Des-encontro”

Coreógrafo (a): Janaína Jurk

Município: Alto Bela Vista

3° lugar

Escola: Colégio Santa Rosa de Lima

Coreografia: Charming

Coreógrafo (a): Anderson da Costa

Município: Lages

Destaques da Categoria

Bailarina: Gabriela Dias Lara

Bailarino: Gustavo Richard

Grupo: EEB Irmã Irene

Coreógrafo (a): Diana Demartini Martins

Categoria Juvenil Dança de Salão

1° lugar

Escola: EEB Araújo Figueiredo

Bailarinos: Douglas Siqueira e Ana Paula de Lima

Coreógrafo (a): Maria Helena Werlang

Município: Urubici

2° lugar

Escola: EEB Teixeira de Freitas

Bailarinos: Diogo Vuaden e Marina Hoffmann

Coreógrafo (a): Andréia Rosana

Município: Alto Bela Vista

3° lugar

Escola: EEB Frei Rogério

Bailarinos: Luiz Fernando Rocha e Bruna Turchetto

Coreógrafo (a): Robson Cichacz

Município: Ponte Alta do Norte

Destaques da Categoria

Bailarina: Milena de Souza

Bailarino: Douglas Siqueira

Coreógrafo (a): Maria Helena Werlang

Texto: Débora Tibes Fagundes/ Ascom Prefeitura de Campos Novos

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Bailarinos brilham no Dança Catarina em Campos Novos

A noite desta sexta-feira (18) ficou marcada com a abertura da etapa Regional Centro Oeste do Festival Escolar Dança Catarina. O Ginásio Humberto Calgaro foi sede de grandes números e coreografias. O alto nível técnico apresentado pelos bailarinos chamou a atenção do público numeroso que prestigiou a primeira noite do evento.

O evento é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes-Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Campos Novos. Esta é a primeira vez que o Município sedia uma etapa regional. “Para nós camponovenses é um orgulho muito grande sediar um evento desta magnitude. Que Joinville nos perdoe, mas neste final de semana Campos Novos é a sede Catarinense da dança”, pontuou o Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro.

Conforme comentou a coordenadora geral do Dança Catarina, Mapi Cravo, o evento é promovido para que os jovens dançarinos brilhem nos palcos do Dança Catarina. “Foi uma noite esplendorosa, com grandes apresentações. O Centro Oeste é uma regional muito forte, qualidade técnica que vem para o palco é elevada, foi uma noite agraciada com grandes shows, grandes figurinos e grandes apresentações”,reforçou.

O espetáculo foi aberto com a coreografia Fazendinha, apresentada pelo Grupo Municipal Jardim Bela Vista de Campos Novos, na categoria mostra, ou seja, não competitiva. Ao todo 29 grupos apresentaram seus trabalhos.

Entrevista com a professora e coreógrafa Mapi Cravo e Matias Broering, da Escola Estadual Valmiro Marques Nunes, de Bom Retiro, bailarino destaque com chapeleiro maluco da coreografia Alice no País das Maravilhas

Confira os vencedores desta primeira noite:

Categoria Infantil- Dança Popular e Folclórica

1° Lugar

Escola: Colégio Superativo

Coreografia: Batendo os Paus Pra Dança Maculele

Coreógrafo (a): Monica Pozzebon

Município: Joaçaba

2° Lugar

Escola: Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder

Coreografia: Uma viagem à região de Lublin através de seus cantos e danças

Coreógrafo (a): Quelson Brito

Município: Irineópolis

3° Lugar

Escola: EEB Teixeira de Freitas

Coreografia: Kerb na escola

Coreógrafo (a): Rosangela Freis

Município: Alto Bela Vista

Categoria Juvenil Dança Livre

1° Lugar

Escola: EEB Celso Ramos Filho

Coreografia: Frontline- Me coloquem na linha de frente

Coreógrafo (a): Juliano Ferreira

Município: São Bento do Sul

2° Lugar

Escola: EEB Santa Teresinha

Coreografia: Epitáfio

Coreógrafo (a): Aniela Menon

Município: Curitibanos

3° Lugar

Escola: EEB Dep. Altir Webber de Mello

Coreografia: O Rei do rock não morreu

Coreógrafo (a): Ingred Larisa Dias

Município: Curitibanos

Categoria Infantil Dança de Salão

1° Lugar

Escola: EEB Frei Rogério

Bailarinos: Henrique dos Santos e Giulia Bordin

Coreógrafo (a): Robson de Souza

Município: Ponte Alta do Norte

2° Lugar

Escola: EEB Teixeira de Freitas

Bailarinos: Iago Schwingel e Eduarda Tessmann

Coreógrafo (a): Luis Rainieri

Município: Alto Bela Vista

3° Lugar

Escola: Grupo Escolar Zélia Milles

Bailarinos: Naiara Ribeiro e Kauã Pugge

Coreógrafo (a): Tania Dziedzic

Município: Irineópolis

Destaques infantil popular

Destaque Bailarina:  Alanys

Destaque Bailarino: Iago Schwingel

Grupo Destaque: Uma viagem à região de Lublin através de seus cantos e danças

Coreógrafo (a) Destaque: Marinei Pedon

Destaques Juvenil Livre

Destaque Bailarina:  Shayane de Oliveira

Destaque Bailarino: Marias Broering

Grupo Destaque: Take my hand

Coreógrafo (a) Destaque: Pedro Cavalheiro

Destaques Infantil Salão

Destaque Bailarina:  Naiara Ribeiro

Destaque Bailarino: Gustavo Farias

Grupo Destaque: Casal Welgner Borges e Soliere Martins

Coreógrafo (a) Destaque: Ingred Larissa Dias

 Neste sábado (19), a partir das 18h30 o evento terá continuidade. Toda a população de Campos Novos e Região está convidada para prestigiar.

Texto: Débora Tibes Fagundes/ Ascom Prefeitura de Campos Novos

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Xavantina abre temporada 2019 do Dança Catarina

O Festival Escolar Dança Catarina começa a temporada 2019 nesta quarta-feira, 4, no município de Xavantina. O concurso, que acontece no Ginásio Municipal de Esportes, terá início às 18h30min, nas categorias mirim (estilos livre e popular), juvenil (estilos livre, popular e dança de salão) e infantil (estilos livre, popular e dança de salão), Na programação estão previstas ainda apresentações da mostras coreográficas.

Cerca de 350 alunos de 17 unidades escolares e seis municípios da região de Seara. Este é o primeiro evento da etapa mesorregional do Dança Catarina em 2019, ano em que o programa completa 20 anos. Por isso, neste ano, o Dança Catarina traz novidades: os cursos de capacitação prática em técnicas de dança e a Noite de Gala.

Os cursos de capacitação acontecem em todas as sedes da etapa mesorregional. Em Xavantina, ocorrem na quinta-feira, 5. São quatro cursos, voltados professores da rede estadual e da rede pública municipal e professores participantes do evento. São oferecidos pela Fesporte, ministrados por profissionais de dança, os quais compõem também o corpo de jurados.

Curso de Danças Urbanas (ministrante: Leonardo Reis);

Curso de Danças Populares e Folclóricas (ministrante: Jéssica Dalsenter)

Curso de Danças de Salão (ministrante: Alexandra Klen)

Curso de Composição Coreográfica (ministrante: Guilherme Rocha)

A Noite de Gala será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, em Florianópolis, com apresentações de destaques deste, que é o maior evento do mundo de dança escolar itinerante, e homenagem a profissionais da dança envolvidos na história do programa. Mas, antes disso, o Festival Escolar Dança Catarina, segue o roteiro previsto para a etapa mesorregional, em 20 sedes, e regional, em outras quatro, conforme programação (clique aqui para acessar o calendário).

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Estado de Santa Catarina (@governosc) e realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios-sede.

Texto: Heron Queroz/Ascom/Fesporte

 

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Técnicos em reunião pelos 20 anos do Dança Catarina

Por Antônio Prado

Com o objetivo de continuar os trabalhos pelos preparativos dos 20 anos do Festival Escolar Dança Catarina em 2019, técnicos do festival estiveram reunidos no final da tarde desta terça- feira (19) na sede da Fesporte, em Florianópolis. A reunião teve a participação de Camile Pacheco, gerente de planejamento e controle da Fesporte e integrantes da Dois Pontos Cia de Dança Teatro.

Um dos pontos altos do encontro foi a discussão do formato da noite de gala do festival, que será realizada em dezembro em Florianópolis em comemoração aos 20 anos do evento.  “A ideia fechar o ano com um grande momento e a noite de gala será o ápice da edição 2019 do Dança Catarina”, destaca Mapi Cravo, coordenadora do festival.

O calendário do Dança Catariana contempla este ano 20 microrregionais, que ocorrerão a partir de agosto.  As disputas entre escolas envolverão números de dança livre (mirim, infantil e juvenil), danças populares, dança folclórica infantil, dança de salão infantil e juvenil (que engloba danças contemporâneas, jazz, moderna, urbana, entre outras).

Passam para as etapas regionais as escolas classificadas  em primeiro e segundo lugar nas categorias  dança livre infantil e juvenil e as campeãs  das categorias dança popular folclórica. 

As etapas regionais estão assim divididas

Oeste

27 e 27 de setembro em Itá

Centro-Oeste

18 e 19 de outubro (sede a definir)

Sul

25 e 26 de outubro (sede a definir)

Leste-Norte

22 e 23 de novembro (sede a definir)

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria Estadual de Educação. É considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, e tem como principais objetivos fomentar a dança na escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

"Dança" Encerra Apresentações em Caçador

O Festival Escolar Dança Catarina encerrou no último sábado (23), no segundo dia de competição na etapa Regional Centro Oeste em Caçador, as apresentações no ano de 2018 com as categorias infantil (dança de salão) e juvenil (dança de salão e livre).

No último dia do Dança Cataria em Caçador, o público ficou aplaudindo de pé por conta da apresentação da Escola de Ensino Básico Celso Ramos Filho, de São Bento do Sul, com a coreografia "Fight (Round-1)", que ficou com o troféu de primeiro lugar na categoria juvenil dança livre. já nas categorias infantil e juvenil da dança livre, os troféus foram para os bailarinos Giulia Bordin e Henrique Santos (categoria infantil), da Escola de Ensino Básico Frei Rogério, do município de Ponte Alta do Norte, e Ana Paula de Lima e Douglas Torres (categoria juvenil), da Escola de Ensino Básico Araújo Figueiredo, de Urubici.

 

Confira a Classificação geral nos dois dias de Festival 

Categoria Infantil

Dança Popular (23/11)

1º - Núcleo Escolar Presidente Aldolfo Konder, Irineópolis, "Cantos e Danças da Região da Krakówiak", média 9,74.

2º - Escola Ensino Básico Teixeira de Freitas, Alto Bela Vista, "Cultura Alemã na Escola", média 9,29

3º - Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, Irineópolis, "Lampião e os Cangaçeiros do Sertão", média 9,20.

4º - Escola de Ensino Básico Deputado Augusto Bresola, Vargem, "Chamego e União de Maria Bonita e Lampião", média 8,64.

5º - Escola de Ensino Básico Dogelo Goss, Concórdia, "Dançar com Alegria", média 8,54.

6º - Escola de Ensino Básico José Zanchetti, Abdon Batista, "Alegria Cigana", média 8,32.

7º - Escola Municipal de Educação Básica Alto Bonito, Caçador, "Tarantella", média 8,29.

8º - Escola de Ensino Básico Frei Caneca, Lebon Régis, "O Contestado", média 8,28.

 

Dança Livre (23/11)

1º - Escola de Ensino Básico Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, "Preconceito", média 9,32.

2º - Escola de Ensino Básico Professor Antonio Francisco de Campos, Curitibanos, "Um Amor para Recordar", média 9,21.

3º - Escola de Ensino Básico Padre Baggio Simonetti, Fraiburgo, "News School", média 9,17.

4º - Escola de Ensino Básico Teixeira de Freitas, Alto Bela Vista, "La Casa de Papel", média 8,83.

5º - Colégio Bom Jesus Aurora, Caçador, "Savages", média 8,61.

6º - Centro Educacional Dinâmico, São Joaquim, "Amor pra Toda Vida", 8,48.

 

Dança de Salão (24/11)

1º - Escola de Ensino Básico Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Giulia Bordin e Henrique Santos, média 8,34.

2º - Escola de Ensino Básico Deputado Augusto Bresola, Vargem, Maria Mendes e José Renan de Lima, média 8,87.

3º - Escola de Ensino básico Lucia Fernandes Lopes, Lages, Natiele dos Santos e Luiz Rodrigues, média 8,87.

4º - Escola de Ensino Básico Araújo Figueiredo, Urubici, Soliere Martins e Tiago Rosa, média 8,34.

 

Categoria Juvenil:

Dança Livre (24/11)

1º - Escola de Ensino Básico Celso Ramos Filho, São Bento do Sul, "Fight (Round-1)", média 9,32.

2º - Escola de Ensino básico Celso Ramos Filho, São Bento do Sul, "Viemos da Rua", média 9,27.

3º - Escola de Ensino Básico Gonçalves Dias, Fraiburgo, "Agora que São Elas", média 9,22.

4º - Escola de Ensino básico Dogelo Goss, Concórdia, "Cultivando a Tradição", média 9,11.

5º - Escola de Ensino Básico Irmã Irene, Santa Cecília, "Uma Homeagem a Tradição Gaúcha", média 9,09.

6º - Escola de Ensino Básico Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, "Evolução do Funk", média 9,04.

7º - Escola de Ensino Lucia Fernandes Lopes, Lages, "Diversidade Eu Respeito", média 8,88.

8º - Escola de Ensino Araújo Figueiredo, Urubici, "Brasil e ARgentina Unidos por uma Paixão, a Dança Tradicionalista", média 8,78.

9º - Escola de Ensino Básico Teixeira de Freitas, Alto Bela Vista, "Sem Rumo", média 8,66.

 

Dança de Salão (24/11)

1º - Escola de Ensino Araújo Figueiredo, Urubici, Ana Paula de Lima e Douglas Torres, média 9,23.

2º - Escola de Ensino Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Luana Borges e Osni Júnior, média 9,09.

3º - Escola de Ensino Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Bruna Turchetto e Luiz Rocha, média 8,58.

4º - Escola de Ensino Araújo Figueiredo, Urubici, Camile Badiale e Vitor Nascimento, média 8,22

 

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das ADRs. O concurso regional Centro-Oeste tem ainda a parceria com a Prefeitura de Caçador. 

"Este foi o último evento no calendário da 19ª edição do Festival Escolar Dança Catarina, ao todo tivemos 29 etapas, divididas entre microrregionais e regionais passando por cada canto de nosso estado, onde fica marcada como sendo uma das maiores e melhores já realizadas, tanto no nível de apresentações como também no número de municípios participantes", destacou a coordenadora do projeto, Mapi Cravo da Silveira.

Veja abaixo as galerias de imagens dos dois dias do concurso Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina em Caçador.

23/11 - Clique aqui.

24/11 - Clique aqui.

 

Texto: Júlio Cesar Wojcikiewicz Pereira

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Última Etapa do Dança chega em Caçador

Regional Centro Oeste, última etapa do Festival Escolar Dança Catarina, teve início nesta sexta-feira (23) em Caçador na categoria Infantil (Dança Popular e Livre). A competição chega ao seu último destino em 2018 com dois dias de disputas (23 e 24 de novembro) ao todo participam 19 municípios da região onde 23 escolas se apresentam com mais de 300 alunos.

Na primeira noite do festival, quem levou o troféu para casa na categoria Infantil "Dança Popular" foi o Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder de Irineópolis, com a coregorafia "Cantos e Danças da Região da Krakówiak". Já na Categoria Infantil "Dança Livre", que ficou com o troféu de campeã foi a Escola de Ensino Básico Frei Rogério, do município de Ponte alta do Norte com a coreografia "Preconceito".

Os destaques deste primeiro dia do Dança Catarina em Caçador na Categoria Infantil "Dança Popular" foram a Escola de Ensino Básico Frei Caneca (Grupo Destaque) de Lebon Régis, com a coreografia "O Contestado", Bailarinos destaques Gabriela Luiza Gosenheiner e Rodrigo Castro da Escola de Ensino Básico Teixeira de Freitas do município Alta Bela Vista e Quelson de Brito como sendo o coreógrafo destaque da categoria com a coreografia "Lampião e os Cangaçeiros do Sertão" do Núcleo de Escolar Presidente Adolfo Konder de Irineópolis.

Já na Categoria Infantil "Dança Livre", os destaques ficaram por conta da Escola de Ensino Básico Professor Antonio Francisco de Campos (Grupo Destaque) da cidade de Curitibanos, com a coreografia "Um Amor para Recordar", bailarinos destaques Sandriela de Barros e Willian Freitas da Escola de Ensino Básico Padre Baggio Simonetti de Fraiburgo e o coreógrafo Robson Cidracz da Escola Ensino Báscio Frei Rogério, de Ponte Alta do Norte com a coreografia "Preconceito".

Confira a Classificação geral deste primeiro dia de Festival na Categoria Infantil:

Dança Popular
1º - Núcleo Escolar Presidente Aldolfo Konder, Irineópolis, "Cantos e Danças da Região da Krakówiak", média 9,74.
2º - Escola Ensino Básico Teixeira de Freitas, Alto Bela Vista, "Cultura Alemã na Escola", média 9,29
3º - Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, Irineópolis, "Lampião e os Cangaçeiros do Sertão", média 9,20.
4º - Escola de Ensino Básico Deputado Augusto Bresola, Vergem, "Chamego e União de Maria Bonita e Lampião", média 8,64.
5º - Escola de Ensino Básico Dogelo Goss, Concórdia, "Dançar com Alegria", média 8,54.
6º - Escola de Ensino Básico José Zanchetti, Abdon Batista, "Alegria Cigana", média 8,32.
7º - Escola Municipal de Educação Básica Alto Bonito, Caçador, "Tarantella", média 8,29.
8º - Escola de Ensino Básico Frei Caneca, Lebon Régis, "O Contestado", média 8,28.

Dança Livre
1º - Escola de Ensino Básico Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, "Preconceito", média 9,32.
2º - Escola de Ensino Básico Professor Antonio Francisco de Campos, Curitibanos, "Um Amor para Recordar", média 9,21.
3º - Escola de Ensino Básico Padre Baggio Simonetti, Fraiburgo, "News School", média 9,17.
4º - Escola de Ensino Básico Teixeira de Freitas, Alto Bela Vista, "La Casa de Papel", média 8,83.
5º - Colégio Bom Jesus Aurora, Caçador, "Savages", média 8,61.
6º - Centro Educacional Dinâmico, São Joaquim, "Amor pra Toda Vida", 8,48.

Neste sábado (24) teremos as disputas nas categorias Infantil (Dança de Salão) e Juvenil (Dança Livre e Salão). As apresentações do Dança Catarina acontecem no Ginásio da Escola Paulo Schieffler, na rua Nereu Ramos, 351 em Caçador, nos dias 23 e 24 de novembro às 17h30min.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das ADRs. O concurso regional Centro Oeste tem ainda a parceria com a Prefeitura de Caçador. 

Este será o último evento no calendário da 19ª edição do Festival Escolar Dança Catarina, ao todo tivemos 29 etapas, divididas entre microregionais e regionais passando por cada canto de nosso estado, onde fica marcada como sendo uma das maiores e melhores já realizadas, tanto no nível de apresentações como também no número de municípios participantes.

Clique aqui e confira a galeria de imagens do primeiro dia da Etapa Regional Centro Oeste do Festival Escolar Dança Catarina em Caçador.

Texto: Júlio Cesar Wojcikiewicz Pereira

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Finalizado Regional Sul do Dança Catarina em Balneário Camboriú

Encerrou na noite de Sábado (17), no palco do ginásio multieventos Sérgio Lorenzatt,  em Balneário Camboriú, o segundo dia dos espetáculos da disputa do Regional Sul do Festival Escolar Dança Catarina. Ao todo 16 escolas de 11 municípios competiram nas categorias infantil (dança livre, dança popular e dança de salão) e juvenil (dança livre e dança de salão).

Entre os vencedores do último dia de apresentação na categoria juvenil  Dança Livre, destaque para o Colégio Creche Recriarte de Balneário Camboriú com a coreografia "Circularmente" e na categoria Juvenil "dança de alão" a dupla de bailarinos Isadora Dagostin e Gabriel Laundes levaram para o Colégio Dom Orione o troféu de primeiro lugar. 

Na primeira noite de apresentações na categoria Infantil dança livre, a Escola de Ensino Básico Professora Maria da Glória Silva de Içara, foi a grande vencedora com a coreografia "Marcus Vinicius da Silva Presente".  Já na Categoria Infantil "Dança Popular" a Escola Creche Recriarte de Camboriú levou o troféu de primeiro lugar com a coreografia "Uma Noite em Bollywood" e para encerrar a noite de apresentações, os vencedores da categoria Infantil "Dança de Salão", que levantaram o público e jurados foram os Bailarinos Sophia Martinez e André Ferreira, também do CE Recriarte.

Confira a classificação geral da etapa Regional Sul do Festival de Dança Catarina em Balneário Camboriú:

Categoria Infantil - Dança Popular
1º - EEB Maria Duarte Vasconcelos, Sangão, "Uma Noite em Bollywood" média 9,53.
2º - CE Recriarte, Camboriú, "No Ritmo do Rock`n Roll" média 8,90.

Categoria Infantil - Dança de Salão
1º - CE Recriarte, Camboriú, Sophia Martinez e André Ferreira, média 8,04.
2º - Colégio Visão, Camboriú, Izabelle Russi e Caio Reinert, média 7,94.

Categoria Infantil - Dança Livre
1º - EEB Maria da Glória Silva, Içara, "Marcus Vinicius da Silva Presente" média 9,50.
2º - CE Recriarte, Camboriú, "Opinião, enho a Minha" média 9,44.
3º - EEB André A. de Souza, Imbituba, "Labirinto" média 9,29. 
4º - CE Recriarte, Camboriú, "Ímpeto" média 9,23.
5º - Colégio Dom Orione, Siderópolis, "Não Mais" média 8,95.
6º - CE Marista, São José, "Quando a Violência Causa o Silêncio" média 8,85.
7º - CE Marista, São José, "Latinurbanos" média 8,50.
8º - EEB Fridolino Hulse, São Martinho, "Vamos Voltar a Viver" média 8,45.
9º - EEB Maria Corrêa Saad, Garopaba, "Umbreakable" média 8,21.

Categoria Juvenil - Dança de Salão
1º - Colégio Dom Orione, Siderópolis, Isadora Dagostin e Gabriel Laundes, média 8,91.
2º - CE Recriarte, Camboriú, Yohana Notare e Leonardo Cardoso, média 8,51.
3º - CE Recriarte, Camboriú, Nicole Garcia e Armando Gomes, média 7,94.

Categoria  Juvenil - Dança Livre
1º - CE Recriarte, Camboriú, "Circularmente" média 9,59.
2º - CE Recriarte, Camboriú, "Andanças" média 9,43.
3º - Colégio Dom Orione, Siderópolis, "Inconstante", média 9,18.
4º -  EEB Monsenhor Bernardo Peters, Treze de Maio, "Let`s Go! Com a Duo" média 9,10.
5º -   EEB Monsenhor Bernardo Peters, Treze de Maio, "Um Sonho? Meu Show" média 8,71.
6º - EEB Gracinda Augusta Machado, Imbituba "Os Indomáveis" 8,31.
7º - Instituto Estadual de Educação, Florianópolis, "As Bruxas do Itaguaçu" média 8,11.
8º - EEB Santa Marta, Laguna, "Noite Solitária" média 7,79.

A quarta e última regional, a Centro-Oeste, será realizada entre os dias 23 e 24 de novembro, em Caçador e terá a participação das escolas das ADRs de Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos, caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas e Concórdia.

A etapa  Regional Sul do Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Balneário Camboriú.

Texto: Júlio Cesar Wojcikiewicz Pereira

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Regional do Dança Catarina chega a Balneário Camboriú

Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), Balneário Camboriú recebe o Festival Escolar Dança Catarina, no Ginásio Multieventos Sérgio Lorenzatto, no Bairro das Nações, tendo início às 17h30min. O evento faz parte da etapa regional do concurso, envolvendo as equipes das escolas do Sul do estado que se classificaram nos eventos da etapa microrregional.

Estarão no palco 16 escolas de 11 municípios do nosso estado, com mais de 350 alunos que disputarão até sábado (17), medalhas nas categorias infantil e juvenil, nas modalidades livre, popular e de salão.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das ADRs. O concurso regional Sul tem ainda a parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú.

Este será o penúltimo evento do Festival em 2018. Já o último será realizado em Caçador (região Centro-Oeste), nos dias 23 e 24 de novembro, complementando a etapa regional, que já teve nesta edição Gaspar, como sede Leste-Norte, e Itá como sede Oeste.

Nesta fase final, as escolas campeãs e vices da fase microrregional compõem os participantes dos eventos das 20 etapas classificatórias que tiveram início em agosto na microrregião de Laguna.

Texto: Júlio Wojcikiewicz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Categoria infantil encerra etapa Oeste em Itá

Uma noite memorável com belas apresentações que tiveram como palco o ginásio municipal Hermes Pierozan em Itá. E assim chegou ao final a etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, neste sábado, dia 10. No total 22 escolas se apresentaram na categoria infantil sendo 11 no quesito dança livre e 11 no dança popular.

Na dança livre venceu a Escola Estadual São Tiago, de São Tiago do Sul, com  a coreografia “Escravos da riqueza” que trouxe ao placo uma crítica às pessoas que só pensam em dinheiro sem se preocupar com o próximo ou o bem estar do mundo.

Outra coreografia que foi bastante elogiada foi apresentada pelos alunos da Escola Estadual Arabutã, da cidade do mesmo nome com a dança “Anos 60”, mas a performance ficou com o troféu de vice-campeã da noite.

Fechando o pódio, em terceiro lugar, a Escola Estadual Raul Pompeia, de Campo Erê, trouxe para o palco o espetáculo “Efeméride”.

O grupo escolhido como destaque na dança livre foi o da Escola Estadual Ouro Verde, de Guaraciaba com a coreografia “Mulheres do Sul do Brasil”.

Conhecidos os vencedores foi a fez de mostrarem seus talentos os estudantes que disputaram a competição na dança popular.

Com a coreografia “Liechtenstein: pedras claras” a Escola Estadual Arabutã, de Arabutã, conquistou o primeiro lugar. Em segundo no pódio ficou a Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul, com a apresentação “Tinku” e em terceiro lugar fechou a Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades, com a dança “Festas germânicas do Estado de Santa Catarina”.

Os jurados escolheram como destaque da noite na dança popular a coreografia “Carimbó”, da Escola Estadual José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho.

Após os grupos se apresentarem, entraram no palco as disputas de dança de salão em que sete casais mostraram seus talentos na valsa, vanerão, forró e samba. O casal Jonathan Basílio e Karolainy Zantta, da Escola Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste, foi o campeão.

Assim como na sexta-feira, na primeira noite da etapa Oeste do Dança Catarina, com bailarinos juvenis, também foram escolhidos os destaques individuais da categoria infantil.

Confira os destaques

Bailarino destaque dança livre

Wagner Piazi – Escola Estadual Hélio Wasun, de Sul Brasil 

Bailarina destaque dança livre

Eduarda Peruza – Escola Estadual São Tiago, de São Tiago do Sul 

Coreógrafo destaque dança livre

Ronny Bee – Escola Estadual Hélio Wasun, de Sul Brasil, com a coreografia “Hair Spray – o sonho continua”

Bailarino destaque dança popular

Anderson Male – Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades

Bailarina destaque dança popular

Núbia Bruneto -  Escola Estadual Santiago, de Santiago do Sul

Coreógrafo destaque dança popular

Olguim Metz – Escola Estadual Arabutã, de Arabutã, com a coreografia “Liechtenstein: pedras claras”

Bailarino destaque dança de salão

Jonathan Basílio - Escola Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste

Bailarina destaque dança de salão

Shariane Venâncio - Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul

Coreógrafo destaque dança de salão

José Brisola - Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste

A etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina começou na sexta-feira, dia 9, com a categoria juvenil. Ao todo cerca de 350 alunos bailarinos de 24 escolas de 18 municípios catarinenses disputaram a competição. Fizeram parte das disputas escolas que congregam as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê, Chapecó e Seara.

Itá sediou o segundo evento da etapa regional do festival. O primeiro foi a etapa Leste-Norte realizado nos dias 20 e 21 de outubro em Gaspar. A terceira regional será a Sul em Balneário Camboriú, entre os dias 16 e 17 de novembro, com as disputas entre as escolas das ADRs da Grande Florianópolis, Brusque, Itajaí, Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá.

E por fim a quarta e última regional, a Centro-Oeste,  que será realizada entre os dias 23 e 24 de novembro, em Caçador, envolvendo as escolas das ADRs de Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos, caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas e Concórdia.

Em Itá o Festival Escolar Dança Catarina foi uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá. O evento teve o apoio da ADR de Concórdia e a da Unidade de Atendimento de Seara.

Texto: Antonio Prado

Pagina 1 de 8