Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Escolas disputam troféus do Dança Catarina na capital

O penúltimo evento do Festival Escolar Dança Catarina, temporada 2017, aconteceu na noite desta terça-feira (31), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O concurso da região Sul envolveu 188 jovens bailarinos, representantes de 14 instituições escolares de 11 municípios.

Nas danças livres infantis, a Escola Profª. Maria da Glória Silva, de Içara, foi a campeã, com a coreografia “Operários”. Nas danças folclóricas, a Escola Bairro Bortolotto de Nova Veneza venceu com a coreografia “Um Giorno di Festa”. E na categoria dança livre juvenil a Escola Luiz Carlos Luiz, de Garopaba recebeu o troféu de campeã pela coreografia “Nos Deixem Ser”. 

Além dos vencedores, também receberam troféus os destaques da noite. Na modalidade folclórica infantil, João Victor Favarin, da Escola Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, e Sopia Martinez, do Colégio Recriarte, de Camboriú, foram os bailarinos destaques.  Nessa modalidade ainda, Jussara Sávio destacou-se como coreógrafa, juntamente com o grupo Escola Bairro Bortolotto, pela obra “Un Giorno di Festa”. 

Na dança livre infantil, os bailarinos destaques foram Cinara Freitas, da Escola Maria Duarte Vasconcelos, do município de Sangão, e Jean Pierri Batista, da Escola Prof. André Antônio de Souza, de Imbituba. O coreógrafo escolhido foi Walter Gobero, da Escola Maria da Glória da Silva, de Içara, com a obra “Operários”, e o grupo foi o  da Escola Maria Amália Cardoso, de Governador Celso Ramos, com “Desastre em Mariana”.

Lana Cristina Hillmann, do Centro Educacional Recriarte, de Camboriú, e Carlos Eduardo Goterra, do Centro Educacional Marista, de São José, foram os bailarinos destaques da dança livre juvenil. Roberta Guimarães, do recriarte, foi a melhor coreógrafa, com “Raízes”, e o Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, foi o grupo-destaque, com “Festa Alemã”.

O Dança Catarina ainda tem mais um evento da etapa regional pela frente para o encerramento da temporada. Será no município de Ibirama (região Leste-Norte), no Ginásio Municipal João Moretti, nos dias 3 e 4 de dezembro.

O evento é promovido pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios-sede e Agências de Desenvolvimento Regional.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Lages sedia etapa Centro-Oeste do Dança Catarina

A duas semanas do inicio dos Jogos Abertos de Santa Catarina, (JASC), Lages, que será sede,  está vivendo neste final de semana, 21 e 22, o clima contagiante de uma competição que enaltece o talento, o suor e a dedicação de quem ama o que faz  e por isso emociona e encanta o público, sempre atento as apresentações.

Foi o que aconteceu com a etapa regional centro-oeste do Festival Escolar Dança Catarina, que contou com a participação de 444 bailarinos de 27  escolas de 19 municípios. O ginásio da Escola de Educação Básica Industrial, lotou durante as apresentações para aplaudir os estudantes e bailarinos. São alunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais, particulares e estaduais com idade entre 12 e 15 anos.

O secretário João Alberto Duarte da ADR Lages, a integradora  Alcionir Nascimento e o gerente regional de Educação Humberto Aloizio de Oliveira, prestigiaram todas as apresentações e destacaram a importância do evento para a arte e o desenvolvimento da cultura entre os estudantes.

“A dança é uma das mais sublimes formas do movimento corporal e do exercício físico, que são fundamentais para o equilíbrio mental de todos nós e daí quando envolvemos a juventude alcançamos a plenitude deste maravilhoso projeto” comentou João Alberto. A coordenadora geral do Festival, Mapi Cravo destacou o empenho e dedicação dos bailarinos e se seus professores e coreógrafos que a cada evento, evidenciam o amor pela dança e pelos seus alunos.  

O ginásio da Escola de Educação Básica Industrial, lotou durante as apresentações para aplaudir os estudantes e bailarinos (Foto: Amarildo Volpato)

Este ano, o festival completa 18 anos de história e é considerado o maior festival de Dança Escolar do Brasil. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, com a organização e execução da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio do município de Lages e das Agências de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas, Concórdia, São Joaquim, Lages e prefeituras.

O projeto prevê 24 festivais para este ano e 20 etapas classificatórias para as fases finais que ocorrem a partir de novembro. A etapa seguinte ocorre no próximo final de semana, 28 e 29 em Xanxerê no oeste catarinense.  

Texto: Amarildo Volpato

ADR Lages

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Duas mil pessoas prestigiam o Dança Catarina em Caçador

Quarenta apresentações, 480 alunos inscritos e duas mil pessoas nas arquibancadas. Esse é o balanço da etapa microrregional do Festival Dança Catarina que aconteceu no sábado, 23, no ginásio da escola Paulo Schieffler, em Caçador. O evento reuniu competidores das ADRs de Caçador, Joaçaba e Videira, e terminou com avaliação positiva.

Na abertura do evento, o público acompanhou a performance da Cia de Dança e Teatro Dois Pontos, com o espetáculo 17/17. A banca julgadora foi composta pelos atores e bailarinos profissionais da companhia. A coordenadora geral do festival, Mapi Cravo, destacou o talento dos dançarinos da região e a dedicação do município para sediar o Dança Catarina.

“Neste ano já conseguimos alcançar este número surpreendente de quase 500 alunos. Que no próximo ano tenhamos um evento maior ainda. Vimos nesta noite maravilhosa que temos muito talentos, que podemos ir longe. Sonhamos que Caçador se transforme em um polo da dança no Oeste”, destacou.

O secretário executivo da ADR de Caçador, Imar Rocha, e a integradora esportiva da ADR, Maria Joanete Pavelski, acompanharam as apresentações até o fim e ressaltaram a importância do evento. “A dança é um exercício ótimo para o corpo e a mente, sem falar que divulga diferentes formas de arte e cultura. Foi uma noite muito agradável”, disse Imar.

A etapa microrregional do Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado, realizado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as ADR de Caçador, Joaçaba e Videira e a Prefeitura de Caçador.

Para o vice-prefeito de Caçador, Alencar Mendes, o sucesso do Dança Catarina foi mais uma prova da ótima parceria entre Prefeitura e Fesporte.

“Tivemos um recente experiência de receber os Joguinhos Abertos e consolidamos esta parceria com mais um grandioso evento. Enchemos um ginásio com mais de duas mil pessoas que puderam acompanhar um espetáculo para olhos e ouvido. Foi uma noite de diversão e realizações”, comentou.

Os primeiros e os segundos colocados de cada categoria estão classificados para a etapa Centro-Oeste, que acontece em Lages em 21 e 22 de outubro.

Confira a classificação:

 

Categoria mirim – Dança livre

1º Caçador – Emeb Rodolfo Nickel – De onde eu vim;

2º Caçador - Escola Primeiros Passos – Ouça, sinta e dance;

3º Ibicaré – Eebm Madre Leontina – Hora de Viajar.

 

Categoria infantil - Dança popular

1º - Lebon Régis – Escola Frei Caneca - Apresentação Catira

2º Caçador - Emeb Alto Bonito – Pau de Fita

 

Categoria Infantil - Dança Livre

1º Ibicaré – EEB Irmão Joaquim – Cante lá que eu canto cá;

2º Salto Veloso – CMEB Vereador Avelino Biscaro – Watch me;

3º Caçador – EEB Paulo Schieffler – Vem dançar comigo.

 

Categoria juvenil – Livre

1º Fraiburgo – EEB Gonçalves Dias – Dance tribute to a diva;

2º Caçador – EEB Irmão Leo – Ventríloquos;

3º Lebon Régis – EEB Frei Caneca – Jazz contemporâneo.

 

Categoria juvenil – Dança de Salão

1º - FraIburgo - EEB Gonçalves Dias - Daiane Trindade e Douglas Fernandes

 

Texto: Murilo Roso Ascom/ADR-Caçador

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Dança Catarina encanta o público em Taió

Um espetáculo de dança, luz e som encantou o público na noite da última quinta-feira, 14, em Taió. Lotado, o Ginásio Municipal de Esportes Vital Valentini foi palco para as 22 apresentações, entre mostra e competição, da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento envolveu municípios das ADRs de Taió e Rio do Sul.

A abertura contou com um momento especial de apresentação do espetáculo “1717”, dos bailarinos da Dois Pontos Cia de DançaTeatro: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha, Natália Rigo e Ricardo Tetzner, também jurados do Festival. O título da coreografia faz alusão ao ano em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, 1717.

“O Dança Catarina é um evento grandioso com mostra de talentos de bailarinos e coreógrafos, que estão promovendo a arte e a cultura em nossa região”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.

Para o prefeito Almir Guski, foi uma honra sediar um evento do porte do Dança Catarina. “Estamos honrados e felizes pelo Festival ser realizado em nosso município, principalmente por fazer parte da programação de nossas comemorações do Centenário de Taió”.

A coordenadora do projeto Mapi Cravo falou que o primeiro e segundo colocados de cada categoria dos microrregionais, estão classificados para as etapas regionais que serão realizadas no período entre 6 de outubro a 1º de novembro. “A equipe de organização e jurados vão percorrer cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos”.

Participaram do Festival diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri; o gerente de Educação, Moacir de Melo; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, João Tadeu Corrêa; a integradora educacional Cleide das Neves e a realeza da Festa do Centenário de Taió: a rainha Gabriella Muniz e as princesas, Alice Bozan e Tamara Cristiane dos Santos Andrade. 

O Festival Escolar Dança Catarina completa em 2017, 18 anos de existência, e é considerado o maior evento do país no gênero Dança Escolar itinerante. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, município de Taió e das ADRs de Taió e Rio do Sul.

Premiações

Categoria Mirim Dança Livre

1º lugar: EEF Prefeita Erna Heidrich, de Taió, com a coreografia: Carimbó

2º lugar: Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió, com a coreografia: Luz do Luar

 

Categoria Infantil Dança Livre

1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce, com a coreografia: Adolescer

2º lugar: EEB Tereza Cristina, de Laurentino, com a coreografia: Rosas de Fogo

 

Categoria Infantil Dança Popular

1º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce, com a coreografia: Laços de Fita

 

Categoria Juvenil Dança Livre

1º lugar: EEB Guilherme André Dalri, de Salete, com a coreografia: Strange

2º lugar: EEB Luiz Bertoli, de Taió, com a coreografia: Terra Seca

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º lugar: EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce

2º lugar: CE Giácomo Zommer, de Mirim Doce

 

Texto: Estela Stange Purnhagen/ADR-Taió

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Dança Catarina cumpre metade da etapa microrregional

Festival Escolar Dança Catarina chega ao sétimo dia de excursão pelo estado para a realização de eventos da etapa estadual. Esta é a segunda excursão da equipe de organização do Dança Catarina, que teve início no dia 13 de setembro, em Governador Celso Ramos, e deverá se encerrar no dia 27, em Tubarão.

A primeira excursão passou pelo Norte do estado e região do Vale do Itajaí, tendo como sedes os municípios de São Francisco do Sul, Gaspar e Irineópolis. O programa ainda conta com uma terceira viagem aos municípios de Urubici e Ituporanga, nos dias 3 e 4 de outubro. 

Até o momento foram nove de 16 eventos da etapa microrregional, e ainda conta com mais quatro da regional. Com os eventos ocorridos em São Francisco do Sul, Gaspar, Irineópolis, Governador Celso Ramos, Taió, Presidente Getúlio, Concórdia, Arvoredo e Guaraciaba, já são 64 equipes ou pares estão classificados para a próxima etapa, de um total previsto para 200, ou seja, 50 por evento regional.

A competição envolve três estilos (livre, popular e de salão), nas categorias mirim, infantil e juvenil. O primeiro e segundo colocados de cada categoria, exceto da mirim, classificam-se para a etapa regional, que acontecerá durante o mês de outubro em Ituporanga (dias 6 e 7), Lages (21 e 22), Xanxerê (28 e 29) e Florianópolis (31 e 01/11).

O público pode acompanhar os resultados de cada evento nos boletins publicados na página oficial da Fesporte.

Clique aqui e confira os resultados.

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, e tem a parceria das Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Presidente Getúlio sedia etapa micro do Dança Catarina

O município de Presidente Getúlio sediou na noite desta sexta-feira a etapa microrregional do Dança Catarina. O Festival, que está em sua 18ª edição reuniu dançarinos de 11 instituições de ensino da região e encantou com a diversidade e beleza das coreografias que transportaram o público para um universo de zumbis, índios, bonecas e vários outros personagens.  

A etapa aconteceu no Ginásio de Esportes Pereirão e contou com a presença do Gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Nilo Poffo, que também representou o secretário Jamir Marcelo Schmidt. Em seu discurso ele destacou que o festival  já é uma tradição na região  e é uma oportunidade  para todas as crianças e jovens mostrarem os seu talentos. “A dança é uma linguagem universal que tem contribuído muito inclusive com o aprendizado nas escolas, por isso o evento só poderia ser um sucesso como está sendo”, comentou.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras.

 A coordenadora do Dança Catarina, Mapi Cravo, ressaltou que se surpreendeu com a qualidade das apresentações e elogiou o empenho de estudantes, coreógrafos e dirigentes esportivos que fizeram com que o evento acontecesse. “ Foi um lindo espetáculo que nos deixou muito orgulhosos”, comentou.

 

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival tem como principais objetivos fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania e percorre mais de 8 mil quilômetros levando cultura, dança e educação por todo nosso Estado.

Ao todo serão 20 etapas classificatórias onde são selecionados grupos  destaques  que seguem com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado para as fases finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

 

Confira as apresentações da noite por categoria:

Mirim:

Operários Escola - Francisco Bertelli

Releitura Valente - EM Bairro Operário

Sombrinhas Chinesas - EEB Orlando Bertoli

Uma noite no castelo: Os zumbis estão a solta – EMEB Tancredo Neves

Oficina Mecânica - Centro de Educação Infantil Amália Demarchi Lunelli

Fundo do Mar: Aprendendo a respeitar as diferenças – EM Bairro Operário

 

Popular/ Folclórica

Em busca de sonhos: Chegando a um novo mundo – EMEB Tancredo Neves

Releitura da obra Flor de Piña – EEB Eliseu Guilherme

Xote de duas damas -  EEB Papa João XXIII

 

Infantil Livre

Casa de bonecas – Escola Francisco Bertelli

Fighting for love EM Tancredo Neves Ibirama

Circo dos horrores - Centro de Educação Infantil Amália Demarchi Lunelli

Mohana  - EEB Orlando Bertoli

Dançar brincando – EMEB Tancredo Neves

 

Infanto Juvenil Livre

O Guarani - EEB Gertrud Aichinger

Dança Gaúcha – EEB Papa João XXII

Ritmos Dance – Espaço Arte

Ele nunca está longe de você – Associação de Moradores do Bairro Bela Vista de Ibirama

Corporeidade: Disputa de Portugal EMEB Tancredo Neves

Xeque – Mate  - EEB Gertrud Aichinger

 

Dança de salão Infantil

Bruna Marchi e Gabriel Strutz – EEB Papa João XXIII

Larissa Ratzmann e Guilherme Dorow – EEB Papa João XXIII

Mylena Novak e Lucas Schatz – EMEB Tancredo Neves

 

Juvenil Salão

Ana Lowen e João Allein – Instituto Federal Catarinense

 

Texto: Helena Marquardt/ADR-Ibirama

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Norte do Estado abre temporada do Dança Catarina

Luz, cor e som movimentam o maior evento de dança do país. Temporada do Festival Escolar Dança Catarina 2017 teve início no Norte do estado. Na última quinta-feira, 31. São Francisco do Sul foi a primeira cidade a sediar um evento dessa 18ª edição em sua etapa microrregional. No sábado seguinte, 1º, foi a vez de Gaspar, e domingo, de Irineópolis. São os três primeiros eventos de ou total de 20 e outros quatro da etapa regional: Sul, Leste-Norte, Centro-Oeste e Oeste. 

Segundo a coordenadora do projeto, Mapi Cravo, a equipe de organização e jurados percorrem cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos.

A competição envolve três estilos (livre, popular e de salão), nas categorias mirim, infantil e juvenil. O primeiro e segundo colocados de cada categoria classificam para a etapa regional.

Envolvendo escolas das regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul teve os seguintes classificados para etapa regional da Leste-Norte

Infantil livre 

Escola Vitor Konder (São Francisco do Sul), coreografia “A dança nos faz um só”.

Escola Elisa de Aguiar (Schroeder), coreografia “Uma Noite em Buenos Aires”.

Popular

Escola Profª Laura Andrade (Joinville), coreografia “Los Mayas uma releitura do ballet folclórico de Amália Rodrigues

Juvenil livre

Escola Dr. Tufi Dippe (Joinville), coreografia “Cultura e Periferia”

Escola João Rocha (Joinville), coreografia “Experimento X”

Na dança livre mirim, que não tem classificação para a etapa regional, a vencedora foi a Escola Vitor Konder, de São Francisco do Sul, com a coreografia “O Amor Através do Movimento”.

Gaspar foi a segunda cidade a receber o Dança Catarina. Escolas das regiões de Blumenau e Gaspar juntam-se ás classificadas para a Leste-Norte.

Juvenil livre

Escola Honório Miranda (Gaspar), coreografia: "Do negro ao homem branco, existe sangue iorubá" - 

Escola Técnica do Vale do Itajaí (Blumenau), coreografia "Drop it"

Infantil livre

Escola Giovani Trentini (Rio dos Cedros), coreografia "A Magia de Harry Potter" - Escola Encontro e Registros (Indaial), coreografia "Ana Darolt" 

Popular 

Escola Dolores Krauss (Gaspar), coreografia "Círio de nazaré: a sagrada e profana Belém do Pará"

Colégio Madre Francisca Lampel (Gaspar), coreografia "Meu Carimbó"

 

Concorrendo pela categoria mirim livre, foram vencedores:

Escola Servino Mengarda (Rio dos Cedros), coreografia "Os Minions" 

Colégio Madre Francisca Lampel (Gaspar), coreografia "É Bom Demais"

 

Em Irineópolis, na disputa entre escolas das regiões de Canoinhas e Mafra, foram classificadas:

Infantil livre

Escola Paulo Funckner (Campo Alegre), coreografia “Qual o lugar do livro na era digital?”

NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis), coreografia “Carimbó”

Popular

NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis), coreografia “Cantos e Danças da Região”

NE Guilherme Bossow (Irineópolis), coreografia “Dança dos Lenhadores de Holzacher”

 

Na mirim, foram vencedores:

NE Guilherme Bossow (Irineópolis), coreografia “Polka Alemã”

Escola Paulo Funckner (Campo Alegre), coreografia “Mundo Mágico”

 

Em seguida, a organização do projeto a excursionar por mais 11 cidades que sediarão o evento, iniciando com Governador Celso Ramos, no dia 13 de setembro, e encerrando com Tubarão, no dia 27.

O Festival Escolar Dança Catarina tem a promoção do Gov erno do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com as cidades-sede e Agências de Desenvolvimento Regional.

Acompanhe por aqui os resultados e o calendário do Dança Catarina.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Canoinhas define vencedores do Dança Catarina

Realizado no último sábado, 2 de setembro, e com o ginásio municipal de Irineópolis lotado, foi realizada a etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento envolveu as ADRs de Canoinhas e Mafra, com a participação dos municípios de Irineópolis, Canoinhas, Porto União, Rio Negrinho e São Bento do Sul. No total, entre competição e mostra, foram realizadas 26 apresentações na noite.

O corpo de jurados desta etapa foi constituído por Alexandra Klen, Ana Beatriz Regert, Eliza Moritz, Leonardo Reis e Ricardo Tetzner, que fizeram uma linda abertura do evento, com a apresentação de quatro atos do Espetáculo intitulado “1717”, da Cia Doi Pontos de Dança e Teatro. O título faz alusão ao ano em que a imagem foi encontrada: em 1717. O evento também teve duas apresentações especiais no encerramento do Festival, com participação na Mostra do Grupo Urban Style, de Canoinhas.

Participaram do Festival diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Antônio Aguiar; prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; gerente de Educação, Maria Celina Muraro; coordenadora do Festival, Mapi Cravo; integrador educacional Erivélton Corrêa de Melo; além de autoridades locais.

 

Premiações

 

Categoria Mirim

1º lugar: Núcleo Escolar (NE) Presidente Adolfo Konder, de Irineópolis. Coreografia: Polka Smieska

2º lugar: Grupo Escolar (GE) Zélia Milles, de Irineópolis. Coreografia: Pequenos Lenhadores

3º lugar: NE Guilherme Bossow, de Irineópolis. Coreografia: Polka Alemã

 

Categoria Infantil Dança Livre

1º lugar: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Fuckner, de Campo Alegre. Coreografia: Qual o lugar do livro na era digital

2º lugar: EMEB Prefeito Henrique Liebl, de Rio Negrinho. Coreografia: Naruto, heróis de anime

3º lugar: Escola de Educação Básica (EEB) Professor Balduíno Cardoso, de Porto União. Coreografia: Tô pedindo pra sair

 

Categoria Infantil Dança Popular

1º lugar: NE Presidente Adolfo Konder, de Irineópolis. Coreografia: Cantos e Danças da região de Rzeszow

2º lugar: NE Guilherme Bossow, de Irineópolis. Coreografia: Dança dos Lenhadores de Holzacher

3º lugar: Escola Básica Municipal (EBM) Dr. Hercílo Malinowsky, de São Bento do Sul. Coreografia: Kurpie Zielone

 

Categoria Juvenil Dança Livre

1º lugar: EEB Celso Ramos Filho, de São Bento do Sul. Coreografia: Poetize-se

2º lugar: EEB Horácio Nunes, de Irineópolis. Coreografia: Danças da antiga Varsóvia

3º lugar: EEB Professor Balduíno Cardoso, de Porto União. Coreografia: Power

 

A etapa regional tem quatro eventos, que serão realizados no período entre 6 de outubro a primeiro de novembro, devendo contar com um total de 48 grupos representantes de escolas catarinenses.

O Festival Escolar Dança Catarina completa nesse ano 18 anos de existência, e é considerado o maior evento do país no gênero Dança Escolar itinerante. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, município de Irineópolis e das ADRs de Canoinhas e Mafra.

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Etapa microrregional do Dança Catarina começa dia 31

Começa na próxima quinta-feira, 31, a etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina 2017. A etapa consiste de 20 eventos que serão realizados até 3 outubro. Uma equipe da Fesporte, composta por coordenadores, técnicos e jurados, embarca para uma excursão inicial de três eventos: nas cidades de São Francisco do Sul, Gaspar e Irineópolis, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

 

Confira a programação:

31/08 - SÃO FRANCISCO DO SUL

Local:

Ginásio Municipal de Esportes Waldir Quirino da Luz

Rua Flordoaldo Nóbrega, S/N, Centro, São Francisco do Sul (47) 3444-2333

Participantes:

22ª ADR – Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú;

23ª ADR – Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.

 

01/09 – GASPAR

Local:

Ginásio de Esporte Prefeito João dos Santos

Av. Francisco Mastela, 285, Gaspar (47) 99915-6539

Participantes:

15ª ADR – Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode;

34ª ADR – Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Indaial, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio.

 

02/09 – IRINEÓPOLIS

Local:

Ginásio municipal de Esporte de Irienópolis

Rua Mato Grosso, 285, Irienópolis, (47) 99182-7722

Participantes:

24ª ADR – Mafra, Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul;

25ª ADR – Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras.

 

A equipe organizadora ainda fará mais duas excursões por todo o estado para completar os 20 eventos da etapa microrregional. De cada competição, classificam-se para a etapa regional dois grupos de cada competição por categoria: mirim (de 6 a 11 anos), infantil (de 12 a 15 anos) e juvenil (acima de 15 anos); e por modalidade: danças de salão, livre e popular.

A etapa regional tem quatro eventos, que serão realizados no período entre 6 de outubro a primeiro de novembro, devendo contar com um total de 48 grupos representantes de escolas catarinenses.

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, e tem a parceria dos municípios-sede e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Data limite para inscrição ao Dança Catarina é alterada

A data limite para a entrega das Fichas de Inscrição para o Festival Escolar Dança Catarina 2017 foi alterada. Agora os escolas podem inscrever seus grupos até o dia 11 de agosto de 2017.

Leia o regulamente e baixe as fichas de inscrição em Excel e PDF para participar clicando aqui.

 

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Regulamento do Dança Catarina já está disponível no site

Com a homologação do Conselho Estadual de Esporte, o regulamento da 18ª edição do Festival Escolar Dança Catarina foi publicado no site da Fesporte. 

Acesse o regulamento e confira.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e municípios-sede.

Conheça o calendário do Dança Catarina e agende-se.

 

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Fabiano Linhares - (48) 98436-0214

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Zenilda Stein

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Dança Catarina
Escrito por

Finais da dança livre e de salão encerram o Dança Catarina 2016

A noite de encerramento da etapa estadual do Festival Escolar Dança Catarina neste domingo, 28, em Itá, foi mais um espetáculo de encher os olhos do público, inclusive de lágrimas. Marcada por homenagens emocionantes dentro e fora do palco, foram conhecidos os campeões das modalidades salão e livre do maior festival de dança escolar do país.

O nível das apresentações mais uma vez fez justiça ao tamanho do Dança Catarina, um evento que contou com mais de 5 mil participantes em todas as suas etapas e reuniu em Itá, no Oeste do Estado, os 900 melhores alunos-bailarinos em três modalidades. No sábado foi a noite da dança popular e folclórica, neste domingo, foi da dança de salão e da dança livre.

Na dança de salão, seis casais se apresentaram na final da modalidade e quem levou a melhor foi o casal da EEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio), Maria Eduarda Kietzer Senci e Josué Laurindo. Eles levaram o ouro pela terceira vez em três anos e se despediram com mais um título. “Esse é nosso último ano aqui e foram bem difíceis essas horas de participação, então só tenho que agradecer a toda organização do Dança Catarina, à Mapi Cravo, ao João Biasotto, e à nossa professora Priscila Meneghelli”, falou Maria Eduarda.

Josué e Maria Eduarda (de vermelho) são ouro da Dança de Salão do Dança Catarina 2016 (Foto: Lucas Inácio)

Já na modalidade dança Livre, 27 grupos apresentaram suas coreografias em um show de gêneros e temas variados, mas de altíssimo nível. Do hip hop ao forró, de Peter Pan a Ayrton Senna, os alunos-bailarinos até 17 anos dançaram como gente grande.

:: Clique aqui e veja as fotos do 2º dia de apresentações

Quem levou a melhor foi a o grupo da EMEB Paulo Fuckner (Campo Alegre) com a coreografia Conta Tempo, Tempo Voa!. “A gente participou da microrregional de Joinville, mas confiamos e trabalhamos muito para chegar até aqui. A gente tem a Ana Júlia de 8 anos e a Thaysa de 9, são crianças que estão aparecendo agora e foi uma colaboração muito grande, dos pais, da escola, eles mesmos e então é assim”, falou o professor-coreógrafo Juliano Ferreira.

Homenagens ao coordenador

Além das apresentações, outro momento que emocionou foi a homenagem ao coordenador-técnico do Dança Catarina, João Biasotto. “De alguma forma eu sempre estarei aqui, contribuindo e fazendo com que esse evento seja o mais divertido, pois a melhor coisa que eu sinto é ver uma criança no palco se divertindo e saindo feliz dali, chegar em casa e dizer ‘eu dancei, eu gostei e vou levar isso para a minha vida’ e essa é a lição do Dança Catarina, levar essa energia e o coração para a frente”, falou Biasotto.

O coordenador técnico do evento, João Biasotto, foi homenageado na noite de encerramento. (Foto: Lucas Inácio)

O Dança Catarina é realizado há 17 anos e esta edição e foi promovida pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá.

:: Confira o resultado oficial do evento

PREMIAÇÃO DANÇA LIVRE

1º lugar: Conta Tempo, Tempo Voa! – EMEB Paulo Fuckner (Campo Alegre)

2º lugar: O Peso de Ser Eu Mesmo – CE Recriarte (Camboriú)

3º lugar: O que Fica? – EEB Prof. Maria da Glória Silva (Içara)

Bailarino destaque:Kelvyn dos Anjos Lopes Leão EMEB Paulo Fuckner (Campo Alegre)

Bailarina destaque:Carolina Lorenzetti - EEB São Tiago (Santiago do Sul)

Grupo Revelação: EEB Soror Angélica (São Lourenço do Oeste)

Coreógrafo destaque:Walter Ricardo Gobbo O que Fica? – EEB Prof. Maria da Glória Silva (Içara)

 

PREMIAÇÃO DANÇA DE SALÃO

1o lugar: Maria Eduarda Senci e Josué Laurindo - EMEB Tancredo Neves (Presidente Getúlio)

2o lugar: Débora de Souza e Eduardo Schvambach - EEB Bertino Silva (Leoberto Leal)

3o lugar: Karolayni Zanatta e Jonathan Basílio - EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (São Miguel do Oeste)

Bailarino destaque: Jonathan Basílio - EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (São Miguel do Oeste)

Bailarina destaque: Carla Pizatto - EEB Padre Izidoro Benjamin Moro (Lindóia do Sul)

Coreógrafo destaque: José Veríssimo Brisola - EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (São Miguel do Oeste)

 

Texto: Lucas Inácio

Contato: (48) 99620-2467

Assessoria de Comunicação Fesporte  

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Tels: (48) 3665 6126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 9635-9617

www.fesporte.sc.gov.br

www.facebook.com/fesporte

www.twitter.com/fesporte

Pagina 1 de 7