Quarta, 11 Dezembro 2013 20:51

Dança Catarina atinge mais de 40 mil pessoas em 2013

Florianópolis - Ao final da temporada, a coordenadora do Festival Escolar Dança Catarina fez uma avaliação positiva do evento em 2013. “Ainda estamos fechando o número exato de estudantes-bailarinos que participaram do festival este ano, mas já sabemos que 40 mil pessoas estiveram no evento, incluindo aí publico, estudantes, professores e gente da organização”, enfatiza Mapi Cravo. No início da competição, em setembro, a projeção dos organizadores era de 10 mil estudantes (7 a 15 anos) de 400 escolas públicas municipais e estaduais de Santa Catarina beneficiados.

Em 2013, o Dança Catarina esteve em 36 municípios congregando 32 etapas classificatórias microrregionais e quatro regionais (Sul, Oeste, Leste-Norte e Centro-Oeste). “É um evento que está consolidado e que a cada ano cresce mais”, destaca Mapi Cravo. Esta opinião é compartilhada pelo coreógrafo João Biasotto, coordenador técnico do festival. “O nível técnico evoluiu bastante nos últimos três anos, tudo isso por conta dos cursos preparatórios que o festival oferece aos professores dos municípios que sediam o evento. Só este ano foram 12 cursos”, destaca.

As competições do Dança Catarina começaram em setembro, com as etapas microrregionais, finalizando com as quatro etapas regionais em novembro. As disputas ocorreram nas modalidades de dança livre (subdivididas em contemporânea, moderna e danças urbanas), danças populares folclóricas, dança de salão e jazz. Os vencedores de cada etapa regional, além de medalhas, conquistaram a possibilidade de se apresentar no Festival de Dança de Joinville em 2014.

O Dança Catarina tem como objetivo a continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente nas aulas de educação física, além de firmar a escola como centro esportivo, cultural e de lazer. Outra meta, explica Mapi Cravo, é promover o intercâmbio esportivo, educacional e cultural entre os participantes. O Festival Dança Catarina é uma promoção do Governo de Santa Catarina, com realização da Fesporte e apoio da SDRs e das prefeituras. No próximo ano, o Dança Catarina completa 15 anos, e promete ainda mais novidades.