Domingo, 11 Novembro 2018 05:11

Categoria infantil encerra etapa Oeste em Itá Destaque

Escola São Tiago, de São Tiago do Sul, venceu com  a coreografia “Escravos da riqueza” Escola São Tiago, de São Tiago do Sul, venceu com a coreografia “Escravos da riqueza” Foto: Antonio Prado/Fesporte

Uma noite memorável com belas apresentações que tiveram como palco o ginásio municipal Hermes Pierozan em Itá. E assim chegou ao final a etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, neste sábado, dia 10. No total 22 escolas se apresentaram na categoria infantil sendo 11 no quesito dança livre e 11 no dança popular.

Na dança livre venceu a Escola Estadual São Tiago, de São Tiago do Sul, com  a coreografia “Escravos da riqueza” que trouxe ao placo uma crítica às pessoas que só pensam em dinheiro sem se preocupar com o próximo ou o bem estar do mundo.

Outra coreografia que foi bastante elogiada foi apresentada pelos alunos da Escola Estadual Arabutã, da cidade do mesmo nome com a dança “Anos 60”, mas a performance ficou com o troféu de vice-campeã da noite.

Fechando o pódio, em terceiro lugar, a Escola Estadual Raul Pompeia, de Campo Erê, trouxe para o palco o espetáculo “Efeméride”.

O grupo escolhido como destaque na dança livre foi o da Escola Estadual Ouro Verde, de Guaraciaba com a coreografia “Mulheres do Sul do Brasil”.

Conhecidos os vencedores foi a fez de mostrarem seus talentos os estudantes que disputaram a competição na dança popular.

Com a coreografia “Liechtenstein: pedras claras” a Escola Estadual Arabutã, de Arabutã, conquistou o primeiro lugar. Em segundo no pódio ficou a Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul, com a apresentação “Tinku” e em terceiro lugar fechou a Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades, com a dança “Festas germânicas do Estado de Santa Catarina”.

Os jurados escolheram como destaque da noite na dança popular a coreografia “Carimbó”, da Escola Estadual José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho.

Após os grupos se apresentarem, entraram no palco as disputas de dança de salão em que sete casais mostraram seus talentos na valsa, vanerão, forró e samba. O casal Jonathan Basílio e Karolainy Zantta, da Escola Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste, foi o campeão.

Assim como na sexta-feira, na primeira noite da etapa Oeste do Dança Catarina, com bailarinos juvenis, também foram escolhidos os destaques individuais da categoria infantil.

Confira os destaques

Bailarino destaque dança livre

Wagner Piazi – Escola Estadual Hélio Wasun, de Sul Brasil

Bailarina destaque dança livre

Eduarda Peruza – Escola Estadual São Tiago, de São Tiago do Sul

Coreógrafo destaque dança livre

Ronny Bee – Escola Estadual Hélio Wasun, de Sul Brasil, com a coreografia “Hair Spray – o sonho continua”

Bailarino destaque dança popular

Anderson Male – Escola Estadual Rodrigues Alves, de Saudades

Bailarina destaque dança popular

Núbia Bruneto -  Escola Estadual Santiago, de Santiago do Sul

Coreógrafo destaque dança popular

Olguim Metz – Escola Estadual Arabutã, de Arabutã, com a coreografia “Liechtenstein: pedras claras”

Bailarino destaque dança de salão

Jonathan Basílio - Escola Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste

Bailarina destaque dança de salão

Shariane Venâncio - Escola Estadual Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul

Coreógrafo destaque dança de salão

José Brisola - Estadual Jucelino Kubitschek, de São Miguel do Oeste

A etapa Oeste do Festival Escolar Dança Catarina começou na sexta-feira, dia 9, com a categoria juvenil. Ao todo cerca de 350 alunos bailarinos de 24 escolas de 18 municípios catarinenses disputaram a competição. Fizeram parte das disputas escolas que congregam as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê, Chapecó e Seara.

Itá sediou o segundo evento da etapa regional do festival. O primeiro foi a etapa Leste-Norte realizado nos dias 20 e 21 de outubro em Gaspar. A terceira regional será a Sul em Balneário Camboriú, entre os dias 16 e 17 de novembro, com as disputas entre as escolas das ADRs da Grande Florianópolis, Brusque, Itajaí, Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá.

E por fim a quarta e última regional, a Centro-Oeste,  que será realizada entre os dias 23 e 24 de novembro, em Caçador, envolvendo as escolas das ADRs de Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos, caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas e Concórdia.

Em Itá o Festival Escolar Dança Catarina foi uma promoção do Governo Estadual, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá. O evento teve o apoio da ADR de Concórdia e a da Unidade de Atendimento de Seara.

Texto: Antonio Prado

Lido 7076 vezes