Sábado, 26 Outubro 2019 13:24

Festival define primeiros campeões em Lauro Müller Destaque

Coreografia Contágio, de Elza Helena de Souza, Escola Prefeito Luiz Carlos Luiz, venceu na categoria juvenil livre Coreografia Contágio, de Elza Helena de Souza, Escola Prefeito Luiz Carlos Luiz, venceu na categoria juvenil livre Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Equilíbrio e qualidade técnica marcaram a primeira noite da etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina, em Lauro Müller, na região Sul do estado, em que se definiram os primeiros campeões, na sexta-feira (26). Foram quatro concorrentes na dança popular infantil, nove na dança livre juvenil e três na dança de salão infantil. Representantes de Nova Veneza, Garopaba e Camboriú foram os grandes vencedores da noite.

A abertura oficial do evento contou com a presença da coordenadora-geral, Mapi Cravo, representando a Fesporte, do Prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, e da secretária de Educação do Município Heloísa Ribeiro Fontanella, entre outras autoridades. Mapi Cravo destacou os 20 anos do evento. “Vocês coreógrafos e professores são os pilares do Dança Catarina e fazem a história da dança em nosso estado. Este é um palco solidário, é um palco para a cidadania da dança”, disse a coordenadora.

Heloísa Ribeiro destacou que foi a primeira vez que o município sediou o evento em sua etapa regional “É uma honra receber tamanha confiança e prestígio do Governo do Estado e da Fesporte. A dança também traz aprendizado na escola. Nós ensinamos disciplina pela dança e regras essenciais para uma boa formação do ser humano. Nós, como educadores, precisamos apoiar eventos como esse”, declarou.

O prefeito Fontanella destacou a importância das ações da Secretaria de Educação, como a parceria com a Fesporte para a realização do Dança Catarina em Lauro Müller. “Estamos felizes por estar sediando um dos maiores eventos escolares de nosso estado e por acolher a todos vocês”, disse ele, dando as boas-vindas aos participantes.

Na dança popular infantil, o primeiro lugar ficou a Escola Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, com a coreografia “Guerreiros Maculelê”, de Vanessa da Silva e Jussara Savio. Em segundo, ficou o Colégio Recriarte, de Camboriú, com a coreografia “Festa do Rock in  Roll”, de Waldir Coral. E na terceira colocação, ficou a Escola Gregório Manoel de Bem, de Laguna, com “Festejando a Vida”, da coreógrafa Laís Vitorino Oliveira.

Na modalidade de dança livre juvenil, a Escola Luiz Carlos Luiz, de Garopaba ficou com o título, pela coreografia “Contágio”, de Elza Helena de Souza. O Colégio Recriarte, de Camboriú, compôs o pódio nas duas colocações seguintes, com as coreografias “Trajetos”, em segundo, e “Relações”, em terceiro, ambas da coreógrafa Roberta Guimarães.

Na dança de salão infantil, aconteceu um empate na primeira colocação. O Colégio Recriarte, com a dupla André Ferreira e Lanai Januário, e Escola Professor André de Souza, de Imbituba, com Gustavo de Souza e Maria Eduarda Senardo, empataram na primeira colocação. Gustavo Garcia e Suelen Jonk, também do Colégio Recriarte, completaram o pódio.

Os destaques na categoria infantil popular ficaram com o bailarino Jeferson José Cardoso Júnior, da Escola Gregório Manoel de Bem, de Laguna; a bailarina Aléxia Cardoso, da Escola Maria Duarte Vasconcelos, der Sangão; a coreógrafa Jussara Sávio, da Escola Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, que também obteve destaque como grupo, pela coreografia "Guerreiros Maculelê". Na categoria juvenil livre, Roberta Guimarães, do Colégio Recriarte, de Camboriú, foi destaque como coreógrafa. O grupo de Garopaba, da Escola Prefeito Luiz Carlos Luiz, foi destaque na categoria juvenil livre, com a obra "Contágio", e os bailarinos Maria Eduarda Pereia e Carlos Eduardo Porciúncula como baliarino. Roberta Guimarães voltou a receber destaque como coreógrafa.

O Dança Catarina volta ao Centreventos Nelson Righetto, em Lauro Müller, a partir das 19h deste sábado (26), para a segunda noite de apresentações, desta vez com as modalidades de  dança popular e de salão, na categoria juvenil, e dança livre, na infantil. O evento é uma promoção do Governo do Estado – @governosc –, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Lauro Müller.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 3610 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:01