Sábado, 14 Maio 2022 16:42

Projeto de Iniciação Desportiva chega a Joaçaba e Videira Destaque

(1 Voto)
Representantes da Fesporte e da Unoesc posam com acadêmicos do Pide Representantes da Fesporte e da Unoesc posam com acadêmicos do Pide Delamare de Oliveira Filho

Depois de Criciúma, o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (Pide) do Governo De Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, chegou à Unoesc nos municípios de Joaçaba e Videira. As cerimônias de lançamento, dia 11, contaram com a presença de Kelvin Soares, Presidente da Fesporte e Aristides Cimadon, reitor da Unoesc.

O Pide é um projeto que tem por objetivo ofertar práticas esportivas para crianças e adolescentes  na faixa etária de 10 a 16 anos que estejam regulamente matriculadas na Rede de Ensino Pública Estadual e Municipal, objetivando a promoção da prática desportiva educacional e a formação integral dos adolescentes e jovens envolvidos. As modalidades serão ministradas por acadêmicos de educação física das universidades parceiras da Fesporte no Pide, que receberão bolsa estudantil pela atividade pedagógica.

No total serão R$ 2,3 milhões só em material esportivo e uniformes. O investimento global em bolsas acadêmicas será de R$ 5,6 milhões para dois anos de projeto. Ao todo, cerca de 20 mil alunos de escolas públicas serão beneficiados pelo projeto.

No ato de assinatura da parceria entre Unesc e Fesporte Kelvin Soares destacou que o Pide é um dos projetos que sempre esteve em seus sonhos e agora está se tornando realidade. “O estado de Santa Catarina é o maior formador de atletas de nosso país e o Pide contribuirá para desenvolver ainda mais esse cenário”, concluiu Soares.

Presidente da Fesporte, Kelvin Soares (ao centro) na cerimônia do Pide em Videira (Foto: Delamare de Oliveira Filho)

Aristides Cimadon, por sua vez, teceu elogios ao Pide, à Fesporte e ao Governo do Estado. “Quero parabenizar ao Governador e ao Presidente da Fesporte, pela forma com que vêm priorizando as bolsas de estudos nas nossas universidades comunitárias em Santa Catarina e por esse excepcional projeto que estamos lançando hoje na Unoesc”.

Para o Prof. Renan Souza, coordenador do curso de Educação Física, Campus da Unoesc de Joaçaba, o Pide vem a agregar os três pilares que a universidade é constituída: ensino, pesquisa e extensão, e em especial, a extensão, uma vez que “promove o esporte, junto à comunidade e proporciona aos nossos acadêmicos, a vivência da prática esportiva desde as primeiras fases do curso”.

Nos eventos de assinaturas do Pide estiveram acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc e professores, além de autoridades, entre as quais Jefferson Ramos Batista, Gerente de Políticas Públicas da Fesporte e Coordenador do Pide; Profa. Carla Fabiana Zanella, Diretora da Unoesc, Campus Videira;  Professores Renan Souza e Ederlei Zago, Coordenadores do Curso de Educação Física, Campus Joaçaba e Videira, respectivamente; Paulo Roberto Balestrin,  Fundação Municipal de Fraiburgo.

Lido 606 vezes Última modificação em Quarta, 07 Dezembro 2022 19:41