Segunda, 09 Outubro 2023 22:40

Presidente da Fesporte prestigia abertura dos JUBs 2023 Destaque

(1 Voto)

A cidade de Joinville realizou, na noite desta segunda-feira (9), a abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023 que é considerada a maior competição universitária da América Latina. Serão 14 dias de competição, e Joinville recebe mais de cinco mil participantes de todas as partes do Brasil, disputando 21 modalidades. Ao todo, 320 instituições de ensino superior de todas as 27 federações vão estar nesta edição dos jogos. O presidente da Fesporte, Paulão, esteve presente na solenidade de abertura realizada no Centreventos Cau Hansen.

O evento homenageou atletas joinvilenses que se destacaram nacionalmente e também apresentou aos competidores de todo o Brasil a Escola do Teatro Bolshoi, a cultura germânica, o Carnaval e a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, dez vezes campeã no Festival de Dança de Joinville. “Esta é mais uma grande festa do esporte brasileiro. Jovens universitários de todo o país estão aqui, em Joinville, para mostrar o seu melhor, mantendo elevada a amizade e o espírito olímpico. E a Fesporte prestigia e parabeniza este grande congraçamento”, afirmou Paulão.

Aproximadamente cinco mil pessoas entre atletas, árbitros e técnicos estarão participando da competição. Ao todo, serão 320 instituições de ensino superior, representando todas as 27 Federações universitárias do país. Durante os 14 dias de competição, os atletas disputarão as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.

A bandeira do Brasil foi conduzida pela velocista Ádria Santos, tetracampeã paralímpica e maior medalhista mulher do país, considerada a maior velocista cega do mundo. Com a bandeira dos jogos foi conduzida pelo nadador joinvilense Eduardo Fischer, que registrou mais de 30 quebras de recordes sul-americanos e representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney e Atenas. O juramento do atleta será feito por Nathan Felipe Filgueiras, atleta de xadrez da Univali. O desfile com o fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica foi conduzido pela atleta joinvilense de tênis de mesa Lhays Stolarski, que integrou a delegação brasileira do Mundial Universitário, na China, em 2023.

Lido 577 vezes Última modificação em Terça, 10 Outubro 2023 17:52