Sexta, 27 Outubro 2023 15:32

Santa Catarina embarca para os Jogos Escolares Brasileiros 2023 Destaque

Brasília será sede da terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que vai acontecer entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro deste ano. São esperados cerca de 6.100 atletas e 1.120 técnicos, e para a realização dos jogos que são classificatórios para o Sul-Americano que acontecerá em dezembro no Chile. As competições serão disputadas por atletas com faixa etária de 12 a 14 anos matriculados em instituições de ensino pública e privada e incluem as modalidades de atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

O presidente da Fesporte, Paulão, fez questão de agradecer o empenho de todos para que a Delegação pudesse participar da competição. "Realmente foram momento de tensão, mas tudo foi resolvido. Meu agradecimento ao Governador Jorginho e à parceria dos secretários Cimadon e Patrícia, da Educação, pelo trabalho em conjunto. Agora, os quase 280 atletas já estão prontos para a viagem até a Capital Federal para disputar os JEBs. Eu, particularmente, participei por mais de uma vez desta competição. E novamente, agora na posição de presidente da Fesporte, terei a oportunidade de acompanhar nossos atletas brilharem nesta competição tão importante. Com certeza, Santa Catarina vai brilhar nos Jogos Escolares Brasileiros", destacou Paulão.

Já o presidente da Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE), Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz, destaca o trabalho conjunto com a Fesporte para a aquisição das passagens de toda a delegação catarinense. "Como o Ministério do Esporte cortou a verba do transporte das delegações para os jogos, procuramos o presidente de Fesporte, Paulão, para trabalharmos em conjunto. Mediante a essa dificuldade, criamos um força-tarefa contando com deputados estaduais (da comissão de Esporte e Lazer da Alesc), secretários de Estado e outras personalidades. Assim, após a exposição das dificuldades, o Governador assegurou a aquisição das passagens", explicou Neco.

E concluindo ele destaca que "hoje, para nossa felicidade, estamos recebendo todas as passagens onde estaremos com 100% da delegação. São aproximadamente 280 passagens com destino à Brasília, e estamos com grandes expectativas de bons resultados já que o ano passado tivemos em torno de 30 a 32 classificados. A nossa expectativa é que neste ano também tenhamos de 25 a 30 classificados para o Mundial", concluiu Neco.

Destaques catarinenses

De Florianópolis, três ginastas estarão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS). As representantes são Helena Dias Zanoni e Emanuelle Telles da ginástica artística além de Pietra da Luz, atleta da ginástica rítmica. A técnica Thaís Emanuelli Barros irá participar das competições como treinadora da equipe de Santa Catarina na modalidade ginástica artística.

Na modalidade de Karatê, a cidade de Cocal do Sul terá dois representantes. Os atletas Hyago Antunes Rodrigues e Laura Dezan Corrêa foram classificados para disputar nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília. Eles conseguiram as vagas após vencerem nos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina – 12 a 14 anos), realizadas na cidade de Criciúma, em agosto.

Lido 856 vezes Última modificação em Sexta, 27 Outubro 2023 16:11