No último final de semana, entre o dia 22 a 24, aconteceram as Etapas Regionais e a Estadual de vôlei de praia dos Joguinhos Abertos, e neste fim de semana uma nova etapa dos Joguinhos iniciará. Na sexta-feira, dia 29, dará-se início a etapa estadual de natação, que acontecerá em Indaial, até o dia 31 de outubro. 

 

A agenda de novembro também está agitada! Já no dia 1º, segunda-feira, acontece a etapa estadual de tênis de mesa, em Criciúma. Na sexta-feira, dia 5, outros jogos também têm início. São eles: atletismo, em Timbó; judô, em Videira; ginástica artística, em Blumenau; jiu jitsu e tênis de mesa, em Criciúma; e taekwondo, em Caçador. Finalizando o mês de novembro, entre o dia 12 ao 14, também acontecerá a estadual de ginástica rítmica, em Timbó.

 

Confira a programação:

29 a 31 de outubro: Natação - Indaial

1 a 3 de novembro: Tênis de mesa - Criciúma

4 a 7 de novembro: Taekwondo - Caçador

5 a 7 de novembro: Atletismo - Timbó

                               Judô - Videira

                               Ginástica Artística - Blumenau

                               Jiu Jitsu e Tênis - Criciúma

12 a 14 de novembro: Ginástica Rítmica - Timbó

 

A etapa estadual dos Joguinhos Abertos é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios sedes.

 

Governador Carlos Moisés encaminhou para a Assembleia Legislativa. nesta sexta-feira, 22/10, o projeto de lei que cria o programa Bolsa Atleta. Desenvolvido pela equipe técnica da Fesporte, em conjunto com as Secretarias da Fazenda, Educação e Casa Civil, deverá atender mais de 1000 atletas e paratletas catarinenses. O investimento previsto é de 8,4 milhões de reais/ano, em bolsas que variam de 350 a 1.500 reais.

A intenção é criar uma situação mais confortável para os atletas, especialmente em idade escolar, como uma contrapartida importante para subsídio das despesas esportivas, visando que o bom desempenho esportivo, aliado aos bons resultados nos estudos.

A Lei estabelece como público prioritário, os atletas e paratletas praticantes do esporte educacional, que comprovarem estar matriculados e cursando o sistema educacional público ou privado de ensino fundamental, médio ou superior e, com isso, além do incentivo à pratica desportiva, busca-se incentivar que os atletas mantenham-se regulares no ensino.

O Programa também beneficiará os atletas de alto rendimento com o objetivo de estimular a permanência do vínculo destes atletas com clubes e entidades catarinenses.

  Foram criadas sete categorias que poderão ser pleiteadas por atletas e paratletas.

Alguns requisitos, de preenchimento cumulativo, são colocados, todos no intuito de atender aos atletas e paratletas com destaque em competições e que, preferencialmente, estejam vinculados ao desporto escolar. Ainda estabelece que o atleta não pode estar cumprindo pena definitiva imposta pelos órgãos oficiais ou pela Justiça Desportiva, como forma de incentivar boas condutas.

Em duas situações específicas, o valor da Bolsa-Atleta terá um acréscimo de 20% (vinte por cento): No caso das modalidades do paradesporto em que são exigidos equipamentos esportivos específicos adaptados para a competição. Também para os atletas acima de 18 anos ou de alto rendimento que comprovarem estar matriculados e cursando o sistema educacional público ou privado de ensino fundamental, médio ou superior.

O atleta beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta de SC não será impedido de receber benefício similar no âmbito do Governo Federal ou Governos Municipais.

Na tarde desta sexta-feira, 15, a Gerência de Esporte de Rendimento divulgou a relação da data dos congressos técnicos das etapas regionais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. 

Os encontros acontecerão na próxima segunda-feira, 18. Serão feitos de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, no período matutino e vespertino, com horários programados para cada região catarinense. 

 

Confira a tabela de horários e os links:

 

Período Matutino

10:00 - Região Extremo Oeste - Itapiranga

10:30 - Região Oeste - Chapecó

11:00 - Região Meio Oeste - Xaxim

11:30 - Região Centro - Videira

 

Clique aqui para conseguir o link da reunião!

 

Período Vespertino

14:00 - Região Planalto Vale - Rio do Sul

14:30 - Região Norte - Jaraguá do Sul

15:00 - Região Leste Norte - Ibirama

15:30 - Região Sul - São José

16:00 - Região Extremo Sul - Criciúma

 

Clique aqui para conseguir o link da reunião!

 

Nesta sexta-feira, dia 8, o ciclismo e o xadrez darão início a edição de 2021 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. As competições de ciclismo acontecerão em Videira (XCO e BMX) e em Iomerê (contra relógio individual e estrada), já o xadrez será em Timbó.

 

 

O ciclismo estreia com o XCO, no dia 08, às 15h, no Parque da Uva, em Videira. No mesmo local, no sábado, dia 09, acontecerá a prova de BMX, os treinos serão às 9h, e as competições serão em seguida, às 10h. Também no sábado, ocorrerá a etapa de contra relógio individual (circuito de 4km), na Rua Ademar Mendes, em Iomerê.

 

Para finalizar o ciclismo, no domingo, dia 10, será realizada a etapa estrada, igualmente em Iomerê.

 

 

O xadrez estreia na sexta-feira, dia 08, com duas competições, blitz e rápido, às 14 e 16 horas, respectivamente. Ambas as competições terão o total de 5 rodadas. No dia seguinte, dia 09, terá início a rodada standard, que irá começar às 09 horas, e terá rodadas seguintes às 14 e 19 horas. No domingo, dia 10, as rodadas de standard continuarão às 09 e 14 horas. 

 

Para finalizar a competição de xadrez, às 17:30 será realizado as premiações e o encerramento. Todas as provas acontecerão no Centro de Convivência do Idoso - Jardim Botânico, em Timbó.

 

Confira as datas dos jogos em nosso calendário!

 

 

Vai começar! 

Atenção ciclistas e técnicos, confira a programação da etapa de ciclismo da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que irá iniciar no dia 1º de outubro, nos municípios de Videira e Iomerê:

 

01/10/2021 (sexta-feira) - Congresso Técnico

Local: a definir

Horário: 10:00

 

01/10/2021 (sexta-feira) - XCO

Local: Pista Parque da Uva - Videira

Horário: 14:00 - Team relay

              15:00 - XCO - masculino/feminino

 

02/10/2021 (sábado) - BMX

Local: Pista de BMX, Parque da Uva - Videira

Horário: 09:00 - Treinos

             10:00 - Competições

 

03/10/2021 (domingo) - Estrada

Local: Rua Ademar Mendes - Iomerê

Horário: 09:00 - Masculino/feminino

 

OBS: Horários sujeitos a alterações 

 

Na tarde desta quinta-feira, 23, a Fesporte divulgou a relação dos municípios nas modalidades individuais automaticamente classificados para a etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).  A relação está de acordo com a classificação final da edição 2019. No dia 29 de outubro  - prazo final das inscrições -  será divulgada a relação definitiva dos municípios aptos a participarem da etapa estadual da 19a Olesc. 

 

 

Pagina 1 de 3