JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Quarta, 16 Dezembro 2015 21:58

Últimos campeões decidem o título no futebol Destaque

Gol de pênalti de Chapecó contra Santo Amaro da Imperatriz, feita pelo Pablo Gomes Gol de pênalti de Chapecó contra Santo Amaro da Imperatriz, feita pelo Pablo Gomes Pablo Gomes (SDR Lages)

Chapecó e Blumenau vão decidir o título do futebol na 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), competição que está sendo realizada nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna. A final será realizada nesta quinta-feira (17), no estádio José Afonso D’Agostini, em Herval D’Oeste, a partir das 16h30min. É o confronto dos dois últimos campeões. Chapecó ganhou a edição de 2014, contra Itajaí; e Blumenau ergueu o troféu nos Jasc de 2013, após fazer a final diante de Florianópolis. Na preliminar, a partir das 15h, Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz decidem o 3º lugar, valendo a medalha de bronze.

Chapecó se classificou para a final com muitas dificuldades. Na semifinal, realizada nesta quarta-feira (16), ganhou de Santo Amaro da Imperatriz, por 2 x 0, com gols aos 28 e aos 29 minutos do segundo tempo. O placar foi aberto em lance polêmico. Bruno de Biasi cometeu pênalti em Gabriel Antônio. Leonardo Silva foi para a cobrança, optou pela paradinha, e quando o goleiro Guilherme Medina escolheu o canto, tocou a bola para o gol. O árbitro Fernando Henrique Miranda validou o gol, apesar da regra não permitir a paradinha. Um minuto depois, Perotti fez 2 x 0 e garantiu a vaga na semifinal.

Santo Amaro da Imperatriz entrou em campo com 10 jogadores, pois não tinha mais atletas para utilizar. “Mesmo assim, tivemos que controlar a ansiedade do time e ter paciência. Fomos premiados pela insistência, mas eles marcaram muito bem e dificultaram o nosso trabalho”, admitiu o técnico de Chapecó, Agnaldo Pereira, que não era o comandante do time no título conquistado em 2014. “O treinador era Emerson Cris. Eu estou na primeira edição dos Jasc como técnico do time de futebol. Antes, eu treinei a equipe de futsal, de 1994 a 2012”, contou.

Na outra semifinal, Blumenau, o time mais vezes campeão no futebol, com quatro títulos nos Jasc e nenhum vice, derrotou Florianópolis por 2 x 0, gols de Henrique e Maurício Soares.

O futebol só passou a fazer parte dos Jasc em 2001. Das 13 edições realizadas, Blumenau ganhou quatro; Criciúma foi campeão três vezes; e Joinville conquistou dois títulos. Também foram campeões Itajaí, Chapecó, Lages e Palmitos.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam 78 municípios, envolvendo em torno de 4.600 atletas, em 26 modalidades. Estão em disputa 47 troféus, entre o masculino e o feminino.

Texto: Geraldo De Cesaro

Lido 2302 vezes