Sábado, 11 Novembro 2017 15:03

Recorde dos 400m, em 1980, não foi batido em Lages Destaque

Evaldo Rosa, detentor do recorde mais antigo da história dos Jasc, viu se recorde não ser batido em Lages Evaldo Rosa, detentor do recorde mais antigo da história dos Jasc, viu se recorde não ser batido em Lages Foto: Antonio Prado

Muitos atletas de renome já passaram pelos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), mas nenhum tão marcante quanto Evaldo Rosa, pois seu nome já entrou para a história. Competindo por Florianópolis ele bateu o recorde nos 400 metros rasos, nos Jasc de 1980, em Jaraguá do Sul. A marca histórica foi de 47segundos cravados. Detalhe: em uma pista de carvão e com um sapato inferior aos que os atletas usam hoje em dia.

Após a façanha, algumas provas do atletismo dos Jasc foram realizadas em pista sintética, portanto, muito mais propícias à quebra de recorde, mas nem por isso a marca de Evaldo foi batida. Na edição deste ano, em Lages, Fábio Oliveira, de São José, venceu a prova dos 400 metros com tempo de 47segundos e 88 centésimos, ou seja, por questões de centésimos o josefense não colocou seu nome na história. Evaldo acompanhou a prova como treinador de São Bento do Sul.

O recorde brasileiro dos 400 metros pertence ao santista Sanderlei Claro Parrela, com o tempo de 44.29. A marca foi batida no Campeonato Mundial de Atletismo de 1999 em Sevilha, Espanha.

Texto: Antonio Prado

(48) 9 9696-3045

Confira entrevista de Evaldo Rosa, concedida em 2014 ao site Memória Esportiva de SC

Lido 2136 vezes Última modificação em Sábado, 11 Novembro 2017 15:15