JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 317

Terça, 14 Maio 2013 00:00

Abertura em Itá conta com mais de 2 mil atletas Destaque

Cerimônia contou a história da colonização italiana no município sede Cerimônia contou a história da colonização italiana no município sede Antonio Prado

Itá - Animação não faltou para as 2 mil pessoas que lotaram o ginásio municipal Hermes Pierazan, na noite desta terça-feira (14) para a assistir à cerimônia de abertura da etapa estadual da 6ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em Itá. Antes de começar a cerimônia, a entrada era um aperitivo do que estava por vir.

Quando minutos depois começou a festa de cerimônia de abertura, o ginásio se transformou em uma verdadeira celebração. As apresentações começaram com samba em que o mestre- sala Uriki e a porta-bandeira Flávia coreografaram um samba em homenagem à Itália, em alusão à colonização italiana do município sede. Coube aos alunos da Escola Municipal Valentin Bernardes uma apresentação de dança celebrando a superação dos problemas da vida por meio do esporte.

O grupo foi bastante aplaudido, da mesma forma que foram as itaenses Odiles do Prado, de 66 anos, jogadora de bocha, ao acender a pira olímpica, e Rosalina Moschetta, 69 anos, participante da dança de salão, ao fazer o juramento do atleta.

Nos discursos das autoridades, a prefeita de Itá, Leide Mara Bender, destacou mais uma vez a boa parceria entre Fesporte e prefeitura na realização do evento. “Aqui estão representados mais de 50% dos municípios catarinenses. Esporte na terceira idade também é força e vitalidade. Estamos muitos felizes por vocês estarem aqui”, enfatizou  a prefeita.

O presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Jr, destacou os cerca de 8 mil atletas que participaram da fase anterior do evento, a regional. “Isso mostra a força deste evento, estamos todos de parabéns”, pontuou. Dentre as autoridades estiveram também presentes Gladis Regina, secretária de desenvolvimento regional de Seara, e o deputado estadual Moacir Sopelsa.

As competições dos Jasti começam nesta quarta-feira (15), com a realização de seis das sete modalidades que compõem a etapa estadual do evento destinado a atletas a partir de 60 anos. Os 1.740 competidores de 151 municípios brigarão pelo título da bocha rafa, bolão 23, canastra, dominó, truco e dança coreográfica. A dança de salão será realizada na sexta-feira.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura de Itá.

Informações adicionais:
Antonio Prado