Terça, 25 Agosto 2015 19:06

Gêmeos sonham com medalha nos Escolares de Fortaleza Destaque

Mirelli e Murillo foram campeões no judô nos Jogos Escolares de Santa Catarina Mirelli e Murillo foram campeões no judô nos Jogos Escolares de Santa Catarina Foto Divulgação

A partir do dia 2 de setembro parte dos 157 atletas-estudantes viaja para Fortaleza para disputar, por Santa Catarina, a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (Jej) para estudantes de 12 a 14 anos. Na bagagem de muitos, além do friozinho na barriga por disputar uma competição nacional pela primeira vez, viajam também sonhos de conquistas de medalhas.

Entre estes estudantes ansiosos por um bonito papel na competição está o casal de gêmeos do judô Murillo e Mirelli Souza Cândido, ambos com 14 anos e estudantes do 9º Ano da Escola Municipal Basileu José da Silva, de Imbituba.

Os dois atletas ganharam a condição de ir para Fortaleza depois de serem campeões da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) realizada no início de agosto em Caçador. Murillo foi ouro na categoria meio pesado (até 64 kg) enquanto que Mirelli foi campeã no meio médio (até 53 kg).

Murillo está com a expectativa de medalha no Ceará já que vem vivendo um bom momento na carreira. “Agora, no início de agosto, fui vice-campeão brasileiro sub-15 em Cuiabá. Esse resultado me deu classificação para o Sul-Americano de Montevidéu, no Uruguai, a ser realizar de 12 e 13 de dezembro, por isso vou para Fortaleza com a expectativa de conseguir pódio para o nosso Estado”, enfatizou o estudante.

E se depender da força de vontade a dupla vai longe. Para conseguir os objetivos os dois irmãos treinam quatro horas por dia, sempre acompanhados de perto pelo pai Adenir Geremias Cândido. “Vou com eles em todas as competições possíveis. Sempre incentivando e dando conselhos”, enfatiza Adenir.

Começo aos 7 anos

Murillo e Mirelli começaram no judô aos 7 anos de idade em um projeto de esportes da Prefeitura de Imbituba. Foram descobertos por um professor de educação física da Escola Municipal Etervina de Souza Pereira, onde estudavam na época, que viu neles potencialidades para se destacarem na modalidade.

“Eles começaram o judô de brincadeira. Foram indo, indo, e quando me dei conta já estavam levando a serio e ganhando medalhas”, recorda o pai.

A deleção de Santa Catarina que disputará os Jej em Fortaleza, de 3 a 12 de setembro, será composta por 192 pessoas entre atletas, técnicos e comissão de apoio.  O evento é uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação catarinense será gerenciada pelo Governo do Estado por meio da Fesporte.

Em Fortaleza serão disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Antonio Prado

(48) 9696-3045