Sexta, 22 Setembro 2017 21:50

SC faz história e conquista 39 medalhas nos Jogos Escolares Destaque

Escola Erwin Prade, de Timbó, foi ouro no vôlei masculino Escola Erwin Prade, de Timbó, foi ouro no vôlei masculino Crédito: Ana Ormerod/COB

O Time Santa Catarina se despediu de Curitiba com uma excelente participação nos Jogos Escolares da Juventude. Os 162 atletas de 12 a 14 anos que representaram o estado catarinense conquistaram 39 medalhas totais: 10 de ouro, 11 de prata e 18 de bronze. Esse número superou a edição de 2016, quando os jovens catarinenses conquistaram 35 medalhas ao todo.

A competição que começou no último 12 terminou nesta quinta-feira, 21, com as finais das modalidades coletivas e as últimas cerimônias de premiação, momentos que serão eternizados pelos atletas catarinenses. Ao final de quinta-feira, as jovens promessas de SC subiram ao pódio em sete ocasiões.

Meninos de 12 a 14 anos da Escola Erwin Prade, de Timbó, comemoram o ouro no vôlei masculino. Crédito: Ana Ormerod/COB

Nos primeiros três dias de competição (13, 14 e 15), foram realizadas as modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação luta olímpica, tênis de mesa e xadrez. Entre o domingo e a quinta-feira foram feitos os torneios dos esportes coletivos: vôlei, futsal, basquete e handebol.

Gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, Josélia Maranho comemorou o rendimento catarinense nesta edição dos JEJ e o desenvolvimento do calendário esportivo promovido pela Fesporte. “Santa Catarina foi o melhor estado na fase de equipes. Poderia ter ido melhor na primeira, mas tivemos boas conquistas. Ano que vem, teremos um novo formato, e nosso estado já está garantido em seis modalidades”

Gerente de esporte de base da Fesporte, Josélia Maranho comemora o título de futsal com as meninas do colégio Rogacionista, de Criciúma. Foto: Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB

O novo formato de 2018 se deve a um objetivo principal do Comitê Olímpico Brasileiro: corte de gastos. No ano que vem, os Jogos Escolares para atletas de 12 a 14 anos e para atletas de 15 a 17 anos serão realizados em apenas uma cidade sede, e o número de equipes nas modalidades coletivas da competição nacional deve diminuir de 27 para 12. Com isso, aumentam as disputas das seletivas regionais. Segundo o comitê, 3.983 alunos-atletas de 1.401 escolas de todo o Brasil participaram do evento em 2017.

Quadro de medalhas por municípios catarinenses

Dos 37 municípios catarinenses representados nos Jogos Escolares da Juventude, 24 foram premiados com medalhas, e desse total, 10 conquistaram no mínimo duas medalhas. São Bento do Sul foi o município catarinense que mais se destacou. Lucas Grossl e Thiago Hau França, da Escola Estadual São Bento conquistaram juntos cinco medalhas no tênis de mesa, e a cidade de São Bento do Sul levou 10 medalhas ao todo: uma de ouro, uma de prata e sete de bronze. Veja o quadro de medalhas por município:

Os municípios com mais “atletas de ouro” foram Joinville e Itajaí, ambos com três medalhas douradas cada. Para Itajaí, Larissa Nienchotter (Colégio Adventista), Gabrielly Duarte (Colégio Salesiano) e Tiffany Weinfurter (Escola Henrique Midon) estavam na equipe que ficou em primeiro lugar na categoria por equipes do judô feminino.

Já Joinville levou o ouro no revezamento 4x75m do atletismo feminino com Camily Karolini dos Santos, da Escola Municipal Eladir Skibinski, e Letícia Lucindo Dell Agnolo do Colégio Cenecista Elias Moreira. O terceiro ouro de Joinville também veio no judô, com Ana Cardoso da Escola Prof. Zulma do Rosário Miranda.

A delegação catarinense foi gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, e os Jogos Escolares da Juventude foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Texto: Nicolas Quadro

Assessoria de Comunicação - Fesporte