Sábado, 10 Agosto 2019 17:17

Campeãs dos Jesc celebram classificação aos JEJ Destaque

Handebol feminino da Escola Estadual Claudino Crestani, de Palma Sola, comemora título Handebol feminino da Escola Estadual Claudino Crestani, de Palma Sola, comemora título Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

O sábado, 10, último dia de competição, foi de festa em Curitibanos para as escolas campeãs das modalidades coletivas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos. Os títulos no basquete, voleibol, handebol e futsal garantiram classificação para a etapa nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrem em novembro, em Blumenau.

Os Jesc começaram dia 3 de agosto com as modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa e xadrez. Entre os dias 6 a 10 continuaram com as modalidades coletivas. No total foram cerca de 2.800 estudantes de 290 escolas catarinenses.

Escola Estadual Sara C. Kleinkauf (Guaraciaba) comemora título no voleibol feminino dos Jesc 12-14, pela sétima vez (Foto: Heron Queiroz)

Por motivos de logísticas algumas modalidades esportivas dos Jesc serão disputadas em outros municípios.

NATAÇÃO: Será realizada de 23 a 25 de agosto, paralela a programação da Olesc no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

JUDÔ: Será realizado entre os dias 17 a 21 de setembro, juntamente com as disputas dos Jesc  15 a 17 anos, na Olesc em Videira.

LUTA OLÍMPICA: Será realizada dia 28 de setembro, juntamente com as disputas dos Jesc 15 a 17 anos, em Blumenau.

A ginástica rítmica foi realizada no período de 5 a 7 de julho em Brusque. Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras. Em Curitibanos o evento tem a parceria com a prefeitura local.

Em 2019 mais de 100 mil estudantes atendidos

Esta 37ª edição dos Jesc 12 a 14 anos, considerando todas as suas fases classificatórias, teve mais de 100 mil estudantes inscritos. Precisamente 111.284 estudantes de 1.281 escolas oriundas de 276 municípios, ou seja, 93, 56% dos municípios catarinenses participaram em algum momento dos Jesc. Neste ano de 2019 foram 12.731 professores envolvidos com o evento.

Confira as escolas campeãs nas modalidades coletivas

Basquete feminino: Colégio Satc (Criciúma)

Basquete masculino: Colégio São José (Itajaí)

Futsal feminino: Escola Vidal Ramos Júnior (Concórdia)