Quinta, 28 Novembro 2019 18:29

João Pedro é prata na prova por pontos do ciclismo Destaque

João Pedro, em primeiro plano, na largada de apresentação com Murilo Fischer (de vermelho) João Pedro, em primeiro plano, na largada de apresentação com Murilo Fischer (de vermelho) Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Na prova por pontos do ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Santa Catarina conquistou a medalha de prata, com João Pedro Jordani, da Escola Lourdes Lago, de Chapecó, na categoria de 12 a 14 anos.

A prova foi realizada num circuito de 250, na Rua Humberto de Campos, entre a Vila Germânica e o Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, em Blumenau. Além de João Pedro, também participaram da competição Rafaela Bernardi, do Colégio Jardim Anchieta, de São José, na categoria de 12 a 14 anos feminina; Liandra Heimann, da Escola Professor Júlio Scheidemantel, de Timbó, na categoria de 15 a 17 anos feminina; e Vinícius Memlak, da Escola João Guimarães Cabral, de Imbituba, categoria 15 a 17 anos masculina.

Quem esteve presente na prova foi o ciclista campeão mundial e participante de cinco olimpíadas, Murilo Fischer. Catarinense, natural de Brusque, aos 40 anos, ele foi convidado, pela segunda vez a ser embaixador da modalidade de ciclismo nos JEJ. Fischer abriu uma das provas com uma volta de apresentação com os participantes. Tendo participado de uma das edições dos Jogos Escolares de Santa Catarina, ainda jovem, no início dos anos 90, o ciclista falou da importância de eventos escolares para a formação de novos atletas e da organização do evento em Blumenau.

“Essa experiência que eles estão vivendo aqui é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal deles. O objetivo desse evento é transformar esses jovens em grandes pessoas, antes mesmo de grandes atletas. Santa Catarina sempre foi um celeiro de grandes atletas do ciclismo. Apesar de diminuir o número de equipes, sempre foi referência em nível nacional”, comentou o ciclista, que destacou também a importância da figura do embaixador das modalidades, que têm a oportunidade de contar para os jovens suas experiências e o caminho de esforço, amor e comprometimento na vida de um atleta.

Os ciclistas voltam a competir na manhã de sexta-feira, na prova de resistência, na Rua Humberto de Campos. Os catarinenses estão na expectativa de voltar a subir ao pódio, desta vez com mais atletas.

Os Jogos Escolares da Juventude são um evento promovido pelo Comitê olímpico do Brasil, em parceria com o estado de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, e com a Prefeitura Municipal de Blumenau.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 4135 vezes Última modificação em Quinta, 28 Novembro 2019 18:50