Publicado em Olesc
Escrito por

Maria Vitória: realizando sonhos com o xadrez

A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) mostrou ser uma competição para descobertas de novos talentos no esporte. E neles estão incluídos os chamados esportes da mente, como o xadrez, que é um jogo de tabuleiro. Os atletas dessa modalidade não correm, não saltam e não se movimentam, apenas fazem a partida acontecer por meio do raciocínio. Neste esporte, por exemplo, os jogadores devem pensar cuidadosamente em cada jogada, considerando as possíveis conseqüências a curto e longo prazo. Eles precisam ter uma compreensão sólida das regras do jogo, bem como das estratégias e táticas usadas pelos grandes jogadores. Além disso, o xadrez exige que os jogadores tenham uma boa memória, já que muitas jogadas são baseadas em seqüência específicas de movimentos.

Na Olesc, uma pequena mas talentosa atleta de apenas 9 anos, se destacou entre tantos jovens com mais anos de prática. Ela é Maria Vitória Baratieri, que disputou a olimpíada pelo município de Rio Negrinho, mas reside com os pais em Florianópolis. Essa atleta conquistou duas medalhas: ouro na Blitz - Tabuleiro 3 e prata no Rápido feminino - Tabuleiro 3. "Eu conheci o xadrez com 6 anos de idade, lá na minha escola. Além das atividades normais tipo balé, ginástica, informática, comecei a procurar algo que chamasse mais a minha atenção. Até que, num dia, passei por um grupo de colegas que estavam com um jogo de peças bem diferentes. Eu perguntei e me responderam que era o xadrez", explicou. E foi lá que Maria Vitória começou a buscar seus primeiros desafios, versatilidade e capacidade de trabalhar em equipe.

"Desde o primeiro dia eu gostei muito do xadrez, e logo falei que era isso que eu gostaria de fazer. Minha mãe até tentou mudar a minha ideia, perguntando se eu não queria trocar por balé ou ginástica, que eram atividades mais para as meninas. Mas eu queria tanto que, sem a minha mãe saber, eu já estava matriculada no xadrez. Até o dia que me disseram que eu precisava pagar a mensalidade das aulas. Não tive outro jeito senão contar para a minha mãe... veja só o que se faz por aquilo que se ama", confessou.

O futuro e a pandemia

A pequena atleta confessa que passou momentos de apreensão no período da pandemia. "Quando eu comecei no xadrez, eu sempre quis praticar com os adversários na minha frente, pois dava para sentir a reação deles a cada movimento que eu fizesse. Mas aí veio a pandemia e fui obrigada a decidir se continuava ou não no xadrez, porque para praticar era obrigada a jogar pela internet. Foi um período muito ruim, mas a vontade de jogar foi mais forte", confessou.

Mas a determinação de Maria Vitória vai muito além da prática do xadrez, ela já busca as alternativas para a sua vida. "Eu já penso em morar no Estados Unidos, mas antes, se tudo der certo, quero me formar em Direito - assim como meus pais -, de preferência na Universidade de Harvard. E eu sei que o xadrez vai me ajudar muito, principalmente no desenvolvimento do meu raciocínio", diz. 

Com apenas três anos na prática do xadrez, Maria Vitória já se orgulha em dizer que já está colecionando títulos. "Agora, em 2023, conquistei o título de campeã catarinense na categoria sub-10 e vou continuar me preparando para os próximos torneios", disse. E sem sair muito do tema, a jovem enxadrista confessou que também gosta de assistir séries, e aí vale a dica. Os seus favoritos são: "A Rainha de Katwe" e "O Gambito da Rainha", dois clássicos com onde o tema central é o xadrez.

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Joinville é o campeão geral da 22ª Olesc

O município de Joinville é o campeão geral da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), somando um total de 119 pontos. Jaraguá do Sul foi o segundo colocado com 117 pontos e Florianópolis ficou em terceiro com 109 pontos. 

Realizada entre os dias 25 de setembro a 3 de outubro, em Florianópolis, esta edição da etapa estadual da Olesc, contou com a participação de mais de 4800 atletas de 98 municípios catarinenses, disputando as modalidades de: atletismo, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, futsal e ciclismo.

O Gerente de Esporte de Rendimento, da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Darcio de Saules, destaca o recorde de participantes nessa edição da Olesc, que foi criada em 2001 e teve sua primeira edição em Criciúma. “Tivemos uma participação expressiva e inédita com um recorde de mais de 4800 participantes, de 98 municípios. É importante ressaltar também que além do esporte, temos o intercâmbio com jovens de várias partes do estado e essa integração é algo muito positivo para o crescimento de cada um de nós”. 

Luiz Fernando da Rosa, Gerente Técnico da Sesporte de Joinville, destacou a participação de todos os atletas e equipes para a conquista do título: “cumprimos 100% o nosso objetivo. Nosso planejamento que era ficarmos entre os três primeiros colocados. Para mim o motivo de maior orgulho de nossa estratégia foi o aumento significativo no número de modalidades onde pontuamos. Todas as modalidades estão de parabéns e seu desempenho foram imprescindíveis para conquistarmos o título geral da Olesc”.

A Secretária de Esportes de Joinville, Carolina Antunes, enalteceu a alegria com o resultado de todo o trabalho e dedicação de treinadores e atletas. Para Carolina, “esta é mais uma conquista importantíssima para o município de Joinville, esse título da Olesc, logo depois de sermos também campeões dos Joguinhos Abertos. Estamos felizes em ver que todo o nosso trabalho com as categorias de base está surtindo efeito. Agradeço a todos que nos representaram, foram muito empenhados em conseguir essa classificação no topo do pódio”. 

A Olesc é uma competição estudantil promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, juntamente com a Fundação Municipal de Esportes da capital.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Novos recordes destacam o Atletismo na 22ª Olesc

Superar novas marcas é o que todos os jovens atletas tentam buscar. Fazem parte das transformações naturais, que os psicólogos destacam dentro das transformações biológicas do adolescente. É quando o cérebro começa a mudar para um novo jeito de pensar, sentir e agir. Nesta edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) não foi diferente, os jovens do atletismo apresentaram tempos surpreendentes e, junto a isso, o aparecimento de grandes promessas para o esporte deste Estado. 

Um dos destaques que confirmou a sua boa fase foi Vinicius de Brito, que foi campeão nas provas de 110mts e 400 mts sendo o novo recordista da Olesc. Além disso, acabou se tornando o atleta destaque no atletismo deste ano e também ajudou a equipe de Jaraguá do Sul a ficar na terceira colocação no revezamento 4x100mts e 4x4 misto. “Eu estou muito feliz em ter conseguido ajudar os meus companheiros. Sinto que o esporte entrou na minha vida para que eu tivesse objetivo: superar novas marcas, me motivar e ter sempre uma equipe para estar no lugar mais alto do pódio”, disse Vinicius.

Foi o mesmo Vinicius, que na disputa dos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto (SP) na primeira quinzena de setembro, superou o recorde brasileiro e sul-americano da categoria dos 110 mts com barreiras com a marca de 13s38, que pertencia a John Paredes, da Colômbia, desde 2019. Ele também estabeleceu o novo recorde dos Jogos da Juventude, com o tempo de 13s48, na edição de 2013 por Júlio César Nascimento de Oliveira, do Rio de Janeiro. Ainda em 2023, Vinícius conseguiu o recorde pessoal e o ouro da competição nos 400 mts com barreiras, com 51.98, no Sul-Americano de Atletismo na Colômbia. 

Outros recordes

Outros atletas também se destacaram ao conseguirem novas marcas em diferentes provas. São nomes que precisamos acompanhar e acompanhar o crescimento deles. Confira os novos recordes das provas:

- 3.000mts - Yasmin Ferreira (São José) - 10m56s95;

- Lançamento do dardo - Eduarda Vieira (Campos Novos) - 47mts90;

- 200mts - Paulo Henrique Batista (Jaraguá do Sul) - 21seg69; 

- 400mts - Paulo Henriqu Batista (Jaraguá do Sul) - 48seg32;

- 110mts c/barreiras - Vinicius de Brito (Rio do Sul) - 13seg85;

- 400mts c/barreiras - Vinicius de Brito (Rio do Sul) - 48seg32;

- Lançamento do Dardo - Eduardo Radatz (Timbó) - 62mts74.

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Dupla de campeãs, se despede da Olesc em 2023

Uma das lutas mais aguardadas nas finais do Taekwondo feminino foi o confronto entre as campeoníssimas, Poliana Silva de Souza, representante do município de Itajaí, e Giulia Alves, de Blumenau. 

As duas fizeram a final da categoria cadete até 41 kg da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Num combate bastante disputado, Poliana venceu Giulia e conquistou a medalha de ouro para Itajaí.

Esta Olesc é muito significativa para as duas, pois marca o fim de um ciclo. É a última Olesc da dupla, que em 2024 fará parte da categoria juvenil. 

Poliana, natural de Canelinha, tem 14 anos e é tricampeã catarinense e brasileira e Giulia também com 14 anos é natural de Blumenau, foi campeã da Olesc 2022, da Copa do Brasil 2022 e é três vezes bicampeã brasileira da modalidade. 

Ao final da luta, Poliana Silva de Souza, falou de sua última participação na Olesc: “Encerro a minha participação nas Olescs [essa é sua segunda participação] como bicampeã, e acredito que essa experiência foi muito importante para eu seguir minha carreira no juvenil”.   

 Já Giulia Alves se disse bastante feliz em poder participar da Olesc: “Foi uma experiência bastante interessante, sai como vice-campeã esse ano e conquistou o ouro no ano passado”. 

E agradeceu a Fesporte e ao Governo do Estado de Santa Catarina, por oportunizar aos jovens esse momento: “Aproveito para agradecer a Fesporte e ao Governo por proporcionar eventos como a Olesc, tão importantes para os jovens”, concluiu.

 

Mestre Vandeir, Poliana, Giulia e Mestre Antônio                                  Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

 

Allan Siqueira, Presidente da Federação Catarinense de Taekwondo, fez um breve balanço da competição: “A federação de Taekwondo está muito feliz e satisfeita com a organização e o desenvolvimento da competição nesta edição da Olesc. Contamos com 206 atletas, de 28 municípios”.

A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) em sua 22ª edição é um evento promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

Publicado em Olesc
Escrito por

Fesporte realiza Congresso Técnico do Karatê na Olesc

A Fesporte com o apoio da Federação Catarinense de Karatê realizou, nesta quinta-feira (28), o Congresso Técnico da modalidade de Karatê. O encontro reuniu a direção da Federação Catarinense de Karatê (FCK) juntamente com os diretores, técnicos e comissão organizadora da Fesporte. O objetivo foi formalizar e definir o cronograma da competição na Olesc. As competições que reúnem várias cidades do estado, também serão realizadas no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, situado na região Norte de Florianópolis. 

O evento começa nesta sexta-feira, dia 29, quando os atletas buscarão vencer nas mais diversas modalidades e categorias dentro do Karatê, que terá além das lutas, o Kata em equipe e Kata individual. As lutas serão realizadas até domingo quando serão realizadas as finais do Karatê. 

O diretor de Esportes da Fesporte, Luciano Heck, que representou o presidente Carlão, deu boas vindas a todas as delegações presentes. Na seqüência, o presidente Veroni Pereira (FCK) apresentou as considerações iniciais, orientou sobre os procedimentos a serem tomados por todos os responsáveis das delegações e afirmou estar muito feliz com a adesão dos municípios. Destaque para o número de atletas inscritos, que superou todas as expectativas.

Horário estendido

Para a realização do Karatê na Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense) mais de 30 municípios foram inscritos. Por isso, a previsão do início da atividade será nesta sexta, poderá se estender além do horário previsto. Já estão montados dois ‘kotos’, mas existe a possibilidade de um terceiro caso a organização considere necessário. Após a realização dos sorteios as delegações realizaram a pesagem dos atletas, e foi feita a conferência das chaves. Equipes de arbitragem e técnicos das cidades participantes realizaram uma reunião com a comissão organizadora encerrando o primeiro dia de atividades.

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Acendimento da tocha marca a abertura da 22ª Olesc

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), por intermédio do Governo de Santa Catarina e em parceria com a prefeitura municipal de Florianópolis, realizaram na noite de terça-feira (26) a cerimônia de abertura da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense, a OLESC.

Esta competição reúne, em sua etapa estadual, 98 municípios e cerca de 4000 atletas de até 16 anos disputando as modalidades de: basquete, handebol, atletismo, vôlei, tênis de mesa, badminton, tênis de campo, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, natação, ginástica rítmica, vôlei de praia, futsal e ciclismo.

Após os desfiles das delegações participantes, foi a vez da das autoridades mostrarem a integração na festa do esporte. Muitos ressaltaram a importância de Florianópolis voltar a sediar um evento esportivo de destaque. A última oportunidade foi há 23 anos quando sediou os Joguinhos Abertos.

Para o presidente da Fesporte, Paulão, que na cerimônia representou o Governador do Estado, Jorginho Mello, destacou a felicidade em receber a Olesc em Florianópolis. “Primeiro por ser na capital de todos os catarinenses, com seu encanto e sua magia. Pelos atletas, que gostam tanto do esporte e seguem na busca do seu melhor desempenho. E são por razões como essas que vamos trabalhar para fazer o melhor, para que esta olimpíada seja mágica e se torne a melhor de todas. Por isso desejo que façam de coração, o melhor por suas equipes. Contem com o Governo do Estado e a Fesporte, que está fazendo todo o possível para que a Olesc seja inesquecível", disse o presidente da Fesporte.

Destaques esportivos

Durante a cerimônia alguns destaques esportivos deram a sua contribuição ao evento. Exemplos com a da ginasta rítmica Luísa Matsuo, integrante da Seleção Brasileira de Conjuntos de 2009 a 2012 e o atleta do jiu-jitsu Harysson Pereira que participaram da condução da tocha. A leitura do juramento do atleta foi para a atleta Marcela Pinheiro, ela que foi bicampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) entre várias outras conquistas representando a cidade de Florianópolis. E por fim, a responsabilidade por acender a pira olímpica da Olimpíada Estudantil Catarinense ficou com a atleta Juana Calder, que foi importante na conquista dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina por Florianópolis.

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Volei feminino de alto nível nessa edição da Olesc

Jogos de alto nível e de muita competitividade marcaram o início das disputas da modalidade de vôlei feminino, nos ginásios de esporte daFucas e da Elase, em Florianópolis. 

Saudades e Forquilhinha fizeram a partida mais disputada nesse primeiro dia da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense. Forquilhinha começou bem o jogo e venceu o primeiro set por 25 a 21. Saudades reagiu e venceu o segundo e o terceiro sets, com parciais de 25/23 e 25/22, respectivamente. 

Num quarto set eletrizando e disputado ponto a ponto, Forquilhinha venceu por 25 a 19 e levou para o tie break. No tie break mais um set de muita emoção, dedicação e garra das duas equipes. No final, Forquilhinha fechou o set por 15 a 13. 

Isadora de Araújo, levantadora da equipe de Forquilhinha, falou depois da partida: “esse jogo foi muito emocionante para nós que estávamos lá dentro da quadra. Saudades é uma equipe muito competente, fiquei muito feliz com essa vitória”. 

O treinador da equipe vitoriosa desta partida, Daniel Bernardo, fez uma breve análise do jogo e destacou a importância da Olesc para essas atletas: “tivemos uma partida difícil, sabíamos da dificuldade, Saudades têm uma grande equipe, assim como há outras em nosso estado, haja vista o nível de excelência do voleibol catarinense na atualidade”.

Os jogos de vôlei feminino acontecem até sábado com as finais, programadas a partir das 10 horas no ginásio de esporte da Fucas.  Nesta edição da Olesc, participam desta modalidade 16 equipes: Nova Trento, Criciúma Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Saudades, Forquilhinha, Xanxerê, Rio do Sul, Balneário Camboriú, Concórdia, Lages, Guaraciaba, Joaçaba, Gaspar e São José. 

  Criciúma e Blumenau se enfrentaram nesta primeira rodada da Olesc    Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Demais resultados desta 1ª rodada

Jaraguá do Sul 3 x 0 Xanxerê

Criciúma 3 x 0 Blumenau

Nova Trento 1 x Florianópolis 

Rio do Sul 1 x 3 Lages

Balneário Camboriú 3 x 0 Concórdia

Joaçaba 3 x 0 Gaspar

Guaraciaba 3 x 0 São José

 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 99683 5416 

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Joinville é o destaque na 1ª rodada do Futsal Fem na Olesc

Oito jogos marcaram o início da modalidade de Futsal feminino da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), no Centro Multiuso, em São José. 

A primeira partida dessa edição da Olesc acabou empatada em 1 a 1, entre as equipes de Tubarão e Lages. 

Nos demais jogos, Criciúma venceu Blumenau por 1 a 0, Concórdia venceu São José pelo mesmo placar. Balneário Camboriú venceu Chapecó por 2 a 0. 

Também tivemos outros dois empates por 1 a 1, Rio do Sul versus Campo Alegre e Nova Erechim versus Caçador.  E Pinhalzinho venceu Araranguá por 4 a 0. 

A grande surpresa nessa rodada inicial, no futsal feminino,  foi a goleada de Joinville em cima da anfitriã, Florianópolis, por 11 a 0. 

A Olesc é um evento do governo do Estado por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura municipal de Florianópolis.

A 22ª edição da Olesc  acontece até o dia 3 de outubro com 17 modalidades com mais de 4000 atletas de 98 municípios. 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho – (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Jogos emocionantes marcam o início do Basquete na Olesc

São Miguel do Oeste e Rio do Sul fazem o primeiro jogo da modalidade de basquete feminino da 22a edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

São Miguel do Oeste venceu Rio do Sul pelo placar de 62 a 43, no ginásio Rozendo Lima, no Instituto Estadual de Educação (IEE). 

A cestinha da equipe do Oeste catarinense, com 21 pontos, Paola Conto se diz muito feliz em poder participar da Olesc: "Estou muito feliz em estar aqui pois a Olesc é uma competição muito importante. Conseguimos colocar em prática tudo que treinamos. Espero uma grande competição, estamos bastante focadas". 

Nos outros jogos, o destaque fica para a vitória de Campos Novos sobre Balneário Piçarras, em um jogo muito disputado, onde o placar terminou em 64 a 62 para a equipe campos-novense.

O maior placar nesta primeira rodada ficou por conta de Criciúma que aplicou 93 a 20 sobre São José. 

 

Demais resultados

Blumenau W x O São Bento do Sul 

Joinville 62 X 57 Mafra

Xaxim 50 x 19 Chapecó 

Lages 42 x 2 Tubarão 

 

 Joinville e Mafra no primeiro dia do basquete feminino na Olesc 2023        Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

 

A Olesc é um evento do governo do Estado por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura municipal de Florianópolis.

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho – (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Florianópolis conquista o primeiro troféu da Olesc

Na manhã desta quinta, 21, em uma cerimônia realizada no ginásio de esportes Rozendo Lima, no Instituto Estadual de Educação (IEE), a equipe de Florianópolis recebeu das mãos do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo Jukoski da Silva, o Paulão, o primeiro troféu de campeão da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), da modalidade de Ginástica Rítmica. Em segundo lugar, ficou a equipe de Joinville e em terceiro, a equipe de Blumenau.

Paulão destacou a beleza, o empenho e as aspirações das jovens atletas. “Em minha primeira Olesc, é muito emocionante sentir o que representa uma medalha para atletas tão jovens, algo que sonham tanto. O sonho começa aqui, jogos escolares, estudantis. É lindo poder ver a entrega, , o choro,  dessa criançada. A Fesporte e o Governo de Jorginho Mello estão aqui para fazer muita festa, não somente para quem vence, mas para todos que participam”.

A coordenadora de arbitragem e diretora do comitê técnico da federação de ginástica de Santa Catarina, Maria Helena Kraeski, fez um balanço da competição e a descreveu assim:  “Para nós da federação de ginástica é uma alegria muito grande ver uma competição com tantas crianças, foram ao todo, 98 atletas de 15 municípios.”

E finalizou, “Ver essas crianças se expor a um grupo grande de árbitros é motivo de muita satisfação. Tivemos um show de apresentações, os municípios e as atletas estão de parabéns e a federação está muito contente com essa evolução da ginástica”.

 

     Cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta, 21, no IEE          Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

 

Participaram na modalidade de ginástica rítmica, 98 atletas de 15 municípios: Biguaçu, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Indaial, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Palhoça, São José, Timbó e Tubarão.

Uma das mais emocionadas no momento da premiação foi a treinadora da equipe da capital, que não conseguiu conter as lágrimas, ao receber o troféu de campeã da 22ª edição da Olesc. Evelise Garofalo falou da sensação de ver suas meninas no lugar mais alto do pódio: “Ganhar a Olesc é maravilhoso. É uma emoção enorme, as meninas treinaram com muita seriedade, competiram muito bem, fizeram o seu melhor. Conquistar o título é a contemplação de um trabalho que estamos fazendo há muito tempo, com muito carinho”.

A Olesc é uma competição estudantil promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, juntamente com a Fundação Municipal de Esportes da capital.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416

 

 

 

 

Publicado em Olesc
Escrito por

Programação Olesc 2023

A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) já começou....  Por isso, as torcidas dos municípios da Grande Florianópolis estão convidadas à prestigiar este grande evento esportivo. Em sua 22ª edição, a Olesc vai reunir em sua etapa estadual, cerca de 4000 atletas de até 16 anos, disputando as modalidades de: atletismo, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, futsal e ciclismo.

Publicado em Olesc
Escrito por

Ginástica Rítmica marca o início da Olesc 2023 em Florianópolis

Nesta terça, 19, as competições de ginástica rítmica marcam o início da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), no complexo esportivo Rozendo Lima, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. 

Atletas de quinze municípios disputam o título da modalidade da Ginástica Rítmica nesta terça, quarta e quinta: Biguaçu, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Indaial, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Palhoça, São José, Timbó e Tubarão. 

Luciano Heck, diretor de esportes da Fesporte, prestigiou as belíssimas apresentações e convida a todos os apaixonados por esporte para assistirem as disputas ao longo dos próximos dias. “Quero fazer um convite a todo cidadão para que acompanhe pelas nossas redes sociais, nosso site e demais veículos de comunicação as disputas da Olesc”. 

Destacou também a relevância da competição que conta com um número recorde de municípios: “Nessa edição da Olesc contamos com a participação de 99 municípios e mais de 4000 atletas. Reforço o convite para irem aos locais de competição e torcerem por seu atleta, seu município ou simplesmente se divertir”, finalizou. 

 

Uma estreante na Olesc

Garotinha de Blumenau, Maria Carolina, fez sua estreia na Olesc        Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

 

Maria Carolina de Moraes, de apenas 10 anos, do município de Blumenau, fez sua estreia na Olesc nesta tarde com uma linda apresentação e ressaltou a importância da competição para ela: “Participar da Olesc é uma oportunidade boa. Fiquei bem nervosa, pois foi minha primeira apresentação com aparelho. A ginástica é muito importante para desenvolver nosso corpo e fortalecer nossa concentração”. 

“A Olesc é a porta de entrada no esporte para muitas destas crianças, e para o futuro deles, é uma competição muito significativa por esses aspectos”, enalteceu Caroline Heloisa da Silva de Moraes, mãe de Maria Carolina. 

 

A 22ª edição da Olesc em Florianópolis 

A cerimônia de abertura oficial da Olimpíada Estudantil Catarinense acontecerá na próxima terça, 25, às 19 horas e 30 minutos no Ginásio Rozendo Lima, no Instituto Estadual de Educação. 

Em sua 22ª edição, reúne em sua etapa estadual, cerca de 4000 atletas de até 16 anos, disputando as modalidades de: atletismo, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, futsal e ciclismo. 

A Olesc é uma competição esportiva de rendimento e educacional, organizada pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com o município de Florianópolis. 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416 

 

Pagina 1 de 34