Sexta, 30 Outubro 2015 19:00

Acaso leva Edward e Alisson a serem goleiros de handebol Destaque

Edward, de Guaramirim, e Alisson, de Mafra, participam da etapa Leste-Norte da Olesc em São Bento do Sul Edward, de Guaramirim, e Alisson, de Mafra, participam da etapa Leste-Norte da Olesc em São Bento do Sul Foto: Antonio Prado

O que leva um jovem a ser goleiro de handebol? Para Edward Buchiling, 13 anos, 1,70m de altura, e Alisson Puchalski, 15, com 1,88m, a resposta é simples: identificação com a posição. Edward é goleiro de Guaramirim e Alisson de Mafra. Os dois se enfrentaram na tarde desta sexta-feira (30) em São Bento do Sul pela etapa Leste-Norte dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) com o placar de 30 a 13 para Mafra.

Ambos começaram a carreira de goleiro por acaso. Edward começou no handebol aos dez anos de idade em Jaraguá do Sul, município onde mora, por influência do pai, um ex-praticante da modalidade. “Lembro que comecei na linha e percebi que não fui muito bem. Aí fui para o gol, gostei e estou até hoje”.

Alisson em ação na partida em São Bento do Sul (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

O garoto enfatiza que tem prazer em ser goleiro. “Fazer uma defesa no jogo é pura emoção, além disso, considero o goleiro como a peça mais importante do time”, diz ele que participa pela primeira vez da Olesc. O atleta lembra sobre a defesa mais importante que fez na vida: “foi em uma regional dos Jesc este ano contra Blumenau. Defendi uma bola dos sete metros que garantiu vaga para a final. Saí como herói”, lembra.

Já Alisson, apesar de ser mais velho que o colega de posição, começou a carreira no início deste ano quando resolveu aceitar um convite do time de Mafra que estava sem goleiro. “Fiz o teste e passei e gosto de atuar na posição”, atesta.

Para ele a defesa mais difícil na carreira ocorreu este ano em uma partida contra Joinville. “Foi  numa etapa regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Fiz uma defesa da marca dos sete metros quando o jogo estava empatado e terminamos a competição em terceiro lugar”.

Edward faz defesa da bola no jogo contra Mafra (Foto: Antonio Prado/Fesporte

A etapa Leste-Norte da Olesc é uma promoção da Fesporte em parceria com a prefeitura de São Bento do Sul e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, que abrange a região esportiva do município sede. O evento prossegue até dia 2 de novembro com a participação de 900 atletas na faixa etária de 13 a 16 anos, oriundos de 24 municípios.

Antonio Prado

Lido 2304 vezes Última modificação em Sexta, 30 Outubro 2015 20:44