Quinta, 03 Dezembro 2015 21:08

Os grandes campeões da Olesc por modalidade Destaque

Blumenau venceu a ginástica artística no masculino e feminino em Jaraguá do Sul Blumenau venceu a ginástica artística no masculino e feminino em Jaraguá do Sul Foto: Antonio Prado

As modalidades esportivas que compõem os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) estão recheadas de grandes campeões dentro de cada esporte. E a disputa dos municípios não é apenas pelo título de campeão geral, mas também pelo 1º lugar dentro de cada modalidade, tanto no masculino, quanto no feminino. Como em 2009 a competição foi suspensa, são apenas 13 campeões nas modalidades que estiveram em todas as edições, embora Jaraguá do Sul esteja sendo a sede da 15ª Olesc, evento que começou no último dia 28 e prossegue até o próximo sábado (5).

A equipe mais vezes campeã é a ginástica rítmica de Joinville, que já ganhou 11 títulos. Só não foi campeã nas edições de 2007, quando Pomerode venceu; e em 2012, quando a festa foi de Blumenau. Joinville ficou com o vice em ambas. Outras três equipes disputam o topo da lista das mais vezes campeã da competição, todas com 10 títulos: a ginástica artística de Itajaí, no masculino; e de Blumenau, no feminino; e o atletismo feminino de Joinville. A ginástica artística (tanto no masculino quanto no feminino) não foi disputada na primeira edição da Olesc, mas já conta o título deste ano, conquistado por Blumenau, no feminino.

Na sequência do ranking de equipes com mais títulos na Olesc aparece o ciclismo masculino de Criciúma, que chegou ao 9º troféu com a conquista desta quinta-feira (3), em 11 edições que a modalidade esteve em disputa, já que só passou a fazer parte da Olesc em 2004. E o basquete masculino de Joinville ganhou o troféu da modalidade oito vezes das 13 edições. O judô só começou a integrar a Olesc em 2008, tanto no masculino, quanto no feminino; e o Karatê, nos dois naipes, passou a fazer parte da competição apenas em 2013. Portanto, esta é a terceira edição.

A Olesc se caracteriza por uma disputa particular dentro de cada modalidade, o que garante ainda mais emoção em todos os esportes que integram a competição, evento reservado para atletas escolares de 13 a 16 anos. A 15ª edição da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, com realização da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Jaraguá do Sul.

Quem mais ergueu o troféu

11 vezes – ginástica rítmica, de Joinville

10 vezes – atletismo (F), Joinville