Segunda, 31 Outubro 2016 00:46

Videira leva primeiro troféu da regional da Olesc em Rio do Sul Destaque

Torcida de Videira compareceu no título regional da equipe na Olesc, em Rio do Sul Torcida de Videira compareceu no título regional da equipe na Olesc, em Rio do Sul Lucas Inácio

Saiu o primeiro campeão da regional Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Rio do Sul. No basquete masculino, Videira venceu os donos da casa por 68 a 55 e garantiu o primeiro lugar na chave única de quatro equipes. A prata ficou com a própria Rio do Sul e o bronze com Lages, que venceu Campos Novos na última rodada. Os três medalhistas estão classificados para a etapa estadual de Caçador, entre os dias 17 e 21 de dezembro.

Videira, vice na regional do ano passado, conseguiu melhorar o resultado graças à base mantida, como destacou o técnico Fábio Oliveira Wonzoski. “Essa geração foi uma das que mais deu orgulho para nós, eles vêm desde os oito anos juntos, trabalham com seriedade e agora que eles chegaram na idade da categoria, conseguiram o título”. O próximo objetivo da equipe é melhorar também na etapa estadual da Olesc, onde conseguiram o 9º lugar, em 2015.

Final animada em quadra e na arquibancada

Apesar da disputa ser em chave única, o desempenho das equipes fez com que a última rodada tivesse, na prática, uma decisão pelo ouro e outra pelo bronze.

No jogo do ouro, a torcida dos donos da casa compareceu em peso para incentivar o time, mas Videira começou a partida na frente e liderou boa parte do primeiro tempo, apesar de não abrir grande vantagem. Empurrados pela torcida, Rio do Sul foi para a frente e equilibrou o jogo novamente. No intervalo, a torcida de Videira – formada por atletas de outras modalidades – chegou no ginásio do Sesc para dar apoio e conseguiu empurrar os atletas.

A partir daí, o jogo foi lá e cá, com mudanças de liderança e empates até a reta final, quando Videira conseguiu encaixar a defesa, sair bem no jogo de transição e usar o relógio a seu favor para decidir a partida que foi bem mais parelha do que o placar de 68 a 55 transparece.

Rio do Sul conseguiu a classificação para a etapa estadual depois de ter ficado de fora no ano passado. Além disso, o time buscava quebrar outra marca na Olesc: a conquista do título regional que não vem desde 2013, quando também foi sede da regional Centro-Oeste. Prova de que a torcida da casa faz a diferença.

A disputa do bronze

Antes disso, no primeiro jogo da noite, Lages e Campos Novos se enfrentaram em uma partida vencida com facilidade pelos lageanos. Campos Novos, que entrou na competição tendo conquistado os últimos dois títulos, veio com uma geração nova e não conseguiu fazer frente aos adversários. Mesmo assim, Lages jogou firme até o fim e venceu por 72 a 18.

Agora as três equipes classificadas têm cerca de um mês e meio de preparação até a Olesc em Caçador entre os dias 17 e 21 de dezembro.

Texto: Lucas Inácio

Assessoria de Comunicação Fesporte