Quarta, 02 Novembro 2016 15:33

Lages é campeã geral da etapa regional Centro-Oeste da Olesc Destaque

Lages fechou a participação na regional da Olesc com título no vôlei masculino Lages fechou a participação na regional da Olesc com título no vôlei masculino Lucas Inácio

Lages conquistou o título regional Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Realizada em Rio do Sul, a etapa foi finalizada nesta quarta-feira, 2 de novembro, após cinco dias de disputas nos torneios de futsal e vôlei (masculino e feminino), basquete e handebol (apenas no masculino). O evento contou com a participação de cerca de 800 atletas, entre 13 e 16 anos, representando 25 municípios.

Lages somou 60 pontos e três troféus de campeão: no futsal feminino e handebol masculino e vôlei masculino, modalidade que fechou a etapa. Além disso, os lageanos foram prata no vôlei feminino e futsal masculino, e bronze no basquete masculino.

O gerente de Esportes de Lages e chefe da delegação há 25 anos, Jaime Refinski, falou sobre a importância desse título para continuar desenvolvendo a prática esportiva entre os mais novos. “Nas últimas 12 regionais nós levamos nove títulos e isso representa muito para os jovens que estão iniciando, pois vendo os mais velhos como espelho, eles se empenham muito mais para disputar competições importantes como Joguinhos Abertos, Olesc e, quem sabe, os Jogos Abertos”.

O município de Videira foi a vice-campeã com 24 pontos conquistados incluindo o título do basquete masculino. Em terceiro no geral ficou Joaçaba, com 21, campeã do vôlei feminino.

Disputa por troféus e vagas

O último dia de competição contou com decisões em quatro torneios, seja pelo primeiro lugar ou pelas vagas para a etapa estadual da Olesc, que será realizada em Caçador entre os dias 17 e 21 de dezembro.

Logo no início da manhã, as disputas pelo bronze no vôlei feminino e futsal (masculino e feminino) foram acirradas, pois valiam a medalha e a participação na etapa estadual dada aos três primeiros de cada torneio. Depois foi a vez das finais nas mesmas três modalidades. Lages estava presente em todas e conquistou o ouro no Futsal feminino, após vencer Rio das Antas por 4 a 2. Além disso, foi prata no vôlei feminino ao perder para Joaçaba por 3 sets a 2, e no futsal masculino após perder para Fraiburgo por 6 a 0.

Já o vôlei masculino encerrou o evento com a última rodada do torneio, realizado em chave única de seis equipes. Lages abriu a rodada para confirmar o título contra Fraiburgo, venceu por 3 a 0 e garantiu o título de forma invicta. Encerrando a rodada, Curitibanos e Presidente Getúlio tiveram um confronto direto pela prata com Curitibanos levando a melhor por 3 sets a 0.

O capitão do vôlei masculino de Lages,  Maurício Gabriel Souza Júnior, falou sobre a preparação para o estadual, em Caçador. "A gente sabe que temos uma equipe forte, mas para o estadual temos que treinar muito para chegar, o grupo é novo, ainda temos Olesc ano que vem, só que vamos dar o máximo para sermos campeões lá também."

A regional Centro-Oeste da Olesc foi um evento promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul.

Confira abaixo os classificados para a etapa estadual da Olesc:

Basquetebol Masculino

1º Videira