Domingo, 18 Agosto 2019 20:29

Os novos dos Campos Novos no handebol Destaque

(1 Voto)
Gustavo Cunha fez 12 gols para Campos Novos na goleada de 52 a 13 sobre Fraiburgo Gustavo Cunha fez 12 gols para Campos Novos na goleada de 52 a 13 sobre Fraiburgo Foto: Antonio Prado/Fesporte

Até pouco tempo o time masculino de handebol de Campos Novos era uma espécie de patinho feio das regionais da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), já que sempre perdia no momento crucial da competição. Para se ter uma ideia, em 2018, o time só venceu uma das três partidas da etapa seletiva da Olesc. Mas em 2019 a garotada, comandada pela professora Risoni Dias Carvalho, assimilou um protagonismo de time vencedor e mudou da água para o vinho.

Na regional Centro-Oeste que está disputando em Ibirama já são três vitórias em três jogos. A primeira contra Luzerna com o placar de 35 a 26; a segunda, diante de Caçador, em um placar apertado de 33 a 32 e a terceira, neste domingo, dia 18, um acachapante 52 a 13 diante da equipe de Fraiburgo. O destaque entre os Campos-Novenses foi Gustavo Cunha, com 12 gols, desempenho que ajudou sua equipe a garantir classificação à fase semifinal da competição.

Gustavo, aliás, foi convocado em abril para a seleção brasileira sub-16 para realizar um acampamento em São Bernardo do Campo, SP, com mais 60 garotos de todo Brasil. Ficou 15 dias treinando na estrutura da seleção.

Handebol de Campos Novos na Regional Centro-Oeste da Olesc em Ibirama: 3 jogos e três vitórias (Foto: Antonio Prado)

A ascensão do time de Campos Novos deve-se a um trabalho sistemático de treinamento realizado nos últimos quatro anos pela professora Risoni, auxiliada pelo professor Patrick Recalcatti. Juntos eles treinam cerca de 70 atletas desde 2009, em um projeto gerenciado pela prefeitura de Campos Novos, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Técnica Risoni fala do handebol masculino de Campos Novos

“Esta é quarta geração que está passando pelo projeto de handebol de Campos Novos. Esses atletas da Olesc participam com a gente desde os 11 anos. A determinação e a disciplina são os pontos fortes desta equipe que participa em Ibirama”, revela Risoni.

“Nosso time está bem forte. Estamos bastante preparados e queremos levar o troféu de primeiro lugar para Campos Novos”, disse o ponta Matheus, com a confiança de um campeão, que já é, independente do resultado.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

Veja a entrevista de Matheus, de Campos Novos