Quarta, 17 Setembro 2014 15:09

Olesc dos recordes começa neste sábado em Criciúma Destaque

(1 Voto)
Etapa estadual da competição terá 94 municípios participantes, muitos deles vindos das regionais, um recorde em todos os eventos do calendário da Fesporte Etapa estadual da competição terá 94 municípios participantes, muitos deles vindos das regionais, um recorde em todos os eventos do calendário da Fesporte Antônio Prado

Criciúma – Em sua 14ª edição, a Olesc já está consolidada como uma das principais competições do calendário do esporte catarinense. Neste sábado, dia 20, quando der a largada para mais uma etapa estadual, desta vez em Criciúma, alguns recordes estarão em evidência.

Veja o boletim com a programação completa da 14ª Olesc

Confira o cronograma das modalidades na 14ª Olesc

Fesportinho divulga a 14ª Olesc nas escolas de Criciúma

O primeiro é o de número de municípios participantes na fase estadual: serão 94. Nunca em evento algum da Fesporte, nem nos Jogos Abertos, tantos chegaram até a fase final (para efeito de comparação, os Jasc do ano passado, em Blumenau, tiveram 80 municípios participantes, e a própria Olesc de 2013, em Caçador, contou com 75).

Número que tem origem em outro recorde, este do início do ano. A Olesc 2014 já havia superado a marca de municípios inscritos para as fases microrregionais: 228, quase 80% das cidades catarinenses. “Os números mostram a força do evento, hoje todos os municípios querem estar na Olesc, uma competição que mede com exatidão a qualidade do trabalho de base realizado por eles. Mas também comprova que estamos no caminho certo, trazendo os principais clientes da Fesporte, os municípios, para dentro dos nossos eventos”, disse o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski.

Recorde também nos tabuleiros

Mais um recorde que chama a atenção na 14ª Olesc vem dos tabuleiros de xadrez. Logo na abertura da competição, no domingo, dia 21, a prova de xadrez rápido (blitz) terá a participação simultânea de 300 competidores em partidas que duram, no máximo, cinco minutos. “Esse número é recorde no Brasil com certeza, e desconfio que possa até ser recorde mundial de partidas ao mesmo tempo”, destacou o presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Crestani. As disputas da modalidade vão ocorrer na Associação da Imbralit.

A Olesc (Jogos da Juventude Catarinense) prossegue até dia 27, reunindo mais de 3,5 mil atletas de 13 a 16 anos (a exceção é a ginástica rítmica, com atletas de 10 a 12 anos). Estão em disputa medalhas e troféus no atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A organização é da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Criciúma.

Mais informações:

Rodrigo Braga