Sexta, 19 Setembro 2014 14:38

Números, destaques e curiosidades da 14ª Olesc Destaque

(1 Voto)

Criciúma - Começa neste sábado (20), em Criciúma, a 14ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc. Serão mais de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos em busca de 26 troféus de 14 modalidades até o próximo dia 27. A disputa pelo título-geral promete ser a mais equilibrada dos últimos anos, com pelo menos cinco postulantes. A abertura oficial está marcada para às 19h30 no ginásio municipal Irmão Valmir Orsi.

Veja o boletim com a programação completa da 14ª Olesc

Olesc dos recordes começa neste sábado em Criciúma

Fesportinho divulga a 14ª Olesc nas escolas de Criciúma

Serão 94 municípios participantes, um recorde em todas as etapas estaduais de competições organizadas em Santa Catarina até hoje. Entre todos eles, três surgem como maiores candidatos ao título: Blumenau, Criciúma e Joinville. O cenário remete a outras disputas no Estado, como os Joguinhos e os Jogos Abertos, por exemplo, mas aqui o retrospecto é diferente.

Sede da Olesc pela quarta vez (as outras foram na primeira edição, em 2001, em 2008 e 2012), Criciúma tem o objetivo de conquistar em casa o seu segundo título-geral na competição (o primeiro e único da cidade em eventos da Fesporte até hoje foi em 2011, em Chapecó). Para isso, investiu pesado e levará a campo uma delegação de 300 atletas em 23 das 26 modalidades. “A experiência adquirida pela nossa equipe em organização de eventos nos forneceu credibilidade no meio esportivo catarinense. Dentro do ambiente de competição, queremos confirmar o destaque alcançado pelas equipes nas últimas competições e desta vez buscar o título-geral”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Renato Valvassori.

Maior campeã da Olesc, com seis conquistas, Joinville quer transpor para cá o retrospecto dos Joguinhos, competição de base na qual também domina e é a atual tricampeã. Isso porque a maior cidade do Estado não vence a Olesc desde 2010, em Tubarão, e ficou com o vice-campeonato nas últimas três edições. “Temos pecado em detalhes que neste ano trabalhamos para que não ocorram e possamos levantar o caneco. Joinville tem um trabalho reconhecido nas categorias de base e voltar a vencer a Olesc é, sim, um objetivo, disse o presidente da Felej, Fernando Krelling, que levará ao Sul uma delegação de 280 atletas que brigará por 21 troféus.

Atual bicampeã da Olesc, Blumenau vai em busca do quarto título e, para isso, também aposta nas pratas da casa (maioria absoluta entre os 300 atletas nas 23 disputas). “A cidade tradicionalmente colhe bons frutos no trabalho com a base, e é isso que queremos nesta competição. A disputa será bastante equilibrada e o título é conseqüência do trabalho lá dentro, mas com certeza Blumenau estará na briga”, disse o superintendente da FMD, Sérgio Galdino.

Além das três favoritas, também correm por fora na disputa Itajaí, fortalecida nos últimos anos e que estará com 280 atletas em 21 modalidades, e Florianópolis, maior delegação (320 atletas) e que estará no maior número de modalidades: 24 das 26.

A Olesc (Jogos da Juventude Catarinense) prossegue até dia 27, reunindo mais de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos (as exceções são as ginásticas artística e rítmica, com atletas de 10 a 12 anos). Estão em disputa medalhas e troféus no atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A organização é da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Criciúma.

Alguns números da 14ª Olesc:

• Período de Competição: 20 a 27 de setembro

• Municípios participantes: 94

• Atletas e dirigentes: 3.700

• Modalidades: 14

• Número de equipes: 516

• Troféus: 26

• Locais de competição: 20

• Locais de alojamento: 40 unidades escolares

• Número de confrontos: 600

• Número árbitros: 275

• Número leitos hotel: 1740