Quinta, 25 Setembro 2014 19:13

Em 1º dia equilibrado, Joaçaba é um dos destaques no judô Destaque

Laismara Falchetti garantiu o único ouro de Joaçaba no primeiro dia, na categoria leve Laismara Falchetti garantiu o único ouro de Joaçaba no primeiro dia, na categoria leve Laura Reis

Criciúma - O primeiro dia do judô foi agitado nos tatames da 14ª Olesc, em Criciúma. Um dos destaques do primeiro dia ficou por conta da delegação de Joaçaba, que além de estar com a maior equipe entre as 24 cidades participantes, subiu em sete dos oito pódios disputados. A equipe joaçabense veio em busca do título masculino, conquistado em 2013 por Itajaí, e também do tricampeonato no feminino.

Faça o download dos boletins atualizados da 14ª Olesc

Criciúma tem dia espetacular e assume a liderança da 14ª Olesc

"Nossa equipe feminina sempre se destacou, são atletas que participam tanto de competições locais como internacionais e em todas as categorias de peso, inclusive." afirmou Ysao Yamaguti, um dos técnicos de Joaçaba.

Um exemplo é a atleta Laismara Falchetti, primeira colocada na categoria peso leve, conquistando o terceira medalha de ouro em três anos de Olesc e que se classificou recentemente para os Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos, além de compor a equipe campeã nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, disputados em julho.

Pódio diversificado: nenhuma cidade ganhou mais de um ouro nas oito primeiras categorias do judô, nesta quinta. Na leve masculino, Lucas Garcia (de azul), de Joinville, venceu Marcos Pereira, de Itajaí. Foto: Laura Reis

Durante a agitada quinta-feira (25), o judô teve um total de 140 lutas, distribuídas nas categorias super-ligeiro, ligeiro, meio-leve e leve, tanto no masculino como no feminino. Também chamou a atenção a diversidade nos resultados, onde nenhuma cidade conquistou mais de uma medalha de ouro: Chapecó no super-ligeiro masculino; São José no super-ligeiro feminino; Itajaí no ligeiro masculino; Camboriú no ligeiro feminino; Rio do Sul no meio-leve masculino; Concórdia no meio-leve feminino; Joinville no leve masculino e Joaçaba no leve feminino.

Crescimento da modalidade

O Judô é um esporte conhecido pela disciplina e valores que repassa aos praticantes. Por essas qualidades, a modalidade se destaca no momento de escolha sobre qual esporte praticar, prova disso é o aumento de 35% no número de participantes na 14ª Olesc, em relação à competição de 2013. Esse ano, o judô conta com 164 atletas inscritos de 24 cidades diferentes que estão divididos em oito categorias de peso.

O judô vai acontecer até sábado, último dia de competições, no Centro de Eventos José Ijair Conti, onde fica também a CCO da 14ª Olesc. Para esta sexta estão programadas as lutas das categorias meio-médio, médio, meio-pesado e pesado, e no sábado o encerramento com as lutas por equipes.

Mais informações:

Laura Reis