Sexta, 26 Setembro 2014 20:51

Definição do campeão-geral só sairá no último dia da Olesc Destaque

(1 Voto)
Presidente Marcelo Kowalski entrega um dos troféus do penúltimo dia, do basquete masculino, para os campeões de Joinville Presidente Marcelo Kowalski entrega um dos troféus do penúltimo dia, do basquete masculino, para os campeões de Joinville Rodrigo Braga

Criciúma - A disputa pelo título-geral da 14ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc, vai para o último dia, neste sábado (27), completamente indefinida. Duas cidades podem soltar o grito de campeão por volta das 15h: os anfitriões de Criciúma lideram e até ampliaram a vantagem, somando 100 pontos, contra 91 de Joinville e 89 de Blumenau, que apesar do terceiro lugar é a outra que briga pelo troféu. Resultados surpreendentes na sexta-feira tornaram a disputa ainda mais eletrizante.

Faça o download dos boletins atualizados da 14ª Olesc

Confira vídeos da 14ª Olesc no canal da Fesporte no Youtube

Foram seis decisões no penúltimo dia de competição: Criciúma conquistou a natação feminina e também somou pontos importantes com o terceiro lugar no handebol feminino e o sexto lugar no futsal masculino. Joinville também garantiu um troféu, o do basquete masculino ao bater Concórdia por 61 x 48 (São José ficou com o bronze), mas foi a única pontuação da cidade no dia. Blumenau perdeu a final do vôlei feminino para Saudades por 3 sets a 0 e somou outros sete pontos na natação: 5 com o terceiro lugar no feminino e 2 com o quinto lugar no masculino. No entanto, aposta todas as fichas nas modalidades do último dia, nas quais pontua em praticamente todas.

Os demais troféus da sexta-feira de Olesc foram para Jaraguá do Sul no futsal masculino, com a vitória por 4 a 2 sobre Camboriú na final (Luis Alves foi bronze), para Balneário Camboriú no handebol feminino (derrotou Itajaí por 19 x 16) e para Indaial na natação masculina, com prata para Florianópolis e bronze para Jaraguá do Sul.

Entre os campeões da sexta-feira também estão cidades que não brigam diretamente pelo título-geral, como Jaraguá do Sul no futsal masculino (acima) e Balneário Camboriú, que faturou o handebol feminino (abaixo)

O sábado, últimos dia de Olesc, terá seis finais: a Ginástica Rítmica, que polariza a briga pelo troféu justamente entre Criciúma, Joinville e Blumenau, o judô (disputas por equipes), com Itajaí e Joaçaba favoritas e só Joinville e Blumenau com poucas chances de pontuar), e as quatro modalidades coletivas, curiosamente sem nenhuma das três cidades que brigam pelo título em quadra (nas decisões de ouro).

No futsal feminino, Criciúma e Blumenau foram surpreendidas nas semifinais por Concórdia e Pinhalzinho, respectivamente, e farão uma decisão de bronze com cara de final (inclusive para a pontuação geral). No vôlei masculino, Concórdia derrotou Blumenau na semifinal e vai enfrentar Jaraguá do Sul, que derrotou Rio do Sul. No handebol masculino, outra final surpresa entre Itajaí (passou por Balneário Camboriú em um clássico dramático) e São Bento do Sul, que despachou Blumenau. E no basquete feminino, a final será entre São Miguel do Oeste (derrotou Jaraguá do Sul) e Porto União, que venceu Blumenau na semifinal.

Com chances de aumentar a pontuação apenas na ginástica rítmica (na qual Criciúma e Blumenau também dsputam o pódio), Joinville está praticamente fora da briga pelo título-geral.Criciúma já tem três pontos garantidos com o 5º lugar no basquete feminino e o 6º lugar no handebol masculino, disputa o bronze do futsal feminino justamente contra Blumenau e aposta na possibilidade de título na GR. Por fim, Blumenau, que busca o tricampeonato na Olesc, aposta tudo nas quatro decisões de bronze que disputará, na chance de buscar pontinhos preciosos no judô e na chance de pódio na GR para reverter a vantagem dos donos da casa no apagar das luzes.

A 14ª edição da Olesc começou no último dia 20 e termina sábado (27) em Criciúma, reunindo 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos que representam 94 municípios catarinenses. A realização é da Fesporte, com apoio da prefeitura de Criciúma.

Mais informações:

Rodrigo Braga