Sábado, 27 Setembro 2014 12:33

Em casa, Criciúma é campeã geral da 14ª edição da Olesc Destaque

Dirigentes e atletas de Criciúma comemoram com o troféu de campeão-geral da 14ª Olesc, a segunda conquista da cidade na história da competição Dirigentes e atletas de Criciúma comemoram com o troféu de campeão-geral da 14ª Olesc, a segunda conquista da cidade na história da competição Antônio Prado

Criciúma - Anfitriã da 14ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc, Criciúma tinha o objetivo de organizar uma grande competição e, claro, comemorar o título em casa. Conseguiu as duas coisas. No último dia de disputas, neste sábado (27), a cidade do Sul do Estado sofreu até o último instante, precisou vencer os dois confrontos diretos com Blumenau para com 116 pontos poder soltar o grito de campeão pela segunda vez na história da Olesc (a outra foi em 2011, em Chapecó), até então a única conquista de Criciúma em competições organizadas pela Fesporte. Blumenau, que buscava o tricampeonato no evento para jovens de 13 a 16 anos, terminou na segunda colocação, com 112 pontos, e Joinville fechou o pódio em terceiro lugar, com 105 pontos.

Faça o download do boletins da 14ª Olesc

Confira vídeos da 14ª Olesc no canal da Fesporte no Youtube

Nas disputas do último dia, só na ginástica rítmica Criciúma, Joinville Blumenau ainda poderiam levantar um troféu, justamente o que apontaria o campeão-geral. Com definição apenas nas últimas provas, Joinville ficou com o ouro, Criciúma com a prata e Blumenau terminou na terceira posição, resultado que bastou para que os criciumenses pudessem começar a festa pelo título.

Festa dos criciumenses começou assim que foi confirmado o resultado final da ginástica rítmica, que garantiu a vantagem de 4 pontos sobre Blumenau. Foto: Rodrigo Braga

No judô, modalidade na qual nenhuma das três cidades pontuou, as disputas por equipes confirmaram o título de Joaçaba no feminino, com Chapecó em segundo lugar e Concórdia na terceira posição. No masculino, a definição do campeão veio em um confronto direto na final entre Joaçaba e Itajaí, decidida apenas na última das cinco lutas, e Itajaí ficou com o troféu, deixando Concórdia na terceira colocação.

Campeões distintos nas coletivas

Nas modalidades coletivas, Criciúma, Blumenau e Joinville não chegaram a nenhuma das quatro finais do último dia, então em termos de classificação o jogo mais importante era a decisão do bronze no futsal feminino, entre Criciúma e Blumenau. E as donas da casa golearam por 5 a 1, resultado também essencial para o título. Na briga pelo ouro, melhor para Pinhalzinho, que venceu Concórdia por 2 a 0.

No último dia das modalidades coletivas só campeões diferentes, como São Bento do Sul, que fez a festa no handebol masculino. Foto: Antonio Prado

No handebol masculino, o troféu foi para São Bento do Sul, que na decisão do ouro derrotou Itajaí por 28 x 17. O bronze ficou com Balneário Camboriú, que venceu Blumenau. No vôlei masculino, troféu para Concórdia, que na decisão fez 3 x 0 em Jaraguá do Sul, e bronze para Blumenau ao vencer Rio do Sul por 3 x 1. Por fim, o basquete feminino deu o título para São Miguel do Oeste, que na final fez 39 x 34 em Porto União. Na decisão do bronze, Blumenau bateu Jaraguá do Sul por 39 x 29.

Fesporte satisfeita

Para a Fesporte, organizadora do evento, a 14ª edição da Olesc atingiu plenamente os objetivos em termos de organização e nível técnico. O presidente Marcelo Kowalski parabenizou Criciúma pelo título e destacou a semana de belas disputas na cidade. "Parabéns a Criciúma, pela conquista, histórica para o município, e também por mais uma vez receber tão bem um evento da importância da Olesc", disse Marcelo Kowalski.

Coordenador-geral da competição, Osvaldo Juncklaus ressaltou que duas características marcantes da Olesc mais uma vez se fizeram presentes: o equilíbrio (o campeão saiu apenas na última modalidade em disputa) e a pulverização dos troféus nas modalidades (foram 14 campeões diferentes). "Foi uma edição emocionante, decidida no último instante, mas que principalmente mostrou uma série de trabalhos de base bem feitos em pequenos municípios dando resultado. Esta é a essência da Olesc ao longo destas 14 edições, e nos deixa muito satisfeitos", disse Osvaldo Juncklaus.

A 14ª edição da Olesc foi disputada desde o último dia 20 em Criciúma, reunindo 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos que representaram 94 municípios catarinenses.

Atenções voltadas para os 54º Jasc

Com o término da Olesc, as atenções do desporto catarinense se voltam para a 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a menos de 50 dias da abertura, em 15 de novembro, na cidade de Itajaí.Na próxima semana serão realizados os congressos técnicos das quatro etapas regionais, que vão ocorrer de 10 a 15 de outubro em São Ludgero (Regional Sul) e Seara (Regional Oeste) e de 17 a 22 de outubro em Joaçaba (Regional Centro-Oeste) e Pomerode (Regional Leste-Norte).

Todos os campeões da 14ª Olesc

Atletismo feminino - Joinville, Criciúma e Blumenau