Heron Queiroz

A Fesporte começa a temporada apresentando novidades em ações de inclusão no paradesporto. O 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo contará com algumas novidades projetadas para o ano.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, recebeu na tarde desta sexta-feira, 17, o organizador do 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo e tricampeão mundial da modalidade, Daniel Borges. Ilustre figura constante nos corredores da sede da Fesporte, em virtude da parceria para a realização do evento, Borges veio ver de perto as novidades que a Fesporte está preparando para os eventos paradesportivos de 2019.

A valorização do momento apoteótico do atleta passa a ter um elemento especial. A diretoria da Fesporte desenvolveu um projeto de pódio adaptado ao paradesporto, visando a uma maior autonomia do atleta na cerimônia de premiação dos eventos paradesportivos. Confeccionado em aço e ferro galvanizados, o pódio ainda conta com piso em chapa xadrez antiderrapante, proporcionando o máximo de segurança ao atleta paradesportivo. Com 1m2 para cada posição, do primeiro ao terceiro, e mais 1m2 para cada rampa, esse protótipo será usado no 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo, em que se poderá observar a necessidade de adequações para então produzir mais conjuntos de pódio como esse.

Segundo Borges, em viagens pelo Brasil e exterior, não viu um pódio com essa qualidade de adaptação ao paradesporto. O presidente Godinho destacou que um dos principais focos da Fesporte nesta gestão é o trabalho pela inclusão, que envolve também ações de acessibilidade.

Godinho ainda aproveitou para apresentar a Borges o material de premiação, com belos troféus, além de vistosas medalhas de 10cm de diâmetro. Mas a novidade que elas trazem é que um dos elementos da cunhagem é a impressão em braille da colocação do ganhador (1º, 2º e 3º).

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

A Fesporte lançou na segunda-feira (14) o edital de pregão eletrônico visando à contratação de empresa especializada em serviços de transporte rodoviário municipal e intermunicipal de pessoas em veículos tipo van, micro-ônibus e ônibus, para transporte de passageiros participantes dos eventos do calendário esportivo da instituição.

A abertura da sessão acontece às 13h30min do dia 27 de maio. Para participação a empresa deverá estar cadastrada no Portal de Compras da Secretaria de Estado de Administração (SEA).

O edital PE 012.2019 está disponível no site oficial da Fesporte (clique aqui para acessar o edital).

 

 

Dirigentes de esporte de Videira visitaram a sede da Fesporte na tarde de quarta-feira (8) para alinhar projetos visando à realização da 19ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que acontece no município de 12 a 21 de setembro.

O secretário de Infraestrutura de Videira, Fabiano Marafon; o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Ederson Leobet; e o diretor de esporte, Sérgio Antônio Ozelami, reuniram-se com membros das equipes técnicas do esporte de rendimento e do escolar para discutir a estrutura e logística para a realização da Olesc, bem como da modalidade de judô dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), nas duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, dentro da programação da Olesc, no mesmo período, em Videira. O mesmo pode acontecer com a natação dos Jesc, que ainda depende de ajustes técnicos para isso.

"Foi feito um repasse de R$ 150 mil ao Município de Videira, que tem-se mostrado um importante parceiro para a realização de um evento de excelência. Além disso, com as competições de judô dos Jesc, e talvez ainda da natação, durante a Olesc de Videira, estaremos promovendo uma significante economia para o Estado, sobretudo no que diz respeito à locação de tatames e locais de competição e ao pagamento de arbitragem", disse o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Texto: Heron Queiroz

A etapa regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina teve alteração de data  para a região Sul, em Sombrio, e para a Leste-Norte, em Blumenau. Previstas para o período de 13 a 19 de junho as competições regionais dos Joguinhos foram alteradas para 11 a 16 do mesmo mês. 

Segundo o gerente de rendimento, Luciano Heck, o ajuste de calendário decorreu de solicitações dos municípios participantes, devido à realização das modalidades coletivas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina de 15 a 17 anos (Jesc 15-17), que serão disputadas de 18 a 22 de junho, em São Miguel do Oeste.

As competições regionais Oeste e Centro-Oeste dos Joguinhos, que acontecem em  São Carlos e Fraiburgo, respectivamente, mantêm-se de 27 de junho a 3 de julho.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) têm nova data de realização. A 59ª edição do evento, prevista para o período de 7 a 17 de novembro, nos municípios de Indaial, Timbó e Pomerode, foi antecipada para o dia 1º a 10 de novembro. A alteração decorreu da homologação de Blumenau como sede da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece de 16 a 30 do mesmo mês.

Os JEJ envolvem cerca de 6 mil atletas de 12 a 17 anos e são promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que não abre mão de datas do seu calendário. Considerando a importância deste evento escolar para Santa Catarina, o presidente da Fesporte, Rui Godinho, oficializou a alteração dos período de realização dos Jasc no calendário oficial da entidade.

Segundo Godinho, essa alteração exigiu uma readequação no calendário escolar das três cidades-sede dos Jasc, uma vez que, durante as competições, as delegações ficam alojadas em escolas. "Todas as questões de alteração do calendário já foram tratadas, em especial com a Secretaria de Estado da Educação e com os Municípios de Timbó e Pomerode, que terão unidades suficientes para alojar todos os atletas dos Jasc", disse Godinho.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Escolhida como uma das 36 sedes da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em todo o estado, a cidade de Presidente Nereu recebeu cerca de 180 competidores de oito municípios da microrregião de Presidente Getúlio, na última terça-feira (23) para as competições nas modalidades de bocha, dança de salão, canastra, dominó e truco.

Enquanto a disputa nas modalidades de canastra, dominó e dança de salão aconteciam no Centro Social João Voltolini, as modalidades de bocha dividiam-se nas canchas do Célio e do Gueto. Os vencedores garantiram vaga para a etapa estadual, que acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio.

Texto: Heron Queiroz

Pagina 1 de 48