Quarta, 09 Outubro 2019 20:48

Fesporte e Caçador assinam convênio dos Parajasc Destaque

Saulo Sperotto, Fabrício Correa e Luiz Fernando Bezerra assinam convênio Saulo Sperotto, Fabrício Correa e Luiz Fernando Bezerra assinam convênio Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

O prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, esteve na sede da Fesporte na tarde desta quarta-feira para assinatura do convênio para a realização da 15ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc. Estavam presentes ao ato o diretor de administração, Fabrício Correa, que assume interinamente a presidência da Fesporte, e o gerente de participação, Luiz Fernando Bezerra.

A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira (14), às 19 horas, no ginásio de esporte da Escola Paulo Schieffler. No mesmo dia, acontecem as classificações funcionais, que definem a classe de competição de cada atleta. Até 19 de outubro, estarão em disputa doze modalidades: atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, golbol, handebol em cadeira de rodas, xadrez, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica e bocha rafa vollo. Cerca de 2 mil atletas de 71 municípios catarinenses estarão na disputa de medalhas e troféus, por modalidade, gênero, deficiência – auditiva (DA), física (DF), intelectual (DI) e visual (DV) – e classe (grau de deficiência).

A modalidade de natação, por questões técnicas, foi antecipada para 2 e 3 de agosto, a fim de que se realizasse em outro município, neste caso, em Indaial, acontecendo paralelamente às disputas dos Parajesc. Quem começou bem na pontuação dos Parajasc foi Joinville, que faturou sete dos oito títulos em disputa na modalidade: DF masculino, DF feminino, DV masculino, DV feminino, DA feminino, DI masculino e DI feminino

O programa foi criado visando à inclusão e integração de atletas com deficiência à sociedade por meio do esporte. O evento tem como finalidades favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. Ainda está entre as finalidades dos Parajasc proporcionar aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vivem, dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania, propiciar o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes.

Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina – @governosc – e realizados por intermédio da Fesporte, tendo esta 15ª edição a parceria com o Município de Caçador.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 2380 vezes Última modificação em Quarta, 09 Outubro 2019 22:44