JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 317

Quinta, 31 Outubro 2013 00:00

Dirigentes fazem avaliação positiva e já projetam 2014 Destaque

Edição 2013 dos Parajasc contou com mais de 1,8 mil paratletas de todo o estado Edição 2013 dos Parajasc contou com mais de 1,8 mil paratletas de todo o estado Divulgação

Florianópolis - Depois de cinco dias de competição e há quatro que o evento se encerrou, ainda ecoa positivamente entre os dirigentes a 9ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizados de 22 a 27 de outubro em Joaçaba, Herval D'Oeste e Luzerna. “A edição deste ano foi extraordinária”, enfatiza João Cascaes, coordenador técnico da competição. “Tivemos jogos com nível técnico elevado e com participação de atletas paralímpicos. E ainda a novidade positiva que foi a inclusão do handebol em cadeira de rodas. Somado a isso, tivemos o bom desempenho na organização proporcionado pelas três cidades”, completou Cascaes.

Cascaes destaca ainda a possibilidade da edição do ano que vem ser realizada em Chapecó, sendo antecipada de outubro para a última semana de maio. “Não há nada oficial, mas o município já mostrou interesse em organizar. Por enquanto, vamos aguardar os outros possíveis candidatos”. A preferência pelo mês de maio, segundo o dirigente, é que 2014 será ano de eleição e de Copa do Mundo, o que torna o calendário esportivo mais apertado e no primeiro semestre há mais datas disponíveis.

“Os Parajasc foram maravilhosos”, constata Mirian Dolzan, superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Joaçaba e diretora técnica e administrativa da Coordenação Central Organizadora (CCO) do evento. “Atingimos nosso objetivo, pois os Parajasc proporcionaram inclusão social por meio do esporte e vimos que a comunidade dos municípios-sede se envolveu. Os jogos serviram de exemplo para muitos de nossos jovens e deram visibilidade aos municípios, além de movimentar a economia local por meio dos participantes”, concluiu.

Mais de 1.800 atletas de 60 municípios

Participaram dos Parajasc 1.806 atletas de 60 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete e bocha paralímpica. Itajaí foi campeã, Joinville vice e Chapecó terminou na terceira colocação. O Evento foi uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras dos municípios sedes.

“Os Parajasc deste ano foram perfeitos, pois conseguimos ser campões pela primeira vez”, enfatizou Aline Barros, coordenadora do programa do paradesporto da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí. A dirigente destaca que desde 2010 o município vem crescendo na competição. “Naquele ano fomos sede e ficamos em terceiro lugar, mesma posição do ano seguinte. Em 2012 fomos vice e agora campeões, isso mostra que nosso trabalho vem sendo administrado com seriedade”, ensina.

Atletas internacionais

Aline destaca que a evolução só foi possível graças ao apoio da prefeitura de Itajaí que contratou profissionais em educação física para acompanhar os atletas e criou lei de incentivo ao esporte que captou recursos para a área. “Hoje nossos atletas são os únicos entre os municípios que ficam em hotel e não em alojamento. Esse conforto ajuda no processo”, pontua.

Como resultado do apoio Aline exemplifica os atletas  itajaienses Flávio Reis, no atletismo, Maria do Socorro Pinheiro, no ciclismo, e Silvino Vargas e Elisa Alves, na bocha paralímpica. “Eles começaram a carreira nos Parajasc de 2010 sem saber o que praticar e hoje participam de competições internacionais. Flávio foi para as Paralimpíadas de Londres, Maria do Socorro, para o mundial do paraciclismo no Canadá, e Silvino e Elisa para os Jogos Juvenis Pan-americanos na Argentina. E essas histórias só foram possíveis graças ao Parajasc”, conclui.

Informações adicionais:

Antonio Prado