Renan Koerich

Em reunião na tarde desta terça-feira, o Conselho Estadual do Esporte (CED), decidiu pelo inclusão de duas modalidades no cronograma anual da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O taekwondo e o jiu-jitsu passam a integrar, em formato de apresentação, dois dos principais eventos da entidade.

O jiu-jitsu integrará o calendário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, enquanto que o taekwondo estará presente nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. As duas modalidades serão em caráter de apresentação, quando participam pela primeira vez do cronograma dos jogos. Desta maneira, não pontuam para o quadro geral das competições. Depois de cumprir as instruções normativas do Conselho Estadual do Esporte, serão necessários mais dois anos, como modalidade provisória, para que possam permanecer de maneira definitiva no quadro. Entre as exigências do CED, está o mínimo da participação de oito municípios por evento. 

Para o diretor técnico da Fesporte, Dárcio de Saules, o acréscimo das modalidades tem importância para a representatividade no esporte catarinense. 

- Sabemos da importância dessas modalidades. Resolvemos oportunizar a entrada dessas modalidades que têm uma grande representatividade. O foco é abrir a possibilidade para as modalidades que conseguiram a ampliação de representatividade no estado para fazer parte da grade - comentou.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e o Conselho Estadual de Esporte (CED) entregaram a Comenda do Mérito Esportivo, na noite desta terça-feira (4). A cerimônia aconteceu no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa. Os homenageados na edição de 2017 foram os esportistas José Augusto Carrillo, José Maria Nunes, Luiz Ernani Buerger, Marcelo da Silva Costa, Raul Ferrari e José Eduardo Nunes Souza (in memorian). Outro homenageado foi o jornalista Roberto Alves, que recebeu a Medalha de Gran Mérito do Esporte, a maior manifestação honrosa concedida a um esportista catarinense. 

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o presidente do Conselho Estadual de Esporte, Alexandre Monguilhott, e o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano Júnior, o Vadinho.

A comenda foi criada em 1994 para homenagear desportistas que contribuíram para escrever a história do esporte catarinense. Até a edição de 2016, foram 145 pessoas agraciadas com o título de comendadores do esporte e 16 entidades esportivas. Desde que foi instituída, em 2007, a honraria da Medalha de Gran Mérito do Esporte, foi recebida pelos ex-governadores Luiz Henrique da Silveira e Antônio Carlos Konder Reis, os ex-Secretários de Cultura, Esporte e Turismo Salomão Ribas Júnior, Gilmar Knaesel e César Souza Júnior, e os atletas Gustavo Kuerten, Tiago Splitter e Romeu Max Joerig. Roberto Alves, que já recebeu o título de comendador do esporte catarinense no ano 2000, a partir do dia 4, passará a fazer parte do seleto grupo de homenageados com a Medalha de Gran Mérito. Como entidade esportiva, foi homenageada também a Associação Joaçabense de Voleibol.

Outra honraria enregue ficou por conta do Tribunal de Justiça Desportiva. Trata-se da Medalha Marcílio César Ramos Krieger, instituída em 2011 para homenagear pessoas que prestaram relevante serviço à justiça desportiva catarinense. Guilherme Augusto Caputo Bastos, Tullo Cavalazzi Filho e Wanderlei Godoy Junior terão seus nomes unidos aos de outros sete profissionais do direito esportivo. A medalha tem o nome de um dos mais importantes juristas que atuaram no esporte. Marcílio Krieger, falecido em 2010, foi autor Código Brasileiro Disciplinar do Futebol Anotado e Legislação Complementar. Além disso, prestava consultoria sobre Direito Desportivo a clubes, atletas e sindicatos de atletas, além de rádios e jornais.

Santa Catarina fez história nos Jogos Escolares da Juventude, de 15 a 17 anos, em Brasília. A delegação formada por 189 atletas confirmou a expectativa antes da competição: a de conquistar o melhor desempenho da história. Ao todo foram 47 medalhas conquistadas, o que igualou ao último ano, quando os JEJ foram disputados em João Pessoa. Porém, em 2017 o Time Santa Catarina superou o número de ouros do ano anterior. 

Em 2016, os atletas catarinenses buscaram 47 medalhas, sendo oito de ouro, 20 de prata e 19 de bronze. Agora, em Brasília a marca foi superada. Nos Jogos em Brasília, foram 11 ouros, 22 pratas e 14 bronzes. 

Confira as medalhas de ouro do Time Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude

OURO - Tênis de mesa - Dupla mista - Enzo Nakashima e Ranifer Almeida Meurer 

OURO - Tênis de mesa - Equipe masculino - Henrique Hau França e Enzo Nakashima 

OURO - Tênis de mesa - Duplas - feminino - Ranifer Almeida Meurer e Sabrina Mizva 

OURO - Tênis de mesa - Duplas - masculino - Henrique Hau França e Enzo Nakashima

OURO - Atletismo - 100m com barreiras - Micaela Rosa de Mello 

OURO - Atlestismo - Andriely Zander - salto em distância

OURO - Natação - 100m peito - Maria Eduarda Silvano

OURO - Ginástica rítmica - Mariany Hatori Miyamoto - Arco

OURO - Futsal feminino - EEB Lourdes Lago SC  

OURO - Vôlei feminino - Colégio Amplo SC 

 

E acabou! Chegou ao final a participação do Time Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, de 15 a 17 anos, realizados em Brasília. Neste sábado, o último dia de competições, as finais das modalidades coletivas premiaram a delegação catarinense com sete medalhas, sendo duas delas de ouro. O vôlei feminino e o vôlei masculino conquistaram o título brasileiro escolar. Além disso, uma prata e dois bronze foram adicionados ao total de medalhas do Time Santa Catarina. 

Era o último dia de competições nos JEJ, em Brasília. Porém, foi mais um dia de emoções para as oito equipes catarinenses. O sábado reservava quatro finais e mais quatro brigas pelo bronze. E, logo cedo, o futsal feminino, do Colégio Lourdes Lago, de Chapecó, e o Colégio Amplo, de Brusque, garantiram os dois ouros do dia. 

Ao todo, o Time Santa Catarina encerra a participação nos Jogos Escolares da Juventude com 47 medalhas, sendo 11 ouros, 22 pratas e 14 bronzes.

Confira os resultados do Time Santa Catarina no último dia dos Jogos Escolares da Juventude

 

CAMPEÃO - futsal feminino 

EEB Lourdes Lago SC 3 x 0 SP Colégio Alvorada

 

CAMPEÃO - vôlei feminino 

Colégio Amplo SC 3 x 0 MG Escola Estadual Deputado Domin

 

PRATA - basquete feminino 

Colégio La Salle Peperi SC 66 X 52  Colégio Amorim

 

PRATA - futsal masculino 

Colégio Dehon SC 1 x 6 PE Colégio Hermon

 

QUARTO LUGAR - handebol feminino

EEB Claudino Crestani SC 18 x 29 ES Colégio Castro Alves

 

BRONZE - handebol masculino 

Colégio Industrial SC 26 x 18 DF Colégio Marista

*segunda divisão

 

BRONZE - basquete masculino  

IEE SC 86 X 47 AL Colégio Marista 

*segunda divisão

 

BRONZE- vôlei masculino

Colégio Amplo SC 2 X 0 PE Colégio Boa Viagem

*segunda divisão

 

Chegou a hora! Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), entram no último dia, o que não significa menos emoção. Serão oito decisões para o Time Santa Catarina, neste sábado, em Brasília. Quatro finais e quatro disputas pelo bronze. 

O vôlei feminino, o futsal masculino e feminino e também o basquete feminino estão na decisão da competição nacional. As equipes que irão disputar o bronze, também neste sábado: vôlei masculino, handebol masculino e feminino e também o basquete masculino. 

No sábado, as medalhas estarão em disputa e, assim, os catarinenses poderão alcançar o número total de 48 - nove de ouro, 20 de prata e 11 de bronze. Neste Jogos Escolares da Juventude, o Time Santa Catarina soma 40 medalhas - todas elas conquistadas nas modalidades individuais.

Veja os horários e os duelos do Time Santa Catarina, no sábado (24)

 

FINAL - futsal feminino - 10h30

EEB Lourdes Lago SC x SP Colégio Alvorada

Local: Colégio Marista (Maristão)

 

FINAL - basquete feminino - 10h30

Colégio La Salle Peperi SC X Colégio Amorim

Local: Clube da Vizinhança

 

FINAL - vôlei feminino - 10h30

Colégio Amplo SC x MG Escola Estadual Deputado Domin

Local: Nossa Senhora de Fátima

 

FINAL - futsal masculino - 16h30

Colégio Dehon SC x PE Colégio Hermon

Local: Colégio Marista (Maristão)

 

TERCEIRO/QUARTO - handebol feminino - 9h

EEB Claudino Crestani SC x ES Colégio Castro Alves

Local: Ginásio Nilson Nelson

 

TERCEIRO/QUARTO - handebol masculino - 15h

Colégio Industrial SC x DF Colégio Marista

Local: Ulysses Guimarães
*segunda divisão

 

TERCEIRO/QUARTO - basquete masculino  - 15h

IEE SC X AL Colégio Marista 

Local: Uniceub

*segunda divisão

 

TERCEIRO/QUARTO - vôlei masculino - 15h

Colégio Amplo SC X PE Colégio Boa Viagem

Local: Nossa Senhora de Fátima
*segunda divisão

O Times Santa Catarina tem quatro equipes nas decisões das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Brasília. O vôlei feminino, o futsal masculino e feminino e também o basquete feminino estão na decisão da competição nacional. Todas a disputas serão realizadas neste sábado (25), no último dia dos JEJ. 

Uma sexta repleta de emoções. Foi preciso nervos de aço para poder encarar todas as oito semifinais disputadas pelo Time Santa Catarina. Em todas as modalidades, as equipes catarinenses garantiram presença na briga pela final. De oito disputas, foram quatro vitórias e, consequentemente, a ida à decisão dos Jogos Escolares da Juventude. As equipes que irão disputar o bronze, também neste sábado: vôlei masculino, handebol masculino e feminino e também o basquete masculino.  

Confira os resultados desta sexta-feira (24) do Time Santa Catarina  

Vôlei Feminino 

FINALISTA - Colégio Amplo SC 3 X 1 RS Colégio Martin Luther 


Vôlei Masculino 

TERCEIRO/QUARTO - Colégio Amplo SC 0 x 3 ES Victorio Bravim

*segunda divisão


Handebol Feminino 

TERCEIRO / QUARTO - EEB Claudino Crestani SC 15 x 46 SP Colégio Amorim   

 

Handebol Masculino

TERCEIRO / QUARTO - Colégio Industrial SC 24 x 26 PB Colégio Motiva Miramar

*segunda divisão

 

Futsal Feminino

FINALISTA - EEB Lourdes Lago SC 3 X  2 AM C.E Recanto da Criança 

 

Futsal Masculino

FINALISTA - Colégio Dehon SC 4 x 3 SP Colégio Amorim

 

Basquete Feminino 

FINALISTA - Colégio La Salle Peperi SC 65 x 47  ES Colégio Marista 

 

Basquete Masculino

TERCEIRO / QUARTO - Instituto Estadual de Educação SC 64 x 70 MG Sérgio de Freitas

*segunda divisão

 

Pagina 1 de 17