Publicado em Parajasc
Escrito por

Fesporte agradece aos participantes dos Parajasc 2017

A Fundação Catarinense de Esporte, por meio do Presidente Erivaldo Caetano Junior, parabeniza a todos que se envolveram em prol da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina. Em 2017, os Parajasc só puderam ser realizados com enorme sucesso graças ao esforço e dedicação de todas as pessoas participantes: dirigentes, técnicos, atletas, integradores esportivos e demais membros das delegações.

Ao Governo de Santa Catarina, agências de desenvolvimento regional, prefeituras e ao município de Criciúma, o nosso agradecimento. Por proporcionar as melhores condições de hospedagem, alimentação e disponibilizar os locais de competição mais adequados aos paratletas catarinenses, sempre pensando na acessibilidade e conforto dos presentes.

A Fesporte também enaltece a importância da Unifique, marca patrocinadora e apoiadora do evento. Uma parceria que demonstra que a empresa acredita e incentiva o paradesporto em Santa Catarina.

A todos, mais uma vez o nosso muito obrigado. Que venham os Parajasc em 2018!

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

Publicado em Parajasc
Escrito por

É campeão! Joinville comemora o título dos Parajasc 2017

O município de Joinville conquistou nesta quarta-feira (06) o título de campeão geral dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, em Criciúma. Ao vencer a 13ª edição da competição, a cidade é tricampeã de forma consecutiva e pentacampeã em sua história.

Ao todo, Joinville acumulou 42 pontos, enquanto que o vice-campeão foi Chapecó, que somou 19 pontos. Itajaí terminou na terceira colocação com 16 pontos.

Nos segmentos Deficiência Intelectual e Deficiência Visual, Joinville conquistou o título geral e, além disso, ficou na segunda colocação na Deficiência Auditiva e Física. Desta forma, somou os 42 pontos - o título de cada seguimento equivale a 13 pontos e a segunda posição soma 8 pontos.

Ao todo, de 1º até o dia 6 de dezembro, foram 1.700 atletas de 52 municípios, em Criciúma, na disputa de 12 modalidades - atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos de deficiência física, auditiva, intelectual e visual.

Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

Seguimento Deficiência Visual

- Joinville

- Florianópolis

- Itajaí

 

Seguimento Deficiência Auditiva

- Chapecó

- Joinville

- Timbó 

 

Seguimento Deficiência Física

- Criciúma

- Joinville

- Itajaí

 

Seguimento Deficiência Intelectual

- Joinville

- Brusque

- Itajaí

Publicado em Parajasc
Escrito por

Em vídeo o titulo de Joinville do futsal DA

Confira o título do futsal masculino Deficiente Auditivo de Joinville nos Parajasc. Vitória de 5 a 1 sobre Chapecó. Imagens e produção: Antonio Prado/Tv Fesporte.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Natação abre com estilos costas e peito

A primeira etapa da natação dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), teve início na tarde desta terça-feira, 5, com as provas de peito e costas, nos quatro segmentos: deficiência auditiva (DA), física (DF), intelectual (DI) e visual (DV).

Foram quarenta provas, tendo como maior destaque o município de Joinville, que conquistou 21 medalhas (12 de ouro, de prata e três de bronze).

“Quando a gente não se entrega, consegue reagir”

Blumenau foi o segundo município em número de medalhas. Foram seis de ouro, uma de prata e uma de bronze, Duas delas foram conquistadas por Walter Bendheim Filho, nos 50m costas e nos 50m peito. Natural de Pomerode, amante de esportes na adolescência, já gostava de natação, basquete e corridas. Tornou-se 3º sargento da Polícia Militar, atividade que teve de abandonar depois de ter suas pernas paralisadas em decorrência de uma neuropatia crônica infecciosa. Em 2004, conheceu a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) e passou a praticar basquete em cadeira de rodas, e em 2006 foi para o atletismo. Mas foi com o basquete que teve sua primeira participação nos Parajasc, em 2007, em Jaraguá do Sul. Em 2011 Walter entrega-se à natação, pela Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), e conquista, naquele mesmo ano, ouro no arremesso de peso e no lançamento do disco, nos Parajasc de São Miguel do Oeste. Depois de uma parada nas atividades esportivas, Walter retornou à natação em 2016 e, neste ano, aos 57 anos, voltou a participar dos Parajasc.

“Quando a gente não se entrega, consegue reagir, e os esporte fica ainda mais divertido por superarmos as dificuldades”, disse Bendheim.

 Walter Bendheim Filho volta a competir nesta quarta-feira, 6    (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)

A modalidade se encerra na quarta-feira, pela manhã, com os estilos livre e borboleta.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Parajasc
Escrito por

Em vídeo momentos da natação dos Parajasc

Confira os melhores momentos do primeiro dia da natação dos Parajasc em Criciúma nesta terça-feira, dia 5. Imagens, edição e produção: Antonio Prado/TV. 

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Confira em vídeo o tênis de mesa dos Parajasc

Confira alguns momentos do tênis de mesa dos Parajasc em Criciúma. Produção e imagens: Antonio Prado/TV Fesporte. 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Melhores momentos do 3º dia do atletismo dos Parajasc

Assista aos melhores momentos do 3º dia do atletismo dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em 4 de dezembro em Criciúma. Provas para deficientes físicos. Imagens, produção e edição: Antonio Prado/TV Fesporte.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Tênis de mesa chega ao final com destaque para Joinville

Depois de três dias de competição, a modalidade de tênis de mesa dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) chega ao final no início de tarde desta segunda-feira, 4. As partidas foram disputadas nos segmentos de deficiência auditiva (DA), deficiência física (DF) – para cadeirante e andante –,  e deficiência intelectual, (DI). Joinville aparece como maior vencedor da modalidade, com quatro troféus: dois de primeiro lugar (DA feminino e masculino), um de segundo (DF feminino) e um de terceiro (DF masculino), além de cinco medalhas de ouro.

Essa é a terceira modalidade a entregar troféus nesta 13ª edição do evento. Ontem houve a premiação do golbol feminino, que teve Florianópolis como campeão, e dos segmentos auditivo e intelectual do atletismo, que teve como campeões Jaraguá do Sul (no DI masculino), Joinville (no DI feminino), São Miguel do Oeste (no DA feminino) e Timbó (no DA masculino).

Confira a classificação final do tênis de mesa dos Parajasc.

 

DF FEMININO

 

MUNICÍPIO

ANDANTE

CADEIRANTE

PONTOS

ITAJAÍ

32

 

32

JOINVILLE

20

 

20

 

BLUMENAU

 

20

20

         
 

DF MASCULINO

 

MUNICÍPIO

ANDANTE

CADEIRANTE

PONTOS

CRICIÚMA

35

32

67

ITAPOÁ

25

14

39

JOINVILLE

11

20

31

         
 

DI FEMININO

 

MUNICÍPIO

INDIVIDUAL

DUPLA

PONTOS

CONCÓRDIA

14

14

28

LAGES

12

15

27

BRUSQUE

8

17

25

         
 

DI MASCULINO

 

MUNICÍPIO

INDIVIDUAL

DUPLA

PONTOS

ITAJAÍ

15

20

35

VIDEIRA

17

14

31

BRUSQUE

11

17

28

         
 

DA MASCULINO

 

MUNICÍPIO

INDIVIDUAL

DUPLA

PONTOS

JOINVILLE

20

20

40

CHAPECÓ

17

 

17

BLUMENAU

15

 

15

         
 

DA FEMININO

 

MUNICÍPIO

INDIVIDUAL

DUPLA

PONTOS

JOINVILLE

20

 

20

Os Parajasc seguem até a próxima quarta-feira, 6, quando será definido a grande campeão desta edição. 

O evento tem a promoção do governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Criciúma.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Parajasc
Escrito por

Segmentos DI e DA concluídos no atletismo

As provas para deficientes intelectuais e auditivos (DI e DA) dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) foram concluídas na tarde deste domingo, 3. Foram 20 provas por segmento, sendo oito delas ocorridas neste domingo. 

No seguimento DI masculino Jaraguá do Sul somou 84 pontos e ocupou a primeira posição no pódio. Presidente Getúlio foi segundo, com 65 pontos, e o terceiro foi Concórdia, com 31. No feminino, o pódio foi formado por Joinville com 70 pontos, Blumenau com 66 e Concórdia com 44.

No segmento DA feminino, São Miguel do Oeste conquistou o primeiro lugar, com 56 pontos. O segundo lugar foi dividido entre Timbó e Navegantes, ambos com 26 pontos. No masculino, Timbó ficou com 55 pontos, Videira com 45 e Criciúma com 34.

O sempre emocionante paradesporto

Eventos paradesportivos são normalmente recheados de emoções, mas a principal emoção ficou por conta do atleta Armilton Kist, de Concórdia, portador de síndrome de Down. Ele tomou o microfone e fez um discurso comovente, dedicando suas medalhas, ouro no dardo e prata no disco, à professora  da Escola Recanto Azul (Apae), Maristela Heiner, que faleceu de infarto em abril deste ano e ao amigo Célio Balssan, que jogava boca DI.

Armilton Kist (à esquerda) comoveu o público na pista da Unesc                                         (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)

 

Delegação de um homem só

Com a conquista de três provas de pista, 1.500m, 800m e 400m rasos, Diogo Trindade somou 30 pontos. Sozinho, atingiu a quarta colocação para o município de São José no segmento de deficiência auditiva. Natural de Palhoça, Diogo já foi morador rua. Dedicado ao atletismo, ele desenvolve um projeto envolvendo 80 crianças. Além disso, também trabalha em academias. Em 2016, Diogo e Ana Claudia Jesus venceram a etapa de Florianópolis da Global Energy Race, conquista que os credenciou a representar o Brasil em Pequim (China), em setembro deste ano.

Diogo Trindade (à direita) somou sozinho 30 pontos por São José                                          (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)

 

 

Ela só queria perder peso e se tornou uma grande campeã

Em sua primeira participação numa edição dos Parajasc, Amanda Caroline Schuck conquistou bronze no arremesso do peso e ouro no lançamento do disco. Há oito meses treinando, a concordiense de 18 anos começou a praticar esporte por indicação de sua nutricionista. Treinando de duas a três horas por dia, ela perdeu 20kg. Amanda apaixonou-se pelo esporte e quer continuar treinando em busca de realizar o sonho de representar o Brasil nas Paralimpíadas. “Não desista de seus sonhos. Vá sempre além. Mesmo com derrota, na frente haverá coisa melhor”, disse ela dirigindo-se a todos os atletas pela ocasião deste 3 de novembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 Amanda começou a praticar esporte por indicação da nutricionista                                  (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)

 

 

Segunda-feira, 4, iniciam-se as competições entre os deficientes físicos e visuais (DF e DV) no atletismo dos Parajasc. A modalidade encerra na terça-feira, 5. 

Os Parajasc são promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional e com a Prefeitura de Criciúma.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Parajasc
Escrito por

Melhores momentos do 1º dia do atletismo dos Parajasc

Assista em vídeo os melhores do 1º dia do atletismo dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Competição realizada neste sábado em Criciúma. Imagens, edição e produção: Antonio Prado/TV Fesporte. 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Das cucas aos sonhos e às doces glórias

Conhecida por Cuca por vender doces, pães e cucas pelas ruas de Chapecó, Cláudia Inocente, aos 38 anos já soma dez medalhas nas provas de pista dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), contando com as provas de 1.500m e de 400m rasos. Além do atletismo, Cuca também pratica futebol e futsal. As três modalidades já lhe renderam uma coleção de mais de 200 medalhas. 

A vida simples da atleta ficaria conhecida no país a partir de sua participação num quadro do programa Fantástico: “Chefe Secreto”, exibido em 20 de fevereiro deste ano. Servidora de uma empresa de terceirização, atuando na Escola Básica Municipal Maria Bordignon Destri, em Chapecó. Considerada uma servidora exemplar, conseguiu realizar um sonho por intermédio da direção da empresa: ingressar no curso de Educação Física.

Com mais de 200 medalhas no esporte, Cuca sonha em criar projetos esportivos para ajudar deficientes (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)

 

“Quero ser professora, dar aulas e criar projetos de esporte para ajudar as pessoas com deficiência”, conta Cuca, e complementa: “Os Parajasc permitem me valorizar e mostrar o quanto posso vencer. É importante não desistir dos sonhos e alcançar os objetivos. Vale a pena”.

Cuca treina duas vezes por semana, no período da manhã: às quintas-feiras e aos sábados. Ela relata que tem uma vida simples, do jeito que gosta, e convive com  a mãe, dois irmãos, uma cunhada e uma sobrinha. Todos trabalham para manter as despesas da casa.

Amante dos esportes, Cláudia Inocente não vê o tempo passar e pretende praticar esporte e trabalhar por ele o quanto for possível.

As provas de atletismo para deficientes auditivos e intelectuais seguem até domingo (3). Na sequência, segunda e terça-feira, as competições estarão voltadas aos deficientes físicos e visuais.

 

Os Parajasc são promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Criciúma.

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Texto: Heron Queiroz

(48) 3665-6126 / 99635-9617

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

Nicolas Quadro

 

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Parajasc
Escrito por

Começam as primeiras emoções dos Parajasc

Os primeiros pontos, os primeiros gols, as primeiras medalhas. Foi dada a largada neste sábado, 2, em Criciúma, para 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O dia ensolarado foi perfeito para a emoção do atletismo, do tênis de mesa, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos de deficiência física, auditiva, intelectual e visual.

Neste domingo, 3, estreiam a bocha para deficientes visuais e o xadrez. As competições dos Parajasc prosseguem até quarta-feira, dia 6.

Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

Texto: Antonio Prado

(48) 9696-3045

Assessoria de Comunicação - Fesporte

 Renan Koerich

 Antonio Prado

 Heron Queiroz

 Zenilda Stein

 

 

Pagina 1 de 12