JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 321

Quarta, 20 Novembro 2013 20:29

Primeiras medalhas sairão na Gin. Rítmica

Entre os principais nomes da ginástica este ano  estão a bicampeã pan-americana Luisa Matsuo, que disputará o conjunto, por Florianópolis Entre os principais nomes da ginástica este ano estão a bicampeã pan-americana Luisa Matsuo, que disputará o conjunto, por Florianópolis Epa Machado

Blumenau - As aguardadas primeiras medalhas da 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Blumenau, sairão na sexta-feira (22), com a ginástica rítmica (GR), modalidade que estreia nesta quinta-feira (21) juntamente com o handebol masculino, tênis, xadrez e o futsal feminino, divisão especial. Os Jasc são uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, e da Prefeitura de Blumenau.

Tendo como palco o ginásio de esportes da AC Cremer, as disputas da ginástica rítmica têm início às 9 horas, com as apresentações classificatórias dos conjuntos maça, bola e fita. À tarde, ocorrem as apresentações individuais arco e bola e na sexta-feira saem as primeiras medalhas dos Jogos Abertos com as finais, pela manhã, do conjunto maça, bola e fita e também à tarde com as  finais individuais maças e fitas. A modalidade se encerra no sábado com as finais individuais por aparelho (arco, bola, maça e fita).

Entre os principais nomes da ginástica este ano estão a bicampeã pan-americana Luisa Matsuo, que disputará o conjunto por Florianópolis, e as ex-seleção brasileira Letícia Dutra, também da capital, e Jéssica Maia, natural de Timbó, que disputará a competição por Itajaí.

No futsal feminino, divisão especial, a disputa deverá ser equilibrada entre Chapecó, atual campeã brasileira; Caçador, atual campeã brasileira universitária; Brusque e Itajaí, consideradas pelos dirigentes como duas equipes fortes. As partidas de abertura nesta quinta-feira (veja programação nos boletins) serão disputadas no Complexo do Sesi (quadra 6). A modalidade termina na segunda (25).

Disputa de alto nível

No handebol, cuja competição acontece na quadra 5 do Complexo Esportivo do Sesi até dia 30, também há muito equilíbrio. No masculino, a disputa deve ficar acirrada entre Blumenau, Chapecó, Itajaí e Balneário Camboriú. Já no feminino, Blumenau e Concórdia figuram como as principais forças. Concórdia é finalista da liga nacional contra a forte Metodista, de São Paulo, que eliminou Blumenau na semifinal na última terça-feira (19). “Teremos um torneio de alto nível técnico”, garante Éder Martins, presidente da Federação Catarinense de Handebol.

No tênis, Itajaí surge como favorito para levantar o troféu de campeão no masculino, ao lado de Blumenau, Joinville e Florianópolis.  As partidas serão disputadas até o dia 25 na quadras do Bela Vista Country Club. Nomes como André Sá, que disputará por Blumenau, que tem seu nome na história como um dos melhores tenistas brasileiros, e Marcos Daniel, que já esteve entre os 50 melhores tenistas do mundo, darão brilho ao torneio. No feminino, não há favorito e Itajaí, Joinville, Blumenau, Criciúma e São Miguel do Oeste brigarão pelo troféu que não contará na pontuação, pois só há cinco equipes e o regulamento determina que a pontos só serão válidos a partir de seis equipes.

O xadrez dos Jasc terá atletas do quilate de Rafael Leitão, de Florianópolis, o número um do Brasil, e Geovani Vescovi, de Joinville, sete vezes campeão brasileiro. O titulo nos dois naipes deve sair dos municípios de Joinville, Florianópolis, Rio do Sul, Blumenau ou Itajaí. O torneio será no Salão do Clube Bela Vista no período de 21 a 27.

Os Jasc serão realizados de 20 a 30 de novembro com a participação de  4.730 atletas de 81 municípios disputando as modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, remo, tiro, triathlon, xadrez, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

Informações Adicionais:

Antonio Prado