Publicado em Jasti
Escrito por

Jasti começam neste domingo com congresso técnico

A 12ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti) começa neste domingo, a partir das 16 horas, na prefeitura de Gaspar com o congresso técnico. É nesta reunião com os representantes dos municípios que são discutidos os últimos detalhes da competição, como tabela de jogos, estrutura das praças esportivas, regulamentos, entre outros assuntos.

O domingo foi reservado para os funcionários da Fesporte e prefeitura de Gaspar realizarem os últimos ajustes para o evento como distribuição de material de identidade visual, material esportivo e vistoria nos locais dos jogos.

Os jasti prosseguem até o dia 24 em Gaspar. Serão quatro dias de intensas disputas de voleibol, bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada e dança folclórica. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira dia 20, às 19h30, no ginásio João dos Santos. A competição reunirá 2.150 atletas a partir de 60 anos, de 178 municípios.

Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, os Jasti abrirão em grande estilo a etapa estadual dos eventos da instituição: “Será uma grande festa não somente do esporte, mas também da integração de diversos atores da terceira idade”.

Atores como o seu Dionizio Luiz, de 94 anos, que disputará a competição pelo voleibol de Florianópolis, ou Ruth Hoffmann, de Brusque, que aos 82 anos, participou da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 1960 e que nesta edição também estará no vôlei.

A etapa estadual dos Jasti é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Gaspar com apoio da Unifique e Circulo.

Texto: Antonio Prado

(48) 9 9949-5255

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Fesporte e Gaspar formalizam ajustes para os Jasti

Na tarde desta quinta-feira, 16, o vice-prefeito de Gaspar Luís Carlos Spengler Filho esteve com o presidente da Fesporte, Rui Godinho, em Florianópolis, para formalizar os últimos ajustes referentes à etapa estadual da 12ª edição dos Jogos Abertos de Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti). A competição, destinada a idosos a partir de 60 anos, começa no próximo domingo, dia 19, com congresso técnico, prosseguindo até o dia 24. 

Além do vice-prefeito, a comitiva gasparense contou com a participação de José Carlos de Carvalho Júnior, diretor da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), e Jéferson Debis, escriturário.

“Para nós gasparenses é um orgulho muito grande em poder sediar os Jasti em parceria com a Fesporte principalmente pela importância e grandeza do evento”, destacou Spengler. O vice-prefeito afirmou ainda que a cidade está pronta e com bastante expectativa para o início dos Jogos.

Rui Godinho, por sua vez, enfatizou que os Jasti abrem o calendário oficial 2019 dos eventos da Fesporte com a participação de mais de 2 mil atletas disputando as modalidades voleibol, bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada e dança folclórica. “Os Jasti são especiais. Para se ter uma ideia temos nos Jogos atletas de até 94 anos disputando voleibol. Isso mostra que a competição é um importante instrumento de inclusão social”, finalizou.

Texto: Antonio Prado

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Participe dos Jasti em Gaspar!

De 20 a 24 de maio, Gaspar será a capital dos Jogos da Terceira Idade. Cerca de 180 municípios e 2.500 participantes estarão competindo nas modalidades de bocha, bolão 23, vôlei, canastra, dominó, truco e danças de salão, livre e popular.

Prestigie o primeiro grande evento da Fesporte no ano.

Participe da cerimônia de abertura no Ginásio Prefeito João dos Santos, em Gaspar, dia 20, às 19 horas e acompanhe as competições que acontecem até o dia 24.

Publicado em Jasti
Escrito por

Jogos da Terceira Idade: Você é nosso convidado!

Você é o nosso convidado para participar e assistir os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina no município de Gaspar. A abertura será dia 20 às 19h30 no Ginásio João dos Santos. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Gaspar.

Os Jasti serão realizados de 20 a 24 de maio em Gaspar com a participação de 2.150 atletas com idade a partir de 60 anos, disputando as modalidades de bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada e dança folclórica.

Publicado em Jasti
Escrito por

Mais de 2 mil idosos participarão dos Jasti

Serão quatro dias de intensas disputadas de bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada e dança folclórica. É a 12ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti) que agitará a cidade de Gaspar entre os dias 20 a 24 de maio  com a participação de 2.150 atletas com idade a partir de 60 anos.

Atletas  do voleibol como o seu Dionizio Luiz, de 94 anos, que disputará a competição por Florianópolis, ou Ruth Hoffmann, de Brusque, que aos 82 anos, tem a experiência de ter participado da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Os Jati, em sua etapa estadual, são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Gaspar.

Texto: Antonio Prado

Publicado em Jasti
Escrito por

Presidente Nereu sedia microrregional dos Jasti

Escolhida como uma das 36 sedes da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em todo o estado, a cidade de Presidente Nereu recebeu cerca de 180 competidores de oito municípios da microrregião de Presidente Getúlio, na última terça-feira (23) para as competições nas modalidades de bocha, dança de salão, canastra, dominó e truco.

Enquanto a disputa nas modalidades de canastra, dominó e dança de salão aconteciam no Centro Social João Voltolini, as modalidades de bocha dividiam-se nas canchas do Célio e do Gueto. Os vencedores garantiram vaga para a etapa estadual, que acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio.

Texto: Heron Queiroz

Publicado em Jasti
Escrito por

A 21 dias dos Jasti, Gaspar se prepara para abertura

Faltando 21 dias para a abertura dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti)  de Santa Catarina, o município de Gaspar já conta as horas para o início da etapa estadual  competição. A abertura será dia 20 às 19h30 no Ginásio João dos Santos.

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Gaspar.

Segundo o diretor presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Gaspar, José Carlos de Carvalho Júnior, a cidade já está na expectativa para o início das competições. “Já estamos preparados para o evento. Agora estamos realizando os últimos ajustes para os Jogos”, afirma. Sobre a abertura ainda há segredo sobre a temática, mas sabe-se que haverá apresentações de grupos locais.

Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, os Jasti abrirão em grande estilo a etapa estadual dos eventos da instituição. “Será uma grande festa não somente do esporte, mas também da integração de diversos atores da terceira idade”, conclui o presidente da Fesporte.

Os Jasti serão realizados de 20 a 24 de maio em Gaspar com a participação de 2.150 atletas com idade a partir de 60 anos, disputando as modalidades de bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada e dança folclórica.

Texto: Antonio Prado

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Floripa vence e garante bocha no estadual em Gaspar

Último dia de competições dos Jasti na microrregião da Grande Florianópolis trouxe a emoção das disputas de bocha. A definição ficou entre os trios de Biguaçu, Florianópolis e São José, que ocuparam as canchas da Associação dos Amigos da Bocha da Beira-Mar de São José. Floripa não deu espaço aos adversários e bateu os josefenses. No masculino, o trio da capital aplicou um fácil 12 a 0, mas, no feminino, São José não deixou barato e fez as adversárias suarem na vitória por 12 a 9, decidido nas últimas e tensas bolas.

Em partida bastante equilibrada, equipe feminina de Floripa comemora vitória sobre São José                                                                           Foto: Heron Queiroz

Classificada para a etapa estadual, que acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio, a equipe feminina de Floripa busca o título inédito para a capital no estadual. Já o masculino concorre a seu quarto título na história dos Jasti, já que foram campeões em Itá (2013), Canoinhas (2014) e Itajaí (2016). 

Associação Amigos da Bocha contará futuramente com espaço ainda melhor

Quem chegou à Associação Amigos da Bocha da Beira-Mar de São José deparou-se com um ambiente de reforma, mas que em nada influenciou nas partidas. É que a atual diretoria está promovendo melhorias no espaço, que foi cedido pela prefeitura de São José. Com contribuição de sócios, que atualmente somam 154, o próprio presidente, José Luiz Silva, o Zequinha, faz questão de ser o pedreiro. Cerca de R$ 10 mil já foram gastos para levantar as paredes. Segundo a tesoureira, Rosane Matos, ainda não se pode ter uma estimativa de quanto será gasto para a conclusão nem do tempo que levará, mas o projeto prevê a inclusão de carpetes nas canchas, o que custará, pelo menos, R$ 12 mil.

Espaço das canchas de bocha de São José passam por melhorias                                                                                                                             Foto: Heron Queiroz

O espaço é aberto a toda a comunidade, para quem que quiser aprender e praticar essa modalidade que surgiu no tempo do Império Romano e chegou ao Brasil pelos imigrantes italianos.

 

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Grande Florianópolis define os melhores na mesa dos Jasti

O segundo dia da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti), na sede da Grande Florianópolis, em Palhoça, definiu as duplas dos jogos de mesa (canastra, dominó e truco) que representarão a microrregião na etapa estadual que acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio.

As competições aconteceram no Clube 7 de Setembro, no centro de Palhoça, na tarde desta quinta-feira (25). O destaque ficou para os municípios Águas Mornas e Antônio Carlos, que somaram dois ouros cada um. 

Diferente das outras modalidades dos Jasti, nas quais classifica-se apenas o primeiro colocado, nos jogos de mesa, classificam-se o campeão e o vice. Dez duplas da Grande Florianópolis estarão na etapa estadual. Confira a classificação.

 

Canastra feminina

1º Águas Mornas: Ermelinda e Isolete

2º Florianópolis: Nely e Eli

3º Antônio Carlos: Terezinha e Maria Felipe

 

Canastra masculina

1º Águas Mornas: Querino e Paulo

2º Santo Amaro da Imperatriz: José e Pedrinho

3º São José: José Carlos e Paulo

 

Dominó feminino

1º Biguaçu: Lindamira e Marisa

2º São José: Maria de Lourdes e Maria Inês

3º Santo Amaro da Imperatriz: Bernadete e Nilza

 

Dominó masculino

1º Antônio Carlos: José e Anselmo

2º Rancho Queimado: Neri e Arlindo

3º São José: Moacir e Bento

 

Truco masculino

1º Antônio Carlos: Romildo e Davenir

2º Florianópolis: Nelson e Luiz Fernando

 


No dominó masculino, Antônio Carlos (1º) e Rancho Queimado (2º) classificaram-se. São José foi terceiro      Foto Heron Queiroz

 

Águas Mornas, Antônio Carlos e Florianópolis levarão duas duplas, cada município, para a fase estadual, e Biguaçu, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz e São José levarão apenas uma.

Publicado em Jasti
Escrito por

Palhoça abre microrregional dos Jogos da Terceira Idade

Em pleno aniversário de 125 anos de emancipação, nesta quarta-feira (24), o Município de Palhoça abre as competições dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti) na microrregião da Grande Florianópolis, classificatória para a etapa estadual, que acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio.

Presente no cerimonial de abertura e nas competições de dança, no Clube 7 de Setembro, o presidente da Fesporte, Rui Godinho, destacou a importância da prática esportiva na terceira idade e o compromisso do Estado em realizar, por intermédio da Fesporte, um importante evento como os Jasti. “Ficamos positivamente surpresos e felizes por promover um evento com a energia desse pessoal da terceira idade. Eles são modelos de vitalidade em todas as competições do evento”, completou o presidente.

O evento, que segue até a próxima sexta (26), já definiu os representantes da microrregião nas modalidades de dança para a etapa estadual. Na dança livre, a vencedora foi a coreografia “Rainhas da Noite”, de Florianópolis. O município de São José foi o vencedor, com a coreografia “Encanto das Rosas”, no estilo de dança popular. Na dança de salão, quem levou a melhor na categoria A (60 a 69 anos) foi o casal João Rocha e Margareth de Souza. E na categoria B, Flourino Pinheiro e Iraci Turatti deram o título para os anfitriões.

Na terceira colocação da categoria B, além da regulamentar medalha de bronze, o casal Alma Bouzon e Edegar Querino, da capital, também recebeu medalha de destaque como os mais idosos na modalidade de dança da microrregião. Ele com 82 e ela com quase 94 formam um par com muita vitalidade e simpatia. Dona Alma diz que já perdeu as contas de quantas medalhas já recebeu pela dança, desde que começou a competir há mais de 20 anos, no Sesc; mas garante que tem uma caixa cheia. Depois de parar por quatro edições dos Jasti, dona Alma retorna para esta 12ª edição cheia de energia. “Sou obcecada pela dança, desde meus 15 anos”, disse ela, atribuindo a longevidade à dança e ao seu gênio sempre muito tranquilo.

Seu Edegar participou de todas as edições dos Jasti até aqui e já coleciona quase 50 medalhas na competição. Ele conta com entusiasmo que o evento deixa a terceira idade mais feliz. “Aqui nos Jasti, nós criamos uma amizade muito forte e nos tornamos quase inseparáveis”, disse o representante de Floripa, destacando que além da competição, o clima de confraternização é muito importante.

Rui Godinho (E) entrega medalha de destaque ao casal de dançarinos mais idoso: Alma Bouzon (94) e Edegar Querino (82)                 Foto: Heron Queiroz

Florianópolis não contou nesta edição com o casal tricampeão dos Jasti, na categoria B, Luiz Alberto Caldeira e Ilma Neves. Casados a oito anos, seu Luiz e dona Ilma se conheceram na dança. Pela primeira vez ficam de fora de uma edição em consequência e uma pequena cirurgia que sofreu dona Ilma. Mas seu Luiz garante que o casal volta na próxima edição e que ainda neste ano estará em Gaspar para acompanhar as competições de perto.

Tricampeão Luiz Alberto Caldeira (E) recebe abraço do presidente Godinho                                                                                Foto: Heron Queiroz

A programação segue na quinta (25), com as modalidades de mesa (canastra, dominó e truco), também no Clube 7 de Setembro, e na sexta (26) com as disputas de bocha, nas canchas da Avenida Beira-Mar de São José. Mais de 200 atletas de 9 municípios da Grande Florianópolis estarão disputando vaga para o estadual de Gaspar.

  

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Micros dos Jasti movimentam mais de 36 cidades em abril

A etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) será realizada entre os dias 20 a 24 de maio Gaspar, mas neste mês de abril e início de maio as etapas microrregionais do evento ocorrem em mais de 36 cidades. As competições, que reúnem atletas com idade a partir de 60 anos, envolvem bocha, bolão, canastra, dominó e truco, além de dança coreográfica, que se divide em dança popular e livre.

Para a etapa estadual em Gaspar classificam-se o campeão e vice do dominó, truco e canastra e das demais modalidades o campeão. Os Jasti estão na 12ª edição e são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras.

Até o momento já foram realizadas as etapas microrregionais em São Miguel do Oeste, Maravilha, Joaçaba, Arroio Trinta, Camboriú, Navegantes, Itajaí, Laguna, Mafra, Canoinhas, Lages, Bom Retiro, Palma Sola, Itapiranga, Arvoredo, Ascurra e São Ludgero.

Neste dia 17 de abril ocorrem as etapas microrregionais em Canelinha, Águas de Chapecó, e União do Oeste.

Confira as demais datas de abril

Dia 20 – Caçador

Dia 23 -  Palhoça, Presidente Nereu e Pomerode 

Dia 24 – Palhoça, Nova Veneza,   Rio do Campo, Xaxim e Barra Velha

Dia 25 – Palhoça,  Nova Veneza, Xaxim, Imbuia, Massaranduba

Dia 26 – Nova Veneza, Capivari de Baixo

Dia 27 – Nova Veneza, Sombrio

Dia 30 – Galvão

Dia 2 Maio -  Caxambu

Dia 3 Maio – Santa Cecília,  ADR Campos Novos (sede a definir)

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Definidos os locais de competições dos Jasti

A cada dia que passa os participantes, com idade a partir de 60 anos, contam os dias para o início da etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. No período de 20 a 24 de maio Gaspar recebe cerca de 2.500 idosos, que participarão de disputas que envolvem bocha, bolão, canastra, domínio, truco, voleibol, handebol e dança.

Os Jasti, em sua etapa estadual, são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Gaspar.

Enquanto as disputas não começam, é hora de conhecer os locais de competições. Confiram abaixo. 

 

BOCHA

CLUBE BLUMENAUENSE DE CAÇA E TIRO (2 canchas) R. Itajaí, 2560 - Vorstadt – Blumenau

BELA VISTA COUNTRY CLUB (2 canchas) Rua Anfilóquio Nunes Píres, 5300 - Bela Vista – Gaspar

SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA ALMIRANTE TAMANDARÉ (1 cancha) Estrada Geral do bairro Lagoa, Km 9, Gaspar

ARD CANARINHOS (1 cancha) R. Pedro Isense - Coloninha – Gaspar

SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA GASPARINHO (1 cancha) Rua Itália, s/n - Alto Gasparinho – Gaspar

SOCIEDADE RECREATIVA 9 DE AGOSTO (1 cancha) Rodovia BR 470, Km 31 – Gaspar

 

BOLÃO

SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL SALTO DO NORTE R. Eng. Udo Deeke, 1546 - Salto Norte, Blumenau

 

CANASTRA

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA BUNGE Rod. Jorge Lacerda, 4261 - Sete de Setembro – Gaspar

 

DOMINÓ

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA BUNGE Rod. Jorge Lacerda, 4261 - Sete de Setembro – Gaspar

 

TRUCO

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA BUNGE Rod. Jorge Lacerda, 4261 - Sete de Setembro – Gaspar

 

VOLEIBOL

GINÁSIO DA EEB FREI GODOFREDO Rua Manoel Bittencourt, 330 – Sete de Setembro – Gaspar

GINÁSIO DA EEB IVO D´ÁQUINO Rua José Honorato Muller, 259 - Coloninha – Gaspar

 

HANDEBOL

GINÁSIO MUNICIPAL WILMAR SULY PEREIRA (BELA VISTA) Rua Adriano Kormann, s/n - Bela Vista – Gaspar

 

DANÇAS

GINÁSIO PREFEITO JOÃO DOS SANTOS Rua Itajaí, 2.300 - Sete de Setembro – Gaspar

 

BAILE

SOCIEDADE ALVORADA Rua Cel. Aristiliano Ramos, 72 – Centro – Gaspar

 

 

CONFIRA O MAPA: 

Legenda de ícones do mapa

 

Pagina 1 de 17