Publicado em Jasti
Escrito por

NOTA DE PESAR DA FESPORTE

É com profundo pesar que recebemos a notícia do grave acidente que acabou vitimando, na tarde deste sábado (27) as atletas de Truco, da cidade de Jardinópolis, Mafalda Klassmann e Hortencila Nadaletti Maria, próximo ao município de Palmas-PR. Além das duas, o motorista Alencar Maria, filho de Hortencila, faleceu.

Apenas o secretário de esportes do município, Vanderlei César Vieira, foi retirado com vida, mas em estado grave. As duas atletas estavam participando dos 13° Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), na cidade de São Bento do Sul.

Em respeito ao trágico acidente, a presidência e todos os funcionários da Fesporte, e também em nome do Governo do Estado de Santa Catarina, se solidariza com os familiares e amigos pelas perdas prematuras. 

Suas partidas deixam o Esporte Catarinense mais triste, e com elas vão um legado de persistência, amizade e carinho. Nossos sentimentos e saudades.

Fundação Catarinense de Esportes - FESPORTE

 

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Ginásio lotado e calor humano marcam abertura dos Jasti

Na noite desta quinta, 25, aconteceu a cerimônia de abertura da 13a edição dos Jogos da Terceira Idade (Jasti) em São Bento do Sul.

Um evento que reúne mais de 2500 atletas de 156 municípios catarinenses, com disputas até o dia 28, em 11 modalidades: Atletismo, Beach Tênis, Bocha, Bolão 23, Canastra, Dominó, Dança Coreográfica, Dança de Salão, Dança Popular, Truco e Voleibol adaptado.

Essa edição dos Jasti, marca a primeira solenidade de uma etapa estadual com a presença do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Volei. 

Em seu discurso, Paulão destacou a sua alegria e orgulho em estar presente em seu primeiro Jasti. "Confesso a vocês que esse orgulho dobra ao ter oportunidade de representar o governador Jorginho Mello num evento tão grandioso". 

Na sequência, enalteceu a Fesporte e a importância do esporte na vida das pessoas. "Ao ser convidado para a função de dirigir uma entidade tão importante, eu disse ao governador que é a mais importante do governo dele, pois estou aqui hoje como campeão olímpico, graças a um professor de educação física". 

O prefeito municipal de São Bento do Sul, Antonio Joaquim Tomasini Filho, agradeceu a presença de todos para esta edição dos Jasti. "Estou lisonjeado ao receber os senhores e senhoras aqui. Fiquei muito feliz ao observar muitos de cabelinhos brancos passeando pela nossa cidade. Independente de medalhas, vocês já são vencedores", finalizou. 

 

 Presidente da Fesporte, Paulão, com sua mensagem na abertura dos Jasti             Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom)

 

Chegada da Tocha

Evaldo Rosa da Silva, de São Bento do Sul levou a tocha olímpica. O atleta são bentense, iniciou sua história com o atletismo em 1977 quando participou dos XVIII Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistando o título de atleta revelação. Após esta conquista, inspirado pelo esporte especializou-se em educação física e em 1980 foi campeão mundial militar no campeonato mundial militar de atletismo na prova de revezamento 4 por 400 metros. 

Daí para cá, colecionou inúmeros títulos e medalhas, competindo em várias partes do mundo. Entre elas: Espanha, Argentina, Chile e Venezuela. Em 1984 alcançou o índice olímpico e participou das Olimpíadas de Los Angeles, EUA. 

Após o retorno dos Jogos Olimpicos, contabilizou 28 medalhas nas competições dos Jogos Abertos de Santa Catarina sendo: 13 de Ouro, 11 de Prata e 4 de  Bronze. 

 

Juramento do Atleta

Outro momento muito significativo foi o juramento do atleta, onde Sylvio Roberto Munhoz com os desportistas prometeram honra, boa vontade e esportividade. Sylvio é formado em educação física, foi professor por 37 anos. Exerceu a função de diretor de escola, técnico de voleibol desde 1979, obtendo várias conquistas em Jogos Escolares, Olesc, Joguinhos Abertos, Jasc e campeonatos estaduais e brasileiros. 

No final da cerimônia, o presidente da Fesporte, Paulão, e o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomasini, declararam abertos os 13º Jogos da Terceira Idade de Santa Catarina. 

Delamare de Oliveira Filho - 48 99683 5416

Publicado em Jasti
Escrito por

Nota Oficial - Prorrogação do prazo de inscrições de algumas das etapas microrregionais dos Jasti

A Fesporte prorrogará o prazo de inscrições de algumas das etapas microrregionais dos JASTI, listadas abaixo, para o dia 24 de Abril de 2023, próxima segunda feira. 

 

- Microrregional de Palmitos;

- Microrregional de Xanxerê;

- Microrregional de Seara;

- Microrregional de Brusque;

- Microrregional de Concórdia;

- Microrregional de Campos Novos;

- Microrregional de Curitibanos;

- Microrregional de Lages;

- Microrregional de Rio do Sul;

- Microrregional de Ituporanga;

- Microrregional de Itajaí;

- Microrregional de Jaraguá do Sul;

- Microrregional de Blumenau;

- Microrregional de Timbó;

- Microrregional da Grande Fpolis;

- Microrregional de São Joaquim;

- Microrregional de Braço do Norte;

- Microrregional de Araranguá.

 


 

Acesse a NOTA OFICIAL no PDF abaixo:

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Iniciam as inscrições aos Jesc, Joguinhos, Jasti e Parajasc

Desde segunda-feira, 20, a Fesporte abriu oficialmente o seu sistema de inscrição para os Jogos Escolares de Santa Catarina - Jesc (12 a 14 anos e 15 a 17), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), este último, na terça, dia 21.

A inscrição é pelo sistema oficial da Fesporte, o Placarsoft, e envolve inscrições da unidade escolar, modalidade, gênero, atletas, dirigentes, municípios, técnicos e staff.

Para fazer a inscrição o dirigente  deve acessar o sistema da Placarsof, com sua senha de acesso, cujo link se encontra  no site da Fesporte. Caso não tenha senha realizar cadastro para acessar o sistema. Ainda no site também estão disponíveis os regulamentos com todas as regras das competições.

Clique aqui e acesse o link para inscrição

Clique aqui e acesse o link das competições

Clique aqui e acesse os vídeos explicativos de como realizar as inscrições

 

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Guabiruba quer sediar micro do Moleque Bom de Bola e Jasti

Nos últimos dias vários dirigentes municipais têm marcado reuniões com a Fesporte com objetivo de fortalecer futuras parcerias. Nesta quarta-feira, 16, foi a vez do município Guabiruba se fazer presente na sede da entidade, em Florianópolis, por meio do seu vice-prefeito Clédson Kormann. Ele veio acompanhado de sua secretária de esportes Márcia Watanabe.

Entre os assuntos debatidos esteve o pedido para Guabiruba sediar microrregionais do Moleque Bom de Bola (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), e também dos Jogos da Terceira Idade (Jasti). Fortalecimento do Pide (Projeto de Iniciação Desportiva Escolar), que já ocorre no município, em parceria com a Fesporte, e melhorias de infraestrutura esportiva também esteve na pauta.

Corpo técnico da Fesporte em reunião com representantes de Guabiruba (Foto: Antonio Prado)

“Esses encontros são positivos, pois eles dão a oportunidade dos municípios pequenos sediarem os eventos da Fesporte”, destacou ao final da reunião Márcia Watanabe. Estiveram no encontro, além de técnicos de diversas áreas da Fesporte, os gerentes Clarice Luvison (Gerente de esporte educacional) e Wilian Scheffer Santos (Gerente de Esporte de Participação).

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Jogos da 3ª Idade na pauta de dirigentes de cinco municípios

Uma comitiva representada por 10 dirigentes esportivos dos municípios de Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes esteve na tarde desta terça-feira, 07, na sede da Fesporte. Na pauta do encontro os Jogos da Terceira Idade (Jasti), que em 2023 entra em sua 13ª edição.

Segundo Mirian Dolzan, diretora de esportes da Fesporte, durante a reunião os dirigentes trouxeram importantes contribuições para a melhoria dos Jasti, suas experiências na competição e também se colocaram à disposição para sempre contribuir 

A equipe técnica da Fesporte, por sua vez, explicou o processo de construção dos regulamentos técnicos e pontuou questões sobre infraestrutura de praças esportivas, regulamento das modalidades, processo classificatório e inscrição.

Participaram da reunião, por Itajaí, pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL): Paulo Maes (diretor executivo), Giovani Felix (diretor de paradesporto), Lúcio Andrade (profissional de educação física), Henrique Luiz Fagundes (estagiário de assessoria). Por Navegantes, pela FME (Fundação Municipal de Esportes): Gabriela Boff (Superintendente) e Daiane Nascimento (profissional de educação física). Por Itapema, SME (Secretaria Municipal de Esporte): Fábio Figueiredo (assessor de esporte de rendimento) e Kika Pretto (profissional de educação física). Pela FME (Fundação Municipal de Esportes) de Balneário Camboriú): André Boscatto (profissional de educação física). Antônio Dutra, de Florianópolis, esteve na reunião como participante.

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Jasti cancelados por causa das chuvas em Santa Catarina

Por conta da situação de emergência vivida pelo estado de Santa Catarina em decorrência das fortes chuvas e as dificuldades de mobilidade, a Fesporte decidiu cancelar a realização dos Jogos da Terceira Idade (Jasti) que estavam programados para acontecer entre os dias 7 e 11 de Dezembro, na cidade de São Bento do Sul. O evento iria reunir mais de 2000 participantes, com deslocamentos terrestres de todas as regiões do estado.

A localização do evento é um dos principais motivos, já que São Bento do Sul fica numa região de serra e as estradas que dão acesso ao município oferecem riscos aos participantes. 

Há previsão de chuvas e mesmo com a liberação parcial da Serra Dona Francisca, ficou decidido cancelamento do evento. Várias rodovias do estado devem demorar alguns dias para que alcancem a normalidade.  A situação crítica de muitos municípios que iriam participar do evento,  que agora mobilizam suas forças de segurança para a volta a normalidade também justifica a decisão tomada. 

“É uma decisão bastante difícil, porque sabemos da importância para os nossos idosos. Mas precisamos agir com cautela, sempre priorizando a segurança dos participantes”, disse Kelvin Soares, Presidente da  Fesporte.

A Fesporte agradece a todos aqueles que participaram das etapas classificatórias e especialmente ao município de São Bento do Sul, que não mediu esforços para realização do evento. Como não há mais espaço no calendário, o evento não será realizado em 2022, devendo voltar a ser disputado no ano que vem, com a etapa Estadual programada para acontecer entre os dias 4 e 7 de maio.

Publicado em Jasti
Escrito por

Jasti e Parajesc com novas datas

Atenção dirigentes! A Gerência de Esporte de Participação (Gepar) da Fesporte informa que a etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) tem nova data. Agora a competição será realizada entre os dias 2 a 6 de julho em São Bento do Sul e não mais em maio como estava previsto. A mudança foi um pedido do município sede para fazer ajustes de infraestrutura.

Em relação as etapas microrregionais dos Jasti a Gepar comunica que será feita apenas uma seletiva na modalidade bocha e que em breve será divulgada a forma de disputa.  As demais modalidades inscritas estão classificadas diretamente para a etapa estadual.

Parajesc: data de inscrição estendida

Quanto aos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) a Gepar informa que a data de inscrição foi estendida para o prazo entre os dias 5 até às 23h59min do 16 de maio. A data anterior era até dia 30 de abril. A etapa estadual dos Parajesc será entre 2 a 5 de junho em Itajaí

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Jasti com novo prazo final de inscrição

Os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) estão com um novo prazo final de inscrição. Agora os dirigentes esportivos têm até o dia 17 abril para efetuar o processo. Segundo o gerente de esporte de participação da Fesporte, Wilian Scheffer Santos, a data anterior era dia 10 de abril.

“Atendemos a uma solicitação dos representantes municipais, que pediram a ampliação do prazo, já que o Sistema Oficial de Inscrição da Fesporte foi implantado recentemente e todos estão em processo de adaptação”, finaliza Wilian Santos. 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Regulamento Geral dos Jasti já publicado no site da Fesporte

Já está publicado no site da Fesporte o Regulamento Geral dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).  Clique aqui e baixe o documento. O Regulamento é o conjunto das disposições que regem os Jasti em todas as etapas e trata, entre outras questões, da definição das modalidades que farão parte dos jogos.

A novidade para a temporada 2022 dos Jasti é a inclusão de novas modalidades como o beach tennis, atletismo, basquete e voleibol master. Confira a relação de modalidades por naipe.

Masculino: atletismo, basquete, beac htennis, bocha, bolão23, canastra, dominó, truco, voleibol adaptado e voleibol master.

Feminino: atletismo, basquete, beach tennis, bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, voleibol adaptado e voleibol master.

Livre: Dança coreográfica livre e dança Popular

Casal: Dança de salão e beach tennis

A etapa estadual dos Jasti está programada para acontecer entre os dias 24 e 28 de maio, na cidade de São Bento do Sul.

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Fesporte aprova instalações para os Jogos da Terceira Idade

Fesporte aprova instalações para os Jogos da Terceira Idade, em Criciúma

A equipe da Fesporte concluiu, nesta semana, as avaliações sobre a visita técnica, realizada em Criciúma, no dia 8 de Julho, para a realização dos Jogos abertos da Terceira Idade 2021. O balanço foi bastante positivo, o que deixou os dirigentes da Fesporte animados para a realização do evento, programado para acontecer entre os dias 2 e 5 de dezembro. “Avaliamos como positiva a visita, pois as instalações estão em ótimas condições para a realização dos JASTI”, destacou Luiz Henrique Bittencourt, representando a Fesporte.

As gerências de Esporte de Participação, Esporte de Rendimento e de Esporte de Base e inclusão, estiveram representadas na visita técnica pelos respectivos gerentes da Fesporte: Luis Henrique Bitencourt, Luciano Heck e Josélia Teixeira. Eles foram recebidos por Luiz Manoel Alexandre Netto, Presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e pela coordenadora dos jogos, Solange Lima.

Foram visitados e aprovados os seguintes locais: Ginásio de Esportes,Teatro Municipal, Centro de Eventos e Parque das Nações – Canchas de Bocha e Bolão.

As inscrições para os JASTI começam no dia 02 de agosto.

Publicado em Jasti
Escrito por

Veteranos aguardam Jasti e exibem conquistas nacionais

Enquanto os Jasti (Jogos Abertos da Terceira Idade) não acontecem, atletas veteranos ficam na expectativa, à espera de uma nova edição para buscar títulos e vão exibindo seu melhor momento na terceira idade.

É o caso dos atletas de voleibol Jackson Ayres Nuerberg (66) e Adilson Mello (65), conhecidos como Jack e Didi, ou ainda Jacksauro e Didipower, que foram peças importantes na conquista do vôlei masculino na última edição dos Jasti, quebrando a hegemonia de três títulos da equipe de Treze Tílias.

Jack contou que inicialmente a experiência nos Jasti seria apenas para aquela edição, mas ele gostou tanto que resolveu ficar permanentemente na equipe. Acompanhado na decisão por Didi, garante que Florianópolis terá uma equipe bastante forte para a próxima edição dos Jasti, que aconteceria em abril, em Criciúma, e em decorrência do Covid-19, pode acontecer em dezembro, conforme proposta de calendário apresentada pela Fesporte.

Tamanha ansiedade não é por menos. É que competições máster no Brasil vão se intensificando cada vez mais, e nossos atletas se qualificando. Depois da conquista do vôlei nos Jasti, Jack e Didi trouxeram títulos inéditos para Santa Catarina no vôlei de praia máster. Foram campeões nas duplas e nos quartetos do Brasileiro de Saquarema, no Rio de Janeiro. Repetiram a dose na Copa Sudeste, no Espírito Santo, nas categorias acima de 59 e acima de 63 anos.

Jack e Didi trazem títulos inéditos para SC no Brasileiro de Vôlei de Praia Máster

Agora a dupla se prepara para participar do Campeonato Pan-Americano de Vôlei Máster, prevista para acontecer ainda este ano, na capital fluminense. Classificada, a dupla corre atrás de patrocínio para bancar os custos, e se mostra cada vez mais disposta a não dar chances aos concorrentes no vôlei de quadra dos Jasti.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Pagina 1 de 16