Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Assista o congresso técnico dos Jesc 15 a 17 anos

Assista como foi o congresso técnico da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos. Transmissão foi nesta segunda-feira, dia 18, direto da sede da Fesporte em Florianópolis. Veja também pelo Facebook Clique Aqui

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

CT dos Jesc 15-17 acontecerá segunda-feira (18)

Congresso técnico (CT) dos Jesc 15-17  será realizado segunda-feira (18), a partir das 15 horas, na sede da Fesporte, em Florianópolis, com transmissão direta pelas redes sociais. 

 

 

A gerência de Esporte de Base e Inclusão fará o congresso técnico da 10ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 15 a 17 anos (Jesc 15-17), a partir das 15 horas de segunda-feira (18).

Além do sorteio para o chaveamento das modalidades, todas as informações necessárias a respeito dos Jesc 15-17 serão passadas aos dirigentes.

A TV Fesporte fará transmissão ao vivo do congresso técnico pelo Facebook.

Os Jesc 15-17 acontecem de 22 a 30 de junho, no município de Videira. Dois momentos definem as competições: de 22 a 24 ocorrem as modalidades individuais e, de 26 a 30, as coletivas. 

Das 14 modalidades disputada nos Jesc, 11 acontecerão em Videira. Por questões de infraestrutura, três delas serão disputadas fora do município-sede: a luta olímpica, que será sediada por São José, dia 4 de agosto; a natação, que acontece na piscina da Unisul, em Palhoça, de 6 a 8; e a ginástica rítmica, que ficará na AABB, em Blumenau, de 10 a 12 do mesmo mês.

O evento contará com a participação de mais de 3.300 atletas. Desde a etapa inicial foram 82.036, de 1.158 unidades escolares inscritas, representando 279 municípios catarinenses.

Os Jesc são promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Videira e 9ª Agência de Desenvolvimento Regional.

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Tudo pronto: Jesc de 15 a 17 anos começam dia 22

Tudo pronto em Videira para a realização os Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 15 a 17 anos (Jesc 15-17). De 22 a 24 de junho, acontecem as modalidades individuais e de duplas: atletismo, badminton ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. E do dia 26 ao 30, a vez é das coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei, completando as 11 modalidades do evento.

"Fomentar o esporte nas escolas é uma das mais importantes ações do poder público no processo de formação e socialização do indivíduo, independente de que ele siga uma carreira esportiva. Os municípios e instituições de ensino têm um papel fundamental nesse processo. E os Jesc são um acontecimento importante para essa juventude. A partir dele sim, podemos revelar talentos esportivos, até porque nosso esporte escolar tem obtido importantes destaques em âmbitos nacional e mundial", disse a presidente da Fesporte, Professora Natália Lúcia Petry.

Por questões de infraestrutura, algumas modalidades serão realizadas em outros municípios. Em São José, ocorrerá a luta olímpica, dia, 4 de agosto, e em Palhoça, acontecerá a natação, de 6 e 8, no complexo aquático da Unisul. A ginástica rítmica será realizada na AABB de Blumenau, nos dias 10 a 12 de agosto. 

A cerimônia oficial de abertura dos Jesc/15-17 acontece dia 26 de junho, às 19h30, no Complexo Esportivo Sérgio Luiz Marafon, em Videira.

O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Videira e a Agência de Desenvolvimento Regional local.

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Videira recebe R$ 100 mil para os Jogos Escolares de SC

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufí Michereff, e o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, firmaram nesta quarta-feira, 13, em Florianópolis, o contrato de apoio financeiro para a realização dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudantes    de 15 a 17 anos. Serão investidos no evento R$ 100 mil do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). “É muito importante apoiar e viabilizar um evento direcionado à juventude, porque o esporte é um instrumento para o desenvolvimento humano e construção de bases sólidas para o futuro”, destaca o secretário.

O município sede receberá cerca de 3,3 mil estudantes, de 22 a 29 de junho, que disputarão dez modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, luta olímpica e xadrez. O prefeito Dorival Carlos Borga lembrou que será a segunda vez que o município será sede dos Jesc. “A primeira vez foi há 20 anos. Então é uma alegria voltar a sediar uma competição que envolve crianças e jovens de todas as regiões do estado. Os participantes serão muito bem recebidos”, salientou.

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, não poupou elogios à administração municipal na organização dos Jogos. “Nunca vi uma cidade se preparar tão bem para receber os Jesc. É muito bom ver gestores públicos mobilizados pela causa, que incentivam a área de esporte e que se empenham para fazer o melhor”, disse Natália.

Também participaram da audiência o presidente do Conselho Estadual de Esporte, Alexandre Monguilhott, a secretária de Turismo de Videira, Francine Lira de Oliveira, a assessora de Turismo de Videira, Gradis Ansilieiro e o vice-prefeito de Iomerê, Milto Luiz Borga.

Por questões de infraestrutura, algumas modalidades dos Jesc serão realizadas em outros municípios, como a ginástica rítmica, que terá como local a AABB de Blumenau, entre os dias 10 e 12 de agosto. Ainda no mês de agosto, dentro das competições dos Jesc 12 a 14 anos, em São José, ocorre a luta olímpica, dia, 4, e a natação,  entre os dias de 6 e 8 no complexo aquático da Unisul em Palhoça.

Os Jesc em Videira são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio SOL e Fesporte, em parceria com a prefeitura. 

Texto: Ascom/SOL

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

SC fica entre os 4 melhores no Brasileiro de basquete 3x3

Um saldo bastante positivo. Essa foi a avaliação dos dirigentes para a participação das escolas catarinenses no III Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol 3x3, destinado a atletas de 15 a 18 anos. A competição, iniciada dia 1º, encerrou-se nesta sexta-feira, 8, no município de Simões Filho, na Bahia. 

No masculino, Santa Catarina esteve representada pelo Instituto Estadual de Educação (IEE), de Florianópolis, que obteve o terceiro lugar entre 27 escolas de todo o Brasil. Na última partida, nesta sexta, os catarinenses venceram por 21ª 8 os estudantes de Mato Grosso do Sul. A campanha do IEE na competição foram três vitórias e três derrotas.

Já no feminino as meninas do Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, terminaram o torneio em quarto lugar entre 24 equipes. No último jogo, nesta sexta, perderam de 14 a 6 para o Rio de Janeiro. Na campanha foram cinco vitórias e duas derrotas.

Para o treinador Dinho o saldo geral foi satisfatório. “Pela primeira vez disputamos esta competição que tem características específicas. Nossas meninas jogaram contra times já experientes no basquete 3x3, por isso estar entre as quatro melhores equipes do Brasil, já é algo para se comemorar”, finalizou o técnico.

As meninas do Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, ficaram em quarto lugar (Foto: Divulgação)

Pelo IEE, participam os atletas Matheus Passos, Matheus Silva, Bruno Mangueira e Erick Silva, comandados pelo técnico Kenyo Nunes. Pelo La Salle, Eduarda Lavall, Suelen wolfart, Camila Mottes e Jenyfer Wronski compõem a equipe do professor Anderson Dalla Costa. São Paulo foi o campeão no masculino e feminino.

A competição na Bahia foi uma promoção da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), órgão financiador do evento A delegação estadual foi gerenciada pela Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE), em parceria com a Fesporte, que teve como chefe de delegação a professora Josélia Silveira Teixeira Maranho gerente de esporte escolar da instituição estatal.

O que é o basquete 3x3

O Basquete 3x3  é uma variante do basquetebol de rua desenvolvido nos Estados Unidos com regulamente específico e com a participação de três atletas em cada equipe. Regulamentada pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), a modalidade tem crescido em todo o mundo.

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Rena Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Congresso técnico dos Jesc será dia 18, ao vivo, na internet

Definido. O congresso técnico da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos será dia 18 de junho às 14 horas ao vivo pelo Facebook da Fesporte. A transmissão será feita da sede da Fesporte em Florianópolis.

No congresso serão sorteadas as composições das chaves das modalidades coletivas e esclarecidos dúvidas referentes à competição. 

A etapa estadual dos Jesc acontecerá de 22 a 29 de junho, em Videira, e terá a participação de 3.364 alunos. Em 2018, no total, incluindo todas as etapas, foram inscritos 82.036 estudantes, um acréscimo de mais de seis mil participantes, já que em 2017 se inscreveram na competição 75.672 alunos.  

Para a etapa estadual dos Jesc, por questões de infraestrutura, algumas modalidades serão realizadas em outros municípios. A ginástica rítmica será na AABB de Blumenau com as disputas ocorrendo entre os dias 10 a 12 de agosto. 

Ainda no mês de agosto, dentro das competições dos Jesc 12 a 14 anos, em São José, ocorre a luta olímpica, dia, 4, e a natação,  entre os dias de 6 e 8 no complexo aquático da Unisul em Palhoça.

Em Videira os Jesc serão uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura. Consta na programação: atletismo, badminton, ciclismo, judô, tênis de Mesa, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, luta olímpica e xadrez.

Texto: Antonio Prado

Mais informações:

Gerência de Esporte de Base e Inclusão

(48) 3665- 6167

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Mais de 3 mil estudantes participarão dos Jesc

A etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudantes de 15 a 17 anos, que acontecerá de 22 a 29 de junho, em Videira, terá a participação de 3.364 alunos. Para a etapa estadual ainda falta fechar o número de escolas e municípios, mas somando-se todas as etapas classificatórias, as microrregionais e as seletivas, foram inscritas 1.158 unidades escolares de 279 municípios.

Em 2018, no total, incluindo todas as etapas, foram inscritos 82.036 estudantes, um acréscimo de mais de seis mil participantes, já que em 2017 se inscreveram na competição 75.672 alunos.  

Segundo a presidente da Fesporte,  Natália Lúcia Petry, o acréscimo de participação fortalece a proposta de que os eventos gerenciados  pela instituição seguem fortes na fomentação do esporte catarinense. 

“As escolas campeãs estaduais ganham o direito de representar Santa Catarina na etapa nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude (setembro e novembro). E nestes jogos já foram revelados inúmeros talentos para o Brasil, ou seja, todos querem participar deste evento e ter a oportunidade de mostrar o talento para o estado e quem sabe para o país”, conclui Natália.  

Para a etapa estadual dos Jesc, por questões de infraestrutura, algumas modalidades serão realizadas em outros municípios. A ginástica rítmica, por exemplo, terá como local a AABB de Blumenau com as disputas ocorrendo entre os dias 10 a 12 de agosto. 

Ainda no mês de agosto, dentro das competições dos Jesc 12 a 14 anos, em São José, ocorre a luta olímpica, dia, 4, e a natação,  entre os dias de 6 e 8 no complexo aquático da Unisul em Palhoça.

Em Videira os Jesc serão uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura. Consta na programação: atletismo, badminton, ciclismo, judô, tênis de Mesa, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, luta olímpica e xadrez.

Confira a programação completa

 

JUNHO

Dia 21

QUINTA

Chegada da Coordenação e Integradores

Dia 22

SEXTA

Chegada Integradores até 12h

Delegações após as 17h

Congresso Técnico do Atletismo 19h

 Salão Nobre da UNOESC – R. Paese, 198 - Universitário

Dia 23

SÁBADO

Abertura 8h na Pista de Atletismo (simbólica)

Competição: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez

Dia 24

DOMINGO

Competição:Atletismo, Badminton, Ciclismo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez

 

 TERMO DE DESISTÊNCIA, RELAÇÕES NOMINAIS E POR PROVA ENVIAR ATÉ 04.06

CONGRESSO TÉCNICO ONLINE DIA 11.06.2018 VIA FACEBOOK DA FESPORTE

PISTA DE ATLETISMO: COMPLEXO ESPORTIVO SERGIO LUIZ MARAFON

(DEMAIS LOCAIS DIVULGAREMOS MAIS PRÓXIMO AO EVENTO)

 

GINÁSTICA RÍTMICA: Será realizada de 10 a 12/08 em Blumenau.

LUTA OLÍMPICA: Será realizada dia 04/08 junto com os JESC 12 a 14 anos em SÃO JOSÉ

NATAÇÃO: Será realizada de 06 a 08/07 junto com os JESC 12 a 14 e Joguinhos Abertos no Complexo Aquático da UNISUL – PALHOÇA.

Texto: Antonio Prado

Mais informações:

Gerência de Esporte de Base e Inclusão

(48) 3665- 6167

 

 

 

 

 

  •  
  •  

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Escolares representarão SC no Basquete 3x3 na Bahia

Atletas escolares de 15 a 18 anos representarão Santa Catarina no III Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol 3x3, no município de Simões Filho, na Bahia, de 1º a 9 de junho. Classificados na seletiva estadual, o Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, no feminino, e do Instituto Estadual de Educação (IEE), de Florianópolis, no masculino, são nossos representantes na competição.

Pelo IEE, vão os atletas Matheus Passos, Matheus Silva, Bruno Mangueira e Erick Silva, comandados pelo técnico Kenyo Nunes. Pelo La Salle, Eduarda Lavall, Suelen wolfart, Camila Mottes e Jenyfer Wronski compõem a equipe do professor Anderson Dalla Costa.

O Basquete 3x3  é uma variante do basquetebol de rua desenvolvido nos Estados Unidos. Regulamentada pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), a modalidade tem crescido em todo o mundo.

A realização do evento tem a parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), órgão financiador do evento. O evento será o maior do país na modalidade. 

Os vencedores vão representar o Brasil no Mundial da modalidade, evento promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), entre os dias 23 e 29 de junho, na cidade de Belgrado, na Sérvia. 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Nota oficial: seletiva de Videira dos Jesc é suspensa

Diante da greve dos caminhoneiros que atinge o Brasil, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) tomou a decisão de suspender também s etapas seletivas dos Jogos Escolares de Santa Catarina, de 15 a 17 anos, na sede de Videira. As etapas estava previstas para a quarta-feira (30);


Em caso de normalização da situação, a Fesporte comunicará aos municípios a sequência do calendário da entidade para os Jogos Escolares. As demais seletivas, até segunda ordem, seguem com a sua programação normal. 
Haviam sido suspensas também as etapas de São Joaquim, Anchieta, Brusque e Gravatal. As novas datas serão informadas, quando definidas, aos municípios.

A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios catarinenses e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Nota oficial: quatro seletivas dos Jesc são suspensas

Diante da greve dos caminhoneiros que atinge o Brasil, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) tomou a decisão de suspender as etapas seletivas dos Jogos Escolares de Santa Catarina, de 15 a 17 anos, em quatro diferentes sedes. As etapas estavam previstas para o início da próxima semana nos municípios de São Joaquim, Anchieta, Brusque e Gravatal. 


Em caso de normalização da situação, a Fesporte comunicará os municípios da sequência do calendário da entidade para os Jogos Escolares. As demais seletivas, até segunda ordem, seguem com a sua programação normal. 

A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios catarinenses e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Divulgada a programação dos Jogos Escolares de SC

Foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 16, pela Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, a programação da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos que será realizada de 22 a 29 de junho em Videira. 

Por questões de infraestrutura algumas modalidades serão realizadas em outros municípios. A ginástica rítmica, por exemplo, terá como local a AABB de Blumenau com as disputas ocorrendo entre os dias 10 a 12 de agosto. 

Ainda no mês de agosto, dentro das competições dos Jesc 12 a 14 anos, em São José, ocorre a luta olímpica, dia, 4, e a natação,  entre os dias de 6 e 8 no complexo aquático da Unisul em Palhoça.

Para a edição deste ano dos Jesc 15 a 17 anos incluindo as etapas microrregionais e seletivas foram inscritos 82.036 estudantes de 1.158 escolas de 279 municípios. Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras.

Confira a programação completa

  

JUNHO

Dia 21

QUINTA

Chegada da Coordenação e Integradores

Dia 22

SEXTA

Chegada Integradores até 12h

Delegações após as 17h

Congresso Técnico do Atletismo 19h

 Salão Nobre da UNOESC – R. Paese, 198 - Universitário

Dia 23

SÁBADO

Abertura 8h na Pista de Atletismo (simbólica)

Competição: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez

Dia 24

DOMINGO

Competição:Atletismo, Badminton, Ciclismo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez

 

 TERMO DE DESISTÊNCIA, RELAÇÕES NOMINAIS E POR PROVA ENVIAR ATÉ  04.06

CONGRESSO TÉCNICO ONLINE DIA 11.06.2018 VIA FACEBOOK DA FESPORTE

PISTA DE ATLETISMO: COMPLEXO ESPORTIVO SERGIO LUIZ MARAFON

(DEMAIS LOCAIS DIVULGAREMOS MAIS PRÓXIMO AO EVENTO)

 

GINÁSTICA RÍTMICA: Será realizada de 10 a 12/08 em Blumenau.

LUTA OLÍMPICA: Será realizada dia 04/08 junto com os JESC 12 a 14 anos em SÃO JOSÉ

NATAÇÃO: Será realizada de 06 a 08/07 junto com os JESC 12 a 14 e Joguinhos Abertos no Complexo Aquático da UNISUL – PALHOÇA.

Mais informações:

Gerência de Esporte de Base e Inclusão

(48) 3665- 6167

 

 

 

 

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Esporte escolar brasileiro fica entre os 3 melhores do mundo

Dentre os 58 países participantes da Gymnasiade, o Brasil encerrou as competições em Marraquexe, na quarta-feira, 9, em terceiro lugar geral, com 86 medalhas (27 de ouro, 26 de prata e 33 de bronze) atrás somente da Ucrânia, com 104 medalhas e Marrocos, com 87. Isso significa ter ficado à frente de grandes potências esportivas, como Estados Unidos, Rússia e França.

Com atletas selecionados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), nos jogos seletivos realizados em março, em São Paulo, a delegação brasileira foi a maior na capital marroquina, com 278 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Eram 12 os atletas catarinenses que integraram a delegação verde-amarela. Seis deles conquistaram medalhas: uma de ouro, três de prata e duas de bonze.

Ana Carolina Sandrini (EBM Machado de Assis, de Blumenau), ouro na ginástica rítmica por equipe

Vitor Porto (Colégio Alpha Objetivo, de São José), prata no taekwondo

Guilherme de Borba (Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau), prata no xadrez

Matheus Pereira (EEB Abílio Cesar, de Itajaí), prata no judô

Bruno Rodrigues da Silva (Senai, de Tijucas), bronze no taekwondo

Laís de Bem (EEB Adolpho Konder, de Blumenau), bronze no xadrez

Felizes por participarem da competição mundial, que começou no dia 2 de maio, ao retorno ao Brasil, nesta sexta-feira, 11, as enxadristas Ana Júlia Librelato e Isadora Nicoladeli, de Içara, ainda fizeram uma visita à Fesporte, antes de seguir à sua cidade e falaram da experiência.

- Foi muito importante participar desse evento, trocar experiências e ampliar os conhecimentos sobre o xadrez -, destacou Isadora, que, pela primeira vez, participou de uma competição fora do país. 

- O fato de haver enxadristas de outros países, com nível bem mais elevado, nos possibilita elevar nosso nível também - completou Ana Júlia, que confessou que poderia ter ido melhor, mas a pressão por jogar com outros países lhe tirou concentração. 

O xadrez foi a modalidade que levou mais catarinenses, ficando em terceiro lugar na classificação geral da modalidade.

- O xadrez brasileiro, principalmente o feminino, ainda precisa de bastante incentivo e projetos, para atingirmos o nível de outros países, mas acho que, aos poucos, vamos conquistando mais espaço e nos desenvolvendo mais, se considerarmos nossa participação nos eventos nacionais e internacionais nos últimos anos -, destacou Ana Júlia.

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Pagina 1 de 26