Publicado em Jesc15-17
Escrito por

JESC estadual conhece seus campeões

Jogos emocionantes nas finais do vôlei feminino e masculino marcaram o término da 13ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina, realizados entre os dias 03 e 07 de julho, na cidade de Timbó. Na final feminina, a campeã foi a escola estadual Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, que venceu por 3 sets a 1, a equipe da escola estadual Francisco Mazzola, de Nova Trento, com parciais de 22/25; 25/8; 25/9; 25/16. 

No volei masculino, num jogo que ultrapassou duas horas de duração, a equipe do Colégio Barão do Rio Branco, de Blumenau, superou a equipe da escola estadual Anísio de Freitas, de Santo Amaro da Imperatriz, por 3 sets a 2, com parciais de 23/25; 25/15; 24/26; 25/20 e 16/14. 

Laíne Michel, líbero da equipe feminina de vôlei da escola estadual Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, destacou a conquista em Timbó. “Estou muito feliz por estar aqui mais uma vez e ser bicampeã nessa competição. Esse título foi conquistado com muito treino e dedicação. Quero agradecer ao nosso técnico Evelton, o Micha, a Jana, a Catinha, e a nossa escola por todo o apoio e toda comunidade guaraciabense”, finalizou. 

Jorge Kruger, prefeito de Timbó, fez sua análise nesse evento tão importante no calendário da Fesporte. “Foi muito bom acompanhar esse ambiente transformador que é criado pelo esporte. Esporte é saúde, é respeito, é disciplina. Ficamos muito felizes em receber mais um evento da Fesporte”. 

Jogo emocionante na busca pela medalha de ouro nos JESC Estadual 2023       Foto: Enio Parker Novaes (Ascom/Fesporte)

 

Sérgio Galdino, coordenador geral do evento, atleta que representou o Brasil em três Olimpíadas na modalidade da marcha atlética (Barcelona, Atlanta e Atenas) comentou sua satisfação em liderar essa etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina, em Timbó. “Para mim é muito gratificante em termos de organização e de responsabilidade. Coordenar uma equipe experiente no que faz, como a equipe da Fesporte, é motivo de muita alegria. Participei do Jesc, em 1985 em Concórdia, e foi lá que começou meu sonho olímpico”, destacou. 

Os Jogos Escolares de Santa Catarina é um evento do Governo do Estado por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e realizado em parceria com a prefeitura de Timbó. 

Na etapa estadual em sua 13ª edição, os Jogos Escolares, classificou os campeões de cada modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude. Um evento esportivo organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que acontecerá entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). 

Delamare de Oliveira Filho – (48) 99683 5416 

 

 Galeria dos Campeões dos JESC Estadual 2023                          Créditos: Vinicius Pereira Neves  (Ascom/Fesporte)

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Conheça os campeões da Regional de Concórdia

A etapa regional centro-oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) 15 a 17 anos, chegou ao seu final, na última sexta, 30. Após quatro dias de intensas competições, envolvendo mais de 700 atletas, professores e organizadores, nas modalidades de: futsal, volei de praia, volei, basquete e handebol, no município de Concórdia.

Os três primeiros colocados de cada modalidade, garantiram uma vaga para a etapa estadual que acontecerá entre os dias 30 de junho e 08 de julho, em Timbó. A etapa regional centro-oeste é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com o município de Concórdia. 

Juliano Vaz, coordenador geral desta etapa regional, destaca a recepção e as instalações esportivas do município. “Estamos muito alegres com a acolhida dos dirigentes municipais de Concórdia. As praças esportivas estão aptas para receber os jogos dessa importante competição”, finalizou. 

O secretário de Desporto e Cultura de Concórdia, Alexandre Trevisan Schneider, enaltece a parceria com a Fundação Catarinense de Esporte. “Desde que assumimos a secretaria em 2021, buscamos fortalecer os laços de parceria com a Fesporte e colocamos nosso município sempre a disposição do Governo do Estado e da Fesporte para sediar eventos esportivos dessa magnitude”. 

Os classificados nessa etapa regional se juntarão aos os classificados das etapas: Leste-Norte, Mafra; Sul, Urussanga e Oeste, Maravilha; com os três melhores colocados dos JESC 2022. 

No basquete feminino, não houve disputas em Concórdia, uma vez que somente duas equipes protocolaram sua inscrição. Seguindo o regulamento, as duas estão automaticamente classificadas para a fase estadual. 

 

Classificados na Etapa Regional Oeste:

VOLEI FEMININO

1º lugar – COLÉGIO LUTERANO SANTÍSSIMA TRINDADE – JOAÇABA

2º lugar – COLÉGIO SANTA ROSA DE LIM – LAGES

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL VIDAL RAMOS JÚNIOR – CONCÓRDIA

 

VOLEI MASCULINO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL FREI EVARISTO – IOMERÊ

2º lugar – COLÉGIO MARIA IMACULADA – CURITIBANOS

3º lugar – E.M.E.B. VALENTIM BERNARDI – ITÁ

 

VOLEI DE PRAIA FEMININO

1º lugar – COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA – LAGES

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL VIDAL RAMOS JÚNIOR – CONCÓRDIA

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL  ALMIRANTE BARROSO – CANOINHAS

 

VOLEI DE PRAIA MASCULINO

1º lugar – COLÉGIO SUPERAÇÃO – VIDEIRA

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL SANTA CRUZ – CANOINHAS

3º lugar – COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA – LAGES

  

FUTSAL FEMININO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL PADRE ANTÔNIO VIEIRA –  ANITA GARIBALDI

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL ESTANISLAU SCHUMANN – BELA VISTA DO TOLDO

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL GIUSEPPE SETTE – CONCÓRDIA

 

FUTSAL MASCULINO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO CORREA – SEARA

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL OLAVO CECCO RIGON – CONCÓRDIA

3º lugar – COLÉGIO CONEXÃO – JOAÇABA

 

BASQUETE FEMININO

ESCOLA ESTADUAL OLAVO CECCO RIGON – CONCÓRDIA

COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA – LAGES

 

BASQUETE MASCULINO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL CORONEL GASPARINO ZORZI – CAMPOS NOVOS

2º lugar – COL LUT. SANTÍSSIMA TRINDADE – JOAÇABA

3º lugar – COLÉGIO SÃO JOSÉ – PORTO UNIÃO

 

HANDEBOL FEMININO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL PADRE NÓBREGA – LUZERNA

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL IRMÃ ANUNC SPERANDIO – PERITIBA

3º lugar – COLÉGIO DE APLICAÇÃO UNIARP – CAÇADOR

 

HANDEBOL MASCULINO 

1º lugar – COLÉGIO SALVATORIANO – VIDEIRA

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL VIDAL RAMOS JUNIOR – CONCÓRDIA

3º lugar – COLÉGIO DE APLICAÇÃO UNIARP – CAÇADOR

 

Delamare de Oliveira Filho - 48 99683 5416

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Confira o calendário das Seletivas Microrregionais Atletismo Jesc 15 17 anos

Confira o calendário das Seletivas Microrregionais Atletismo Jesc 15 17 anos

Dia 20/06 – Seletiva 11, sede: Florianópolis (Grande Florianópolis, Laguna e Tubarão)

Dia 20/06 – Seletiva 10, sede: Itajaí (Itajaí,Brusque e Blumenau)

Dia 21/06 – Seletiva 12, sede: Criciúma (Criciúma, Braço do Norte e Araranguá)

Dia 21/06 – Seletiva 4, sede: Concórdia (Concórdia, Seara e Joaçaba)

Daí 21/06 – Seletiva 7, sede: Rio do Sul (Rio do Sul), Taió e Ituporanga

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Tatame Olímpico na micro da Grande Florianópolis

Aconteceu na quarta e na quinta, 14 e 15, no Ginásio Estefano Becker, em Santo Amaro da Imperatriz, a etapa microrregional de Judô da Grande Florianópolis dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 15 A 17 anos. 

Entre os destaques nesta competição, será o tatame onde os atletas buscarão sua vaga para a etapa regional. O tatame foi o mesmo utilizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. 

O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão, destaca o apoio do governador Jorginho Mello em aprimorar também a infraestrutura esportiva do estado.

"Tenho muito orgulho e alegria em estar aqui assistindo esses jovens e observar a qualidade do material que a gente quer e busca para Santa Catarina. É esse o pensamento do nosso grande técnico, o governador Jorginho". 

Paulão, presidente da Fesporte, com os judocas na abertura do evento       Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporrte)

 

Já o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Costa, ressaltou que a gestão municipal valoriza muito o esporte, pois considera uma ferramenta de grande alcance e integração social. "Valorizamos muito o esporte em nossa gestão e acreditamos que é nosso compromisso incentivar as atividades esportivas para manter a paz social e a integração da juventude". 

A judoca Dienifer Vaz, natural de Biguaçu, faixa laranja, representando a escola estadual Aderbal Ramos da Silva, de Florianópolis, e que irá competir na categoria até 52kg, se mostrou bastante emocionada ao ser questionada sobre qual a sensação de participar dessa competição com esse tatame. 

"Para mim é uma emoção muito grande competir no tatame olimpico, onde alguns de meus ídolos competiram. Todo atleta sonha em participar de uma Olimpíada. Não sei como descrever essa sensação, é muito bom". 

Participaram da cerimônia de abertura na tarde dessa quarta, além do presidente da Fesporte, Paulão, as seguintes autoridades: Carlos Gainete, diretor de Esportes da Fesporte; Jorge Davi Agostinho da Silva, diretor de Políticas e Projetos Esportivos da Fesporte; Jeferson Ramos Batista, coordenador da etapa microrregional dos Jogos Escolares na Grande Florianópolis; Ricardo Costa, Prefeito Municipal de Santo Amaro da Imperatriz; Gustavo Martins, Presidente da Associação Samurai; Júlio Cesar Araújo, diretor de Cultura do município de Santo Amaro da Imperatriz. 

Esse evento conta com 54 atletas dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Os atletas classificados irão para e etapa regional na busca do seu lugar na etapa estadual dos Jesc, que será realizada no mês de julho, em Timbó. 

Delamare de Oliveira Filho - (48) 99683 5416

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Abertas as inscrições para alunos atletas Jesc 15 17 anos

 Estão abertas no sistema oficial da Fesporte Placarsoft:  Inscrições de alunos atletas novos nas modalidades que só têm na etapa estadual:

Ciclismo

Ginástica Artística Ginástica Rítmica 

Natação 

Taekwondo 

Wrestling 

Inscrições dos alunos atletas classificados da micro para estadual: 

Badminton 

Tênis de Mesa 

Xadrez

Escolas classificadas nas etapas Regionais:

Basquete 

Futsal

Handebol 

Vôlei de Praia 

Voleibol

As escolas devem realizar as inscrições como no ano passado. Se já tem cadastro é só acessar e inscrever a escola e os atletas! 

Modalidades de Judô e Atletismo serão inscritas pela Fesporte conforme classificação nas etapas micro e seletivas. Maiores informações:  Gerência de Esporte Educacional 48 – 3665-6135. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Amizade é destaque na abertura dos Jesc em Urussanga

A cidade de Urussanga ficou mais movimentada com a abertura da etapa Sul dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudante de 15 a 17 anos, que teve início nesta quinta-feira, 8. A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio Centenário com a participação dos atletas representando os 31 municípios e os mais de 1.100 atletas reunidos. E teve como destaque a amizade e o comprometimento com as leis fundamentais do esporte. Os jogos prosseguem até segunda-feira, dia 12. Sendo que nesta etapa Sul define classificação dos municípios para fase Estadual, que acontecerá na cidade de Timbó, entre 30 de junho e 8 de julho.

O coordenador geral da competição, Geovani Oenning da Silva, destaca que esta competição é um dos eventos esportivos mais importantes do Estado, pois está focado nos adolescentes e que, a cada ano, eleva seu alto nível técnico. “Os Jesc desempenham um papel fundamental no avanço da nossa política estudantil, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas esportivas”, afirma.

As competições são promovidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga. Na fase Sul dos Jesc são disputados jogos classificatórios nas seguintes modalidades: Basquete, Futsal Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia, todos nas categorias masculino e feminino. As escolas campeãs, vice-campeãs e terceiros colocados serão premiados com troféus e medalhas conquistando, automaticamente, a vaga para a etapa Estadual. 

Texto: Enio Novaes 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Regional Leste/Norte dos JESC inicia nesta quinta em Mafra

Na manhã desta quinta, 8, teve início mais uma etapa regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina. Mais de 800 estudantes entre 15 e 17 anos disputarão a tão sonhada vaga para a etapa estadual, da etapa regional Leste/Norte, no município de Mafra. 

Participam desse evento, estudantes de escolas públicas e privadas das coordenadorias regionais (CRE) das onze microrregiões do Leste/Norte de Santa Catarina: Rio do Sul, Timbó, Taió, Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul, Ibirama, Papanduva, Itaiópolis e Ituporanga. 

Para a etapa estadual que será realizada em Timbó, entre os dias 30 de junho e 08 de julho, se classificam os três primeiros colocados de cada modalidade: volei, volei de praia, futsal, handebol e basquete.  Os Jogos Escolares são promovidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mafra. 

Juliano Graciano Vaz, Coordenador Geral da competição, destaca a importância do evento, agradece a prefeitura de Mafra por sediar os jogos e afirma: “esses jogos são muito importantes para os atletas e para as escolas. Inicia numa etapa municipal e pode levá-los a uma etapa nacional”. 

Emerson Mass, prefeito de Mafra, enfatiza o esforço da prefeitura para receber todas as delegações. “Para nós é um momento de muita alegria, Mafra voltar a sediar um evento da fase regional. Gostaria de dar as boas vindas para todos que estarão em nosso município, nos próximos dias”. 

Para a atleta e estudante da escola estadual Silva Jardim, Sofia Netto Venturini, de Alfredo Wagner, os Jogos Escolares representam uma experiência única. “É sempre bom representar nossa escola e nosso município, é uma experiência única, nos sentimos muito bem aqui”, finalizou. 

Além dessa etapa regional, que acontece em Mafra, acontece também a etapa Sul, em Urussanga e a etapa Centro-Oeste, em Fraiburgo. Na semana passada, finalizou a etapa Oeste, em Maravilha. 

 

Delamare de Oliveira Filho – (48) 99683 5416 

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Finalizada a etapa regional Oeste dos JESC em Maravilha

Foram cinco dias de muitos dribles, jogadas, fintas, saques, pontos e gols. Chegamos ao final da etapa regional Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), 15 a 17 anos. Passaram por Maravilha, mais de 900 estudantes, professores e organizadores, nas modalidades de: futsal, volei de praia, volei, basquete e handebol.

Os três primeiros colocados de cada modalidade, garantiram uma vaga para a etapa estadual que acontecerá entre os dias 30 de junho e 08 de julho, em Timbó. A etapa regional Oeste é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com o município de Maravilha. 

Willian Scheffer, Gerente de Participação da Fesporte, elogiou a estrutura disponibilizada pela prefeitura maravilhense bem como o grupo de apoio que ofereceu todo o suporte para que o evento fosse um sucesso. “Aproveito para agradecer a Prefeitura de Maravilha, na pessoa do seu diretor de esportes, Edinar Zardo, e sua equipe. O evento foi excelente e o maior vencedor de tudo isso, são nossos jovens e o esporte catarinense”, ressaltou. 

A competição chegou ao seu final, nessa segunda, 05, e o Oeste catarinense conheceu seu representantes para a fase estadual, que se juntarão com os classificados das próximas etapas regionais (Leste-Norte – Mafra; Sul – Urussanga e Centro-Oeste – Fraiburgo), juntamente com os três melhores colocados dos JESC 2022. 

No basquete feminino, não houve disputas em Maravilha, uma vez que somente três equipes protocolaram sua inscrição. Seguindo o regulamento, as três estão automaticamente classificadas para a fase estadual. 

Eis os classificados na Etapa Regional Oeste:

FUTSAL FEMININO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL LOURDES ANGELA SARTURI LAGO – CHAPECÓ

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL DR. GUILHERME JOSÉ MISSEM – SÃO MIGUEL DO OESTE

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL CEDRENSE – SÃO JOSÉ DO CEDRO

 

FUTSAL MASCULINO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARCOLINO ECKERT – PINHALZINHO

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL ZITTA FLACH – CHAPECÓ

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL SÃO MIGUEL – SÃO MIGUEL DO OESTE

 

VOLEI FEMININO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES – SAUDADES

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL ARTHUR DA COSTA E SILVA – XANXERÊ

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA SALETE – MARAVILHA

 

VOLEI MASCULINO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA SALETE – MARAVILHA

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL  DOM PEDRO II – CAIBI

3º lugar – COLÉGIO MARISTA SÃO FRANCISCO – CHAPECÓ

 

VOLEI DE PRAIA FEMININO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL SARA CASTELHANO KLEINKAUF – GUARACIABA

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES – SAUDADES

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL ANTONIO MORANDINI – CHAPECÓ

 

VOLEI DE PRAIA MASCULINO

1º lugar –  ESCOLA ESTADUAL PROFº PATRÍCIO JOÃO DE OLIVEIRA – CUNHA PORÃ

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA SALETE – MARAVILHA

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL ANTONIO MORANDINI – CHAPECÓ

 

BASQUETE FEMININO

1º lugar – COLÉGIO LA SALLE PEPERI – SÃO MIGUEL DO OESTE

2º lugar – COLÉGIO MARISTA SÃO FRANCISCO – CHAPECÓ

3º lugar – COLÉGIO EXPRESSIVO – XANXERÊ

 

BASQUETE MASCULINO

1º lugar – SENAI – SÃO MIGUEL DO OESTE

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL GOMES CARNEIRO – XAXIM

3º lugar – COLÉGIO MARISTA SÃO FRANCISCO – CHAPECÓ

 

HANDEBOL FEMININO

1º lugar – ESCOLA ESTADUAL PE. VENDELINO SEIDEL –  IPORÃ DO OESTE

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL EVERARDO BACKEUSER – DESCANSO

3º lugar – ESCOLA ESTADUAL SÃO TIAGO – SANTIAGO DO SUL

 

HANDEBOL MASCULINO 

1º lugar – COLÉGIO MARISTA SÃO FRANCISCO – CHAPECÓ

2º lugar – ESCOLA ESTADUAL PE. VENDELINO SEIDEL – IPORÃ DO OESTE

3º lugar –  ESCOLA ESTADUAL CEDRENSE – SÃO JOSÉ DO CEDRO

 

Delamare de Oliveira Filho - (48) 99683 5416

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Futsal de muita disputa marca a Regional Oeste dos Jesc

Jogos emocionantes e disputas acirradas marcaram o encerramento da modalidade de Futsal na etapa regional oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), em Maravilha. 

No feminino, as doze equipes que disputaram as três vagas, todas eram de escolas estaduais. Destaque para a equipe da escola Lourdes Lago, de Chapecó, que se sagrou campeã, ao derrotar a forte equipe da escola Guilherme José Missen, de São Miguel do Oeste. 

A partida foi uma das melhores da competição. As meninas de Chapecó venceram por 2 a 0 o primeiro tempo do confronto. Ao retornar para o segundo tempo, as garotas de São Miguel empataram com dois gols muito rápidos e a partida ficou eletrizante. 

Mas Thamara, camisa 10, da escola Lourdes Lago, foi decisiva, dando duas assistências que resultaram em dois gols para a equipe chapecoense. Num desses gols, Thamara driblou uma adversária e encontrou Daniele Rotava, na frente do gol, que só teve o trabalho de deslocar a experiente goleira, Nicole Plamer. 

No final do tempo regulamentar, e equipe de Chapecó, comemorou o título da etapa regional, vencendo por 5 a 3. Para Daniele Rotava, da escola Lourdes Lago, a equipe fez uma bela final. “Jogamos bem essa final, conquistamos a vaga e agora é focar no estadual”, concluiu. 

A terceira vaga para o estadual ficou com a escola estadual Cedrense, de São José do Cedro que venceu a escola estadual Humberto Machado, de Itapiranga, por 1 a 0. A professora Lainara Patel, da escola Cedrense destacou o empenho e a dedicação da equipe ao conquistar a vaga para o estadual. “Estou muito feliz pelo empenho e desempenho das meninas, elas estão de parabéns. E representar nosso município no estadual é algo excelente”, finalizou. 

 

Pinhalzinho é ouro no masculino 

Em partidas de bom nível técnico, no naipe masculino, a medalha de ouro ficou com a escola estadual José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, ao vencer por 2 a 1, a equipe da escola estadual Zitta Flach, de Chapecó, que ficou com a prata. 

 A equipe da escola estadual José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, foi ouro no masculino       Foto: Willian Scheffer (Fesporte)

A escola estadual São Miguel, de São Miguel do Oeste, ficou com o bronze e com a terceira vaga para a etapa estadual ao ganhar da escola estadual Soror Angélica, de São Lourenço do Oeste por 3 a 0. 

A etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina acontecerá entre os dias 30 de junho a 08 de julho, no município de Timbó. 

 

Delamare de Oliveira Filho – (48) 99683 5416

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Ginásio lotado marca início da regional Oeste dos JESC

Ginásio lotado e muita alegria marcam a cerimônia de abertura da etapa regional Oeste, dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) 15 a 17 anos, na noite dessa quinta, 1°, no ginásio municipal de esportes Gelso Tadeu Lara, em Maravilha. 

Participam dessa competição, alunos de escolas públicas e privadas das coordenadorias regionais (CRE) das nove microrregiões do Oeste catarinense: São Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste, Palmitos, Quilombo, Chapecó, Xanxerê e a anfitriã, Maravilha. 

Competem por aqui mais de 900 atletas nas seguintes modalidades: volei, futsal, basquete, handebol e vôlei de praia. Os três primeiros colocados de cada modalidade garantem classificação para a etapa estudal dos JESC, programada para ocorrer entre os dias 30 de junho e 8 de julho, no município de Timbó. 

Willian Scheffer Santos, Gerente de Esporte de Participação da Fesporte, que nesse ato representou o Governo do Estado de Santa Catarina, agradeceu a acolhida e a hospitalidade do município de Maravilha, o carinho da equipe de apoio que não mediu esforços para deixar tudo em perfeitas condições para a realização desses jogos e a belíssima infraestrutura dos locais de competição. 

“É uma honra estar aqui em Maravilha para a realização desta etapa regional. Os JESC já revelaram grandes talentos para o esporte catarinense e nacional. A formação do cidadão é muito importante e essa é uma das grandes contribuições do esporte na vida das pessoas. Desejo que todos os atletas tenham uma ótima competição e que consigam realizar o sonho de classificar sua escola para a etapa estadual”. 

Edinar Luis Zardo, Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer de Maravilha, destacou a importância do esporte para o município. “O esporte educa. Trabalhamos intensamente com 14 modalidades em Maravilha e temos a certeza que a nossa organização e nossa infraestrutura aloja e atende a toda a logística para uma competição como esta.” 

 

Chegada da Tocha Olímpica

As atletas maravilhenses, Eduarda Cristinna Ely e Iasmin Budde, conduziram o fogo simbólico, um dos momentos marcantes, da cerimônia de abertura. 

 

Eduarda e Iasmin, carregaram a tocha olimpica,                       Foto: Delamare de Oliveira Filho (Fesporte)

 

Eduarda tem 15 anos e começou a participar da modalidade de futsal feminino em Maravilha, em 2016. Conquistou vários títulos, sendo os mais significativos: campeã na Copa Integração Regional sub-11 em 2018; 3º lugar na Liga Catarinense de Futsal em 2021, representando o município de Guaraciaba; vice-campeã da fase regional dos Joguinhos Abertos em 2022 representando o município de São Miguel do Oeste. 

Iasmin, 15 anos, é atleta desde os 5 anos e iniciou jogando xadrez em 2014, conquistando seu primeiro título no festival escolar de xadrez sub-07.Em 2018 foi vice-campeã do Torneio Internacional Carlos Culmey de xadrez em Monte Carlo, Argentina. Foi campeã da etapa regional da Olesc em 2021. Hoje é atleta de voleibol do Projeto Vida Volei Maravilha nas categorias sub-17 e sub-19.  

 

Beleza e delicadeza com o grupo Ballet Melim                                         Foto: Delamare de Oliveira Filho (Fesporte)

 

O juramento foi feito pelo aluno Eduardo Bartz Kerkhoff, representando todos os atletas. A cerimônia foi finalizada com apresentações de ballet e dança pelos grupos da cidade: Ballet Melim e grupo de dança Move Your Feet.

Depois desta etapa regional oeste que acontece em Maravilha, a Fesporte realiza as demais etapas regionais dos JESC: Leste-Norte, em Mafra; Sul em Urussanga; e Centro-Oeste em Fraiburgo. 

Delamare de Oliveira Filho – (48) 99683 5416

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

Maravilha recebe 900 estudantes à regional dos Jesc

A luta pelo tão sonhado título de campeão estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos começa com as disputas das chamadas etapas regionais, que são competições classificatórias à etapa estadual. E a primeira delas  será a etapa Oeste realizada em Maravilha entre os dias 1º a 5 de junho.

O cerimonial de abertura ocorre nesta quinta-feira, 1º, no Ginásio Municipal de Esportes Gelso Tadeu Lara (Av. Euclides da Cunha, 60, Centro)

Em solo maravilhense estarão cerca de 900 estudantes disputando as modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia. Os três primeiros colocados de cada modalidade garantem classificação para a etapa estadual dos Jesc, programada para ocorrer de 30 de junho a 8 de julho no município de Timbó.

A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina,  por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Maravilha.

Para o presidente da Fesporte Paulo André Jukoski da Silva, realizar uma competição como os Jesc é um grande privilégio. “Na posição de presidente da Fundação Catarinense de Esportes, me sinto privilegiado em poder parabenizar a todos pela realização da etapa regional do Oeste dos Jogos Escolares em Maravilha. Unir esporte com juventude é sinônimo de esperança”.

O futsal feminino é um dos torneios mais disputados (Foto: Antonio Prado)

Já prefeito de Maravilha Sandro Donati destaca que seu município inspira vivacidade e juventude. “Acreditamos que o esporte é capaz de transformar vida. Estamos prontos para receber todos com uma infraestrutura de qualidade e a grande hospitalidade dos maravilhenses”.

Depois de Maravilha a Fesporte realiza as etapas regionais dos Jesc Leste-Norte, em Mafra; Sul em Urussanga, e regional Centro-Oeste em Fraiburgo.

Texto: Antonio Prado

 

Publicado em Jesc15-17
Escrito por

NOTA OFICIAL - Alteração de datas nos JESC 15 a 17 anos (Etapas Regionais)

NOTA OFICIAL


Considerando o grande número de inscritos, bem como um volume considerável de unidades de Ensino e Municípios envolvidos na participação das Etapas Regionais dos JESC 15 a 17 anos.

Considerando a necessidade de melhor atender os participantes dos eventos e oferecer as condições técnicas necessárias para a sua realização,

A FESPORTE no uso de suas atribuições resolve:

Alterar as datas das Etapas Regionais Leste Norte e Centro-oeste dos JESC 15 a 17 anos conforme informações que seguem:

• Nova data Etapa Regional Leste Norte JESC 15 a 17 anos: 08 a 11 de junho no município de Mafra.

• Nova data Etapa Regional Centro-Oeste JESC 15 a 17 anos: 15 a 18 de junho no município de Fraiburgo.

Pagina 1 de 32