Terça, 16 Novembro 2021 17:04

Tocha dos Jasc acesa em Brusque e a caminho de São José Destaque

Tocha dos Jasc acesa em Brusque e a caminho de São José Foto: Maurício Vieira/Secom

A chama dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) voltou a ser acesa, em Brusque, nesta terça-feira, 16. O ato simbólico representa o retorno dos Jasc para uma edição que promete entrar para a história, depois de um ano ausente por causa da pandemia, justamente quando chegava à sua sexagésima edição. A chama foi entregue por Eugênia Regina Schlösser Niebuhr Loss - neta de Arthur Schlösser, idealizador dos Jogos, em 1960 - ao presidente da Fesporte, Kelvin Soares, representando o Governo do Estado.

“Estou muito feliz em participar desse momento. Lembro-me de que lançamos os Jasc num momento delicado da pandemia, em maio, sempre acreditando na realização do evento e trabalhando para isso. Confiávamos na evolução da vacinação, e hoje podemos realizar os jogos, inclusive com presença de público”, destacou Kelvin.

Mantendo a tradição, a tocha dos jogos sai de Brusque e fará parte do cerimonial de abertura dos Jogos, programada para o próximo sábado, 20, às 19 horas, na Arena São José. O município da região metropolitana da Capital recebe os jogos pela primeira vez. O acendimento da tocha também é um momento para relembrar a história dos Jasc, nas figuras de Arthur Schlösser e Rubens Facchini, ambos já falecidos. Facchini foi o braço direito de Schlösser e principal organizador da primeira edição, em 1950.

Também participaram do cerimonial. Edson Garcia, diretor geral da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Alessandro Simas, presidente da Câmara Municipal brusquense, Eliane Buss, secretária de Educação do município, Ivan Jasper, diretor de Turismo, Rodrigo Cesari, Secretário de Comunicação de Brusque, e João Garcia, superintendente de esportes de São José, representando a cidade sede dos Jasc 2021.

Os jogos acontecem de 20 a 28 de Novembro, com 28 modalidades e cerca de 3.500 atletas.

Lido 953 vezes Última modificação em Sexta, 01 Julho 2022 20:33