Quarta, 25 Maio 2016 12:14

Show e emoção na abertura dos Parajasc em São Miguel Destaque

A condução da tocha olímpica foi um dos pontos altos da abertura A condução da tocha olímpica foi um dos pontos altos da abertura Foto Divulgação/Fesporte

Foi aberta oficialmente, na noite desta terça-feira, 24, a 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste. Os paratletas, autoridades, dirigentes e organizadores participaram do evento que foi realizado na Praça Walnir Bottaro Daniel e contou com um show de emoção e de superação com a entrada de bandeiras e a condução e acendimento do fogo simbólico. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Clique aqui e baixe o boletim com a programação

Clique aqui e veja as fotos da abertura

O evento reúne 1.650 atletas de 46 municípios. As competições iniciam a partir desta quarta-feira, 24, e seguem até o domingo, 29. Estão na grade o atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

Presidente da Fesporte, Milton Cunha, lembrou que os Parajasc são referência para o Brasil (Foto: Divulgação Fesporte)

O presidente da Fesporte, Milton Cunha, lembrou o orgulho dos Parajasc para Santa Catarina. “Somos referência para o país e para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por realizarmos o segundo maior evento paradesporto do mundo. Santa Catarina é o único Estado do Brasil que tem um evento tão completo do gênero”, declara.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Simone Cristina Vieira Machado, representou o Governo do Estado no evento e mencionou o investimento e apoio em eventos esportivos. Foram aplicados R$ 100 mil para a organização do evento, repassados por meio de convênio com a prefeitura.

O prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, agradeceu a todos por confiarem na cidade para a sede do evento pela terceira vez. “Recebemos a todos com muita alegria. O que acompanhamos nesses dias de Jogos, nos faz refletir o quanto vale pena a nossa superação”, afirma.

A cerimônia teve boa participação do público na Praça Walnir Bottaro Daniel (Foto: divulgação Fesporte)

Um dos momentos marcantes da noite foi o acendimento do fogo simbólico. A condução da tocha foi introduzida por uma apresentação: um dançarino representou as modalidades dos Jogos em câmera lenta.  O fogo foi conduzido pelos paratletas da Escola Especial Caminho Alternativo de São Miguel do Oeste, Anelize Klein, portadora de síndrome de down,que participa dos Parajasc há vários anos, sendo medalhista de prata no lançamento de dardo; Michel Platini Dilly, com diagnóstico de paralisia cerebral, é campeão de lançamento de dardo e prata nos 800 metros; e Jair de Oliveira da Silva, cadeirante com deficiência múltipla, atleta campeão da bocha paralímpica. O juramento foi feito pelos atletas Volnei Chaves de Mello e Tatiane Ramos Spohr.

Informações adicionais para a imprensa

Gisele Vizzotto

Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste