O governador Jorginho Mello participou, nesta quarta-feira, 17, da cerimônia de abertura da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizada no Centroserra, em Lages. Nesta edição a competição esportiva reúne 2.500 paratletas de 74 municípios catarinenses. 

Durante a solenidade, Jorginho Mello destacou a importância da competição para Santa Catarina.“O Parajasc é um momento de inclusão por meio do esporte. Aqui, o esporte vai além da disputa, é integração, respeito e um exemplo de vida para todos nós. É uma alegria enorme estar junto com esses atletas e com as famílias que fazem parte desse grande momento. Estamos investindo no esporte catarinense por meio da Fesporte para fomentar cada vez mais a prática esportiva em nosso estado”, afirmou o governador.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), o Parajasc tem como objetivo promover a inclusão, valorizar a superação e ampliar as oportunidades no esporte para pessoas com deficiência.

“É um momento importante aqui em Lages, esse resgate, esse movimento paradesportivo. Santa Catarina é referência na formação esportiva e também no alto rendimento no paradesporto. É muito importante frisar que o governador Jorginho Mello criou uma diretoria de paradesporto na Fesporte que está trabalhando políticas públicas voltadas a esse setor. Além disso, o governador lançou o Programa de Incentivo ao Esporte, com investimentos nunca vistos no nosso estado para apoiar este setor no estado”, destacou o presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista.

A etapa estadual do Parajasc envolve diferentes modalidades, movimentando atletas, técnicos, dirigentes e familiares, além de fomentar a economia local. Para a realização desta edição, o Governo do Estado destinou R$ 998,2 mil em investimentos, garantindo a estrutura e a organização do evento.

“Estou muito feliz em estar recebendo essa competição tão importante. O Parajasc serve como momento de reflexão também para que nossas cidades possam estar cada vez mais preparadas para abraçar as pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade motora. Tivemos que adaptar espaços para receber o Parajasc e fizemos com muito orgulho para nossos paratletas merecem tudo isso e muito mais”, acrescentou a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.

Texto: Osvaldo Sagaz/Secom/SC

Crédito da imagem: Leo Munhoz/Secom/SC

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

 

Na manhã desta quarta-feira (17), a competição de ciclismo dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) deu início oficial a etapa estadual que acontece no município de Lages.

A prefeita Carmen Zanotto, e o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, deram as boas vindas aos 2.500 competidores que chegam ao município para a realização da 18a edição de um evento histórico no paradesporto brasileiro.

Também neste primeiro dia de programação, iniciaram as competições de bocha paralímpica, bocha raffa, futsal (D.A e D.I), goalball e tênis de mesa. 

“Já estamos efetivamente  vivendo o Parajasc 2025  junto com a Fesporte. Já tivemos na terça-feira (16), o período de classificações funcionais e hoje diversas competições. Queria agradecer o governador Jorginho Mello pela oportunidade de Lages sediar um evento tão importante e já estamos respirando o paradesporto” explicou a prefeita. 

Na noite desta quarta-feira (17), o Centroserra recebe a cerimônia de abertura da etapa estadual do Parajasc.

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

 

Na última segunda-feira (15), iniciou o bloco 2 de competições dos Jogos da Juventude que estão ocorrendo em Brasília (DF).

Santa Catarina manteve a boa média no evento nacional e de quebra conquistou duas medalhas de ouro que já se tornaram inédita, tanto na competição de wrestling como no remo indoor que estreia nos Jogos da Juventude nesta edição de 2025. 

Na modalidade Wrestling, o atleta representante do município de Chapecó, Jhonatan dos Santos Alves que foi medalha de bronze na competição representando a Escola de Educaçãpo Básica Lourdes Lago do município de Chapecó (SC) ainda na segunda-feira (14).

Já nesta manhã, competindo na modalidade remo indoor e no naipe feminino, a atleta Ana Clara da Silva conquistou a medalha de ouro e no masculino Lucas Echs ficou com a quarta posição. 

Neste segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude, Santa Catarina participa das competições nas seguintes modalidades: natação em  águas abertas wrestling, futsal masculino e feminino e vôlei de praia masculino e feminino.

O chefe de delegação de Santa Catarina nos Jogos da Juventude, Lucimar Pereira Dias,  enalteceu os resultados obtidos projetando a sequência de Santa Catarina nos próximos dias.

“Muito importante para o nosso esporte de base desenvolver outras modalidades como o remo indoor e o wrestling e logo conseguir bons resultados com medalhas em âmbito nacional. Temos modalidades coletivas bastante fortes para os próximos dias de competições e certamente queremos permanecer brigando entre os melhores estados do país” celebrou Lucimar.. 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

Esta terça-feira, dia 16 de setembro de 2025, é o primeiro dia oficial de programação da etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

No município de Lages, 74 municípios se reúnem para as competições que seguem até o próximo dia 21 de setembro. Cerca de 2.500 paratletas competem em 14 diferentes modalidades. 

Neste primeiro dia de programação, Wilian Scheffer, gerente de esporte de participação da Fesporte e coordenador geral do Parajasc,  falou  sobre o que está sendo feito neste dia final de preparativos e o sentimento que o paradesporto o transmite após alguns anos trabalhando na área.

“Hoje a gente começou com as classificações funcionais de todas as modalidades que precisam passar por esse procedimento e muito positivo que todas já se encontram em Lages. Da mesma forma, realizamos o mesmo procedimento para paratletas de modalidades de deficiência física, assim como realizamos também a entrega das carteirinhas para os paratletas da deficência intelectual, e deficiência auditiva. A expectativa é altíssima porque já viemos de um fim de semana de competições de natação  em Blumenau que foram um sucesso” explica o gerente. 

Sentimento

Com alguns anos de experiência na área, o coordenador geral do Parajasc falou que o paradesporto transmitiu para a sua vida pessoal

“Difícil definir o paradesporto somente em uma palavra é difícil. O paradesporto é carinho, dedicação, envolvimento das famílias posso resumir que tudo isso gera um sentimento dentro de nós  muito maior do que a gente consegue imaginar” celebrou o coordenador.

Modalidades

Integram o quadro de competições da etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos em Lages um total de 14 modalidades que são:

Atletismo, basquete em cadeira de rodas, basquete D.I (Deficiência Intelectual), bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, judô, natação (já realizada), parataekwondo, 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Telefone (48) 99190-9994

 

Odilon Maia Martins, histórico personagem do esporte mundial, foi homenageado pelas confederações brasileira e mundial de remo após mais uma participação no campeonato mundial máster que aconteceu no último fim de semana em Banylon na Espanha.

A Fesporte apoiou financeiramente a ida da equipe do Clube de Regatas Aldo Luz na competição internacional e além de Odilon Maia Martins, representaram o estado o neto do remador, Diogo Martins e Luiz Carlos Dutra de Melo.

Odilon Maia Martins competiu na categoria 80+ e ao longo da programação do campeonato mundial uma série de homenagens foram feitas para o remador que faz história aos 96 anos participar de eventos que reúnem competidores de todo o planeta, além de seguir quebrando recordes no esporte brasileiro.

“Sou o remador mais antigo do mundo. Graças ao remo eu estou vivo e praticando esportes até agora. Comecei a remar aos 20 anos e desde então não parei mais. A minha média de treinamentos é de segunda-feira a sábado. Desde o início da minha carreira venci muitas provas e justamente por isso não parei de remar. Hoje sou bisavô e é uma satisfação enorme poder ser inspiração para minha família já que meu neto, Diogo Martins está aqui participando e competindo junto comigo”, celebrou.

Regulamento

Todos os remadores que participaram do campeonato mundial que competiram na categoria 80 + recebem uma homenagem da Federação Internacional de Remo, assim como aconteceu com Odilon Maia Martins.

O neto de Odilon, Diogo Martins (foto), destacou a emoção de estar participando de um evento que se torna novamente histórico para o esporte catarinense e e também para a sua família.

“Para um neto estar aqui estou sem palavras. Conseguir acompanhar o seu Odilon aqui pleno, bem fisicamente e remando não tem explicação. É um sentimento muito especial que representa na vida de um neto. Acabamos pegando o barco a poucos minutos do início da prova o que prejudicou a nossa participação na regata mas independente de resultados, o importante é estar aqui com ele participando”, explicou.

O remador mais longevo do mundo ainda finalizou a sua participação no mundial mandando um recado para a comunidade esportiva de Santa Catarina. “Eu indico o remo para todo mundo, porque o remo tem um grande objetivo de fazer com que as pessoas vivam com mais saúde. O remo é a minha vida”, concluiu

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

No último domingo (14), o paradesporto viveu mais um dia histórico para o segmento após o retorno das competições de uma etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, agradeceu presencialmente o município de Blumenau por sediar as competições de natação que ocorreram  na piscina da Furb em Blumenau.

A Fesporte agradeceu a presença Patrícia Lueders, presidente do Conselho Estadual de Educação assim como a vice-prefeita local, Maria Regina de Souza Soar, Bruna Regina Daniel, secretária de inclusão de Blumenau o representante do Conselho Estadual de Esportes, Emerson Leobet, e presidente da Fundação Municipal de Esportes de Lages, Tyrone Machado.

Representando o município de Blumenau estavam o secretário de esportes, Sérgio Galdino e o vereador local, Egídio Beckhauser.

O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, acompanhou as competições in loco e falou sobre  a semana do Parajasc que irá movimentar todo o paradesporto de Santa Catarina com o governo de Santa Catarina promovendo uma histórica etapa estadual.

"Hoje foi só o primeiro dia e já vivemos lindos momentos aqui nas competições de natação que aconteceram em Blumenau. O Parajasc gera um sentimento todo especial na história de Santa Catarina e é uma honra estar a frente da Fesporte na véspera de mais uma etapa estadual. Agradecer o município de Blumenau por receber as competições de natação e principalmente a prefeita Carmen Zanotto já que a partir desta terça-feira (16), Lages inicia oficialmente o período de competições que segue até o próximo domingo (21), reunindo 74 municípios do estado" explicou Jeferson. 

A expectativa foi corroborada por Carmen Zanotto durante o domingo de competições.

“Lages agradece a Blumenau, à prefeita em exercício, Maria Regina, e à Furb, por ter acolhido uma demanda discutida junto com a Fasc, porque as nossas preocupações eram dar a melhor acolhida aos nossos paratletas e garantir a temperatura adequada da água aos competidores. A natação em Blumenau foi o ponto de largada no Parajasc, que agora irá para Lages. Praticamente 2.500 atletas inscritos; convidamos a todos para darmos continuidade aos Jogos, símbolo de inclusão. Lages está preparada; a rede estadual de ensino abrigará as delegações em 17 unidades, com a devida acessibilidade" afirmou.

Também representaram a Fesporte o coordenador geral do Parajasc e gerente de esporte de participação, Wilian Scheffer e a diretora de paradesporto, Fayola Daiane Bueno da Silva.

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

Pagina 1 de 91