×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 351

Publicado em Geral
Escrito por

Natália Petry recebe prêmio Destaque Esportivo 2018

Por Antonio Prado

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, recebeu na manhã desta sexta-feira, 7, no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, o prêmio Destaque Esportivo – Padrão de Excelência, destinado para personalidades que se destacaram no esporte e no jornalismo esportivo durante 2018.

Foram agraciados com a outorga, criada em 2013 pela Rádio AL, 16  atletas, ex-atletas, árbitros e profissionais da comunicação.

“Quero estender esta homenagem a toda a equipe da Fesporte, que tem me apoiado e se dedicado ao cumprimento das nossas ações esportivas, e também a todos aqueles que fazem do esporte catarinense ser o que é. Se sou digna em receber esta homenagem, é porque tenho o companheirismo de muita gente comprometida com projetos de desenvolvimento socioesportivo de Santa Catarina”.

Natália e o filho Vinícius durante a cerimônia (Foto: Divulgação)

Natália lembra que 2018 foi ano especial principalmente para o esporte escolar de Santa Catarina. “Recentemente conquistamos 72 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, ficando entre os três primeiros lugares do Brasil. E no mesmo período conquistamos 92 medalhas nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, sendo o estado vice-campeão geral da competição”.

A presidente da Fesporte continua: “Entre uma competição e outra fomos considerados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um estado referência para o Brasil no esporte escolar e no paradesporto escolar. Por tudo isso o ano de 2018 foi bastante positivo para o esporte de Santa Catarina”, finalizou Natália.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Municípios aprovam volta da fase regional

Edenilson Leandro/Especial para a Fesporte

Uma reunião do departamento técnico da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e dirigentes municipais, nesta quinta-feira (6), em Indaial, aprovou maciçamente a volta da fase regional, classificatória para as três competições de rendimento organizadas pelo órgão. Quarenta e cinco representantes de cidades participaram e apenas um votou contra.

Agora, a proposta de alteração do regulamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Joguinhos Abertos e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) será encaminhada para o Conselho Estadual de Desportos (CED). A reunião para homologação ou não pelo CED acontecerá ainda neste ano.

Atualmente, a classificação ocorre por meio de seletivas em que cidades se juntam, definem uma sede e promovem jogos durante três dias. Com a volta dos regionais, disputados ao longo de seis dias, serão estabelecidas cidades sedes. A criação de uma terceira vaga na disputa da fase regional será outra novidade. A volta do modelo que vigorou até 2016 foi vigorosamente defendida por dirigentes municipais.

Dirigentes presentes no encontro com a Fesporte (Foto: Antonio Prado)

"É uma proposta que parte dos municípios, o que é mais importante. Houve uma mobilização de cidades e a Fesporte discutiu com seus representantes. Ficamos satisfeitos com o  resultado da discussão ", destaca a professora Natália Lúcia Petry, presidente da Fesporte.

A previsão da Fesporte é de que as classificatórias microrregionais tenham início em abril. Dos micros saem os participantes da etapa regional, de onde sairão os participantes para a fase estadual.

 Confira em vídeo alguns momentos da reunião com imagens de Antonio Prado:

 

Abaixo a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, fala sobre a reunião 

Publicado em Geral
Escrito por

Curitibanos e Videira terão eventos da Fesporte em 2019 e 2020

Edenilson Leandro/ Especial para a Fesporte

As cidades de Curitibanos e Videira receberão competições do calendário da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) nos dois próximos anos. As decisões foram tomadas na manhã deste domingo (2), no segundo dia da reunião do Conselho Estadual de Desportos (CED) em Timbó, uma das sedes da Olesc 2018. Em votação para definir a sede da Olesc 2019, Videira foi a escolhida na disputa com Jaraguá do Sul por 13 votos a 3. Também houve a homologação de Curitibanos como sede dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), categoria 12 a 14 anos, em 2019; e da Olesc de 2020. Os Joguinhos Abertos de SC de 2020 serão disputados em Videira.

Na mesma reunião do CED, atletas e dirigentes de Timbó e Indaial foram homenageados com a medalha do mérito esportivo. Os homenageados por Indaial foram: Ivan Maziero, o Macarrão, atleta e técnico de handebol; Sayonara Christen, atleta e técnica do bolão 16; e Mário Evilásio, jogador de futebol com passagens por Carlos Renaux, Avaí e Blumenau. Por Timbó, as medalhas foram para: Wagner Marschner, ex-atleta de basquete e natação; Geraldino Moser, ex-técnico de atletismo dedicado ao esporte escolar; e Wilmar Vailatti, técnico de atletismo.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Conselho define sedes da Olesc, Jesc e Joguinhos

Edenilson Leandro , especial para a Fesporte

Conselho Estadual de Desportos (CED) volta a se reunir no plenário da Câmara de Vereadores de Timbó, na manhã deste domingo (2), para escolher sedes de competições da Fesporte para os próximos dois anos. Está previsto que o CED avalie e vote as candidaturas de cidades para receberem a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e os Jogos Estudantis de Santa Catarina (Jesc) do ano que vem; e a Olesc e os Joguinhos Abertos de SC de 2020. Para sediar a Olesc do ano que vem, Curitibanos, Jaraguá do Sul e Videira são candidatas. Curitibanos também pleiteia os Jesc de 2019.

Para 2020, Curitibanos pede a sede da Olesc e Videira quer receber os Joguinhos. Cabe aos conselheiros avaliarem as propostas e a estrutura oferecidas pelos municípios e votar nas candidaturas. São Bento do Sul, na categoria masculina, e Florianópolis, na feminina, são os campeões da ginástica artística da Olesc 2018. No masculino, Blumenau (2º) e Itajaí (3º) completaram o pódio. No feminino, o pódio teve ainda Itajaí (2º) e Blumenau (3º).

Publicado em Geral
Escrito por

Troféu Guga Kuerten premia os melhores de SC

A décima edição do Troféu Gustavo Kuerten premiou os melhores desportistas de Santa Catarina, na noite de segunda-feira (26), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Neste ano, 10.817 votos estabeleceram um novo recorde de participação popular. Foram 219 indicações de federações esportivas e entidades paradesportivas. Dos indicados, foram escolhidos, pelo Conselho Estadual de Esporte e por populares, 71 finalistas, distribuídos em 15 categorias.

 

 

Foram vencedores da edição 2018

Melhor atleta masculino: Pedro Boscardin Dias (tênis)

Melhor atleta feminina: Kathiê Goulart Librelato (xadrez)

Melhor atleta paradesportivo masculino: Flávio Reitz (atletismo)

Melhor atleta paradesportiva feminina: Camila Müller (atletismo)

Melhor atleta de futebol profissional: Ebert Willian Amâncio, o Betão (Avaí)

Atleta revelação: Douglas Hernandes Mendes da Silva (atletismo)

Atleta revelação do paradesporto: Isaac Lorenzo de Jesus (natação)

Melhor entidade esportiva: Gaspar Black Hawks – Associação de Futebol Americano de Gaspar (futebol americano)

Melhor entidade paradesportiva: Associação Surf sem Fronteiras (surfe adaptado)

Melhor técnico(a): Anderson Andres (badminton)

Melhor técnico(a) do paradesporto: Alan Marttos Helbok

Melhor equipe esportiva: Associação Esportiva Guaraciaba (voleibol)

Melhor equipe pardesportiva: Clube de Regatas Aldo Luz (remo paralímpico)

Melhor árbitro(a): Maria Cristina Ferreira Santos (natação)

Melhor árbitro(a) do paradesporto: Marcelo da Silva Schluter (basquetebol em cadeira de rodas)

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, destacou o trabalho de base proporcionado por profissionais de Educação Física e por projetos municipais e apresentou números de abrangência dos eventos da Fesporte como complemento dos programas de base. “são os melhores entre os muito bons. Por isso, eu gostaria de antecipar minhas congratulações aos escolhidos, mas, além disso, estender a todo atleta, a todo técnico, a toda entidade esportiva, a todo árbitro. São vocês os protagonistas da história do nosso esporte. A todos vocês nosso agradecimento por toda a dedicação e por nos encher de orgulho de ser catarinenses”, completou ela.

“Este é um evento de campeões, que tem um nome de peso para nosso esporte, por isso deve ser sempre valorizado”, ressaltou o secretário Tuffi Michreff Neto, da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte.

O ex-atleta Gustavo Kuerten, que compareceu ao de cabeça raspada revelou tratar-se de uma homenagem ao jogador Marquinhos, do Avaí. Ele falou de suas dificuldades no início da carreira, da manutenção dela como atleta de alto rendimento e da precoce aposentadoria das quadras. Destacou o potencial dos atletas e a importância de jamais desistir.  “Vivemos decisões e desafios desde muito cedo. Precisamos ajudar nossos jovens a tomar decisões. Tudo é difícil, mas tudo pode ser agradável também”, concluiu Guga.

O Troféu Gustavo Kuerten é um evento do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a Fesporte e o Instituto Guga Kuerten (IGK).

 

  • Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Publicado em Geral
Escrito por

A importância do esporte escolar

ARTIGO

Profª Natália Lúcia Petry, presidente da Fesporte

Dimensionar a importância do esporte escolar na vida de nossos estudantes sugere uma ampla análise que passa, fundamentalmente, pela prevenção à saúde que queremos para o futuro das próximas gerações. E é na escola que nasce a cultura esportiva que, em resumo, almejamos com o reflexo direto na qualidade de vida daqueles que estão e ainda desembarcarão nesse mundo. 

O papel do Estado na adoção de políticas públicas que possam resguardar nossos jovens de eventuais descaminhos surge como instrumento fundamental nesse processo. Soma-se a isso, a importância da valorização e capacitação do profissional de Educação Física. É pela sua intervenção, de forma lúdica ou participativa, que alimentamos o elo do desejo em ver o esporte na escola cada vez mais em evidência.

Enquanto gestores públicos e com as condições que nos são oferecidas pelo governo de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Esporte, a Fesporte, muito se orgulha em contribuir com significativa parcela para suprir essa vacância que notadamente vivenciamos, mas que através da união de forças temos tudo para superar. 

Já avançamos muito a ponto de sermos considerados referência nacional na promoção e realização de eventos destinados aos nossos escolares. A Fesporte, pela sua organização e participação de técnicos e profissionais da área que a dirigem, além da relevante parceria dos municípios fazem contemplar o seu calendário anual com uma série de eventos no segmento.

Os escolares promovidos pela Fesporte compreendem a participação de aproximadamente 674 mil alunos. Nesse universo, estão todas as fases dos Jogos Escolares (JESC) nas faixas dos 12 a 14 e 15 a 17 anos. Trata-se da competição classificatória à disputa Nacional, que este ano acontece em Natal-RN e lá estaremos representados por aproximadamente 300 atletas. 

O Campeonato Escolar de Futebol Moleque Bom de Bola, o Festival Escolar Dança Catarina, os Jogos Escolares Paradesportivos, que incluem alunos especiais na faixa dos 12 aos 17 anos, nos dois gêneros e ainda a Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (OLESC), competição entre municípios, mas que tem no seu bojo a matrícula como obrigatoriedade na participação, estão entre as referências de prática esportiva escolar nos diferentes níveis estudantis. 

O esporte escolar traz vivência, fortalece o desenvolvimento da capacidade psicomotora e amplia os laços de cidadania e socialização dos jovens que nele estão incluídos. Em resumo: o esporte escolar é a base de tudo. Nele estamos a construir um alicerce, oxalá, para um futuro promissor no segmento esportivo, mas principalmente para uma geração saudável e produtiva.

Publicado em Geral
Escrito por

Nota de pesar

A Fundação Catarinense de Esporte manifesta profundo pesar pelo falecimento de Paulo Celso di Pilla Montibello, natural de São Paulo, foi técnico de diversas equipes do estado e por duas vezes da seleção catarinense de basquetebol. Foi professor de basquete, ex-diretor técnico da Federação Catarinense de Basketball,  atualmente presidia o CD Independente de São José.

A Fesporte expressa solidariedade a familiares e amigos.

Publicado em Geral
Escrito por

Troféu Gustavo Kuerten: último dia para indicações

Encerra nesta terça-feira (30), o prazo para entidades esportivas e paradesportivas de Santa Catarina fazerem a indicação de nomes de atletas, equipes, técnicos, árbitros e outros para concorrerem ao Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte de 2018. A cerimônia de entrega ocorre na noite de 26 de novembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

São 15 categorias em disputa que receberão suas indicações: o melhor atleta, a melhor atleta, o melhor atleta paradesportivo, a melhor atleta paradesportiva, o melhor atleta de futebol profissional, atleta revelação, atleta revelação paradesportivo, melhor entidade esportiva, melhor entidade paradesportiva, melhor técnico, melhor técnico do paradesporto, melhor equipe esportiva, melhor equipe paradesportiva, melhor árbitro, melhor árbitro do paradesporto.

As indicações devem ser feitas por meio do link para cadastramento enviado no começo deste mês pela Gerência de Políticas de Esporte da SOL às entidades esportivas que poderão fazer as indicações. A partir das indicações será aberta a votação popular, por meio do site do evento. Entre os indicados, o Conselho Estadual de Esportes (CED) fará a escolha de dois nomes por categoria. Desta forma, os cinco finalistas serão os três mais votados pela Internet e dois escolhidos pelo CED. A indicação dos candidatos do conselho ocorrerá dia 6 de novembro. E entre os dias 9 e 20 será aberto o prazo para votação popular pelo site http://www.trofeuguga.sc.gov.br/

O campeão de cada categoria é eleito pela Curadoria do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte formada por representantes da SOL, da Fesporte, do CED, do TJD/SC, do Conselho Regional de Educação Física (Cref), da Associação dos Cronistas Esportivos (Acesc), do Instituto Guga Kuerten e da Associação das Federações Esportivas do Estado de Santa Catarina (Afesc).

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte tem a promoção do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo,Cultura e Esporte (SOL), em parceria com o Instituto Guga Kuerten (IGK).

Mais informações podem ser obtidas no site www.trofeuguga.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3665-7457 (Gerência de Políticas de Esporte).

 

Texto: Heron Queiroz

 

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

 

 

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte completa 25 anos e é referência no Brasil

Criada em 1993 por meio da Lei 9.131, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) completa nesta sexta-feira, dia 6 de julho, 25 anos de fundação. Desde a sua criação mais de 10 milhões de atletas passaram por seus eventos esportivos, cujo calendário é composto por 10 programas que somados em todas as suas fases correspondem a 350 eventos esportivos que envolvem anualmente cerca de 230 mil atletas com idade a partir de 12 anos. São desenvolvidos eventos nos segmentos de esportes de rendimento, educacional e de participação.

Nesses segmentos estão distribuídos os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Joguinhos Abertos, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e também de 15 a 17, Moleque Bom de Bola, Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), Festival Escolar Dança Catarina, Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc).

Ao longo de 25 anos muitos atletas foram revelados por eventos da Fesporte. Guga, no tênis, Felipe Luiz, no futebol (que disputa a copa na Rússia); Xuxa, o medalhista olímpico da natação;  Natália Zílio, campeã olímpica no voleibol e Luísa Matsuo, bicampeã  pan-americana de ginástica rítmica, são apenas alguns dos vários exemplos. 

Uma das grandes do Brasil

Somando todos seus eventos, a Fesporte gera uma média de 350 matérias por mês na mídia. Tais números correspondem a cerca de R$ 45 milhões de reais em mídia espontânea. Nas redes sociais, só em 2017, foram mais de quatro milhões de acessos e o site da instituição já figura entre os quatro mais acessados do Governo de Santa Catarina com uma media mensal de mais de 20 mil acessos.

Por seus eventos esportivos e por sua política de abrangência a Fesporte é considerada como uma das grandes instituições públicas  esportivas do Brasil, ficando entre gigantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Só nos últimos três anos os atletas catarinenses, gerenciados pela Fesporte, conquistaram 140 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Em 2014 o Estado foi campeão geral das Paralimpíadas Escolares, batendo na final Rio e São Paulo.

Em 2015, durante os JEJ, Edgar Hubner, então gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude sentenciou: 

“A participação de Santa Catarina tem sido fundamental desde que iniciamos o projeto [de esporte escolar no COB] em 2005. O Estado tem uma política de esporte que acredita no esporte educacional e tem isso dentro do seu Programa de Governo”. E continuou: "Dentro dos últimos anos Santa Catarina tem se mostrado forte, organizada, competente,  principalmente num processo educacional em que é fundamental o entendimento que o profissional ou o professor é aquele que deverá ser aproveitado ao máximo dentro dessa transformação”.

Para Vanderlei Cordeiro de Lima SC é referência

Para o ex- maratonista olímpico  Vanderlei  Cordeiro de Lima Santa Catarina é uma grande referência para o Brasil na descoberta de novos talentos. “Isso é muito importante. É um trabalho que vem sendo feito a longo prazo e com continuidade Eu estive presente em várias realizações esportivas em Santa Catarina como Corrida de Rua a Maratona de Santa Catarina. Este Estado tem se destacado muito bem, principalmente no cenário esportivo na área escolar”.

Em 2018, ao fazer uma análise da estrutura esportiva de Santa Catarina, gerenciada pela Fesporte, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) o bicampeão paralímpico  do futebol de 5 para cegos Mizael Conrado, disse que Santa Catarina é um dos Estados com o melhor trabalho de inclusão do Brasil, sobretudo com as crianças na atividade física.  “Foi o Estado que primeiro criou uma competição estadual, os Parajasc, que é muito importante. Os Parajaps, no Paraná, certamente foram estimulados pelos Parajasc. Temos grandes trabalhos paradesportivos em todo o Estado de SC”, destacou.

Secretário Tufi destaca primeira mulher na presidência

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Tufi Michreff celebrar a data é algo especial. “Fazer parte deste momento é singular principalmente por ter pela primeira vez na história da entidade uma mulher na presidência: a professora de educação física Natália Lúcia Petry. Ela tem ajudado a construir um novo memento no nosso esporte com o apoio do Governador Eduardo Pinho Moreira, que já garantiu os recursos financeiros necessários para o calendário esportivo da Fesporte. Por isso desejo: Parabéns Fesporte!”.

Para a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, presidir uma instituição que há 25 anos fomenta o esporte catarinense é motivo de muita satisfação. “A Fesporte já faz parte da cultura esportiva de Santa Catarina. Ao longo dos anos, por meio dos seus eventos, vêm revelando talentos esportivos para o Brasil. Desta feita, parabenizo a Fesporte por essa data especial e dizer que como gestora esportiva vamos trabalhar cada vez mais para que essa instituição continue a ser referência para o Brasil.

Texto: Antonio Prado

(48) 3665-6126

Informações Adicionais: João Cascaes (48) 3665- 6155

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

Conselho escolhe os Comendadores Esportivos 2018

Com a participação de 19 dos 21 membros, o Conselho Estadual do Esporte (CED) de Santa Catarina esteve reunido na tarde e noite desta quarta-feira (4/7) para a escolha das oito novas Comendas do Mérito Esportivo. A votação ocorreu entre 14 indicações e de acordo com a nova resolução que prevê Comendas para cinco pessoas físicas, uma entidade esportiva, uma de patrocínio e uma indicação in memoriam.

A Comenda do Mérito Desportivo é destinada a pessoas com relevantes serviços prestados ao esporte catarinense.

Comendadores 2018

Regina Ribeiro - Enxadrista de Blumenau;

João Cascaes - Gestor ligado ao paradesporto, Florianópolis;

Alexandre Fontes - Surfista e árbitro internacional da modalidade, Florianópolis;

Paulo Henrique Xavier de Souza - professor, ex-diretor do Cefid, Udesc, Florianópolis;

Carlos Morastoni - técnico atletismo, revelou atletas olímpicos, como José Alessandro Bagio e Alexandra Picagevicz, Timbó;

In memoriamRaylander Alves Righi -  Foi professor, atleta e técnico de handebol, Joaçaba;

Entidade esportiva - Federação Catarinense de Atletismo, que este ano completou 40 anos;

Entidade patrocinadora - Costão do Santinho - apoiadora de eventos internacionais de surf, tênis, skate, corridas de rua.

A solenidade de entrega das Comendas será realizada em Caçador, durante os Jogos Abertos de Santa Catarina. 

Texto: Mário Medaglia/CED

Publicado em Geral
Escrito por

Primeira semana de julho na agenda

A primeira semana de julho está bem movimentada com eventos da Fesporte. Parajesc em Florianópolis, além das microrregionais da Olesc, dos Jesc 12-14 e dos Jasc e seletivas dos Jesc 12-14 estão acontecendo por todo o estado. 

 

 

Confira a agenda semanal

 

 

 

Data

Evento

02/07

Início da etapa microrregional da Olesc em:

     São Francisco do Sul (02 e 03/07) - responsável: Sérgio D. da Costa - (47) 32769228

     Itajaí (02 a 06/07) - resp.: Volney Schlickmann (47) 33985961

Início da etapa microrregional dos Jesc 12-14 em:

     Taió (02 a 06/07) - resp.: Cleide das Neves - (47) 35628421

     Laguna (02 a 06/07) - resp.: Rozinaldo C. Matos - (48) 36477734

     Morro da Fumaça (02 a 06 e 09 a 11/07) - resp.: Euclides Biazotto - (48) 34031031

     Cunha Porã (02 a 07/07) - resp.: Ivete Tirelli - (49) 34624013

03/07

Início da etapa microrregional dos Jesc 12-14 em:

     São Joaquim (03 a 06/07) - resp.: Miriam C. S. Bittencourt  - (49) 32338316

Início da etapa microrregional dos Jasc:

     São Ludgero (03 a 07/07) - resp.: Geovani Oenning da Silva - (48) 36511826

     São Lourenço do Oeste (03 a 07/07) - resp.: Lenuir A. P. Oliveira - (49) 33822000

04/07

Início da etapa microrregional dos Jasc em Irani -(04 a 07/07) - resp.: Gladimir D. da Cunha - (49) 34826031

Congresso técnico dos Joguinhos Abertos - Curitibanos - Resp.: Luciano Heck - (49) 36656120

05/08

Início da etapa microrregional dos Jasc em Xanxerê (05 a 08/07) - resp.: Lenuir A. P. Oliveira - (49) 33822000

Início dos Parajesc (05 a 08/07) - resp.: João B. Cascaes (48) 36656155

06/07

Realização da etapa microrregional da Olesc em Iporã do Oeste - resp.: Sérgio  L. Griebeller - (49) 34725018

Congresso técnico de natação dos Jesc 12-14

07/07

Início da natação dos Jesc 12-14 em São José - respç.: Josélia Maranho - (48) 36656135

Realização da etapa microrregional dos Jasc em Caçador - resp.: Mª Joanete Pavelski - (49) 35615922

09/07

Início da etapa seletiva dos Jesc 12-14 em:

     Iporã do Oeste (09 e 10/07) - resp.: Sérgio  L. Griebeller - (49) 34725018

     Timbó (09 e 10/07) - resp.: Virgínia O. Donner - (47) 33993034 

     São Joaquim (09, 12 e 13/07) - resp.: Miriam C. S. Bittencourt  - (49)32338316

Fim do prazo de envio de relação nominal ou termo de desistência da etapa estadula dos Jesc 12-14

10/07

Início da etapa microrregional dos Jasc em Coronel Freitas (10 a 14/07) - resp.: Adair Severiano - (49)20497418

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte e CED discutem o uso de atletas de outro estados

O Conselho Estadual do Esporte esteve reunido em Videira durante os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para, entre outros itens da pauta, avaliar os reflexos das leis aprovadas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sobre a participação de atletas de outros estados nos eventos esportivos realizados pela Fesporte. 

O alerta partiu do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por causa das diferentes interpretações que acontecem, provocadas pelas leis 13.622/2005, do deputado Jorginho Melo, e 17.276/2017, do deputado Antônio Aguiar, somadas ao Projeto de Lei de autoria do deputado Rodrigo Minotto. 

Este Projeto de Lei, sugerido pelo conselheiro Roberto Wesoloski, tem como objetivo modificar artigos da legislação atual, oportunizando a participação nos eventos aqui realizados, de atletas não catarinenses, mas formados em Santa Catarina, e que foram para outro estado. 

O presidente da Comissão de Educação, onde se encontra o documento, Valdir Colbalchini, será acionado pelo presidente do Conselho, Alexandre Monguilhott, e pela presidente da Fesporte e também conselheira, Natália Petry, para que seja realizada uma Audiência Pública com participação de todos os interessados, incluindo o TJD, municípios e federações das diversas modalidades. 

O objetivo do encontro é buscar uma solução para a normatização clara e segura no desenvolvimento das competições do calendário esportivo catarinense. Na mesma Audiência, será discutida a legislação que obriga os municípios sedes dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) a realizarem no mesmo ano os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). 

(Texto e fotos - Mário Medaglia, Conselho Estadual do Esporte)

Pagina 1 de 29