Publicado em Geral
Escrito por

Nota de pesar

Informamos com pesar o falecimento do nosso grande amigo Sérgio Pedro Coelho, dirigente esportivo de Santo Amaro da Imperatriz.

Sua morte nos deixou muito surpresos, mas esperamos que ele possa estar em um lugar melhor.

Seu profissionalismo, inteligência, amizade vai fazer muita falta para nossa instituição.

Devemos sempre lembrá-lo com alegria e muita gratidão.

 

Sérgio Pedro Coelho

24/03/1954

16/06/2019

Publicado em Geral
Escrito por

Natação de Parajesc e Parajasc tem programação alterada

Competições de natação dos Parajesc e Parajasc acontecerão nos dias 3 e 4 de agosto. Local ainda será definido.

Em reunião com dirigentes da Federação Aquática de Santa Catarina, no dia 4 de junho, a diretoria definiu uma data para realização da modalidade de natação dos Jogos Escolares Paradesportivos (Parajesc) e dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O congresso técnico acontece no dia 2 de agosto. As provas do Parajesc serão realizadas no dia 3 e dos Parajasc no dia 4.

Previstas para o decorrer dos eventos, que acontecem de 4 a 7 de julho em Maravilha, no caso dos Parajesc,  e 14 a 20 de outubro em Caçador, no caso dos Parajasc, as competições de natação tiveram alteração de data  em decorrência de que nos municípios-sede dos eventos não disporem de piscina com as exigências federativas. A nova sede da modalidade de natação ainda será definida. A equipe técnica da Fesporte está avaliando as possibilidades os locais de competição em alguns municípios, considerando sempre o fator acessibilidade.

A decisão de fazer na natação dos dois programas esportivos num único evento promove economia para a instituição. A previsão é de que até o fim de junho já se tenha definido um local. 

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte e FCDU discutem futuras parcerias

O presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) Manoel Rebelo esteve nesta terça-feira, 4,  na sede da Fesporte em reunião com o presidente da instituição Rui Godinho. Na pauta do encontro possíveis parcerias entre Fesporte e FCDU. Uma delas seria a inclusão calendário da Fesporte dos Jogos Universitários Catarinenses, que em sua 63ª edição, ocorrem entre 4 a 9 de julho em Joinville, com a participação de 1.200 estudantes.

Rui Godinho se disse feliz com uma possível parceria. “Acredito que em breve Fesporte e FCDU possam selar parcerias visando ampliar as ações esportivas no estado. “Trabalhar com o esporte escolar é nossa prioridade e percebemos que ainda há uma lacuna no sentido de atender outras faixas de idade, já que os Jogos Escolares da Santa Catarina (Jesc) atendem até os 17 anos e os Jogos Universitários preenchem esta lacuna, já que atendem escolares maiores de idade e possibilitam também ganhar uma bolsa escolar universitária”.

                            Veja o vídeo sobre o encontro entre Fesporte e FCDU

Rebelo, por sua vez, agradeceu a boa acolhida da Fesporte. “Essa é uma reivindicação antiga do esporte universitário. Acredito que uma parceria da Fesporte com a FCDU trará uma grande credibilidade ao setor e tenho certeza que as universidades apoiam esta aliança”, disse.

Presente ao encontro, Frederico Leite, presidente da Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (AFESC) e Alexandre Monguilhott,  presidente do Conselho Estadual de Esporte, que enfatizou que o esporte catarinense só tem a ganhar com  a parceria. “O esporte educacional precisa ser apoiado pelo estado, pois isso é uma das suas funções. A parceria entre FCDU e Fesporte trará mais universidades para o esporte, aumentará o número de bolsa estudantil por meio do esporte e por isso o Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina apoia esta iniciativa”, concluiu, Monguilhott.  

Texto: Antonio Prado

Publicado em Geral
Escrito por

Blumenauense é campeã mundial de jiu-jitsu

Catarinense de Blumenau, Ana Carolina Schmitt, aos 29 anos, chega ao título do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu na categoria adulto, faixa preta, peso pena. O evento, promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), aconteceu de 31 de maio a 3 de junho, em Long Beach, na Califórnia/EUA.

Esta é a quarta participação de Ana Carolina na competição. A primeira foi em 2014, a única que não teve classificação. Em 2017 e 2018, ficou com o vice. O título chegou finalmente. Até então na 21ª posição do ranking internacional, com o título, a atleta do Team Marcos Cunha deve subir pelo menos uma dez posições, na atualização que será divulgada na próxima semana.

Texto: Heron Queiroz

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte recebe veículo do Ministério Público

A Fesporte agregou mais um automóvel à sua frota, na manhã desta quinta-feira (30). É que o órgão gestor do esporte catarinense entrou para o programa de concessão de veículos do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC). A ação aconteceu em decorrência da renovação de frota do MP/SC, que tem regulamentado o prazo de cinco anos para uso de veículos.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, destacou a importância do veículo para a instituição, em função da demanda de viagens para organização e realização de eventos e da redução de locação de automóveis, visando à maior economia ao orçamento da instituição. “É muito importante a parceria com o Ministério Público, nesta ação que auxilia na promoção da saúde, esporte e inclusão, e deve atingir inúmeros grupos”, disse Godinho.

Segundo o secretário geral do MP/SC, Samuel Naspolini, a perspectiva é aproximar diversas instituições ao Ministério Público. “Essa ação tem por objetivo apoiar instituições que visem à inclusão de jovens e a uma sociedade mais sadia”, destacou ele.

O carro, um Renault Logan, ano 2014, ainda passará pelo processo de transferência para ser encaminhado à revisão e à plotagem que identificará sua nova casa: a Fundação Catarinense de Esporte.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

                            Confira em vídeo a entrega do veículo

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte e Assistência Social discutem o esporte inclusivo

O projeto de integração de pastas do Governo Carlos Moisés tem sido reforçado todos os dias. Uma série de ações está em fase de planejamento por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Maria Elisa De Caro recebeu o presidente da instituição, Rui Godinho, na tarde desta terça-feira (28), na sede da SST, para a definição de um importante passo nesta concentração de ações.

Segundo ela, o diagnóstico social da criança e do adolescente de Santa Catarina, idealizado pelo Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CEDCA), que apresenta indicadores oficiais da realidade vai ser à base das próximas ações. “Com muito trabalho e diálogo em cada decisão, vamos fomentar ações sociais com foco nos dados que temos no diagnóstico. Vamos aproveitar melhor o esporte como a ferramenta social que ele é”, antecipou Maria Elisa.

A Secretária apresentou ao presidente detalhes do diagnóstico que é composto por seis volumes, divididos por regiões, fato que permite identificar as diferenças entre elas. “Neste conjunto de dados é possível identificar além das potencialidades e características específicas das crianças e adolescentes, as fragilidades e necessidades para que se possam priorizar recursos que devem ser utilizados em ações concretas de garantias dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, garantiu ela.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, destacou que a Fesporte vem trabalhando desde o início do ano para fortalecer as ações esportivas da instituição como ferramenta de inclusão social. “Isso já está tomando corpo, pois já iniciamos conversas com instituições filantrópicas para que possamos promover o esporte de base e de inclusão para crianças e jovens carentes que não têm a oportunidade de praticar um esporte”. Segundo Rui, parcerias como a da SST e Secretaria Estadual de Educação, que já tiveram início, serão fundamentais para o sucesso das ações.

Com informações da Ascom da SST

Publicado em Geral
Escrito por

Secretaria de Educação é parceira da Fesporte

Desde que iniciou à frente da Fesporte, em janeiro deste ano, o presidente da instituição, Rui Godinho, disse que sua gestão seria marcada por uma forte parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED) no gerenciamento dos eventos esportivos. Conversas neste sentido foram constantes com o secretário de educação Natalino Uggioni, que sempre se mostrou solícito no processo.

E no dia 8 de abril Rui Godinho e Uggioni, com a presença do governador Carlos Moisés, assinaram oficialmente a parceria entre Fesporte e SED para fomentar o esporte catarinense.

“O secretário Natalino Uggioni está sendo um grande parceiro nesta nova fase da Fesporte. Agora, teremos a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), em São Miguel do Oeste, e ele já colocou toda a estrutura SED para a realização dos Jogos”. As escolas estaduais, segundo Godinho, servirão como alojamento aos atletas, e os dias que permanecerem nesta condição serão repostos no calendário escolar sem perda para os alunos.

Segundo o presidente da Fesporte, a parceria com a Educação não se limitará apenas aos alojamentos. A ideia é que recursos disponíveis para Fesporte poderão ser utilizados na educação, seja para compra de material esportivo, ou para formação de professores na área.  No campo da parceria, está prevista a inclusão de novas modalidades esportivas que beneficiarão mais estudantes em Santa Catarina.

Ainda este ano, um projeto será construído pelas equipes técnicas da SED e Fesporte para ser implantado na rede estadual. As unidades escolares que receberão o projeto piloto serão definidas e, posteriormente, as demais escolas podem receber o novo programa.

“Esporte e educação caminharão lado a lado com o objetivo de transformar os eventos esportivos em instrumentos de inclusão social e em laboratório para descobertas de novos talentos. E a Secretaria de Educação, por meio do secretário Natalino Uggioni, terá um importante papel nesse processo”, finalizou o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Texto: Antonio Prado

 

Publicado em Geral
Escrito por

Pódio adaptado é novidade no paradesporto de SC

A Fesporte começa a temporada apresentando novidades em ações de inclusão no paradesporto. O 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo contará com algumas novidades projetadas para o ano.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, recebeu na tarde desta sexta-feira, 17, o organizador do 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo e tricampeão mundial da modalidade, Daniel Borges. Ilustre figura constante nos corredores da sede da Fesporte, em virtude da parceria para a realização do evento, Borges veio ver de perto as novidades que a Fesporte está preparando para os eventos paradesportivos de 2019.

A valorização do momento apoteótico do atleta passa a ter um elemento especial. A diretoria da Fesporte desenvolveu um projeto de pódio adaptado ao paradesporto, visando a uma maior autonomia do atleta na cerimônia de premiação dos eventos paradesportivos. Confeccionado em aço e ferro galvanizados, o pódio ainda conta com piso em chapa xadrez antiderrapante, proporcionando o máximo de segurança ao atleta paradesportivo. Com 1m2 para cada posição, do primeiro ao terceiro, e mais 1m2 para cada rampa, esse protótipo será usado no 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo, em que se poderá observar a necessidade de adequações para então produzir mais conjuntos de pódio como esse.

Segundo Borges, em viagens pelo Brasil e exterior, não viu um pódio com essa qualidade de adaptação ao paradesporto. O presidente Godinho destacou que um dos principais focos da Fesporte nesta gestão é o trabalho pela inclusão, que envolve também ações de acessibilidade.

Godinho ainda aproveitou para apresentar a Borges o material de premiação, com belos troféus, além de vistosas medalhas de 10cm de diâmetro. Mas a novidade que elas trazem é que um dos elementos da cunhagem é a impressão em braille da colocação do ganhador (1º, 2º e 3º).

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Publicado em Geral
Escrito por

Lançado edital para contratação de transporte

A Fesporte lançou na segunda-feira (14) o edital de pregão eletrônico visando à contratação de empresa especializada em serviços de transporte rodoviário municipal e intermunicipal de pessoas em veículos tipo van, micro-ônibus e ônibus, para transporte de passageiros participantes dos eventos do calendário esportivo da instituição.

A abertura da sessão acontece às 13h30min do dia 27 de maio. Para participação a empresa deverá estar cadastrada no Portal de Compras da Secretaria de Estado de Administração (SEA).

O edital PE 012.2019 está disponível no site oficial da Fesporte (clique aqui para acessar o edital).

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

‘Temos que fortalecer o esporte como inclusão social’

"Temos que fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão social, o esporte na escola, o esporte praticado por entidades filantrópicas que trabalham com crianças carentes, o esporte de base”. Essas são algumas das palavras que estão inseridas nas entrevistas do presidente da Fesporte, Rui  Godinho, desde que assumiu a instituição em janeiro de 2019. 

Essa filosofia de pensamento voltou a estar evidente no encontro entre Godinho e o campeão olímpico da natação César Cielo, nesta sexta-feira, 10, em Itajaí, onde o nadador foi apresentando oficialmente como atleta do Marcílio Dias. Explica-se: Cielo foi contratado pelos itajaienses não somente para competir em 2019, mas também para auxiliar, no município, um projeto social denominado Nadar, que já auxilia em solo itajaiense cerca  de três mil crianças carentes.

Fesporte apoia instituições filantrópicas 

O Projeto Nadar, apoiado por Cielo, tem ressonância na filosofia de trabalho de Rui Godinho à frente da Fesporte. “Para se ter uma ideia, já visitamos mais de 20 instituições filantrópicas em todo o estado, as quais trabalham o esporte como fator de inclusão social, que tiram a criança da ociosidade das ruas, dando oportunidade da prática esportiva e possibilitam a descoberta de futuros campeões e proporcionam cidadania”, enfatiza Rui Godinho.

A ideia, segundo Godinho, é a Fesporte auxiliar estas entidades a continuar fomentando o esporte de inclusão. "Já estamos cadastrando essas instituições para no futuro iniciarmos a parceria. São essas instituições, que vivem quase sem nenhum incentivo, que precisam do apoio do Poder Público”. Para ele, auxiliar megaeventos esportivos consagrados tem até sua importância, mas o Governo Estadual contribuir com instituições sociais esportivas filantrópicas tem um caráter imensurável para a sociedade.

Investir no esporte como inclusão

“Investir no esporte como ferramenta de inclusão social é uma prestação de serviço público do Estado para com o cidadão, que paga seus impostos”, destaca Rui, e segundo ele, esta foi essa a diretriz proposta pelo governador Carlos Moisés, quando pediu que ele assumisse a Fesporte. 

Ao encontrar Cesar Cielo, em Itajaí, Rui Godinho conversou com o campeão a possibilidade de ampliar o Projeto Nadar em Santa Catarina com a parceria do Governo Estadual, ideia que agradou o nadador olímpico. Após participar de sua primeira prova pelo Marcílio Dias, nesta sexta-feira, no Clube Doze, em Florianópolis, Cielo enfatizou: 

“Se unirmos nossas forças, Governo do Estado e Projeto Nadar, Santa Catarina tem tudo para o ser o estado a ter o maior público de nadadores do Brasil. Se unirmos as forças tenho certeza que colheremos bons frutos, seja para o esporte de alto rendimento, seja para a sociedade, formando cidadãos de caráter”, finalizou. 

Texto: Antonio Prado 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Nota de pesar

É com pesar que a Fesporte comunica o falecimento do atleta de ciclismo Edson Resende, o Edinho, de São José, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 3, na BR 101, em Barreiros. Edinho, como guia do atleta Orides de Lima, treinava na marginal, às proximidades do Trevo de Barreiros, quando foi atropelado por um veículo.

Edinho tem inúmeros títulos pelos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), evento organizado pela Fesporte. Ele também fazia parte da seleção brasileira de paraciclismo. Em 2016, defendendo o Brasil, Edinho, guiando Luciano da Rosa, obteve títulos importantes como a conquista de todas as etapas da Copa Brasil de Paraciclismo.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Governo disponibiliza 2,9 milhões para eventos

Governo disponibiliza 2,9 milhões para eventos da Fesporte 

Uma boa notícia para o esporte catarinense. Os municípios que sediarão eventos da Fesporte – como os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), por exemplo – poderão receber, com antecedência, os recursos para organizarem e realizarem as competições. Segundo o governador Carlos Moisés, com mais tempo e a verba em caixa, é possível garantir a melhor estrutura para os talentos do esporte brilharem. “Estão disponíveis R$ 2,9 milhões para convênios com os municípios-sede dos eventos esportivos”, destacou o governador.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, destaca que os projetos precisam estar cadastrados no Sistema de Planejamento de Gestão Fiscal do Estado, para a assinatura dos convênios.

“Com esses recursos antecipados os municípios, parceiros da Fesporte nos eventos esportivos, ganham tempo e tranquilidade no gerenciamento e nas ações iniciais no que se refere à organização das competições ao logo de 2019. Esta ação do governador Carlos Moisés mostra que ele pretende dar um novo dinamismo na política esportiva de Santa Catarina, pois há muito tempo não se tinha a garantia de verba antecipada no setor esportivo”, destaca o presidente da Fesporte Rui Godinho.

Texto: Antonio Prado

Pagina 1 de 34