Sábado, 26 Novembro 2016 15:26

Itá recebe 900 alunos para etapa estadual do Dança Catarina Destaque

Grupos fazem passagem de palco horas antes da apresentação neste sábado, às 19h Grupos fazem passagem de palco horas antes da apresentação neste sábado, às 19h Lucas Inácio

É hoje! Neste sábado, 26 de novembro, começa a etapa estadual do Dança Catarina, maior evento de dança escolar do Brasil. O município de Itá, na região Oeste, sedia duas noites de apresentações com mais de 900 participantes, entre alunos/bailarinos, dos 12 aos 17 anos de idade, e professores/coreógrafos de 46 municípios de Santa Catarina. As apresentações serão realizadas em três modalidades de dança: popular/folclórica, salão e livre. O encerramento é neste domingo.

Neste sábado, são 25 apresentações de dança popular e folclórica além das classificatórias da dança de salão com 18 duplas. No domingo é a vez da modalidade livre, com 27 apresentações, mais as finais da dança de salão com os cinco classificados da noite anterior. Em Itá, eles serão avaliados por uma banca formada por oito jurados.

A coordenadora geral do evento, Mapi Cravo, falou sobre as expectativas para a etapa estadual do Dança Catarina e sua importância em promover dança e educação. “Acredito que seja um evento belíssimo em termos de técnica, mas principalmente as questões escolares, temáticas e as propostas voltadas para dança e educação, que são o foco deste festival. Esse será um belo evento trazendo a história de Santa Catarina com as danças populares e folclóricas, a dança de salão resgatada pelas crianças e a dança livre trazendo diversos contos que vão agraciar o público”

:: Assista o vídeo de abertura do evento

Os participantes desta etapa foram selecionados em 18 microrregionais realizadas ao longo de 80 dias em todo o estado, sendo percorridos mais de 8 mil quilômetros. No total, mais de 4 mil alunos de 170 escolas estabelecidas em 90 municípios fizeram parte do Dança em 2016. “Essa iniciativa promovida pelo governo do estado é uma iniciativa única por ser escolar e itinerante, uma formatação que no Brasil não existe, ele é único”, completou a coordenadora geral do evento.

O Dança Catarina está em sua 17ª edição e é promovido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itá. As informações você acompanha aqui no site ou pelas redes sociais da Fesporte no Facebook e Twitter.

Texto: Lucas Inácio

Contato: (48) 99620-2467