JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Quarta, 16 Dezembro 2015 14:39

Jogos injetam R$ 5 milhões na economia de Joaçaba Destaque

Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste, irão deixar um saldo positivo na economia da região. Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste, irão deixar um saldo positivo na economia da região. Murilo Roso (SDR Caçador)

Além do legado esportivo, os 55º Jogos Abertos de Santa Catarina, que encerram dia 18 de dezembro em Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste, irão deixar um saldo positivo na economia da região. Estima-se, de acordo com pesquisas feitas nas últimas edições, que o evento trará um incremento aproximado de R$ 5 milhões. Destaque para os segmentos de alimentação, lazer e hotelaria. Esse último chegou a 100% de ocupação durante os jogos.

“Ainda não possuímos números oficiais, mas com o comércio aberto até mais tarde devido o Natal e o movimento de todos atletas, esperamos obter boas vendas. Além disso, pessoas dos municípios da região vem para cá para prestigiarem os Jogos e isso também representa um movimento significativo na nossa economia local”, expõe o presidente da CDL Joçaba, Paulo Delfino Pinto.

Durante os 10 dias de competição, os Jasc reúnem 4,6 mil atletas de 76 municípios do Estado. Contando dirigentes esportivos, técnicos e árbitros, o número de visitantes é de aproximadamente 5,5 mil pessoas.

Outro exemplo de giro econômico que o evento proporciona está na rede hoteleira. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares de Joaçaba, Gunther Marcio Meyer, a ocupação é de 100% nos sete hoteis espalhados pelos três municípios sede. O setor também registra hospedagens relacionadas aos jogos em Treze Tílias e Catanduvas.

“Acredito que um evento como os Jasc faz bem para toda população. Para o setor de hotelaria isso é fantástico, porque nessa época a ocupação é no máximo de 50% dos leitos”, compara Meyer.

Legado que fica

Além do movimento extra na economia, Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste também comemoram o chamado legado dos Jasc. Os três municípios receberam juntos R$ 1,6 mi do Governo do Estado.

O recurso proporcionou construção e reformas em várias praças esportivas. Os investimentos mais significativos foram:

Joaçaba – construção da pista de bicicross e contrução da pista de atletismo da Unoesc.

Luzerna – reforma do campo e da sede do clube Vitória.

Herval D´Oeste – reforma do estádio municipal, reforma do ginásio Oscarzão e reforma do centro esportivo Ivonei Fiorentin.

Também foram realizadas adequações em várias escolas que serviram de alojamento para as delegações dos municípios visitantes.

Para o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, os Jogos Abertos são um sucesso pela parceria do Governo do Estado com os municípios que sediam o evento. Segundo ele, a medida que a comunidade se dispõe a organizar o evento, existem os bônus, como o incremento gerado na economia.

“Tudo faz parte dos Jasc e por isso é uma marca forte que desperta o interesse dos municípios. Temos a situação da economia e o legado de obras físicas que agora ficam para uso dos moradores, mas pra mim o maior legado é o esportivo, o exemplo que os Jasc deixam para as pessoas, despertando o interesse pelo esporte”, diz.

Os Jasc são uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A 55ª edição está sendo realizada até o dia 18 de dezembro em Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, com apoio de Erval Velho e Lacerdópolis.

Texto: Murilo Roso

Lido 2253 vezes