Terça, 20 Setembro 2016 18:07

Basquete: Concórdia vence Xaxim na regional dos Jasc Destaque

Emocionante. Essa é a palavra para definir a competição de basquete masculino da etapa regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Xaxim. Mesmo com apenas duas equipes (Xaxim e Concórdia), a disputa melhor de três foi para a partida decisiva e terminou com a classificação dos visitantes para a etapa estadual, na manhã desta terça-feira, 20. O placar terminou 69 a 61 a favor de Concórdia.

O basquete foi uma das modalidades que mais empolgou o público do município. Cerca de 200 pessoas foram ao Ginásio Esportivo Pedro Ivo Campos no Jogo 2 para assistir ao time da casa na briga pela única vaga da região Oeste nos Jasc. em novembro no município de Tubarão. E a pressão deu certo, pelo menos na partida desta segunda-feira à noite. Depois de perder o primeiro jogo, Xaxim perdia o segundo por 12 pontos quando começou a reação e empatou quando o ala Pablo Sueiro fez uma bola de três à 3 segundos do fim: 58 a 58. Na prorrogação, veio a virada e o time conseguiu forçar a terceira partida (70-63).

Sequência mostra enterrada de Pablo Sueiro no Jogo 2 (Fotos: Lucas Inácio)

Apesar de não vencer a decisão e conseguir a vaga, o herói da segunda partida destacou o quanto é importante ter uma torcida como a da casa. “Tô há sete meses aqui e os nossos jogos têm sido isso: casa cheia e torcida apoiando durante os 40 minutos. É o que nos incentiva para fazer bons jogos e sair com a vitória.”

Porém, o Jogo 3 foi o inverso do segundo. Xaxim chegou a liderar por 11 pontos de diferença, mas acabou cedendo a virada. O armador Gabriel Mascelani contou como o time se recuperou do revés e garantiu a classificação pouco mais de 12 horas depois. “Nós tivemos um bom padrão nos três jogos, em alguns momentos não conseguimos manter a mesma identidade, mas quando a defesa encaixa somos muito fortes. O time deles é muito bom, mas nosso jogo encaixa contra eles. Ontem faltou cabeça, mas arrumamos isso para hoje.”

Agora a temporada segue para as duas equipes. Além dos Jasc em novembro, Concórdia segue no estadual. Já Xaxim também continua no returno do estadual e luta pela classificação, contando com uma torcida apaixonada para isso.

:: Clique aqui e veja as fotos da premiação do basquete masculino

:: Clique aqui e confira os resultados da Regional Oeste dos Jasc

Texto: Lucas Inácio