Quarta, 04 Outubro 2017 12:48

Quase lá! Faltam 30 dias para os JASC 2017 Destaque

Atletas, treinadores e torcedores catarinenses. Todos na expectativa para o início da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Daqui a 30 dias, cerca 4 mil atletas entrarão nas pistas, quadras e piscinas para a maior competição esportiva de Santa Catarina. Na Serra Catarinense Lages já está pronta para receber a competição, entre os dias 3 e 11 de novembro.

Presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano (Vadinho), garantiu que Lages receberá os maiores Jogos Abertos de Santa Catarina. “Estamos muito empolgados. O estado de SC não economizou e não deixou faltar absolutamente nada. Nos resta agora torcer para que esses 30 dias sejam vividos com muita alegria e acima de tudo, muito espírito esportivo”, disse.

O próximo dia 19 marcará uma data importante para a Fesporte. No mesmo dia, dois eventos importantes relacionados aos JASC serão realizados. Os últimos detalhes da competição serão definidos em congresso técnico. Na mesma data, o fogo simbólico dos jogos será aceso em Brusque, berço da 1ª edição Jogos Abertos, em 1960. Após esses eventos, a Fesporte se prepara a logística de deslocamento dos equipamentos e materiais esportivos.

— Na sequência disso teremos todo o transporte de materiais. Dentro do cronograma, fizemos uma divisão de necessidades. Temos, por exemplo, tatames de judô, taekwondo e karatê indo em momentos diferentes para Lages. Também temos toda a estrutura da natação também indo a Lages. Teremos uma estrutura do atletismo com partes do nosso material e partes do material da Federação de Atletismo — explica Dárcio de Saules, diretor de esportes da Fesporte.

O clima na cidade de Lages também é de expectativa. Com um investimento total de R$2,5 milhões do Governo de Santa Catarina, a cidade teve seus locais esportivos reformados e  sua infraestrutura urbana preparada uma recepção calorosa para as delegações participantes. A expectativa é que a Avenida Duque de Caxias seja decorada com a bandeira dos municípios participantes e se transforme numa espécie atração turística para os visitantes.

Serão realizadas 26 modalidades esportivas em diversas áreas esportivas. Destaque para o Clube Caça e Tiro, sede de oito modalidades diferentes. Entre elas estão o futsal, punhobol, tênis, tiro e vôlei de praia. Segundo Dárcio, a competição deve ter um altíssimo nível, com equipes de Ligas Nacionais e atletas individuais com ótimos desempenhos em suas competições pelo Brasil.

— Ao todo, se contabilizarmos as inscrições desde o início, temos por volta de 13 mil atletas participando da competição. Essas etapas microrregionais e seletivas transformaram em basicamente na casa dos 4 mil atletas. Se contabilizarmos os dirigentes municipais, toda a parte de estrutura do evento e a organização do município, a gente acredita que no todo, o evento terá aproximadamente de 5 mil pessoas — explica.

Os Jogos Abertos de SC são promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura e ADR de Lages.

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Renan Koerich