O município de Itajaí fechou sua participação na etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) neste domingo, dia 12, vencendo três troféus de campeão geral. O município venceu nos segmentos deficiência intelectual (DI), física (DF) e visual (DV) e fechou sua participação com 39 pontos.

Em segundo lugar no pódio ficou Chapecó, com 26 pontos, ao conquistar o troféu no segmento DA e o vice-campeonato no DF. Em terceiro lugar ficou Blumenau, com 19 pontos ,depois do segundo lugar nos segmentos DI e DF.

A etapa estadual dos Parajasc teve a participação de cerca de 1.000 atletas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual de 32 municípios que disputaram entre os dias 8 e 12 de dezembro as modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.

 

Dois mil inscritos em mais uma prova que empolga os corredores. Como cenário, a icônica Ponte Hercílio Luz, reaberta ao público em dezembro de 2019, integra o percurso da corrida que está acontecendo neste fim de semana em Florianópolis. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Fesporte.

Clique aqui e acesse fotos da corrida

Clique aqui e acesse os resultados dos 5 e 10km

A segunda Corrida da Ponte começou às 20 horas deste sábado, 11 . O governador Carlos Moisés participou da corrida, acompanhado pela primeira dama Késia Martins da Silva.

Aos exatos 17 minutos depois do início da prova o primeiro atleta, Ojânio dos Santos, chegava ao fim do percurso de cinco quilômetros, que passou também por ruas da região do Estreito, na parte continental de Florianópolis. O educador físico contou que estava esperando esta prova há tempo. E vibrou com o momento especial: “É a última prova do ano e passar pelo cartão postal de Floripa é gratificante. Quero agradecer a todos e dar os parabéns a Fesporte e ao Governo do Estado por proporcionar este belíssimo evento”, comemorou ele.

O governador Carlos Moisés fechou a prova com o tempo de um pouco mais de trinta minutos. Ao chegar no evento, o chefe do Executivo estadual disse estar menos preparado que na primeira corrida. “Me falta tempo para treinar, mas vamos enfrentar o desafio novamente, com muita alegria. A Ponte Hercílio Luz é um importante instrumento para o turismo e para o impacto da mobilidade. Todo ano a gente vai rememorar isto com a corrida da ponte “. O governador citou outro motivo para celebrar. “Estamos comemorando também o grau moderado de risco sanitário para Covid-19 em todas as 17 regiões”.

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, disse que a segunda edição é mais uma entrega deste Governo, que se preocupa com a saúde das pessoas, através da promoção do esporte e da atividade física . “Os participantes também podem curtir este marco cultural e turístico que é a Ponte Hercílio Luz”, acrescentou. Os secretários Jorge Eduardo Tasca (Administração), Thiago Vieira (Infraestrutura e Mobilidade) e o chefe da Casa Militar, André Alves, também participaram da corrida.

Irmãs unidas na corrida

As gêmeas Graciele e Gabriele Martins estavam super empolgadas. Manezinhas da Ilha, não escondiam a emoção de correr pela primeira vez sobre a Ponte Hercílio Luz. “ Nascemos em 1988, alguns anos depois que a Ponte foi interditada. Então a gente ouvia só as histórias de nossos pais e avós. É uma oportunidade inesquecível participar deste evento”.

Neste domingo acontecerá mais uma etapa da prova. Mais mil inscritos irão encarar o percurso de 10 quilômetros na segunda edição da Corrida da Ponte.

Texto:

Maria Paula Canziani Pereira

Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Depois de dois dias de competições, o município de Itajaí lidera parcialmente o quadro geral de pontos da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Até o momento os itajaienses conquistaram o troféu no masculino da natação DI, DF e Xadrez DV e no feminino da bocha DF e DV, natação DI e DF.

As competições dos Parajasc ocorrem nos municípios de  Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José e finalizam neste domingo, dia 12. Os Parajasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.

Confira os seis primeiros lugares até o momento

1 – Itajaí – 98 pontos

2º - Chapecó – 81 pontos

3º - Blumenau – 57

4º - Balneário Camboriú -  37 pontos

5º - Jaraguá do Sul- 32 pontos

6º - Videira – 22 pontos.

 

Os kits para a segunda edição da Corrida da Ponte começaram a serem entregues na manhã desta quinta-feira(09/12), na sede da Fesporte, em Florianópolis. Aproximadamente 2.000 kits, que incluem camiseta, bolsa e número de inscrição, estão sendo entregues aos participantes inscritos na prova, programada para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro, sábado e domingo próximos. 

No ato de recebimento, cada participante apresenta a comprovante de vacinação Covid19, documento com foto e faz a doação de 2KG de alimentos não perecíveis.As inscrições foram realizadas por internet entre os dias 3 e 5 deste mês.Já as entregas ocorrem por agendamento no App Corre Brasil, parceiro do evento, nesta quinta e sexta-feira das 10h às 21h.

Morador de Rancho Queimado, Ackson Bertotto foi o primeiro a receber o kit que garante a ele o direito de participar da mais charmosa corrida de rua de Santa Catarina. Corredor amador, ele irá participar da Corrida da Ponte pela primeira vez, ao lado de mais dois amigos. “Começei a correr faz pouco tempo e estou feliz em participar da prova”, comentou o atleta iniciante.

O primeiro Kit foi entregue pela Gerente de Logística de Eventos da Fesporte Aline Monique de Souza e por Marcos Pinheiro, coordenador da prova.

As provas terão percursos de 5KM(Dia 11) e 10KM(Dia 12), em duas categorias, ambas  com largada prevista para Rua Almirante Lamego, no centro de Florianópolis, e chegada na cabeceira da ponte Hercílio Luz.

A Corrida da Ponte é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina com a organização da Fesporte e supervisão da Federação Catarinense de Atletismo.

As competições da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começam nesta quarta-feira, dia 8, distribuídas em cinco municípios: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.

 Até domingo, dia 12, cerca de 1.000 atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI) de 32 municípios disputarão medalhas nas modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.

Em Blumenau serão disputadas as modalidades de bocha paralímpica e golbol. Em Indaial, a natação. Já Itajaí será sede do atletismo, bocha, tênis de mesa e xadrez. Em Navegantes ocorre o ciclismo e em São José haverá o torneio de futsal e handebol.

O dia desta terça-feira, 7, foi reservado para as classificações funcionais, em que uma equipe técnica analisa o grau de deficiência de cada atleta.

Para o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, a realização da competição é o resultado de muito esforço de todos os evolvidos. “É com muita satisfação que prosseguimos a retomada esportiva em Santa Catarina falando de inclusão e superação. Todos já sabem das dificuldades impostas pela pandemia nos últimos 20 meses. Ainda não vencemos, mas ao iniciar cada evento, temos a sensação de superar mais uma etapa de muita luta. E nesse momento de superação gostaria que cada participante dos Parajasc reconheça o empenho dos nossos servidores, em especial, nesse processo de retomada esportiva. Estamos fazendo em 3 meses o que normalmente é feito em um ano. Deixamos nossas famílias e nos juntamos a vocês atletas e dirigentes para que o esporte aconteça. Sem esquecer do apoio recebido pela comunidade esportiva, com destaque para os municípios que abrem suas portas a mais um grande evento da Fesporte”.

Clique aqui e acesse o boletim com a programação

 

Blumenau ficou com o título dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A etapa estadual da 33ª edição dos Joguinhos foi realizada de forma fragmentada em diversos municípios para se evitar maior aglomeração de pessoas. O evento foi finalizado com a realização das modalidades coletivas: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei.

Blumenau conseguiu um desempenho satisfatório nas modalidades coletivas. Como liderava desde as modalidades individuais, já que o município do Vale chegou a Criciúma com a liderança na pontuação geral, voltou para casa com o Troféu Geral.

O título dos Joguinhos foi recuperado por Blumenau. Chapecó havia vencido a última edição dos jogos em 2019. Este ano foram 116 pontos conquistados por Blumenau, contra 98 pontos de Jaraguá do Sul que terminou em segundo. Florianópolis completou o pódio na classificação geral dos Joguinhos 2021. O ouro no vôlei feminino e dois terceiros lugares no Basquete feminino e Handebol feminino foram os destaques de Blumenau nas modalidades coletivas. 

A competição, organizada  pelo Governo de Santa Catarina, em parceria com a prefeitura de Criciúma, recebeu cerca 400 atletas na cidade de Criciúma, entre os dias 1 e 5 de Novembro.

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, destacou o momento de superação na realização do evento e mais uma etapa cumprida com êxito. “É mais uma competição que o governo entrega aos catarinenses, mantendo a qualidade já conhecida do esporte catarinense e com novidades como a hospedagem das delegações em hotéis.”

A exemplo do que ocorreu nos Jasc, em São José, as delegações ficaram hospedadas em hotéis da região durante a realização dos jogos, garantindo além de melhor segurança sanitária, mais conforto para todos.

Confira os medalhistas nas modalidades coletivas em Criciúma:

Handebol Masculino

1 - Camboriú

2 - São José

3 - Criciúma

Handebol Feminino

1 - Concórdia

2 - Balneário Camboriú

3 - Blumenau

Futsal Feminino

1 - Lebon Régis

2 - Criciúma

3 - Chapecó

Futsal Masculino

1 - Criciúma

2 - Jaraguá do Sul

3 - Florianópolis

Futebol Masculino

1 - Criciúma

2 - Concórdia

3 - São José

Futebol Feminino

1 - Criciúma

2 - Lebon Régis

3 - Florianópolis

Basquete Feminino

1 - Florianópolis

2 - Jaraguá

3 - Blumenau

Basquete Masculino

1 - Concórdia

2 - Videira

3 - São José

Vôlei Feminino

1 - Blumenau

2 - Jaraguá

3 - Nova Trento

Vôlei Masculino

1 - Jaraguá do Sul

2 - Balneário Camboriú

3 - São José

Pagina 1 de 281