Quinta, 30 Julho 2015 20:26

Garoto larga Beto Carrero pelo sonho da ginástica artística Destaque

(1 Voto)
Robert Willian Dutra Ribeiro, 13 anos, ginasta de Itajaí Robert Willian Dutra Ribeiro, 13 anos, ginasta de Itajaí Foto: Antonio Prado

No período de 2009 a 2013 o pequeno Robert Willian Dutra Ribeiro tinha uma rotina: ensaiar e participar do show “Sonho de Cowboy” no Parque Beto Carrero World, em Penha. Na apresentação o garoto franzino representava o próprio Beto Carrero quando criança. Mas, há cerca de um ano e meio Robert largou tudo e entrou de cabeça no sonho de ser um campeão da ginástica artística. Agora, em Itajaí, ele faz parte do time da casa que tentará conquistar o troféu de campeão da modalidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

E se depender do talento e vontade do pequeno notável ele tem tudo para conseguir seus objetivos. “Robert é um dos talentos mais promissores da ginástica artística de Itajaí nos  últimos anos”, atesta o seu treinador Marcelo Coelho, que trabalha há mais de 30 anos na modalidade.

Vida de sacrifícios

Durante esta quinta-feira (30) o atleta passou a tarde treinando para a modalidade, que começa nos Joguinhos nesta sexta-feira (31), no complexo esportivo do Centroventos.

Apesar da pouca idade, 13 anos, Robert diz que tem na carreira uma média de 25 medalhas, muitas de ouro, fruto de uma vida de competição que começou aos oito anos ainda em Navegantes, onde nasceu. Entre as principais medalhas figuram a de vice-campeão brasileiro no cavalo categoria infantil, este ano, e a de ouro da Olesc do ano passado como melhor atleta.

Robert treina em média cinco horas por dia durante a semana (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Para conseguir estas performances o menino vive uma rotina de sacrifícios: viaja com os pais diariamente cerca de 30 quilômetros de Penha para Itajaí. Chegando na cidade são cinco horas de treinamento de segunda à sexta-feira na Fundação Municipal de Esportes. “Meus pais ficam às vezes me aguardando no carro. Ficam de três da tarde até às sete da noite. Pegamos o carro e voltamos para casa. Isso todos os dias”, esclarece o ginasta.

Sonho:  integrar a seleção

O pai de Robert trabalha na lanchonete do Parque Beto Carrero, enquanto que a mãe no setor de vendas de passaporte da empresa de diversão. Entre idas e vindas para a ginástica o menino de 43 quilos e 1,47 metros de altura nutre um sonho: fazer parte da seleção brasileira de ginástica rítmica, assim como o seu ídolo, o ginasta Sérgio Sasaki. Para isso ele se prepara para participar da seletiva, que será o Campeonato Brasileiro, a ser realizado em setembro em Belo Horizonte.

A ginástica rítmica começa nesta sexta-feira com as disputas do individual geral e por equipe e  encerra no sábado com as finais por aparelho. Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Itajaí.

Antonio Prado

Lido 2938 vezes Última modificação em Quinta, 30 Julho 2015 20:43