Prado

Chegou o tão esperado dia para os atletas inscritos na etapa estadual da 11ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos em São Miguel do Oeste iniciarem as disputas. E foi no atletismo, neste sábado, 18, na pista do 14º Regimento da Cavalaria Mecanizada, que saíram as primeiras medalhas da competição.

Ao todo, pela manhã, foram disputadas quatro finais. Um dos destaques foi Tiago Emídio Fernandes, 17 anos, da Escola Estadual Vanda Crieger Gomes, de Caçador, ouro nos 3 mil metros com o tempo de 9min14s. “Essa medalha de primeiro lugar foi especial, pois foi aqui nesta pista onde tudo começou, em 2016, quando conquistei medalha de ouro nos Jesc 12 a 14 anos nesta mesma prova”, relembrou o campeão, que se despede em grande estilo dos Jesc.

O rol de campeões da primeira etapa do atletismo ainda teve Cintia da Silva, da Escola Estadual Júlio Scheidementel, de Timbó, também ouro nos 3 mil metros feminino.  Eduardo Oliveira, da Escola São Ludgero, de São Ludegero, venceu o salto em distância com a marca de 6m3cm. 

Yasmin Jandre Piske, do Ifsc de Blumenau, foi ouro no lançamento do disco com a marca de 29m96cm.

Na segunda etapa, na tarde deste sábado,16, estão previstas mais sete finais, inclusive a dos 100 metros, que definirá o atleta mais rápido da competição. Neste domingo, 16, o atletismo dos Jesc finaliza com as disputas de mais 15 finais.

A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado

A partir deste sábado, 15, começam as competições da 11ª edição da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos em São Miguel do Oeste. As disputam começam com atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Clique aqui e acesse os locais de competições

Confira os locais de competições

ATLETISMO: Pista do 14º Regimento da Cavalaria Mecanizada (Rua Willy Barthy, 67, Bairro Progresso)

BADMINTON:  Ginásio de Esportes do CE Guarani (Rua Alberto Dalcananale, 139 – Centro)

CICLISMO: Acesso a Feira Faismo (Linha Alto Guamerim,  6 Km do centro de São Miguel do Oeste)

TÊNIS DE MESA: Ginásio Municipal (Rua Oiapoc, 214, Bairro  Agostini)

VÔLEI DE PRAIA: Quadras da AABB (Rua Marcílio Dias, 189, Bairro Estrela)

XADREZ: AABB (Rua Marcílio Dias, 189, Bairro Estrela)

A partir do dia 18 começam as disputas das modalidades coletivas: futsal, voleibol, basquete e handebol.

Confira o local das modalidades coletivas

FUTSAL MASCULINO:  GE CE Guarani   (Rua Alberto Dalcananale, 139 – Centro)

FUTSAL FEMININO: GE Joni Gool (Rua Duque de Caxias, 756, Centro)

VOLEIBOL MASCULINO: AABB (Rua Marcílio Dias, 189, Bairro Estrela)

VOLEIBOL FEMININO: Ginásio Municipal (Rua Oiapoc, 214, Bairro  Agostini)

 

BASQUETE MASCULINO:  IFSC (Rua 22 de Abril, bairro São Luis)

 

BASQUETE FEMININO: Colégio La Salle Peperi, 1557, Centro)

HANDEBOL MASCULINO:  GE Colégio São Miguel  Rua Rui Barbosa, Centro)

HANDEBOL FEMININO:  UNOESC (Rua Oiapoc, 211, bairro Agostini)

Algumas modalidades, por questões de infraestrutura, serão disputadas em datas específicas e locais diferentes. A ginástica rítmica, por exemplo, ocorrerá dia 7 de julho dentro da programação da regional dos Jesc  12 a 14 anos em Brusque.

Entre os dias 5 a 7 de julho a natação será realizada paralela aos Joguinhos Abertos de Santa Catarina no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

Já o torneio do judô está previsto para ocorrer entre os dias 19 a 21 de setembro na etapa estadual da Olesc em Videira.

A luta olímpica dos Jesc 15 a 17 anos será realizada dia 28 de setembro dentro da programação da regional dos Jesc 12 a 14 anos em Blumenau.

Texto: Antonio Prado

 

 

 

 

 

 

 

 

Começa nesta quarta-feira, 12, e vai até domingo, 16, em Sombrio, a etapa regional Sul dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2019, com 21 cidades participantes, ou seja, 20 mais a cidade sede que volta a realizar esta competição após seis anos. Em 2013 a mesma etapa foi em Sombrio. Os jogos são realizados pela Fesporte, em parceria com a prefeitura de Sombrio. 

“A movimentação da cidade é outra nessa semana. Os sombrienses recebem muito bem estes turistas que são também atletas/estudantes que vêm disputar medalhas, vagas no estadual, interagir e movimentar nossa economia, justamente num momento de festa na cidade, afinal, dia 13 é dia de Santo Antônio de Pádua”, comenta o prefeito Zênio Cardoso.

Esta fase dos Joguinhos Abertos classificam os melhores colocados para a fase estadual da competição, que ocorre entre 19 a 27 de julho em Rio do Sul. 

Para Sombrio apenas esportes coletivos estão inscritos e o próprio município está em quase todas as modalidades e com vaga garantida já no estadual em algumas modalidades individuais, praticadas aqui, mas que nem todos as cidades da região têm e por isso poucos inscritos.

A partir desta quarta-feira, os ginásio municipais Rogério Valerim, Ênio Borges Costa e da Cidadania, os estádios Antônio Sant’Helena e João Silva e o Centro Multiuso, serão utilizados para disputas de basquete masculino e feminino, futebol masculino, futsal masculino e feminino, handebol masculino, voleibol masculino e feminino.

As cidades que estão com atletas em Sombrio para a competição são: Florianópolis, São José, Criciúma, Içara, Garopaba, Palhoça, Tubarão, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Gaivota, Urubici, Antônio Carlos, Urussanga, Rancho Queimado, Lauro Muller, Bom Retiro, Braço do Norte, Laguna, Cocal do Sul e Biguaçu. Boa parte destes times ficam alojados em escolas municipais.

“A estrutura desta competição é gigante e faz bem para os meninos e meninas que praticam esportes, que estarão assistindo aos jogos, sendo de certa forma motivados para continuarem treinando no dia a dia e faz bem para a autoestima de todo sombriense”, reforçou o prefeito.

Fabrício Espindola/Ascom Pref. Sombrio

 

Expectativa é o que não falta para os cerca de 3.300 estudantes de 15 a 17 anos que disputarão entre os dias 15 a 22 de junho a 11ª edição dos Jogos Escolares de Santa Cataria (Jesc) em São Miguel do Oeste. A cerimônia de abertura será no dia 18 às 19h30min no Parque de Exposições Rineu Gransotto (Faismo).

Na primeira parte, entre os dias 15 a 16, serão disputadas as modalidade individuais: atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.  E posteriormente, entre os dias 18 a 22, será a vez das modalidades coletivas: basquete, voleibol, handebol e futsal, todas no masculino e no feminino. 

Algumas modalidades, por questões de infraestrutura, serão disputadas em datas específicas e locais diferentes. A ginástica rítmica, por exemplo, ocorrerá dia 7 de julho dentro da programação da regional dos Jesc 12 a 14 anos em Brusque.

Entre os dias 5 a 7 de julho a natação será realizada paralela aos Joguinhos Abertos de Santa Catarina no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

Já o torneio do judô está previsto para ocorrer entre os dias 19 a 21 de setembro na etapa estadual da Olesc em Videira.

A luta olímpica dos Jesc 15 a 17 anos será realizada dia 28 de setembro dentro da programação da regional dos Jesc 12 a 14 anos em Blumenau.

Os Jogos Escolares de Santa Catarina são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, os Jesc são um dos eventos mais importantes do calendário da Fesporte. “Ao longo dos anos a competição tem sido um laboratório importante para a revelação de novos talentos para o esporte catarinense: Luísa Matsuo e Jéssica Maier, na ginástica, Darlan Romani e Anny de Bassi, no atletismo, além de Alexia Nakashima, no tênis de mesa, todos chegaram à seleção brasileira e deram seus primeiros passos nos Jesc”, conclui Godinho.

Texto: Antonio Prado

O presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) Manoel Rebelo esteve nesta terça-feira, 4,  na sede da Fesporte em reunião com o presidente da instituição Rui Godinho. Na pauta do encontro possíveis parcerias entre Fesporte e FCDU. Uma delas seria a inclusão calendário da Fesporte dos Jogos Universitários Catarinenses, que em sua 63ª edição, ocorrem entre 4 a 9 de julho em Joinville, com a participação de 1.200 estudantes.

Rui Godinho se disse feliz com uma possível parceria. “Acredito que em breve Fesporte e FCDU possam selar parcerias visando ampliar as ações esportivas no estado. “Trabalhar com o esporte escolar é nossa prioridade e percebemos que ainda há uma lacuna no sentido de atender outras faixas de idade, já que os Jogos Escolares da Santa Catarina (Jesc) atendem até os 17 anos e os Jogos Universitários preenchem esta lacuna, já que atendem escolares maiores de idade e possibilitam também ganhar uma bolsa escolar universitária”.

                            Veja o vídeo sobre o encontro entre Fesporte e FCDU

Rebelo, por sua vez, agradeceu a boa acolhida da Fesporte. “Essa é uma reivindicação antiga do esporte universitário. Acredito que uma parceria da Fesporte com a FCDU trará uma grande credibilidade ao setor e tenho certeza que as universidades apoiam esta aliança”, disse.

Presente ao encontro, Frederico Leite, presidente da Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (AFESC) e Alexandre Monguilhott,  presidente do Conselho Estadual de Esporte, que enfatizou que o esporte catarinense só tem a ganhar com  a parceria. “O esporte educacional precisa ser apoiado pelo estado, pois isso é uma das suas funções. A parceria entre FCDU e Fesporte trará mais universidades para o esporte, aumentará o número de bolsa estudantil por meio do esporte e por isso o Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina apoia esta iniciativa”, concluiu, Monguilhott.  

Texto: Antonio Prado

A TV Fesporte transmitirá ao vivo nesta quarta-feira, dia 5, direto da sede da Fesporte, em Florianópolis, o congresso técnico da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 15 a 17 anos. No congresso serão sorteadas as composições das chaves das modalidades coletivas: basquete, handebol, futsal e voleibol.  

As modalidades individuais terão seus congressos técnicos específicos em São Miguel do Oeste, município sede da etapa estadual dos Jesc, que ocorre de 14 a 22 de junho. A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste. 

Confira o cronograma de programação

CONGRESSOS TÉCNICOS:

DIA 14.06.2019: Vôlei de Praia 18h 

                               Atletismo 19h

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Rua Nazareno Luiz Mocellin, 2045 – Centro São Miguel do Oeste

DIA 15.06.2019: 10 h

Demais modalidades antes do início das competições.

GINÁSTICA RÍTMICA: Será realizada de 05 a 07/07, juntamente com o 12 a 14, em Brusque

JUDÔ: Será realizada entre os dias 19 a 21.09.2019, juntamente com o 12 a 14 anos, na OLESC em Videira (previsão)

LUTA OLÍMPICA: Será realizada dia 28/09, juntamente com o 12 a 14 anos, em Blumenau

NATAÇÃO: Será realizada de 05 a 07/07 com os Joguinhos Abertos no Complexo Aquático da UNISUL – PALHOÇA.

 

 

 

Pagina 1 de 199