Sexta, 04 Dezembro 2015 17:36

Maria largou o balé para ser campeã no judô Destaque

Maria Cerico (branco), de Chapecó, levou apenas 40 segundos para aplicar um ippon na final e conquistar o ouro Maria Cerico (branco), de Chapecó, levou apenas 40 segundos para aplicar um ippon na final e conquistar o ouro Foto: Antonio Prado

Quando tinha três anos de idade a pequena Maria Fernanda Cerico dos Santos foi levada pela mãe para as aulas de balé no Colégio Castelo, em Blumenau. Só que a menina fugia das aulas para assistir os treinos de judô na sala ao lado. Foi então que, vendo que a garota não tinha feição a dança, a direção chamou os pais e pediu que Maria fizesse aulas experimentais de judô. O pedido foi aceito. Maria vibrou. 12 anos depois, nesta sexta-feira (4), Maria, agora com 15 anos vibrava novamente. A vibração era pela conquista da medalha de ouro na categoria até 48 quilos do judô dos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc, em Jaraguá do Sul.

A atleta blumenauense fez bonito na competição: venceu todas as suas três lutas. A última uma vitória incontestável em que levou apenas 45 segundos para aplicar um ippon, o golpe perfeito, diante de  Evellyn Lima, de Joaçaba. “Eu já esperava essa vitória, pois treinei o ano inteiro para isso”, dizia com a convicção de uma veterana, apesar de ter apenas 15 anos.

Na curta carreira ela já tem feitos de gente grande: há uma semana conquistou uma vaga para a seleção brasileira sub-18 ao ser medalha de prata em um torneio em Lauro de Freitas, na Bahia. “Nossa! foi o meu maior feito. Assim que terminei a competição liguei para o meu pai e choramos juntos”, conta a campeã.

Thiago Pereira, de Chapecó (branco) vence a final na categoria - 66kg (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Este mesmo choro foi partilhado entre Thiago Pereira, 16 anos, de Chapecó, com seu pai Ediel Santos quando Thiago foi vice-campeão pan-americano em El Salvador em 2013. Nesta sexta-feira Thiago fez um papel melhor na Olesc em Jaraguá do Sul ao ser medalha de ouro na categoria - 66 quilos. Venceu na final ao xará Tiago Oliveira, de Chapecó, com um ippon em uma final que durou pouco mais de três minutos.

Além de Thiago e Maria Fernanda Cirico foram medalhistas de ouro na primeira rodada do judô pela manhã: Vinícius Quintino, de Joinville, categoria menos de 50 kg; Lucca Ferreira, de Florianópolis (-55kg); Luis Rossetim, de Joinville (-60), Brendah Alpini (-52), de Concórdia e Shirlei Schrener, de São Bento do Sul.

O judô da Olesc finaliza neste sábado (5) com as lutas por equipes. A etapa estadual da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceira com a Secretaria Estadual de Educação e prefeitura de Jaraguá do Sul.

Antonio Prado

Lido 2471 vezes Última modificação em Sexta, 04 Dezembro 2015 17:54