Segunda, 26 Setembro 2016 12:55

Handebol: a dura vida dos goleiros na Olesc, em São Carlos Destaque

Kauani Klos é goleira de Chapecó e disputa a etapa regional Oeste da Olesc, em São Carlos. Kauani Klos é goleira de Chapecó e disputa a etapa regional Oeste da Olesc, em São Carlos. Lucas Inácio

Em um jogo caracterizado pela busca por espaços, dois dos 14 jogadores sem quadra têm um lugar para chamar de seu. No handebol, a área é exatamente um semicírculo com seis metros de raio e o único que pode pisar nela é o goleiro. Porém, essa não é a única peculiaridade da posição.

Quando seu time defende, todos os seis jogadores de linha os ajudam a defender sua meta, mas quando é hora de atacar, os goleiros ficam isolados, torcendo de longe para seus companheiros. São constantemente atacados, mas quase nunca atacam, com exceção nos momentos de desespero.

Aliás, desespero é uma palavra que não entra muito no vocabulário dos goleiros de handebol. Eles têm que ser pacientes e se conformar quando o adversário é superior. Tomar gols e boladas por cerca uma hora sem esbravejar não é para qualquer um, mas é para eles. E por que alguém escolhe essa posição?

Kauani Klos é goleira de Chapecó e disputa a etapa regional Oeste da Olimpíada Escolar Catarinense (Olesc), em São Carlos. Neste domingo seu time enfrentou Saudades e venceu por 26 a 6. Dessa vez ela foi mais observadora do que alvo, o que não tira em nada seu mérito.

É ela o jogo e quem ajuda o técnico a orientar o time em quadra, mas confessa que não é tão fácil quanto parece. “É difícil ser goleira e, na verdade, é para quem é louco. Tem que ter uma paciência enorme, pois você vê as suas amigas errando e não pode fazer nada a não ser defender.”

Filha de técnico, ela cresceu assistindo jogos de handebol e sua única conhecida no time era goleira, daí surgiu a admiração e a escolha. Agora são três anos na posição e, jogando Chapecó, sua intenção é ser tricampeã regional da Olesc. “A gente quer manter o título e se continuarmos jogando bem, concentradas, chegaremos na final e temos condições de ganhar”, falou a goleira.

A equipe feminina de Chapecó volta à quadra às 16h50 desta segunda-feira nas semifinais do handebol.

:: Confira a tabela completa clicando aqui

Texto: Lucas Inácio

Lido 3818 vezes Última modificação em Segunda, 26 Setembro 2016 15:34